Sunteți pe pagina 1din 2

Estudantes da Ufam criam jogos para aparelhos celulares

No Programa de Formao Complementar, alunos desenvolvem aplicativos de servios e jogos educativos disponveis na Internet
Manaus, 06 de Agosto de 2011

ANA CELIA OSSAME


Relacionados
06/08/2011 Pequenos empreendedores falam das dificuldades enfrentadas antes de fazer o negcio engrenar 06/08/2011 Identificado as atividades mais procuradas pelos visitantes nacionais e estrangeiros que buscam o Amazonas 06/08/2011 Imprudncia sobre duas rodas em Manaus

Grupo de universitrios que est empenhado em elaborar jogos que beneficiem cada vez mais seus usurios ( Mrcio Silva )

Etiquetas Manaus, Cidades, Cotidiano, Ufam,

Aplicativos para aparelhos de telefone celular Smarthfone que informam aos usurios as frutas da estao e os benefcios delas para o organismo, como consumir o combustvel no seu veculo e ainda um jogo educativo demonstrando a importncia da coleta seletiva esto disponveis na Internet com a marca genuinamente amaznica. So frutos da criao de estudantes de graduao e ps-graduao de cursos como de Engenharia Eltrica e Engenharia da Computao do Centro de Pesquisa e Desenvolvimentp em Tecnologia Eletrnica e da Informao (Ceteli), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Entre os autores esto ex-alunos como Orlewilson Bentes Maia, 27, e Ricardo Erikson Veras de Sena Rosa, 24, ambos agora fazendo doutorado em Engenharia Eltrica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Paulo Renato de Barros Mendona, 23, graduando em Engenharia Eltrica na Ufam. Orlewilson e Erikson desenvolveram, no Programa de Formao Complementar, o aplicativo Eddy - O esquilo e os macacos, um jogo educativo que aborda a importncia da coleta seletiva dentro de um ecossistema. Na historinha, os humanos sujam o parque e os macacos espalham o lixo brincando, at que Eddy sugere a coleta seletiva. O jogo est disponvel no site da empresa Nokia, que tem convnio com a Ufam no Programa de Formao Complementar (ver matria).

(ver matria). MAIS EXPERINCIAS Outro estudante do programa, Paulo Renato Mendonca, 23, graduando em Engenharia Eltrica na Ufam, trabalhou na elaborao de aplicativos como o do Animals puzzle, um quebra-cabea com imagem de animais em extino no Brasil e no da Dengue, que ensina a combater a proliferao do mosquito. Foi sensacional trabalhar nesses aplicativos porque uma tecnologia emergente e focada no mercado regional, disse ele, citando que cada vez mais pessoas esto adquirindo o Smarthfone, aparelho com funcionalidades avanadas. H, ainda, o aplicativo Fuel, que orienta os motoristas sobre como consumir o combustvel do veculo de maneira consciente. O mais interessante, segundo os estudantes, que a Ufam pioneira em trabalhar com a tecnologia para Smarthfone com produtos que chegam ao consumidor final e, alm de proporcionar momentos de diverso, os aplicativos tm mais do que simples joguinhos. So tambm uma bela vitrine do que faz o Ceteli da Ufam.

www.acritica.com.br Acrtica 2010

S-ar putea să vă placă și