Sunteți pe pagina 1din 5

11

NOTA PROMISSRIA
11.1 NOO
Enquanto a letra de cmbio uma ordem de pagamento, porque atravs dela o signatrio (sacador) do ttulo requisita a uma pessoa (sacado) o pagamento de uma soma, a nota promissria uma promessa de pagamento feita pelo prprio devedor, que se obriga, dentro de certo prazo, ao pagamento de uma soma prfixada. Portanto, a nota promissria um ttulo pelo qual algum se compromete a pagar a outrem, determinada quantia em dinheiro, num certo prazo. Como emitida pelo prprio devedor, ela passa a ser um ttulo de crdito desde a sua emisso, e o seu possuidor ou portador poder, logo aps o vencimento, no sendo paga, propor ao executiva para receb-la. Trata-se de um ttulo autnomo que independe da indagao da causa que motivou a obrigao. Nota promissria regularmente emitida e avalizada, mesmo originria de um contrato particular, decidiu o Tribunal - pode circular. Uma vez endossada, representa dvida autnoma, com causa legtima (in RT 659/150). Em concluso: nota promissria uma promessa direta que o devedor faz ao credor, pois ela emitida pelo devedor. J a letra de cmbio emitida por uma pessoa que d uma ordem ao seu devedor (sacado) para pagar certa quantia a um terceiro.

91

11.2 AS PESSOAS QUE INTERVM NA NOTA PROMISSRIA


Quando a nota promissria emitida, intervm, necessariamente, duas pessoas: o emitente que o devedor, e o beneficirio, que o credor. Alm das duas personagens principais, sem as quais no haveria nota promissria, podem aparecer outras pessoas, como o avalista, que se obriga com o emitente, solidariamente, ao pagamento do ttulo e o endossatrio, ou terceiro, em cujas mos passa o ttulo quando o credor o aliena.

11.3 REQUISITOS ESSENCIAIS DA NOTA PROMISSRIA


Os requisitos essenciais da nota promissria so quase equivalentes aos da letra de cmbio, com a diferena fundamental de que esta assinada pelo sacador, que no o devedor, enquanto naquela (NP) aparece a assinatura do devedor, que tambm o emitente do ttulo. Em tudo o mais, a nota promissria obedece disciplina jurdica da letra de cmbio. A seguir so apresentados os seus requisitos essenciais: 1. a denominao nota promissria; 2. a importncia por extenso a ser paga; 3. o nome da pessoa a quem deve ser paga; 4. a assinatura de prprio punho do emitente (devedor) ou do mandatrio especial. Se a cambial foi emitida por procurao, observados os poderes outorgados, considerada vlida (Smula 6 deste Tribunal) (in RT 652/151). Em seguida apresentamos o modelo de uma nota promissria:

92

N:

Vencimento

de

de 19

NOTA PROMISSRIA

$
A pagar por esta CPF / CGC ou a sua ordem a quantia de em moeda corrente deste pas Pagavel em emitente
CPF / CGC: ENDEREO:

nica via de Nota Promissria

Esses requisitos devem ser lanados por extenso no seu contexto, como acontece com a letra de cmbio; a assinatura do devedor deve ficar do lado direito e no final; o nome do credor deve aparecer logo aps a expresso nota promissria situada no centro do ttulo. Cabe lembrar que, na falta de um dos requisitos supra, o ttulo deixa de ser nota promissria, isto , deixa de ser um ttulo de crdito.

11.4 EMISSO EM BRANCO E AO PORTADOR


A nota promissria no pode ser emitida ao portador. Um de seus requisitos essenciais que ela contenha o nome do credor. A nota promissria ao portador no constitui, per se, ttulo de dvida lquida e certa - decidiu certa vez o Tribunal - podendo, quando muito, auxiliar a prova da obrigao assumida pelo signatrio para com o autor, cobrvel pela via ordinria, e no pela executiva (in RT 598/213). Atualmente, a ao prpria para a cobrana via ordinria a ao monitria, vista no captulo anterior. Por outro lado, nada impede que se emita a nota e seja a

93

mesma entregue ao credor sem indicao do seu nome. Trata-se de emisso em branco que poder circular livremente. Somente no momento de ser apresentada em juzo, ou no Cartrio de Protesto deve ser colocado o nome do credor. O Tribunal j decidiu que no enseja execuo o ttulo incompleto, por lhe faltar um requisito de forma (in RT 591/220). Se o credor no exercitar os poderes que lhe so conferidos no mandato tcito contido na emisso da nota promissria em branco, deixando de complement-la at o momento de sua cobrana, no se reconhece ao ttulo a natureza cambial, tornando nula a execuo nele embasada (in RT 588/210). Portanto, os requisitos devem estar totalmente cumpridos antes da cobrana judicial ou do protesto do ttulo, devido ao princpio de que o portador de boa-f procurador bastante do emitente para completar a nota promissria emitida com omisses.

11.5 FORMAS DE VENCIMENTO DA NOTA PROMISSRIA


O pagamento da promissria ser feito no tempo indicado no prprio ttulo. Se no se determina o prazo para pagamento, entende-se que se trata de promissria vista. A nota promissria pode ser passada: 1. vista; 2. em dia certo; 3. a tempo certo da data da emisso; neste caso, a data da emisso tem relevncia.

11.6 DA ABDICAO DAS NORMAS SOBRE LETRA DE CMBIO S NOTAS PROMISSRIAS


Tanto a letra de cmbio como a nota promissria so disciplinadas pelas regras da Lei Uniforme de Genebra e, em caso de lacuna, aplicam-se os princpios do Decreto n. 2.044, de 1.908. Pelo art. 77 da Lei Uniforme, so aplicveis nota promissria

94

todas as disposies da letra de cmbio, evidentemente no que no lhe contrariem a natureza. Assim, tudo o que foi visto sobre a letra de cmbio no captulo anterior, a respeito do protesto, do endosso, do aval e da prescrio, aplica-se, mutatis mutantis, nota promissria, exceto no que se refere ao aceite, pois na promissria no se utiliza o instituto do aceite, pela simples razo de que o prprio emitente da promissria equipara-se ao aceitante da letra de cmbio. por isso que a nota promissria um ttulo de crdito desde o seu nascedouro.

11.7 PRESCRIO
Como so aplicadas todas as disposies da letra de cmbio nota promissria, a prescrio de trs anos do credor contra o emitente e o respectivo avalista e, de um ano, a ao do portador contra o endossante.

95

S-ar putea să vă placă și