Sunteți pe pagina 1din 1

A INTERVENO TERAPUTICA OCUPACIONAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E SEUS EFEITOS SOBRE A QUEIXA DE DOR .

SANTOS, A.G.C. anagabriela_cs@hotmail.com ARAJO, R.C.T. ritac@marilia.unesp.br

INTRODUO A alta incidncia de queixa de dor em idosos institucionalizados e a carncia de servios especializados nessas instituies requerem aes pontuais no mbito preventivo e curativo. Diferentes abordagens de expresso corporal juntamente com o recurso da msica so intervenes cujos resultados tm sido investigados. Para possibilitar aos idosos a preveno ou reduo de queixa de dor crnica que a idade pode acarretar, propusemos o uso da expresso e do ritmo como atividades teraputicas no cuidado a essa populao.

OBJETIVO Avaliar os efeitos da aplicao da dana juntamente com a msica para idosos, visando identificar em que medida e extenso o ritmo e a expresso como recursos teraputicos ocupacionais contribuem para tratamento de queixa de dor. MTODO Participaram da pesquisa seis idosos residentes em uma instituio de um municpio do interior do Estado de So Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Mini Exame do Estado Mental (MEEM) FOLSTEIN et al, 1975), que um teste cognitivo breve que permite uma avaliao concisa do estado mental; Questionrio Nrdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) (PINHEIRO; TROCCOLI; CARVALHO, 2002) que foi desenvolvido com a proposta de padronizar a mensurao de relato de sintomas osteomusculares e, assim, facilitar a comparao dos resultados entre os estudos. RESULTADOS E CONCLUSO Aps 32 sesses que totalizaram 40 horas de interveno, os participantes foram novamente submetidos ao (QNSO). Na comparao dos escores obtidos no pr e ps-teste, constatou-se a diminuio da queixa de dor referida nos perodos de 12 meses e sete dias precedentes entrevista, sendo a parte inferior das costas a regio que recebeu maior indicao. Aps a interveno, houve uma reduo de 52 % das dores referidas no perodo de 12 meses precedentes entrevista e de 46% das referidas nos sete dias precedentes. Evidenciou-se tambm uma evoluo positiva do grupo no mbito da expresso corporal, comunicao verbal, interao grupal, motivao e iniciativa no decorrer da interveno . A aplicao da dana e da msica como estratgia teraputica ocupacional no cuidado ao idoso institucionalizado teve efeito satisfatrio sobre a reduo da queixa de dor crnica na populao estudada. Recomenda-se a continuidade do estudo, para a ampliao da amostra e consistncia dos resultados observados, bem como a aplicao da estratgia nos programas de interveno de Terapia Ocupacional no ambiente institucional para idosos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FOLSTEINS, M.F.; FOLSTEIN, S.E.; MC HUGH, P.R. Mini Mental Stabe: a practix al method for grading the cognitive status of pacients for the clininian. J Psychiat Res v12, p189-198, 1975. PINHEIRO, F.A., TROCCOLI, B.T, CARVALHO, C.V. Validao do Questionrio Nrdico de Sintomas Osteomusculares como medida de morbidade. Rev. Sade Pblica , So Paulo, v. 36, n. 3, 2002 . Apoio:

S-ar putea să vă placă și