Sunteți pe pagina 1din 16

A relao gua/cimento (ou fator gua/cimento) o principal parmetro controlado na dosagem, pois credita-se a ele a responsabilidade por 95 % das

s variaes na resistncia do concreto. DUFF ABRAMS introduziu o conceito de relao gua/cimento em 1918 ao publicar o primeiro mtodo de estudo de dosagem do concreto em que a resistncia no era mais explicada pela simples interao entre os gros dos agregados, como se pensava na poca, mas sim pelo espao a ser preenchido pelos produtos da hidratao do cimento. ABRAMS demonstrou pelo resultado de 50.000 testes que, para um determinado cimento e conjunto de agregados, a resistncia do concreto a uma certa idade dependente essencialmente da relao gua/cimento. Foi ele tambm quem introduziu o conceito de mdulo de finura para exprimir em um s nmero a distribuio granulomtrica do agregado. Segundo ABRAMS a resistncia compresso do concreto segue uma curva que pode ser expressa pela seguinte forma:

onde; fcj = Resistncia do concreto na idade de j dias ; K1 e K2 = Constantes que dependem do cimento e agregados utilizados no concreto; a/c = Relao gua/cimento do concreto.

Essa equao hoje conhecida como Lei de Abrams em funo de sua importncia e da extenso de sua validade. Em termos simples o que a Lei de Abrams diz que a resistncia do concreto tanto menor quanto maior for a quantidade de gua adicionada mistura. Por isso cuidado com a gua adicionada ao concreto! Atualmente existem vrios mtodos para o estudo de dosagem do concreto, mas todos eles baseiam-se na Lei de Abrams quando se trata de encontrar a melhor proporo entre os materiais que resulte em um concreto com a resistncia especificada em projeto.

http://www.qualidadedoconcreto.com.br/RelacaoAguaCimento.htm

4.4 ERROS NA CONCRETAGEM O concreto um material que responde muito bem quando tratado adequadamente; entretanto, um material que pode sofrer muito desde o seu

nascimento e pelo resto da vida, no sendo de se estranhar que termine adoecendo num prazo mais ou menos curto. A falta de uniformidade no concreto, conseqncia da falta de anlises freqentes do cimento, agregados, umidade dos mesmos etc., pode ser prevista ao dosar o concreto; entretanto existe uma srie de erros de execuo que pode diminuir ainda mais as resistncias e ocasionar falta de uniformidade na mistura, com o aparecimento de trincas, fissuras, vazios, bolhas, desprendimentos, etc. A maior parte dos erros e descuidos no concreto correspondem as fases de aplicao e cura do mesmo. No cabe aqui falar da maior ou menor qualidade de um concreto feito em obra com relao ao pr-misturado em centrais. H casos de concretos muito bons e muito maus, procedentes das duas origens assinaladas. Os concretos so bons quando so feitos cuidadosamente e ningum duvida que qualquer construtor possa fazer um concreto pssimo com ingredientes de primeira qualidade ou, pelo contrrio um concreto extraordinrio; tudo depende do cuidado que se tenha. J aconteceram falhas importantes em concretos procedentes de centrais, por apresentarem torres de argila em sua massa; outras vezes, foi preciso demolir uma parte de uma estrutura, uma vez que a central havia enviado um concreto de 200 kg/m3 de cimento, em lugar de um de 20,00 MPa de resistncia etc. Existem centrais muito boas e de grande garantia e outras, felizmente em menor nmero, que fornecem concretos muito variveis. Por outro lado, conveniente assinalar que a responsabilidade que a central tem sobre a qualidade do concreto, termina com a sua entrega em obra, e pode acontecer que um bom concreto se transforme em deficiente por causa das operaes realizadas, e alheias a quem o dosou, transportou e entregou. Vamos estudar, em seguida, a influncia do lanamento, compactao, cura etc. nas propriedades do concreto. 4.4.1 Lanamento do concreto: Quando se encomenda um concreto, especifica-se a resistncia caracterstica, consistncia e tamanho mximo de agregado; portanto, aceita-se o concreto caso cumpra com o pedido e se recusa em caso contrrio; o que inadmissvel "melhor-lo" em obra devido aos grandes inconvenientes que tem qualquer modificao que se pretenda realizar em campo. A adio de gua ao concreto, alm de estritamente necessria, repercutir numa reduo de suas resistncias mecnicas, em um aumento da retrao hidrulica e, no perigo de ataque por agentes agressivos, tanto de tipo fsico como qumico, ou seja, numa diminuio de sua durabilidade.

A gua, como j vimos, o elemento que mais influncia perniciosa pode ter sobre um concreto, sendo a causa de uma infinidade de efeitos patolgicos, tanto por excesso, como por falta. preciso ajudar a massa de concreto a penetrar em todos os pontos da frma, e que seja compactado adequadamente, e isso especialmente difcil quando as frmas apresentam geometria complexas e o concreto de consistncia seca. CNOVAS admite que "no se deve lanar um volume maior de concreto que aquele que possa ser compactado de forma eficaz". (op. cit., p. 128) Quando se concretam peas altas muito freqente que a parte superior das mesmas esteja formada por um concreto mais fluido pelo efeito da gua e da pasta que se eleva ao compact-lo. Devido a esse fenmeno a parte superior da pea apresenta menor resistncia que o resto da mesma. Esse efeito pode ser remediado, empregando-se nas ltimas camadas um concreto de consistncia mais seca do que o resto da pea. Conforme descrito nos passos a seguir, RIPPER, E., indica que "a liberao do lanamento do concreto pode ser feita somente depois da verificao pelo engenheiro responsvel ou encarregado das frmas, armadura e limpeza." (op. cit., p. 32-33) a. A verificao das frmas: se esto em conformidade com o projeto, se o escoramento e a rigidez dos painis so adequados e bem contraventados, se as frmas esto limpas, molhadas e perfeitamente estanques a fim de evitar a perda da nata de cimento. Para limpar peas altas (pilares, paredes, muros de arrimo etc.) devem existir janelas nas bases das frmas, verificando-se se o fundo das peas est bem limpo; isto muito importante para uma boa ligao do concreto com a base (muitas vezes uma camada de serragem de madeira pode isolar completamente a pea das bases); b. Verificao da armadura: bitolas, quantidades e posio das barras de acordo com o projeto, se as distncias entre as barras so regulares, se os cobrimentos satisfazem as condies de projeto, etc.; c. Antes do lanamento do concreto, o armador precisa verificar se no houve deslocamento da armadura, principalmente nas lajes e marquises; e d. Antes e durante o lanamento do concreto, as plataformas de servio devero estar dispostos de modo a protegerem as armaduras de deformaes e deslocamentos. O concreto dever ser lanado logo aps o amassamento, no sendo permitido entre o fim deste e o fim do lanamento um intervalo maior do que uma hora. Com o uso de retardadores de pega, o prazo pode ser aumentado de acordo com as caractersticas e dosagem do aditivo. Em nenhuma hiptese pode-se lanar o concreto com pega j iniciada.

Para manter a homogeneidade do concreto, conforme norma brasileira, a altura de queda livre no pode ultrapassar 2m. Nos casos onde a altura de queda livre maior do que as mencionadas pelas normas RIPPER, E., recomenda que: "para evitar o ricochete de agregados na queda da massa sobre o fundo da pea, que pode resultar em desagregao do concreto, aplica-se por uma janela na base da frma uma camada de argamassa de cimento e areia 1:1 com aproximadamente 2 cm de espessura, que servir como amortecedor da queda e como envolvimento dos agregados, que caem antes da argamassa do concreto, por serem mais pesados". (ibid., p. 33-34) O lanamento se faz em camadas horizontais de 10 cm a 30 cm de espessura, conforme se trate de lajes, vigas ou muros. Durante o lanamento inicial do concreto nos pilares e paredes, um carpinteiro deve observar a base da frma, se a junta entre a frma e o concreto existente no penetra nata de cimento, que pode prejudicar a qualidade do concreto na base destes elementos da estrutura. Em caso de acontecer este vazamento de nata de cimento, deve-se aplicar papel molhado (sacos de cimento) para impedir a continuao do vazamento.

4.4.2 Adensamento:

A finalidade do adensamento do concreto, tambm conhecido como compactao, alcanar a maior compacidade possvel do concreto. O meio usual de adensamento a vibrao. Quando o concreto recm colocado na frma, pode haver um volume de bolhas de entre 5 % a 20 % do volume total. Os volumes maiores em concretos de alta trabalhabilidade e os menores nos concretos mais secos, com menor abatimento. A vibrao tem o efeito de fluidificar o componente argamassa da mistura diminuindo o atrito interno e acomodando o agregado grado tentando diminuir o chamado efeito parede (fig. 9). A vibrao expele-se quase todo o ar aprisionado, mas, normalmente, no se consegue a expulso total desse ar.

Segundo COUTINHO apud HELENE (1986):

"por efeito parede entende-se a movimentao de argamassa para junto de superfcies contnuas limites que

restringem o concreto, tais como frmas e armaduras. Essa movimentao s pode ser conseguida custa do empobrecimento da massa do interior do concreto". (op. cit. p. 23)

A vibrao deve ser aplicada uniformemente em toda a massa do concreto, pois de outra forma, partes estariam pouco adensadas e outras poderiam estar segregadas devido ao excesso de vibrao. No uso de vibradores de imerso, eles devem ser introduzidos na massa de concreto em posio vertical ou pouco inclinada, para no prejudicar o funcionamento dos mesmos mas nunca com inclinao maior do que 45 em relao vertical. A durao de vibrao depende da plasticidade do concreto, garantindo uma boa mistura de agregados, mas deve-se evitar uma durao longa demais, que pode provocar uma desagregao do concreto.

Fig. 9 Efeito parede (COUTINHO, apud HELENE, 1986)

CNOVAS afirma que "uma vibrao mal feita pode ocasionar problemas no concreto os quais aparecero com sintomas patolgicos diferentes, embora os mais freqentes sejam os ninhos de pedras e bolhas". (op. cit., p.129) s vezes, o vibrador no costura as camadas subjacentes, como requer a boa tcnica de seu emprego; nesse caso, cria-se uma interface entre camadas, de caracterstica pouco uniforme e, em geral, fraca, por estar formada pela argamassa que sobrenadou ao ser vibrada a camada inferior, e ao agregado que foi para o fundo da nova capa que est sendo lanada. Ainda CNOVAS adverte que:

"um efeito indesejvel que tambm pode acontecer durante a vibrao mal efetuada a perda de aderncia do concreto com as armaduras; outro erro, tambm freqente, colocar gua no concreto, pensando que, embora o concreto piore com gua, pode melhorar com a vibrao. Os que assim atuam conseguem concretos muitos estratificados, com excesso de pasta na superfcie e camadas inferiores de muito m qualidade". (ibid., p. 129130)

A baixa qualidade no processo de adensamento do concreto traz como conseqncia a diminuio da resistncia mecnica, aumento da permeabilidade e porosidade e falta de homogeneidade da estrutura. 4.4.3 Juntas de concretagem: O ideal, em toda construo de concreto, que a concretagem seja contnua. Na prtica isso impossvel de conseguir, salvo exceo, e nas obras so muitas as juntas construtivas que preciso deixar, por ter que continuar no dia seguinte, em virtude do trmino da jornada de trabalho, ou por mal tempo, na poca de fortes chuvas, falta de materiais, pouca definio da obra, suspenso da mesma etc. mas, alm dessas interrupes, acontece que uma parte dessas juntas pode ser necessria para evitar que se produzam fissuras de retrao. So dois os problemas que podem apresentar as juntas de concretagem e que podem ser causas de patologias; um a escolha da zona onde vai ser feita a junta, e outro o tratamento a lhe ser dado. No costume dar muita ateno localizao da junta, principalmente porque essa uma soluo improvisada em obra e est geralmente, nas mos de encarregados ou operrios que pouco conhecem da distribuio de esforos nas estruturas. As juntas de concretagem so to importantes que obrigatrio que estejam previstas. Quando no contm no projeto e devem ser realizadas, devem ser feitas nos lugares aprovados pelo engenheiro responsvel pela obra; Como orientao, DIAS, E. M., (1990) indica os seguintes locais para execuo de juntas: a. Pilares: Alguns centmetros abaixo do topo, antes da juno com a viga; b. Vigas: No meio do vo ou no tero mdio; c. Lajes armadas em uma s direo e de pequeno vo: localizadas no meio e na direo normal ao vo. Se localizadas na direo do vo, devem posicionar-se no tero mdio da laje; d. Lajes armadas nas duas direes: dispor a junta no tero mdio (para ambos os vos); e

e. Junta entre laje e a viga: necessrio garantir uma boa ligao e se necessrio, utilizar armaduras adicionais para absorverem as tenses de corte. As juntas criadas por interrupo da concretagem em suportes inclinados devem ser transversais ao eixo do elemento, e dispor de armaduras de costura adequadas para que absorvam os esforos cortantes em sua superfcie (figura 10).

Fig. 10 Juntas de concretagem em suportes inclinados.(CNOVAS, 1988)

O tratamento a ser dado a junta tambm importante. Antes de realizar a unio dos concretos na junta, preciso prevenir os efeitos de retrao e, para isso, esperar o tempo suficiente para que a pea concretada tenha se deformado livremente. A superfcie da junta deve ser tratada, adequadamente, para que a descontinuidade construtiva que a junta cria, no se traduza em descontinuidade estrutural. A primeira medida a ser adotada empregar, de ambos os lados da junta, concretos idnticos. Antes de reiniciar-se o lanamento, deve-se remover da superfcie do concreto endurecido a nata de cimento e fragmentos soltos e limp-la bem. No pintar a rea de contato com nata de cimento, um costume errado e prejudicial para uma boa ligao das duas partes, porque forma uma pelcula alisante e isolante. Quando a interrupo entre as duas concretagens bastante prolongada, recomenda-se aplicar uma fina camada de argamassa de cimentoareia 1:1 imediatamente antes da retomada da concretagem. Quando se trata de peas grandes ou essenciais numa estrutura, ou quando se trata de uma ligao entre o concreto existente de uma construo velha e concreto novo, a junta deve ser tratada com um adesivo especfico base de epxi. 4.4.4 Cura do concreto:

Segundo NEVILLE, "a cura a denominao dada aos procedimentos a que se recorre para promover a hidratao do cimento e consiste em controlar a temperatura e a sada e entrada de umidade para o concreto". (op. cit. p. 325) Para DIAS, "a cura tem como objetivo manter a gua de mistura do concreto no seu interior, at a completa hidratao do cimento". (op. cit., p. 270) Mais especificamente, o objetivo da cura manter o concreto saturado, ou o mais prximo possvel de saturado, at que os espaos da pasta de cimento fresca, inicialmente preenchidos com gua, tenham sido preenchidos pelos produtos da hidratao do cimento at uma condio desejvel. No caso do concreto das obras, quase sempre a cura interrompida bem antes que tenha ocorrido a mxima hidratao possvel. Para conseguir um bom concreto, necessrio no s que este seja bem dosado, bem colocado e bem compactado, como tambm que, durante o tempo de pega e endurecimento do mesmo, o ambiente em que se encontre possua condies adequadas de temperatura e umidade para que as reaes de hidratao se realizem com toda a normalidade e sem criar tenses internas que possam ocasionar efeitos patolgicos que se apresentaro, normalmente, em forma de fissuras superficiais ou profundas, ou em diminuies notveis das resistncias mecnicas. Como a umidade e a temperatura agem como catalisadores das reaes de hidratao, a cura ter como finalidade principal evitar que falte gua ao concreto e que a temperatura seja a adequada durante os primeiros dias que compreendem a pega e o primeiro endurecimento. Os motivos que levam fissurao do concreto ou a que ele no atinja suas resistncias ou as atinja tardiamente, so as seguintes: Temperatura do ar superior massa do concreto; Baixa umidade relativa do ar; e Superfcies de concreto expostas a vento seco e quente. De qualquer forma, conveniente insistir em que os mtodos de cura por meio de molhagem, freqentes no vero, em lugares ensolarados, no so suficientes, a no ser que se cubram os elementos estruturais com sacos que fiquem constantemente molhados. A cura com gua deve ser contnua e durar pelo menos sete dias, embora seja prefervel chegar aos vinte e oito dias. Se a cura com gua feita adequadamente, podem ser evitados problemas que afetaro a estabilidade volumtrica e as resistncias mecnicas do concreto. O no atendimento da cura acarreta diminuio da resistncia final do concreto e possibilidade de aparecimento de fissuras na estrutura.

O rigor na realizao do processo de cura est diretamente ligado ao clima regional, devendo ser bastante cuidadoso em climas quente, seco e com vento. 4.4.5 Desfrma e descimbramento: Para realizar a desfrma e o descimbramento dos elementos estruturais preciso esperar que o concreto tenha uma resistncia adequada para suportar, por si prprio, a ao do seu peso e mais as das sobrecargas que existam sobre ele. Os fundos de vigas, cimbres e apoios devem ser retirados sem vibrao ou golpes na estrutura, recomendando-se que, quando os elementos sejam de certa importncia, sejam empregadas cunhas, caixas de areia etc., para conseguir uma descida uniforme dos apoios. So muito freqentes as falhas produzidas como conseqncia de descimbramento com cargas superiores s estimadas ou quando o concreto ainda no atingiu o endurecimento e resistncias adequadas nas datas previstas, devido influncia de baixas temperaturas ou emprego de cimentos inadequados. Quando esto sendo descimbradas estruturas que tem balanos, preciso planejar muito bem o descimbramento e tomar precaues nos vos prximos aos mesmos; assim, fundamental proceder eliminao dos pontaletes nos vos internos e posteriormente ir tirando os pontaletes de fora para dentro, evitando assim fortes rotaes no balano e possveis fissuras junto seo de engastamento do mesmo. muito importante no eliminar prematuramente os pontaletes nas frmas de escadas, especialmente quando so circulares e esto fixadas unicamente no incio e no fim. Nos encontramos freqentemente com obras que tem um ritmo de construo muito rpido e os meios de escoramentos no so suficientemente abundantes para acompanhar este ritmo construtivo. Essa falta de meios auxiliares pode ser objeto de falhas importantes porque, para seguir concretando, preciso comear a eliminar elementos dos andares inferiores e possvel que o concreto no esteja em condies de suportar sozinho. Se no tiver sido usado cimento de alta resistncia inicial ou aditivos que acelerem o endurecimento, a retirada das frmas e do escoramento no dever dar-se antes dos seguintes prazos: Local da desfrma e descimbramento Faces laterais Retirada de algumas escoras Durao (dias) 03 07

Faces inferiores, deixando-se algumas escoras bem encunhadas Desfrma total, exceto item abaixo Vigas e arcos com vo maior do que 10 m

14 21 28

Tabela 4 Idade de desfrma e descimbramento (RIPPER, E. 1996 p. 37)

4.5 MATERIAIS DE CONSTRUO EM GERAL

O material mais utilizado em estruturas o concreto armado, entendendo-se como tal a mistura ntima de cimento, agregados, gua, eventualmente aditivos e o ao que vai constituir a fibra ou nervo de que o concreto necessita para ser um material estrutural completo. A patologia do concreto armado est, portanto, relacionada patologia dos seus componentes que devero reunir uma srie de caractersticas que impeam a ocorrncia, a curto prazo, de defeitos mais ou menos graves no concreto. Segue-se a apreciao de alguns dos casos mais comuns de utilizao incorreta de materiais de construo: a) utilizao de concreto com fck inferior ao especificado, quer no caso de encomenda errada ou de erro no fornecimento de concreto pronto, quer por erro em concreto virado na prpria obra; b) utilizao de ao com caractersticas diferentes das especificadas, quer em termos de categorias, quer de bitolas; c) assentamento das fundaes em camadas de solo com capacidade resistente ou caractersticas, de uma maneira geral inferior requerida; d) utilizao de agregados reativos, instaurando, desde o incio, a possibilidade de gerao de reaes expansivas no concreto, e potencializando os quadros de desagregao e fissurao do mesmo; e) utilizao inadequada de aditivos, alterando as caractersticas do concreto, em particular as relacionadas com resistncia e durabilidade; e f) dosagem inadequada do concreto, seja por erro no clculo da mesma, seja pela utilizao incorreta de agregados, do tipo de cimento ou de gua.

4.5.1 Cimentos:

O armazenamento adequado do cimento essencial para garantir a conservao de suas boas qualidades e evitar possveis alteraes em suas propriedades que possam ocasionar problemas nos concretos com eles fabricados. Para conservar o cimento devem ser tomadas precaues: o local deve estar completamente seco e contar com estrado de madeira feito com tbuas grossas, 20 a 30 cm acima do solo. A pilha no dever ser constituda de mais de 10 sacos, salvo se o tempo de armazenamento for no mximo 15 dias, caso em que poder atingir 15 sacos. Devem ser evitadas as correntes de ar, principalmente em climas midos. A caracterstica fundamental predominantemente no momento de escolher um determinado tipo de cimento a durabilidade do concreto fabricado com ele; isso obriga a um conhecimento do tipo de obra que vai ser realizada e do ambiente no qual exercer sua funo. No ANEXO 1, consta a classificao dos cimentos nacionais elaborada pela ABNT.

4.5.2 Agregados:

Os agregados empregados na fabricao de concreto no devem ser reativos com o cimento e ser suficientemente estveis diante da ao dos agentes externos com os quais vo estar em contato na obra. Os agregados devem estar isentos de substncias prejudiciais, como corroses, argila, matria orgnica etc., que diminuam sua aderncia pasta de cimento ou que prejudiquem as reaes de pega e endurecimento do concreto. Os limites dessas substncias encontram-se indicados no ANEXO 2. Os agregados no devem reagir com o cimento dando lugar a produtos expansivos que possam criar tenses internas na massa de concreto, que alterem ou diminuam as resistncias mecnicas ou durabilidade dos mesmos. Os agregados diferentes devero ser depositados em plataformas separadas, de modo que no haja possibilidade de se misturarem com outros agregados ou com materiais estranhos que venham prejudicar sua qualidade; tambm no manuseio devero ser tomadas precaues para evitar essa mistura.

4.5.3 gua:

Do ponto de vista patolgico, o emprego no amassamento do concreto de guas no potveis e no recomendadas pela prtica, pode criar problemas a curto e longo prazos. Embora possam provocar efeitos patolgicos no concreto massa, as guas que contm impurezas, dentro de certos limites, no tm importncia e inclusive podem nem aparecer; no acontece o mesmo com as guas utilizadas no concreto armado, onde a existncia de cloretos pode provocar corroses importantes de armaduras alm de manchas e eflorescncias superficiais. Se o emprego de guas no adequadas no amassamento de concretos prejudicial, o problema se torna mais grave na cura dos concretos, em virtude de sua mais ou menos constante renovao. As guas devem ser analisadas quando no se conheam antecedentes de sua utilizao e bom comportamento e no caso de haver dvidas quanto sua idoneidade. A qualidade da gua tem um papel importante: impurezas contidas na gua podem influenciar negativamente a resistncia do concreto ou causar manchas na sua superfcie, ou, tambm, resultar em corroso da armadura. Por essas razes, deve-se dar ateno qualidade da gua para amassamento e para cura do concreto. A gua de amassamento no deve conter matrias orgnicas indesejveis nem substncias inorgnicas em teores excessivos. Os limites dessas substncias e impurezas encontram-se indicados no ANEXO 3.

4.5.4 Aditivos:

Conforme NEVILLE, A. M.: "um aditivo pode ser definido com um produto qumico que, exceto em casos especiais, adicionado mistura de concreto em teores no maiores do que 5 % em relao massa de cimento durante a mistura ou durante uma mistura complementar antes do lanamento do concreto, com a finalidade de se obterem modificaes especficas, ou modificaes das propriedades normais do concreto". (op. cit., p. 251) O motivo do grande crescimento do uso dos aditivos a capacidade de proporcionar ao concreto considerveis melhorias fsicas e econmicas. Essas melhorias incluem o uso em condies nas quais seria difcil ou at impossvel

usar concreto sem aditivos. Eles tambm tornam possvel o uso de uma grande variedade de componentes na mistura. Os aditivos embora nem sempre baratos, no representam necessariamente um custo adicional porque podem resultar economias, como, por exemplo, no custo do trabalho necessrio para o adensamento, na possibilidade de reduo do teor de cimento ou na melhoria da durabilidade sem outras providncias. Deve se lembrar que, embora usados corretamente, sejam benficos para o concreto, os aditivos no so um remdio para a falta de qualidade dos ingredientes do concreto, para propores no adequadas da mistura, ou para despreparo da mo de obra para transporte, lanamento e adensamento. Os aditivos podem ser classificados de diversas maneiras. A classificao dos aditivos e suas caractersticas encontram-se no ANEXO 4. Como normas gerais no emprego de aditivos podemos salientar as seguintes: a. Sempre que possvel deve-se evitar o emprego de aditivos, recorrendo ao uso de materiais, dosagem, fabricao, posta em obra e cura corretas para conseguir concretos com as propriedades desejadas. b. Quando seja necessrio empregar aditivos por motivos particulares, nunca utiliz-los sem realizar ensaios prvios e sem um controle rigoroso de sua dosagem: c. preciso procurar aditivos de boa qualidade e dos quais se tenham referncias, ou seja, que estejam provados na prtica, desconfiando dos fabricantes que fornecem aditivos que s possuem vantagens e servem para tudo. Os aditivos costumam apresentar efeitos secundrios que preciso conhecer e controlar, pois os prejuzos que possam ocasionar talvez sejam maiores que as vantagens que podem trazer. d. Os aditivos escolhidos devem ser protegidos adequadamente. Se em forma de p devem ser conservados em lugares secos evitando a possvel formao de torres por efeito da umidade, bem como a alterao de suas propriedades; quando em estado lquido devem ser protegidos do calor e agitados antes de usar para evitar que as sedimentaes produzidas tirem a uniformidade do aditivo. e. preciso, ao empreg-los, assegurar-se de que esto dentro de seu prazo de validade. f. preciso tomar as precaues indicadas pelo fabricante no caso, pouco freqente, de serem txicos. g. preciso evitar os erros que possam ter origem na confuso de tanto por cento a tanto por mil, por exemplo. h. Sero tomadas precaues para que a repartio do aditivo em toda a massa de concreto seja uniforme pois a falta de homogeneidade pode ocasionar efeitos indesejveis. i. Pode existir incompatibilidade de alguns tipos de aditivos com o aglomerado empregado; assim, um aditivo que d bom resultado com determinado tipo de cimento, no o d com outro, isso refora a necessidade de realizar ensaios prvios em laboratrio antes de optar pelo emprego de um determinado aditivo.

j.

No esquecer que um mau concreto no pode converter-se em bom, pelo emprego de aditivos.

O emprego de vrios aditivos num mesmo concreto pode ocasionar tambm importantes problemas devido as incompatibilidades em sua mistura.

4.5.5 Armaduras:

As barras empregadas como armaduras em concreto armado no devem apresentar defeitos superficiais, fissuras nem bolhas. A fim de evitar possveis erros que ocasionariam efeitos patolgicos, recomendvel empregar em obra o menor nmero possvel de dimetros diferentes e, que esses dimetros, entre si, se diferenciem o mais possvel. Isso pois, quando for previsto o emprego de barras de ao com qualidades diversas (dimetro), devero ser tomadas as necessrias precaues para evitar a troca involuntria. As barras de ao devero ser convenientemente limpas de qualquer substncia prejudicial aderncia, retirando-se as escamas eventualmente destacadas por oxidao. Antes e durante o lanamento do concreto, as plataformas de servio devero estar dispostas de modo a no acarretarem deslocamentos das armaduras. As barras de espera devero ser devidamente protegidas contra a oxidao; ao ser retomada a concretagem devero elas ser perfeitamente limpas de modo a permitir boa aderncia. Por fim, a execuo das obras dever ser a mais cuidadosa a fim de que as dimenses, a forma e a posio das peas e, as dimenses e posio da armadura obedeam s indicaes do projeto com a maior preciso possvel.

4.6 CONTROLE DE QUALIDADE DE EXECUO

Sendo a ltima, esta , talvez, a maior de todas as causas relacionadas com falhas na construo, posto que, se existir controle de qualidade adequado, as causas relacionadas anteriormente, na sua grande maioria, tero substancialmente reduzidas as possibilidades de virem a ocorrer, ou, pelo menos, tero atenuadas suas conseqncias, em termos do quadro patolgico resultante. Na Tabela 5, indica-se as operaes que devem ser controladas, devendo entender-se que aquelas citadas no quadro so as principais e de carter geral,

podendo, consequentemente, existir algumas outras e, inclusive, essas indicadas serem suprimidas por outras, de acordo com o carter particular da obra. Fase de controle de execuo Operaes que se controlam a. Reviso das plantas de projeto e de obra; b. Comprovao de betoneiras, vibradores, equipamentos de transporte, frmas para os corpos de prova, medidas de Segurana etc; c. Andaimes e cimbras; d. Frmas e moldes; e. Dobramento, transpasse e posio de armaduras; f. Previso de juntas; g. Previso de concretagem em tempo frio; h. Previso de concretagem em tempo quente; i. Previso de concretagem sob chuva. a. b. c. d. e. f. a. b. c. d. e. Preparo, transporte e lanamento do concreto; Adensamento do concreto; Juntas; Concretagem em tempo frio; Concretagem em tempo quente; Concretagem sob chuva.

Antes da concretagem

Durante a concretagem

Posterior a concretagem

Cura; Retirada de escoramento e desfrma; Flechas e contraflechas; Acabamento de superfcies; Transporte e colocao de peas prfabricadas; f. Previso das aes mecnicas durante a execuo; g. Reparao de defeitos superficiais.

Tabela 5 Fases de controle de execuo (CNOVAS, 1988 p. 95)

assim uma questo fundamental, um ponto de mxima importncia, a de que, de forma a se diminuir a possibilidade de deteriorao precoce da estrutura, se tenha, durante toda a fase de execuo da obra, a assistncia de um engenheiro tecnologista e se preste total obedincia s Normas, no que diz respeito composio e confeco do concreto.

A limpeza inadequada dos equipamentos antes do uso para transporte do concreto, pode provocar contaminaes ao mesmo, proporcionando queda da resistncia ou manchas. Durante o uso destes equipamentos no processo de concretagem deve-se tomar o cuidado de lav-los periodicamente com jatos de gua, a fim de evitar a formao de pelculas de argamassa endurecida em sua superfcie. A gua utilizada na lavagem no deve permanecer no interior do equipamento.
http://patologiaestrutura.vilabol.uol.com.br/causas.htm

S-ar putea să vă placă și