Sunteți pe pagina 1din 6

AS RELAES ENTRE O FUTEBOL E A UNIO EUROPEIA

Artigo de Antnio Jos Robalo Cordeiro Professor Universitrio Universidade Lusada Publicado em O Negcio Emergente do Futebol Portugus (Vida Econmica)

Julho de 2000

1. Introduo Os Tratados que, ao longo dos anos, permitiram a construo da Europa Comunitria, sejam o Tratado de Roma (1957), o Tratado da Unio Europeia (1992) ou, mais recentemente, o Tratado de Amesterdo (1997) no incluram nenhuma referncia ao desporto, mesmo quando, com a reforma aprovada em Maastricht em 1992, a Comunidade Econmica Europeia viu as suas competncias alargadas para alm do domnio do econmico, passando a abranger novas reas como a educao, a cultura, a sade pblica, a defesa dos consumidores, o ambiente, passando inclusivamente a designar-se apenas por Comunidade Europeia, perdendo significativamente o adjectivo econmica. Todavia, hoje claro que muitas regras de direito comunitrio se aplicam ao desporto. Tal constatao ficou a dever-se jurisprudncia do Tribunal de Justia das Comunidades Europeias nos Acrdos Walrave, de 12 de Dezembro de 1974, Dona, de 14 de Julho de 1974, e Bosman, de 15 de Dezembro de 1995. Assim, o desporto profissional (o desporto amador est excludo desta realidade, por fora da ausncia de motivaes econmicas) enquanto actividade econmica entendida como a produo ou a distribuio no gratuita de bens ou de servios est abrangido pelas regras comunitrias, o que veio trazer importantes implicaes aos desportistas profissionais (agora considerados como trabalhadores assalariados) e aos clubes que passaram a ser equiparados a empresas, na medida em que efectuam trocas comerciais quando vendem bilhetes de acesso aos espectculos, quando cedem direitos de transmisso televisiva, quando vendem espaos publicitrios nos estdios e nas camisolas ou quando exploram marcas. As regras comunitrias aplicveis ao desporto profissional so fundamentalmente as que esto relacionadas com o funcionamento do Mercado Comum, nomeadamente: o princpio da livre circulao de trabalhadores assalariados: art. 39. do Tratado de Roma (ex art. 48.);

o princpio da liberdade de concorrncia: art. 81. do Tratado de Roma (ex art. 85.).

2. O Acrdo Bosman As decises do Tribunal de Justia no processo C-414/93, desencadeado pelo futebolista belga Jean-Marc Bosman, disseram respeito: s clusulas de nacionalidade dos desportistas profissionais que limitavam o nmero de jogadores estrangeiros nos clubes; s clusulas dos regulamentos de transferncia de desportistas, que implicavam o pagamento de uma verba pelo clube que desejava contratar um jogador no fim do seu contrato.

O Tribunal viria a considerar que tais clusulas eram incompatveis com o princpio da livre circulao de trabalhadores na Unio Europeia, pois impediam, ou pelo menos dificultavam, o exerccio por essa categoria de trabalhadores os desportistas profissionais de um direito fundamental consagrado no Tratado de Roma no seu art. 39. (o de livremente escolherem o pas onde desejam exercer a sua profisso, sem serem alvo de nenhuma discriminao em funo da nacionalidade). O direito comunitrio garante assim igualdade de tratamento entre todos os cidados nacionais dos diferentes Estados-membros no acesso ao mercado de trabalho e em todas as condies de trabalho. A nica situao abrangida pelo Acrdo Bosman foi, todavia, a que se relacionou com a liberdade de transferncia, em final de contrato, dos jogadores profissionais nacionais de um Estado-membro para um clube de outro Estado-membro. Ficaram assim excludos da jurisprudncia Bosman os cenrios que diziam respeito: ao jogador nacional de um pas terceiro transferido desse pas para um clube de um Estado-membro da Unio Europeia;

ao jogador nacional de um pas terceiro transferido de um Estadomembro para outro Estado-membro; ao jogador nacional de um Estado-membro transferido de um clube para outro clube desse mesmo Estado-membro.

Isto, por duas razes: por um lado, o princpio de livre circulao dos trabalhadores, previsto no art. 39. do Tratado de Roma, apenas beneficia os cidados nacionais dos Estados-membros da Comunidade Europeia; por outro, o direito comunitrio no se aplica a situaes puramente internas a um s Estado-membro.

Para alm disso, o facto de o Tribunal no ter aplicado as regras da defesa da concorrncia no caso Bosman porque entendeu que tal no era necessrio, uma vez que j tinha concludo pela incompatibilidade das referidas clusulas de nacionalidade e de transferncia face ao princpio da livre circulao de trabalhadores teve importantes implicaes para o futebol profissional. Na verdade, se o tivesse feito e isso seria possvel, pois as regras de nacionalidade e de transferncia resultam de acordos entre clubes ou entre associaes de clubes, sejam nacionais (a Federao Portuguesa de Nacional), europeias (a UEFA) ou mundiais (a FIFA), que restringem a livre concorrncia no mercado de jogadores, visto que estando os clubes em concorrncia entre si tais acordos limitam o acesso a esse mercado, dado que no livre a contratao em fim de contrato , o mbito de aplicao do Acrdo seria claramente alargado. Porque: todos os jogadores profissionais, independentemente da sua nacionalidade (comunitria ou no), ficariam abrangidos pelo princpio da liberdade de transferncia em final de contrato; apenas ficariam excludas as transferncias internas de jogadores nacionais desse mesmo Estado.

3. Concluso A eventual analogia entre o desporto profissional e a cultura justificaria, para alguns, uma referncia especial no Tratado de Roma, isentando esta actividade da aplicao das regras comunitrias. Invocam, para tal, o princpio da subsidiariedade, segundo o qual, em determinados domnios, a aco da Comunidade s se justifica se a interveno dos Estados no resultar mais eficaz. Ora, o princpio da subsidiariedade s se aplica nas reas da vida comunitria onde existe uma competncia partilhada entre a Comunidade e os Estados como na cultura , e no no domnio das competncias exclusivas da Comunidade como o caso da garantia das liberdades fundamentais de que a livre circulao de trabalhadores precisamente um dos exemplos emblemticos. Afirmam outros que a jurisprudncia Bosman, por si s, responsvel pelo fim da formao dos desportistas pelos clubes mais pequenos, dado que estes estariam impedidos de verem devidamente recompensado esse esforo de formao. O Acrdo serviria assim os interesses dos grandes em detrimento dos pequenos. Quanto a esta crtica, vale a pena relembrar as palavras do prprio Tribunal, que afirmou, no considerando 106 do referido Acrdo: Tendo em conta a considervel importncia social que reveste a actividade desportista, mais concretamente o futebol, na Comunidade, importa reconhecer que os objectivos que consistem em assegurar a manuteno do equilbrio entre os clubes, preservando uma certa igualdade de oportunidades e a incerteza dos resultados, bem como o recrutamento e a formao de jogadores jovens, so legtimos. Compete pois aos clubes, s associaes, s federaes ou aos governos (na incapacidade dos primeiros) encontrar os meios adequados que garantam o processo eficaz de formao de jogadores pelos pequenos clubes. Como vimos, o Tribunal considerou legtimas tais medidas. O que no parece legtimo que o futebol, tendo todos conscincia de que actualmente, para alm de um desporto, cada vez mais um negcio,

possa ficar liberto das regras comunitrias que disciplinam o exerccio das actividades econmicas, muito especialmente das que dizem respeito a direitos fundamentais dos cidados, como precisamente o caso das relativas liberdade de trabalho.

S-ar putea să vă placă și