Sunteți pe pagina 1din 7

Tecnologia da Informao e Comunicao

O comportamento ideolgico da mdia, em relao questo social.

Graduandos: RA 300080 RA 314155 RA 287488 RA 314154 RA 302329 Joelma da Silva Almeida Patrcia Alves Vinhal Verner Lvia de Arajo Countrin Maringela Pereira de Souza Elenice Fagundes Bernado

Luzinia GO, 13 de junho de 2011.

O comportamento ideolgico da mdia, em relao questo social.

Trabalho apresentado a Universidade ANHANGUERA UNIDERP EAD,

unidade de Luzinia - GO, com parte das exigncias da disciplina Tecnologia da Informao e Comunicao ministrada pela professora Maria Clotilde Pires Bastos.

NDICE

Introduo.................................................................................................Pag. 1 Desenvolvimento..............................................................................Pag. 2,3 e 4 Concluso final..........................................................................................Pag. 4 Referencias Bibliogrficas........................................................................Pag. 4

Introduo:
O trabalho em questo realiza uma anlise, poltico-ideolgico dos meios de comunicaes, a exemplo de: paginas pessoal, blogs, revistas e jornais eletrnicos no que se refere veiculao de informaes transmitidas por estes canais e o tratamento que dispensado por eles questo social. Como tambm a apresentao de um estudo de caso veiculando um profissional independente de comunicao ilustrando a sua caracterizao no que se refere ao conflito entre a classe proprietria dos meios de produo e a classe trabalhadora.

Desenvolvimento:
Em sua origem, a mdia deveria se classificar em instrumento de transmisso de informaes e expresso da opinio pblica. Embora ainda exista um sistema democrtico, os meios de comunicao esto sob o controle da elite. Segundo Karl Marx, "os pensamentos da classe dominante so os pensamentos dominantes em cada poca", ento as informaes veicula, de acordo com o intuito da elite, que visa interesses restritamente polticos de encobre proveitos econmicos. Outro ponto observado ao longo de nossa pesquisa foi estratgia da distrao usada por esses canais de informaes. O elemento primordial hoje do controle social a estratgia da distrao, que consiste em desviar a ateno do pblico dos problemas importantes e das mudanas decididas pelas elites polticas e econmicas, mediante a tcnica de contaminar a classe trabalhadora de contnuas distraes e de informaes insignificantes sem cultura alguma, mantendo o pblico na ignorncia e na mediocridade fazendo com que sejam incapazes de compreender as tecnologias e os mtodos utilizados para seu controle e sua escravido. (atitudes mais visveis em canais abertos de comunicao). A qualidade da educao dada s classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medocre possvel, de forma que a distncia da ignorncia que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permanea impossvel de alcanar (Armas silenciosas para guerras tranquilas). Os meios de comunicao transmitem as notcias como se fosse neutra, mera e simples descrio dos fatos ocorridos. Mas, essa neutralidade apenas aparente, pois as notcias so previamente selecionadas para favorecer vrios pontos de vista e para no contrariar as idias dominantes.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/noam-chomsky-as-10-estrategias-de-manipulacao-midiatica.html

A comunicao de massa desfruta da liberdade de expresso e no permite o excesso de verdade; em sntese, ela abandona a caracterstica de ferramenta de transmisso de conhecimento para se tornar um instrumento de alienao social das classes dominantes.

Estudo de caso:
O presente estudo de caso tem como base um artigo da coluna DECLAGO publicada na revista Atual produzida e distribuda no municpio de Luzinia GO e Entorno, onde o colunista, pretende demonstrar que veicula informaes de forma neutra e democrtica, mas que, na verdade busca introduzir de forma subliminar a quem l suas publicaes seu nico e exclusivo ponto de vista ideolgico, afim de, beneficiar seus prprios interesses. O artigo: PARA PREFEITO... Ano que vem (7 de outubro) haver eleies para prefeito e vereadores. Entidades e pessoas j se mexem. Nos da ONG vamos contribuir nesta escolha, at para no permitir que oportunistas e descompensados possam se valer da ingenuidade e da boa f das pessoas e dai tirarem proveitos pessoais. Exigimos que o novo prefeito seja pessoa dotada de valores e possua histrico de comprometimento com o Municpio. Dentre alguns nome, citamos: (ordem alfabtica) Edimar Braz, Eliseu Melo, Gasto Leite, Juarez Roriz e Wilter Coelho. (revista Atual, n 63, Pag. 14) Como podemos observar no artigo em questo, o colunista parece querer alertar a sociedade para no cair na rede dos oportunistas e descompensados como ele mesmo refere aos candidatos que vierem a concorrer vaga de prefeito e as vagas de vereadores do municpio de Luzinia GO. Nas primeiras linhas do artigo possvel ver uma neutralidade por parte do escritor, perceptvel tambm certo gesto de ativismo em prol de um governo melhor, quem sabe at dos menos favorecidos, mas infelizmente ao concluir seu ezmio artigo, o interesse particular o domina favorecendo mais uma vez a classe proprietria do poder, excluindo de forma subentendida o direito de escolha da classe proletria que no primeiro momento pesvamos estar sendo defendido. Chegamos a este raciocnio, uma vez que, para ser a favor do povo (classe trabalhadora) o artigo deveria ter sido concludo sem a ltima linha, onde o autor faz meno a nomes que

considera estarem aptos a concorreram a prefeitura nas eleies de 2012. Que na verdade, so pessoas que esto ligadas ou compem a bancada do atual governo (situao). Ser que qualquer outro candidato que no seja da mesma posio oportunista e descompensado? Ou o autor esta mesmo nas entre linhas, puxando farinha para o seu saco, afim de, viabilizar seus prprios interesses? Fica incgnita.

Concluso:
Conclu-se que, as mdias no so vazias de ideologia, so tendenciosas e muito mais visveis, so aquelas que se identificam com os proprietrios dos meios de produo. Se o perfil do pblico no mudar, se a sociedade continuar aceitando a qualidade do produto cultural de massa que consome. De nada adianta o desenvolvimento e o acesso de novas tecnologias, que tem se tornado cada vez mais acessvel s classes menos favorecidas, se o indivduo no buscar junto a essas TICs o entendimento de todo o processo que a envolve, tendo a conscincia que imprescindvel desenvolver o senso crtico capaz de interpretar e visualizar a real informao por trs de todo o cenrio, afim de, no se tornar massa de manobra nas mos dos proprietrios dos meios de produo. No resta dvida que enquanto existir a QUESTO SOCIAL que impulsiona esta roda, essa luta entre a direita e a esquerda, gerada na arena miditica, vai continuar.

Referncias bibliogrficas:
http://www.discurso.ufrgs.br/sead2/doc/ideologia/souzaalves.pdf http://www.viomundo.com.br; http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios http://portaldovoluntario.org.br/; www.g1.globo.com; www.estadao.com.br; http://www.mhariolincoln.jor.br; www.revistaatuallza.blogspot.com Mdia Questo Social e Servio Social - Miome Apolinrio Sales e Jefferson e Lee de Souza Ruiz (Orgs.) Cortez Editora; Revista Atual Ano IX N 63 Abril de 2011 pag.14;

S-ar putea să vă placă și