Sunteți pe pagina 1din 14

EXERCCIOS DE FSICA - Professor Fabio Teixeira Ondulatria

1. (Ufpe 2006) Uma onda transversal propaga-se em um fio de densidade d=10 g/m. O fio est submetido a uma trao F = 16 N. Verifica-se que a menor distncia entre duas cristas da onda igual a 4,0 m. Calcule a freqncia desta onda, em Hz. 2. (Ufpe 2007) A equao de uma onda que se propaga em um meio homogneo y = 0,01sen[2(0,1x - 0,5t)], onde x e y so medidos em metros, e t, em segundos. Determine a velocidade da onda, em m/s. a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 3. (Unesp 2007) A propagao de uma onda no mar da esquerda para a direita registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada atravs da seqncia dos grficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo. 6. (Ufmg 2007) Bernardo produz uma onda em uma corda, cuja forma, em certo instante, est mostrada na Figura I. Na Figura II, est representado o deslocamento vertical de um ponto dessa corda em funo do tempo.

Analisando os grficos, podemos afirmar que a velocidade da onda, em m/s, de a) 1,5. b) 2,0. c) 4,0. d) 4,5. e) 5,0. 4. (Unifesp 2007) O grfico representa a profundidade (y) no mar em funo da velocidade do som (v). A freqncia do som de 3000 Hz; essa curva vlida para condies determinadas de presso e salinidade da gua do mar.

Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a velocidade de propagao da onda produzida por Bernardo, na corda, de a) 0,20 m/s. b) 0,50 m/s. c) 1,0 m/s. d) 2,0 m/s. 7. (Pucsp 2006) Um diapaso utilizado para afinao de instrumentos vibra numa freqncia de 500 Hz. Supondo a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, podemos afirmar, com certeza, que a onda sonora produzida pelo diapaso, ao se propagar no ar, a) tem menos de 1,0 metro de comprimento. b) tem perodo de 0,5 segundo. c) tem amplitude maior do que 1,0 metro. d) move-se mais rapidamente do que se moveria na gua. e) percorre 160 metros em 1,0 segundo. 8. (Ufpe 2006) Uma onda transversal senoidal propaga-se em um fio de densidade d = 10 g/m. O fio est submetido a uma trao F=16 N. Verifica-se que o perodo da onda 0,4 s. Calcule o comprimento de onda , em metros. 9. (Ufpe 2006) Uma onda transversal de freqncia f = 10 Hz propaga-se em um fio de massa m = 40 g e comprimento L = 4,0 m. O fio esta submetido a uma trao F = 36 N. Calcule o comprimento de onda , em metros. 10. (Unicamp 2006) Ondas so fenmenos nos quais h transporte de energia sem que seja necessrio o transporte de massa. Um exemplo particularmente extremo so os "tsunamis", ondas que se formam no oceano, como conseqncia, por exemplo, de terremotos submarinos. a) Se, na regio de formao, o comprimento de onda de um "tsunami" de 150 km e sua velocidade de 200 m/s, qual o perodo da onda? b) A velocidade de propagao da onda dada por v = (gh) , onde h a profundidade local do oceano e g a acelerao da gravidade. Qual a velocidade numa regio prxima costa, onde a profundidade de 6,4 m? c) Sendo A a amplitude (altura) da onda e supondo-se que a energia do "tsunami" se conserva, o produto vA mantm-se constante durante a propagao. Se a amplitude da onda na regio de formao for de 1,0 m, qual ser a amplitude perto da costa, onde a profundidade de 6,4 m?

a) Nessas condies, faa uma avaliao aproximada do valor mnimo atingido pela velocidade do som no mar e da profundidade em que isso ocorre. b) Desenhe na folha de respostas o esboo do correspondente grfico profundidade (y) em funo do comprimento de onda () do som. Adote o mesmo eixo e a mesma escala para a profundidade e coloque o comprimento de onda no eixo das abscissas. Represente trs valores de , escritos com trs algarismos significativos. 5. (Pucsp 2007) O esquema a seguir apresenta valores de freqncia (f) e comprimento de onda () de ondas componentes do trecho visvel do espectro eletromagntico.

O quociente y/x igual a a) 5/4 b) 6/7 c) 4/3 d) 7/6 e) 3/2

11. (Fgv 2005) O ar. A folha. A fuga. No lago, um crculo vago. No rosto, uma ruga. (Guilherme de Almeida) Um peixe, pensando que se tratava de um inseto sobre a gua, "belisca" quatro vezes a folha durante o tempo de um segundo, produzindo quatro ondulaes de mesmo comprimento de onda. Uma vez que a propagao de um pulso mecnico na gua do lago ocorre com velocidade 2,0 m/s, o comprimento de onda de cada abalo produzido , em m, a) 0,5. b) 1,0. c) 2,0. d) 4,0. e) 8,0. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Puccamp 2005) Na escurido, morcegos navegam e procuram suas presas emitindo ondas de ultra-som e depois detectando as suas reflexes. Estas so ondas sonoras com freqncias maiores do que as que podem ser ouvidas por um ser humano. Depois de o som ser emitido atravs das narinas do morcego, ele poderia se refletir em uma mariposa, e ento retornar aos ouvidos do morcego. Os movimentos do morcego e da mariposa em relao ao ar fazem com que a freqncia ouvida pelo morcego seja diferente da freqncia que ele emite. O morcego automaticamente traduz esta diferena em uma velocidade relativa entre ele e a mariposa. Algumas mariposas conseguem escapar da captura voando para longe da direo em que elas ouvem ondas ultra-snicas, o que reduz a diferena de freqncia entre o que o morcego emite e o que escuta, fazendo com que o morcego possivelmente no perceba o eco. (Halliday, Resnick e Walker, "Fundamentos de Fsica", v. 2, 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. p. 131) 12. Se a velocidade do som no ar de 340 m/s e a freqncia do som emitido pelo morcego de 68 kHz, o seu comprimento de onda vale a) 5,0 m b) 2,0 cm c) 5,0 mm d) 2,0 . 10 m e) 5,0 . 10 m 13. A cor do mar e do cu azul porque o ar atmosfrico difunde principalmente a componente azul da luz solar. O comprimento de onda de certa cor azul 4,5 . 10 m e ela se propaga no ar com velocidade de 3,0 . 10 m/s. A freqncia dessa radiao , em hertz, a) 6,7 . 10 b) 3,3 . 10 c) 1,5 . 10 d) 7,5 . 10 e) 2,3 . 10 14. (Unicamp 2005) O sistema GPS ("Global Positioning System") consiste em um conjunto de satlites em rbita em torno da Terra que transmitem sinais eletromagnticos para receptores na superfcie terrestre. A velocidade de propagao dos sinais de 300.000 km/s. Para que o sistema funcione bem, a absoro atmosfrica desse sinal eletromagntico deve ser pequena. A figura a seguir mostra a porcentagem de radiao eletromagntica absorvida pela atmosfera em funo do comprimento de onda.

(y), em funo do tempo, est representado no grfico.

Com essas informaes, possvel concluir que a onda se propaga com uma velocidade, aproximadamente, de a) 2,0 m/s b) 2,5 m/s c) 5,0 m/s d) 10 m/s e) 20 m/s 16. (Unicamp 2004) Uma das formas de se controlar misturas de gases de maneira rpida, sem precisar retirar amostras, medir a variao da velocidade do som no interior desses gases. Uma onda sonora com freqncia de 800 kHz enviada de um emissor a um receptor (vide esquema), sendo ento medida eletronicamente sua velocidade de propagao em uma mistura gasosa. O grfico adiante apresenta a velocidade do som para uma mistura de argnio e nitrognio em funo da frao molar de Ar em N.

a) Qual o comprimento de onda da onda sonora no N puro? b) Qual o tempo para a onda sonora atravessar um tubo de 10 cm de comprimento contendo uma mistura com uma frao molar de Ar de 60%? 17. (Fuvest 2004) Um sensor, montado em uma plataforma da Petrobrs, com posio fixa em relao ao fundo do mar, registra as sucessivas posies de uma pequena bola que flutua sobre a superfcie da gua, medida que uma onda do mar passa por essa bola continuamente. A bola descreve um movimento aproximadamente circular, no plano vertical, mantendo-se em torno da mesma posio mdia, tal como reproduzido na seqncia de registros adiante, nos tempos indicados. O intervalo entre registros menor do que o perodo da onda. A velocidade de propagao dessa onda senoidal de 1,5 m/s.

a) A freqncia do sinal GPS igual a 1.500 MHz. Qual o comprimento de onda correspondente? Qual a porcentagem de absoro do sinal pela atmosfera? b) Uma das aplicaes mais importantes do sistema GPS a determinao da posio de um certo receptor na Terra. Essa determinao feita atravs da medida do tempo que o sinal leva para ir do satlite at o receptor. Qual a variao t na medida do tempo feita pelo receptor que corresponde a uma variao na distncia satlite-receptor de x = 100m? Considere que a trajetria do sinal seja retilnea. 15. (Fuvest 2005) Um grande aqurio, com paredes laterais de vidro, permite visualizar, na superfcie da gua, uma onda que se propaga. A figura representa o perfil de tal onda no instante T. Durante sua passagem, uma bia, em dada posio, oscila para cima e para baixo e seu deslocamento vertical

Para essas condies: a) Determine o perodo T, em segundos, dessa onda do mar. b) Determine o comprimento de onda , em m, dessa onda do mar. c) Represente, um esquema do perfil dessa onda, para o instante t = 14 s, tal como visto da plataforma fixa. Indique os valores apropriados nos eixos horizontal e vertical.

18. (Unesp 2003) Em um exame de audiometria, uma pessoa foi capaz de ouvir freqncias entre 50Hz e 3kHz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar 340m/s, o comprimento de onda correspondente ao som de maior freqncia (mais agudo) que a pessoa ouviu foi a) 3 10 cm. b) 0,5 cm. c) 1,0 cm. d) 11,3 cm. e) 113,0 cm. 19. (Unifesp 2003) O grfico mostra a taxa de fotossntese em funo do comprimento de onda da luz incidente sobre uma determinada planta em ambiente terrestre.

21. (Fuvest 2003) Uma onda sonora plana se propaga, em uma certa regio do espao, com velocidade V=340m/s, na direo e sentido do eixo y, sendo refletida por uma parede plana perpendicular direo de propagao e localizada direita da regio representada no grfico. As curvas I e R desse grfico representam, respectivamente, para as ondas sonoras incidente e refletida, a diferena entre a presso P e a presso atmosfrica P, (P P), em funo da coordenada y, no instante t = 0. As flechas indicam o sentido de propagao dessas ondas.

Uma cultura dessa planta desenvolver-se-ia mais rapidamente se exposta luz de freqncia, em terahertz (10 Hz), prxima a a) 460. b) 530. c) 650. d) 700. e) 1 380. 20. (Unifesp 2003) O eletrocardiograma um dos exames mais comuns da prtica cardiolgica. Criado no incio do sculo XX, utilizado para analisar o funcionamento do corao em funo das correntes eltricas que nele circulam. Uma pena ou caneta registra a atividade eltrica do corao, movimentando-se transversalmente ao movimento de uma fita de papel milimetrado, que se desloca em movimento uniforme com velocidade de 25 mm/s. A figura mostra parte de uma fita e um eletrocardiograma.

a) Determine a freqncia f da onda incidente. b) Represente, com caneta, no grfico da folha de respostas, a curva de P - P, em funo de y, no instante t = 0, para a onda sonora resultante da superposio, nesta regio do espao, das ondas incidente e refletida. (Represente ao menos um ciclo completo). c) Uma pessoa caminhando lentamente ao longo da direo y percebe, com um de seus ouvidos (o outro est tapado), que em algumas posies o som tem intensidade mxima e em outras tem intensidade nula. Determine uma posio y e outra ym, do ouvido, onde o som tem intensidade nula e mxima, respectivamente. Encontre, para a onda resultante, valor da amplitude Am, de P-P, em pascals, na posio ym. 22. (Fuvest 2002) Radiaes como Raios X, luz verde, luz ultravioleta, microondas ou ondas de rdio, so caracterizadas por seu comprimento de onda () e por sua freqncia (f). Quando essas radiaes propagam-se no vcuo, todas apresentam o mesmo valor para a) b) f c) .f d) /f e) /f

Sabendo-se que a cada pico maior est associada uma contrao do corao, a freqncia cardaca dessa pessoa, em batimentos por minuto, a) 60. b) 75. c) 80. d) 95. e) 100.

23. (Unesp 2002) Cada figura seguinte representa, num dado instante, o valor (em escala arbitrria) do campo eltrico. E associado a uma onda eletromagntica que se propaga no vcuo ao longo do eixo x, correspondente a uma determinada cor. As cores representadas so violeta, verde e laranja, no necessariamente nesta ordem. Sabe-se que a freqncia da luz violeta a mais alta dentre as trs cores, enquanto a da luz laranja a mais baixa.

A velocidade da luz no vcuo vale 3,010m/s. Podemos concluir que a freqncia dessa luz de cor laranja vale, em hertz, aproximadamente, a) 180. b) 4,0 10. c) 0,25 10. d) 2,0 10. e) 0,5 10. 27. (Fuvest 2000) Uma onda eletromagntica propaga-se no ar com velocidade praticamente igual da luz no vcuo (c=310m/s), enquanto o som propaga-se no ar com velocidade aproximada de 330m/s. Deseja-se produzir uma onda audvel que se propague no ar com o mesmo comprimento de onda daquelas utilizadas para transmisses de rdio em freqncia modulada (FM) de 100MHz (10010Hz). A freqncia da onda audvel dever ser aproximadamente de: a) 110 Hz b) 1033 Hz c) 11.000 Hz d) 10 Hz e) 9 10 Hz 28. (Ufscar 2002) Dois pulsos, A e B, so produzidos em uma corda esticada, que tem uma extremidade fixada numa parede, conforme mostra a figura.

Identifique a alternativa que associa corretamente, na ordem de cima para baixo, cada cor com sua respectiva representao grfica. a) laranja, violeta, verde. b) violeta, verde, laranja. c) laranja, verde, violeta. d) violeta, laranja, verde. e) verde, laranja, violeta. 24. (Unesp 2001) A freqncia de uma corda vibrante fixa nas extremidades dada pela expresso f=(n/2).(T/), onde n um nmero inteiro, o comprimento da corda, T tenso qual a corda est submetida e a sua densidade linear. Uma violinista afina seu instrumento no interior de um camarim moderadamente iluminado e o leva ao palco, iluminado por potentes holofotes. L, ela percebe que o seu violino precisa ser afinado novamente, o que costuma acontecer habitualmente. Uma justificativa correta para esse fato que as cordas se dilatam devido ao calor recebido diretamente dos holofotes por a) irradiao, o que reduz a tenso a que elas esto submetidas, tornando os sons mais graves. b) conduo, o que reduz a tenso a que elas esto submetidas, tornando os sons mais agudos. c) irradiao, o que aumenta a tenso a que elas esto submetidas, tornando os sons mais agudos. d) irradiao, o que reduz a tenso a que elas esto submetidas, tornando os sons mais agudos. e) conveco, o que aumenta a tenso a que elas esto submetidas, tornando os sons mais graves. 25. (Fuvest 2001) Considerando o fenmeno de ressonncia, o ouvido humano deveria ser mais sensvel a ondas sonoras com comprimentos de onda cerca de quatro vezes o comprimento do canal auditivo externo, que mede, em mdia, 2,5cm. Segundo esse modelo, no ar, onde a velocidade de propagao do som 340m/s, o ouvido humano seria mais sensvel a sons com freqncias em torno de a) 34 Hz b) 1320 Hz c) 1700 Hz d) 3400Hz e) 6800 Hz 26. (Unesp 2000) A figura representa, num determinado instante, o valor (em escala arbitrria) do campo eltrico E associado a uma onda eletromagntica que se propaga no vcuo, ao longo do eixo X, correspondente a um raio de luz de cor laranja.

Quando os dois pulsos se superpuserem, aps o pulso A ter sofrido reflexo na parede, ocorrer interferncia a) construtiva e, em seguida, os dois pulsos seguiro juntos no sentido do pulso de maior energia. b) construtiva e, em seguida, cada pulso seguir seu caminho, mantendo suas caractersticas originais. c) destrutiva e, em seguida, os pulsos deixaro de existir, devido absoro da energia durante a interao. d) destrutiva e, em seguida, os dois pulsos seguiro juntos no sentido do pulso de maior energia. e) destrutiva e, em seguida, cada pulso seguir seu caminho, mantendo suas caractersticas originais. 29. (Ufms 2006) Ondas retilneas paralelas propagam-se na superfcie da gua de um tanque. As frentes de ondas encontram uma descontinuidade PQ na profundidade da gua. Embora a frente de ondas seja nica, observam-se trs sistemas de ondas na vizinhana da descontinuidade, com frentes de ondas cujos raios so paralelos respectivamente s direes OM, ON e OS (veja figura). Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) As ondas so geradas na regio II. (02) A freqncia das ondas, na regio II, maior do que na regio I. (04) O comprimento de onda, na regio I, igual ao comprimento de onda na regio II. (08) A velocidade de propagao das ondas, na regio I, maior do que na regio II. (16) A amplitude da onda gerada maior que a amplitude das ondas refletidas e refratadas. 30. (Ufmg 2006) Rafael e Joana observam que, aps atravessar um aqurio cheio de gua, um feixe de luz do Sol se decompe em vrias cores, que so vistas num anteparo que intercepta o feixe. Tentando explicar esse fenmeno, cada um deles faz uma afirmativa: - Rafael: "Isso acontece porque, ao atravessar o aqurio, a freqncia da luz alterada." - Joana: "Isso acontece porque, na gua, a velocidade da luz depende da freqncia." Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a) ambas as afirmativas esto certas. b) apenas a afirmativa de Rafael est certa. c) ambas as afirmativas esto erradas. d) apenas a afirmativa de Joana est certa. 31. (Ufc 2006) A figura a seguir mostra frentes de onda passando de um meio 1 para um meio 2. A velocidade da onda no meio 1 v = 200,0 m/s, e a distncia entre duas frentes de ondas consecutivas de 4,0 cm no meio 1.

Os valores registrados para as colunas 3, 4 e 5, obedecendo ordem de cima para baixo, sero nmeros respectivamente a) decrescentes, decrescentes e crescentes. b) decrescentes, crescentes e crescentes. c) decrescentes, decrescentes e decrescentes. d) crescentes, crescentes e crescentes. e) crescentes, crescentes e decrescentes. 33. (Uel 2001) "Quando um pulso se propaga de uma corda __________ espessa para outra __________ espessa, ocorre __________ __________ inverso de fase." Que alternativa preenche corretamente as lacunas da frase acima? a) mais, menos, refrao, com b) mais, menos, reflexo, com c) menos, mais, reflexo, sem d) menos, mais, reflexo, com e) menos, mais refrao, com 34. (Ufg 2006) Na experincia de ressonncia em cordas representada na figura, dois fios de densidades diferentes esto tensionados, atravs de roldanas ideais, por um bloco que pende deles dois. As extremidades esquerdas de ambos esto ligadas a uma fonte que produz pequenas vibraes com freqncia conhecida. A distncia entre a fonte e as roldanas . Verifica-se que, quando a freqncia da fonte atinge o valor f, ambos os fios entram em ressonncia, o mais denso no terceiro harmnico e o outro, na freqncia fundamental. Dados: v = (T/) - velocidade da onda na corda; g - acelerao da gravidade

Considere sen = 0,8 e sen = 0,5 e determine: a) os valores das freqncias f , no meio 1, e f, no meio 2. b) a velocidade da onda no meio 2. c) a distncia d entre duas frentes de ondas consecutivas no meio 2. d) o ndice de refrao n, do meio 2. 32. (Fgv 2005) A tabela 1 associa valores de comprimento de onda em um meio menos refringente (o ar) e do ndice de refrao em um meio mais refringente (o vidro) para algumas cores do espectro. Desejando-se ampliar a tabela (ver tabela 2), sero anexadas mais trs colunas:

Conhecendo a densidade linear de massa do fio mais denso, determine: a) a densidade linear de massa do outro fio; b) a massa do bloco responsvel pela tenso T em cada corda. 35. (Ufscar 2005) Com o carro parado no congestionamento sobre o centro de um viaduto, um motorista pde constatar que a estrutura deste estava oscilando intensa e uniformemente. Curioso, ps-se a contar o nmero de oscilaes que estavam ocorrendo. Conseguiu contar 75 sobes e desces da estrutura no tempo de meio minuto, quando teve que abandonar a contagem devido ao reincio lento do fluxo de carros.

38. (Unicamp 2003) Para a afinao de um piano usa-se um diapaso com freqncia fundamental igual a 440 Hz, que a freqncia da nota L. A curva contnua do grfico representa a onda sonora de 440 Hz do diapaso.

Mesmo em movimento, observou que conforme percorria lentamente a outra metade a ser transposta do viaduto, a amplitude das oscilaes que havia inicialmente percebido gradativamente diminua, embora mantida a mesma relao com o tempo, at finalmente cessar na chegada em solo firme. Levando em conta essa medio, pode-se concluir que a prxima forma estacionria de oscilao desse viaduto deve ocorrer para a freqncia, em Hz, de a) 15,0. b) 9,0. c) 7,5. d) 5,0. e) 2,5. 36. (Unifesp 2005) A figura representa uma configurao de ondas estacionrias produzida num laboratrio didtico com uma fonte oscilante.

a) A nota L de um certo piano est desafinada e o seu harmnico fundamental est representado na curva tracejada do grfico. Obtenha a freqncia da nota L desafinada. b) O comprimento dessa corda do piano igual a 1,0 m e a sua densidade linear igual a 5,0 x 10 g/cm. Calcule o aumento de tenso na corda necessrio para que a nota L seja afinada. 39. (Ufscar 2001) A figura representa uma configurao de ondas estacionrias numa corda.

a) Sendo d = 12 cm a distncia entre dois ns sucessivos, qual o comprimento de onda da onda que se propaga no fio? b) O conjunto P de cargas que traciona o fio tem massa m = 180 g. Sabe-se que a densidade linear do fio = 5,0 10 kg/m. Determine a freqncia de oscilao da fonte. Dados: velocidade de propagao de uma onda numa corda: v = (F/); g - 10m/s. 37. (Ita 2005) So de 100 Hz e 125 Hz, respectivamente, as freqncias de duas harmnicas adjacentes de uma onda estacionria no trecho horizontal de um cabo esticado, de comprimento = 2 m e densidade linear de massa igual a 10 g/m (veja figura).

A extremidade A est presa a um oscilador que vibra com pequena amplitude. A extremidade B fixa e a trao na corda constante. Na situao da figura, onde aparecem trs ventres (V) e quatro ns (N), a freqncia do oscilador 360Hz. Aumentando-se gradativamente a freqncia do oscilador, observa-se que essa configurao se desfaz at aparecer, em seguida, uma nova configurao de ondas estacionrias, formada por a) quatro ns e quatro ventres, quando a freqncia atingir 400Hz. b) quatro ns e cinco ventres, quando a freqncia atingir 440Hz. c) cinco ns e quatro ventres, quando a freqncia atingir 480Hz. d) cinco ns e cinco ventres, quando a freqncia atingir 540Hz. e) seis ns e oito ventres, quando a freqncia atingir 720Hz. 40. (Ufpe 2007) A figura mostra uma onda estacionria em um tubo de comprimento L = 5 m, fechado em uma extremidade e aberto na outra. Considere que a velocidade do som no ar 340 m/s e determine a freqncia do som emitido pelo tubo, em hertz.

Considerando a acelerao da gravidade g = 10 m/s, a massa do bloco suspenso deve ser de a) 10 kg b) 16 kg c) 60 kg d) 10 kg e) 10 kg

45. (Unicamp 2001) Podemos medir a velocidade v do som no ar de uma maneira relativamente simples. Um diapaso que vibra na freqncia f de 440Hz mantido junto extremidade aberta de um recipiente cilndrico contendo gua at um certo nvel. O nvel da coluna de gua no recipiente pode ser controlado atravs de um sistema de tubos. Em determinadas condies de temperatura e presso, observa-se um mximo na intensidade do som quando a coluna de ar acima da coluna de gua mede 0,6m. O efeito se repete pela primeira vez quando a altura da coluna de ar atinge 1,0m. Considere esses resultados e lembrese que v=f onde o comprimento de onda. 41. (Ufpr 2007) O grupo brasileiro Uakti constri seus prprios instrumentos musicais. Um deles consiste em vrios canos de PVC de comprimentos variados. Uma das pontas dos canos mantida fechada por uma membrana que emite sons caractersticos ao ser percutida pelos artistas, enquanto a outra mantida aberta. Sabendo-se que o mdulo da velocidade do som no ar vale 340 m/s, correto afirmar que as duas freqncias mais baixas emitidas por um desses tubos, de comprimento igual a 50 cm, so: a) 170 Hz e 340 Hz. b) 170 Hz e 510 Hz. c) 200 Hz e 510 Hz. d) 340 Hz e 510 Hz. e) 200 Hz e 340 Hz. 42. (Ufjf 2006) Considerando que a velocidade do som no ar igual a 340 m/s e que o canal auditivo humano pode ser comparado a um tubo de rgo com uma extremidade aberta e a outra fechada, qual deveria ser o comprimento do canal auditivo para que a freqncia fundamental de uma onda sonora estacionria nele produzida seja de 3400 Hz? a) 2,5 m b) 2,5 cm c) 0,25 cm d) 0,10 m e) 0,10 cm 43. (Unifesp 2006) Quando colocamos uma concha junto ao ouvido, ouvimos um "rudo de mar", como muita gente diz, talvez imaginando que a concha pudesse ser um gravador natural. Na verdade, esse som produzido por qualquer cavidade colocada junto ao ouvido - a nossa prpria mo em forma de concha ou um canudo, por exemplo. a) Qual a verdadeira origem desse som? Justifique. b) Se a cavidade for um canudo de 0,30 m aberto nas duas extremidades, qual a freqncia predominante desse som? Dados: velocidade do som no ar: v = 330 m/s; freqncia de ondas estacionrias em um tubo de comprimento , aberto em ambas as extremidades: f = nv/2. 44. (Uerj 2006) O som do apito do transatlntico produzido por um tubo aberto de comprimento L igual a 7,0 m. Considere que o som no interior desse tubo propaga-se velocidade de 340 m/s e que as ondas estacionrias produzidas no tubo, quando o apito acionado, tm a forma representada pela figura a seguir. a) Determine a velocidade do som no ar nas condies da medida. b) Determine o comprimento de onda do som produzido pelo diapaso. c) Desenhe esquematicamente o modo de vibrao que ocorre quando a coluna de ar mede 0,6m. 46. (Ita 2007) Numa plancie, um balo meteorolgico com um emissor e receptor de som arrastado por um vento forte de 40 m/s contra a base de uma montanha. A freqncia do som emitido pelo balo de 570 Hz e a velocidade de propagao do som no ar de 340 m/s. Assinale a opo que indica a freqncia refletida pela montanha e registrada no receptor do balo. a) 450 Hz b) 510Hz c) 646 Hz d) 722 Hz e) 1292 Hz 47. (Ufrs 2006) O grfico a seguir representa as intensidades luminosas relativas de duas linhas do espectro visvel emitido por um hipottico elemento qumico.

Nesse grfico, a coluna menor corresponde a um comprimento de onda prprio da luz laranja. A outra coluna do grfico corresponde a um comprimento de onda prprio da luz a) violeta. b) vermelha. c) verde. d) azul. e) amarela. 48. (Pucsp 2006) Observe na tabela a velocidade do som ao se propagar por diferentes meios.

a) Determine a freqncia de vibrao das ondas sonoras no interior do tubo. b) Admita que o navio se afaste perpendicularmente ao cais do porto onde esteve ancorado, com velocidade constante e igual a 10 ns. Calcule o tempo que as ondas sonoras levam para atingir esse porto quando o tubo do apito se encontra a 9.045 m de distncia. Dado: 1 n = 0,5 m/s

Suponha uma onda sonora propagando-se no ar com freqncia de 300 Hz que, na seqncia, penetre em um desses meios. Com base nisso, analise as seguintes afirmaes: I - Ao passar do ar para a gua, o perodo da onda sonora diminuir. II - Ao passar do ar para a gua, a freqncia da onda aumentar na mesma proporo do aumento de sua velocidade. III - O comprimento da onda sonora propagando-se no ar ser menor do que quando ela se propagar por qualquer um dos outros meios apresentados na tabela. Somente est correto o que se l em a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

49. (Ufc 2006) A figura a seguir mostra frentes de onda sucessivas emitidas por uma fonte puntiforme em movimento, com velocidade v(f) para a direita. Cada frente de onda numerada foi emitida quando a fonte estava na posio identificada pelo mesmo nmero. A distncia percorrida em 0,9 segundos, pela fonte, medida a partir da posio indicada pelo nmero 1 at a posio indicada pelo nmero 8, de 9,0 m, e a velocidade da onda de 20,0 m/s.

d) 5 10

e) 8 10

53. (Unifesp 2004) Quando adaptado claridade, o olho humano mais sensvel a certas cores de luz do que a outras. Na figura, apresentado um grfico da sensibilidade relativa do olho em funo dos comprimentos de onda do espectro visvel, dados em nm (1,0 nm = 10 m).

Determine: a) a velocidade v(f) da fonte. b) o comprimento de onda medido pelo observador A. c) a freqncia medida pelo observador B. d) a freqncia da fonte. 50. (Uel 2005) Uma alternativa para reduzir o consumo de energia eltrica, sem prejudicar o conforto do consumidor, a troca de lmpadas incandescentes por lmpadas fluorescentes. Isto se deve ao fato de que as lmpadas fluorescentes so chamadas tambm de lmpadas frias, emitindo luz com comprimentos de onda especficos na regio espectral da luz visvel, enquanto que as lmpadas incandescentes emitem um espectro largo e contnuo, que atinge comprimentos de onda bem acima dos da luz visvel. Considerando o exposto, correto afirmar que as lmpadas incandescentes consomem mais energia produzindo a mesma quantidade de luz visvel que uma fluorescente porque emitem: a) Muita radiao infravermelha. b) Muita radiao beta. c) Muita radiao azul. d) Muita radiao ultravioleta. e) Muita radiao gama. 51. (Puccamp 2005) Tanto o morcego quanto a mariposa parecem conhecer a fsica, ou seja, conhecem a natureza. O fenmeno relacionado ao texto a) o efeito Doppler. b) a onda de choque. c) o cone de Mach. d) a propagao retilnea do som. e) a reduo do nvel sonoro. 52. (Puccamp 2005) O subir e descer das mars regulado por vrios fatores, sendo o principal deles a atrao gravitacional entre Terra e Lua. Se desprezssemos os demais fatores, teramos sempre o intervalo de 12,4 horas entre duas mars altas consecutivas, e tambm sempre a mesma altura mxima de mar, por exemplo, 1,5 metros. Nessa situao, o grfico da funo que relacionaria tempo (t) e altura de mar (A) seria semelhante a este:

Supondo que as mars comportem-se de fato como uma onda peridica e senoidal, como representado no grfico, a freqncia dessa onda , aproximadamente, em ondas por hora, igual a a) 2 10 b) 3 10 c) 4 10

Considerando as cores correspondentes aos intervalos de freqncias a seguir Violeta - freqncia (hertz) 6,9 x 10 a 7,5 x 10 Azul - freqncia (hertz) 5,7 x 10 a 6,9 x 10 Verde - freqncia (hertz) 5,3 x 10 a 5,7 x 10 Amarelo - freqncia (hertz) 5,1 x 10 a 5,3 x 10 Laranja - freqncia (hertz) 4,8 x 10 a 5,1 x 10 Vermelho - freqncia (hertz) 4,3 x 10 a 4,8 x 10 assim como o valor de 3,0 x 10 m/s para a velocidade da luz e as informaes apresentadas no grfico, pode-se afirmar que a cor qual o olho humano mais sensvel o a) violeta. b) vermelho. c) azul. d) verde. e) amarelo. 54. (Uel 2003)

Considere as afirmativas sobre caractersticas e fenmenos fsicos relacionados ao antimssil Arrow. I. O antimssil Arrow voa a uma velocidade de Mach 9, o que significa que a sua velocidade de 9 vezes a velocidade do som no ar. II. O antimssil Arrow voa a uma velocidade de Mach 9, o que significa que a sua velocidade de 9 vezes a velocidade da luz no ar. III. A onda de choque gerada pelo antimssil Arrow produz um efeito luminoso chamado de exploso snica ptica. IV. A onda de choque gerada pelo antimssil Arrow produz um efeito sonoro chamado de exploso snica. So corretas apenas as afirmativas: a) I e III. b) II e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV. 56. (Ufc 2007) Um fenmeno bastante interessante ocorre quando duas ondas peridicas de freqncias muito prximas, por exemplo, f = 100 Hz e f = 102 Hz, interferem entre si. A onda resultante tem uma freqncia diferente daquelas que interferem entre si. Alm disso, ocorre tambm uma modulao na amplitude da onda resultante, modulao esta que apresenta uma freqncia caracterstica f. Essa oscilao na amplitude da onda resultante denominada batimento. Pelos dados fornecidos, pode-se afirmar que a freqncia de batimento produzida na interferncia entre as ondas de freqncias f e f : a) 202 Hz b) 101 Hz c) 2,02 Hz d) 2,00 Hz e) 1,01 Hz 57. (Ueg 2006) Alguns instrumentos de corda (tal como a ctara da ndia) possuem cordas duplas. Quando uma dessas cordas tocada a outra comea a vibrar com a mesma freqncia, embora ela no tenha sido tocada. Esse fenmeno possvel por causa da a) ressonncia. b) interferncia. c) intensidade. d) difrao. 58. (Ufrs 2006) Mediante uma engenhosa montagem experimental, Thomas Young (1773-1829) fez a luz de uma nica fonte passar por duas pequenas fendas paralelas, dando origem a um par de fontes luminosas coerentes idnticas, que produziram sobre um anteparo uma figura como a registrada na fotografia a seguir.

O radar (Radio Detection and Ranging) empregado de vrias formas. Ora est presente, por exemplo, em complexas redes de defesa area, destinado ao controle de disparo de armas, ora usado como altmetro. Seu princpio de funcionamento baseia-se na emisso de ondas eletromagnticas, na reflexo pelo objeto a ser detectado e na posterior recepo da onda emitida. Sobre o radar no slo, mostrado na figura, correto afirmar: a) A freqncia da onda refletida pelos avies que voam de Israel para o Iraque maior que a freqncia da onda emitida pelo radar, pois esses avies, ao refletirem as ondas, so fontes que se afastam do radar. b) A freqncia da onda refletida pelos avies que voam de Israel para o Iraque menor que a freqncia da onda emitida pelo radar, pois esses avies, ao refletirem as ondas, so fontes que se afastam do radar. c) O radar identifica os avies que saem do Iraque para atacar Israel porque a freqncia da onda refletida por eles menor que a emitida pelo radar que os detectou. d) O radar no detecta o mssil Scud, pois este lanado com velocidade maior que a faixa de freqncia em que aquele opera. e) A freqncia de operao do radar tem que estar ajustada velocidade de lanamento do mssil; por isso o radar opera na faixa de Mach 8 - 10. 55. (Uel 2003)

A figura observada no anteparo tpica do fenmeno fsico denominado a) interferncia. b) disperso. c) difrao. d) reflexo. e) refrao

59. (Ufpe 2006) Dois feixes pticos, de comprimento de onda 500 nm, esto em fase ao atingirem as faces dos blocos de vidro, localizadas em x = 0 (veja a figura). Os blocos, de espessuras L = 4,0 mm e L = 2,0 mm, tm ndices de refrao n = 1,5 e n = 2,0, respectivamente. Qual ser a diferena de fase, em graus, entre as duas ondas na posio x = 4,0 mm?

60. (Unesp 2006) Duas fontes, F e F, esto emitindo sons de mesma freqncia. Elas esto posicionadas conforme ilustrado na figura, onde se apresenta um reticulado cuja unidade de comprimento dada por u = 6,0 m.

Embora o aparelho detector esteja funcionando bem, o sinal sonoro captado por ele em P, muito mais fraco do que aquele emitido por uma nica fonte. Pode-se dizer que a) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 5,0 m. b) h interferncia destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 3,0 m. c) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 4,0 m. d) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 2,0 m. e) h interferncia destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 2,0 m. 63. (Ufscar 2003) Quando se olha a luz branca de uma lmpada incandescente ou fluorescente, refletida por um CD, pode-se ver o espectro contnuo de cores que compem essa luz. Esse efeito ocorre nos CDs devido a) difrao dos raios refratados nos sulcos do CD, que funcionam como uma rede de interferncia. b) polarizao dos raios refletidos nos sulcos do CD, que funcionam como um polarizador. c) reflexo dos raios refratados nos sulcos do CD, que funcionam como um prisma. d) interferncia dos raios refletidos nos sulcos do CD, que funcionam como uma rede de difrao. e) refrao dos raios refletidos nos sulcos do CD, que funcionam como uma rede de prismas. 64. (Uel 2003) H 101 anos, Marconi fez a primeira transmisso telegrfica atravs do Atlntico. Leia o texto sobre o assunto. "A leitura de um artigo que sugeria o uso de ondas eletromagnticas para transmitir sinais telegrficos motivou o jovem Guglielmo Marconi (1874-1937) a pr em prtica essa proposta revolucionria. Tais ondas haviam sido previstas pelo fsico escocs James Clerk Maxwell (1831-1879), e sua existncia foi comprovada experimentalmente pelo fsico alemo Heinrich Hertz (1857-1894). Com viso de longo alcance, inventividade e determinao, Marconi construiu e aperfeioou equipamentos que lhe permitiram demonstrar a realidade da transmisso sem fio a distncias cada vez maiores, culminando, em 1901, com a primeira transmisso telegrfica atravs do Atlntico." (Cincia Hoje, vol. 28, n. 68.) Sobre as telecomunicaes, correto afirmar: a) Os sinais so gerados atravs da induo magntica e recebidos atravs da induo eltrica. b) A transmisso nas telecomunicaes ocorre atravs de sinais de corrente eltrica emitidos pelas antenas. c) A propagao das ondas eletromagnticas sofre influncia das condies atmosfricas e, quando h ventania, o sinal danificado. d) Os sinais so gerados atravs de correntes estacionrias em circuitos de corrente contnua. e) A transmisso e recepo nas telecomunicaes so realizadas em circuitos eltricos, cuja corrente oscila com a freqncia caracterstica da estao retransmissora. 65. (Unesp 2004) A figura representa esquematicamente as frentes de onda de uma onda reta na superfcie da gua, propagando-se da regio 1 para a regio 2. Essas regies so idnticas e separadas por uma barreira com abertura.

No ponto P ocorre interferncia construtiva entre as ondas e um ponto onde ocorre um mximo de intensidade. Considerando que a velocidade do som no ar 340 m/s e que as ondas so emitidas sempre em fase pelas fontes F e F , calcule a) o maior comprimento de onda dentre os que interferem construtivamente em P. b) as duas menores freqncias para as quais ocorre interferncia construtiva em P. 61. (Fuvest 2006) Duas hastes, A e B, movendo-se verticalmente, produzem ondas em fase, que se propagam na superfcie da gua, com mesma freqncia f e perodo T, conforme a figura 1. No ponto P, ponto mdio do segmento AB, uma bia sente o efeito das duas ondas e se movimenta para cima e para baixo. O grfico que poderia representar o deslocamento vertical y da bia, em relao ao nvel mdio da gua, em funo do tempo t,

62. (Unifesp 2004) Duas fontes, F e F, separadas por uma distncia de 3,0 m, emitem, continuamente e em fase, ondas sonoras com comprimentos de onda iguais. Um detector de som colocado em um ponto P, a uma distncia de 4,0 m da fonte F, como ilustrado na figura.

A configurao das frentes de onda observada na regio 2, que mostra o que aconteceu com a onda incidente ao passar pela abertura, caracteriza o fenmeno da a) absoro. b) difrao. c) disperso. d) polarizao. e) refrao. 66. (Ufu 2006) Joo corre assoviando em direo a uma parede feita de tijolos, conforme figura a seguir.

Uma onda sonora considerada plana, proveniente de uma sirene em repouso, propaga-se no ar parado, na direo horizontal, com velocidade V igual a 330m/s e comprimento de onda igual a 16,5cm. Na regio em que a onda est se propagando, um atleta corre, em uma pista horizontal, com velocidade U igual a 6,60m/s, formando um ngulo de 60 com a direo de propagao da onda. O som que o atleta ouve tem freqncia aproximada de a) 1960 Hz b) 1980 Hz c) 2000 Hz d) 2020 Hz e) 2040 Hz 70. (Unesp 2003) Uma onda plana de freqncia f=20Hz, propagando-se com velocidade v =340 m/s no meio 1, refratase ao incidir na superfcie de separao entre o meio 1 e o meio 2, como indicado na figura.

A freqncia do assovio de Joo igual a f(inicial). A freqncia da onda refletida na parede chamaremos de f(final). Suponha que Joo tenha um dispositivo "X" acoplado ao seu ouvido, de forma que somente as ondas refletidas na parede cheguem ao seu tmpano. Podemos concluir que a freqncia do assovio que Joo escuta f(final) a) maior do que f(refletido). b) igual a f(refletido). c) igual a f(inicial). d) menor do que f(refletido). 67. (Pucmg 2006) Analise as afirmaes a seguir. I. Dois instrumentos musicais diferentes so acionados e emitem uma mesma nota musical. II. Dois instrumentos iguais esto emitindo uma mesma nota musical, porm, com volumes (intensidades) diferentes. III. Um mesmo instrumento utilizado para emitir duas notas musicais diferentes. Assinale a principal caracterstica que difere cada um dos dois sons emitidos nas situaes I, II e III respectivamente. a) Amplitude, comprimento de onda e freqncia. b) Freqncia, comprimento de onda e amplitude. c) Timbre, amplitude e freqncia. d) Amplitude, timbre e freqncia. 68. (Ufpr 2006) Quando uma pessoa fala, o que de fato ouvimos o som resultante da superposio de vrios sons de freqncias diferentes. Porm, a freqncia do som percebido igual do som de menor freqncia emitido. Em 1984, uma pesquisa realizada com uma populao de 90 pessoas, na cidade de So Paulo, apresentou os seguintes valores mdios para as freqncias mais baixas da voz falada: 100 Hz para homens, 200 Hz para mulheres e 240 Hz para crianas. (TAFNER, Malcon Anderson. "Reconhecimento de palavras faladas isoladas usando redes neurais artificiais". Dissertao de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.) Segundo a teoria ondulatria, a intensidade I de uma onda mecnica se propagando num meio elstico diretamente proporcional ao quadrado de sua freqncia para uma mesma amplitude. Portanto, a razo IF / IM entre a intensidade da voz feminina e a intensidade da voz masculina : a) 4,00. b) 0,50. c) 2,00. d) 0,25. e) 1,50. 69. (Fuvest 2003)

Sabendo-se que as frentes de onda plana incidente e refratada formam, com a superfcie de separao, ngulos de 30 e 45 respectivamente, determine, utilizando a tabela acima a) a velocidade v da onda refratada no meio 2. b) o comprimento de onda da onda refratada no meio 2. 71. (Fuvest 2002) O som de um apito analisado com o uso de um medidor que, em sua tela, visualiza o padro apresentado na figura a seguir. O grfico representa a variao da presso que a onda sonora exerce sobre o medidor, em funo do tempo, em s (1 s = 10 s). Analisando a tabela de intervalos de freqncias audveis, por diferentes seres vivos, conclui-se que esse apito pode ser ouvido apenas por a) seres humanos e cachorros b) seres humanos e sapos c) sapos, gatos e morcegos d) gatos e morcegos e) morcegos

72. (Unifesp 2002) Se voc colocar a sua mo em forma de concha junto a um de seus ouvidos, provvel que voc oua um leve rudo. um rudo semelhante ao que se ouve quando se coloca junto ao ouvido qualquer objeto que tenha uma cavidade, como uma concha do mar ou um canudo. A fonte sonora que d origem a esse rudo a) o prprio rudo do ambiente, e a freqncia do som depende do material de que feita a cavidade. b) so as partculas do ar chocando-se com as paredes no interior da cavidade, e a freqncia do som depende da abertura dessa cavidade. c) o prprio rudo do ambiente, e a freqncia do som depende da rea da abertura dessa cavidade. d) so as partculas do ar chocando-se com as paredes no interior da cavidade, e a freqncia do som depende da forma geomtrica da cavidade. e) o prprio rudo do ambiente, e a freqncia do som depende da forma geomtrica da cavidade. 73. (Unesp 2001) O grfico da figura indica, no eixo das ordenadas, a intensidade de uma fonte sonora, I, em watts por metro quadrado (W/m), ao lado do correspondente nvel de intensidade sonora, , em decibis (dB), percebido, em mdia, pelo ser humano. No eixo das abscissas, em escala logartmica, esto representadas as freqncias do som emitido. A linha superior indica o limiar da dor - acima dessa linha, o som causa dor e pode provocar danos ao sistema auditivo das pessoas. A linha inferior mostra o limiar da audio - abaixo dessa linha, a maioria das pessoas no consegue ouvir o som emitido.

Suponha que voc assessore o prefeito de sua cidade para questes ambientais. a) Qual o nvel de intensidade mximo que pode ser tolerado pela municipalidade? Que faixa de freqncias voc recomenda que ele utilize para dar avisos sonoros que sejam ouvidos pela maior parte da populao? b) A relao entre a intensidade sonora, I, em W/m, e o nvel de intensidade, , em dB, =10.log(I/I), onde I=10W/m. Qual a intensidade de um som, em W/m, num lugar onde o seu nvel de intensidade 50 dB? Consultando o grfico, voc confirma o resultado que obteve?

GABARITO
1. 10 Hz 2. [D] 3. [B] 4. a) A velocidade mnima do som, de acordo com o grfico, de 1505 m/s e ocorre na profundidade de 75 m. b) Observe o grfico a seguir:

18. [D] 19. [C] 20. [B] 5. [D] 6. [C] 7. [A] 8. = 16 m 9. = 6,0 m 10. a) A equao fundamental da ondulatria, v = .f tambm pode ser escrita como v = /T, onde T o perodo da onda. Como o comprimento de onda de 150km = 1,5 . 10m e a velocidade de 200m/s, tem-se: V = /T 200 = 1,5.10/T T = 750s b) Sendo g = 10m/s e h = 6,4m, temos: V = (gh) V = (10 . 6,4) V = 8,0 m/s c) De acordo com o texto, o produto vA constante, logo: V A = V A 8,0 A = 200. (1,0) A = 25 A = 5,0m 11. [A] 12. [C] 13. [A] 14. a) 2,0 10 m e frao nula. b) 3,3 10s 15. [A] 16. a) 4,3.10m b) 3,1.10s 17. a) 8 s b) 12 m c) ver figura resposta c) Admitindo que a onda resultante corresponde a uma onda estacionria, a pessoa ouvir o mximo sonoro no local em que |P - P| mximo. Por exemplo, no ponto de abscissa: ym = 0 A intensidade ser nula no local em que PP=0. Por exemplo, no ponto de abscissa: y = 0,5m A partir da onda resultante obtida, a amplitude mxima de P - P : Am = 1,4 pascals 22. [C] 23. [A] 24. [A] 25. [D] 26. [E] 27. [A] 28. [E] 29. 25 ==> 16, 8 e 1 30. [D] 31. a) f = 50 Hz, f = 50 Hz. b) v = 125 m/s. c) d = 2,5 m. 21. a) De acordo com os dados do grfico, = 2m. (ver figura 1) Como v = . f, temos: 340 = 2 . f = 170 Hz b) Pelo princpio da superposio, a onda resultante ser obtida pela soma das ordenadas dos pontos de mesma abscissa. (ver figura 2)

d) n =1,6 n . 32. [A] 33. [D] 34. a) = / 9 b) M = (8 f )/ 9g 35. [D] 36. a) = 0,24m b) f = 250Hz 37. [A] 38. a) f = 400Hz b) 672N 39. [C] 40. f = 85 Hz. 41. [B] 42. [B] 43. a) Mltiplas reflexes de sons do prprio ambiente. b) 550Hz 44. a) f = 24,3 Hz b) t = 27s 45. a) v = 352 m/s b) = 0,8 m c) Observe o esquema a seguir:

57. [A] 58. [A] 59. zero 60. a) 6,0m b) 56,7Hz e 113,3Hz ou 170/3 Hz e 340/3 Hz 61. [E] 62. [E] 63. [D] 64. [E] 65. [B] 66. [A] 67. [C] 68. [A] 69. [B] 70. a) 3402m/s b) 172m 71. [D] 72. [E] 73. a) 100 dB 200 Hz a 10000 Hz b) 10 W/m No grfico observamos esse mesmo valor para o nvel de 50dB.

46. [D] 47. [B] 48. [C] 49. a) v(f) = 10,0 m/s. b) = 1,125 m. c) f = 7,4 Hz. d) f = 11,1 Hz. 50. [A] 51. [A] 52. [E] 53. [D] 54. [B] 55. [C] 56. [D]

S-ar putea să vă placă și