Sunteți pe pagina 1din 7

(SAS 2010/1)

Questo 12 Analise a imagem e o poema abaixo. VIO O POETA ESTA FORMOSURA, E DESTA SORTE COMEA A ENCARECER SUAS ALTAS PRENDAS. Peregrina Florncia Portuguesa, Se em venda vos puser o Deus vendado, Pouco estima o seu gosto, e seu cuidado, Que, Florncia, por vs no der Veneza. Eu entre a formosura, e a riqueza De um, e outro domnio dilatado, No desejara estado por estado, Mas trocara beleza por beleza. S, Florncia, por vossa flor to pura Um reino inteiro, no uma cidade Deve dar, quem saber amar procura. Em vs do mundo admiro a majestade, Quanto mais que a grandeza e a formosura, Menos a monarquia, que a deidade.
MATOS, Gregrio de. Crnica do viver baiano seiscentista. Rio de Janeiro: Record, 1999. p. 1195. ALEIJADINHO. Sc. XVIII. Nossa Senhora das Dores. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aleijadinho__Nossa_Senhora_das_Dores-1.jpg >. Acesso em: 27 ago. 2010.

O poema e a imagem apresentam, respectivamente, os seguintes aspectos do estilo barroco: a) valorizao da mulher e contraste entre os elementos geomtricos. b) jogo de palavras e dinamicidade dos elementos decorativos. c) bucolismo e negao dos smbolos cristos. d) linguagem clara e objetividade estilstica. QUESTO 13 Leia o trecho abaixo. Minha bela Marlia, tudo passa; a sorte deste mundo mal segura; se vem depois dos males a ventura, vem depois ao poder do mpio fado: Apolo j fugiu do cu brilhante J foi pastor de gado. [...]
GONZAGA, Toms Antnio. Lira XIV. In: RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira. So Paulo: EDUSP, 1995. p. 254.

O excerto, cuja autoria de Toms Antnio Gonzaga, pertence ao livro Marlia de Dirceu, uma importante obra do Arcadismo brasileiro. Destaca-se, no referido trecho, a seguinte caracterstica da poesia rcade: a) pastoralismo e aluso mitologia clssica. b) cultismo e carpe diem como princpio moral. c) conceptismo e uso de linguagem rebuscada. d) fugere urbem e bucolismo como ideal de vida. Analise a imagem e o poema abaixo.

LANCRET, Nicolas. Sc. XVIII. The Dancer Camargo. Disponvel em: <http://cgfa.acropolisinc.com/l/p-lancret3.htm>. Acesso em: 27 ago. 2010.

LIRA XXIII 1 Num stio ameno, Cheio de rosas, De brancos lrios, Murtas viosas; 2 Dos seus amores Na companhia, Dirceu passava Alegre o dia. 3 Em tom de graa, Ao terno amante Manda Marlia Que toque e cante. 4 Pega na lira, Sem que a tempere, O poema e a imagem destacam a a) ornamentao religiosa. b) representao esttica. c) exaltao da natureza. d) exuberncia mstica.

A voz levanta, E as cordas fere. 5 Cos doces pontos A mo atina, E a voz iguala voz divina. 6 Ela, que teve De rir-se a idia, Nem move os olhos, De assombro cheia. 7 Ento Cupido Aparecendo, bela fala, Assim dizendo:

8 Do teu amado A lira fias, S por que dele Zombando rias? 9 Quando num peito Assento fao, Do peito subo lngua e brao. 10 Nem creias que outro Estilo tome, Sendo eu o mestre, A ao teu nome.

GONZAGA, Toms Antnio. Marlia de Dirceu. Rio de Janeiro: Garnier, 1992. p. 83-85.

QUESTO 15 Uma das etimologias sugeridas para barroco a de uma prola irregular, algo criado por algumas camadas excretadas por uma ostra em torno de um invisvel e ntimo gro de areia. Como essa prola, o barroco oferecia aos artistas a possibilidade mgica de revelar por meio da ocultao, de tomar um conceito ou uma forma e rodelo com outras formas ou conceitos, de modo que, atravs de muitas camadas de lustre, movimento, imagem e contoro, poderamos intuir, mas nunca inteiramente compreender, a idia central em toda a sua complexidade.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 244.

Segundo Manguel, a arte barroca busca expressar a) temas regulares, com simplicidade formal e clareza na composio artstica das formas. b) uma revelao, visto que apresenta plasticidade funcional e valorizao de espaos planos. c) uma imagem linear, desprovida de exageros formais, decorativos e representaes ornamentais.

d) vrias camadas de sentido, o que leva mais a uma intuio da arte do que a sua compreenso clara e plena. QUESTO 16 Analise a imagem e o poema abaixo. DESENCANTO Eu fao versos como quem chora De desalento... de desencanto... Fecha o meu livro, se por agora No tens motivo nenhum de pranto. Meu verso sangue. Volpia ardente... Tristeza esparsa... remorso vo... Di-me nas veias. Amargo e quente, Cai, gota a gota, do corao. E nestes versos de angstia rouca Assim dos lbios a vida corre, Deixando um acre sabor na boca. - Eu fao versos como quem morre.
BANDEIRA, Manuel. Os melhores poemas. So Paulo: Global, 1988. AMOEDO, Rodolfo. Juliette, 1914. Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br> . Acesso em: 27 ago. 2010.

Na imagem e no poema, h a predominncia das seguintes caractersticas estticas do gnero lrico: a) objetividade e racionalidade. b) emotividade e subjetividade. c) funcionalidade e dramaticidade. d) experimentalismo e espontaneidade. (SAS 2009/1) QUESTO 7 Em 1601, publicou-se o poema Prosopopia. So 94 oitavas dedicadas narrao dos feitos de herosmo do donatrio da capitania de Pernambuco. O autor da obra e a personagem histrica a cujos feitos ele faz referncia so, respectivamente, a) Bento Teixeira e Jorge de Albuquerque Coelho. b) Cludio Manuel da Costa e Domingos Jorge Velho. c) Padre Antnio Vieira e Diogo lvares Correia. d) Padre Manuel da Nbrega e Matias de Albuquerque. Leia o poema abaixo e responda s questes de 8 a 10. SONETO XIV Quem deixa o trato pastoril, amado, Pela ingrata, civil correspondncia, Ou desconhece o rosto da violncia Ou do retiro a paz no tem provado. Que bom ver nos campos trasladado No gnio do Pastor, o da inocncia! E que mal no trato, e na aparncia Ver sempre o corteso dissimulado! Ali respira amor sinceridade; Aqui sempre a traio seu rosto encobre; Num s trato a mentira, outro a verdade. Ali no h fortuna que soobre; Aqui quanto se observa, variedade: Oh ventura do rico! oh bem do pobre!
COSTA, Cludio Manuel da. Soneto XIV. Disponvel em: <http://www.revista.agulha.com.br/cmc_html>. Acesso em: 20 set. 2009.

QUESTO 8 O poema ao lado apresenta alguns temas poticos do Arcadismo. Dentre eles, destacam-se a) o viver materialmente simples e a religiosidade.

b) o equilbrio e o excessivo sentimentalismo. c) o racionalismo e as inverses sintticas. d) o bucolismo e a fuga da cidade. QUESTO 9 No poema, o sujeito potico a) caracteriza tanto o campo quanto a cidade de modo negativo. b) expressa valores positivos em relao ao modo de vida urbano. c) associa sentimentos positivos em relao ao modo de vida rural. d) enaltece o modo de vida urbano em detrimento do modo de vida rural. QUESTO 10 Em termos estruturais, o poema: a) constitui um soneto em versos livres. b) comporta uma anttese no ltimo verso. c) apresenta uma hiprbole no primeiro verso. d) possui rimas cruzadas (ABAB) em todos os versos. QUESTO 11 LIRA XIV Minha bela Marlia, tudo passa; A sorte deste mundo mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraa. Esto os mesmos Deuses Sujeitos ao poder do mpio Fado: Apolo j fugiu do cu brilhante, J foi pastor de gado.
GONZAGA, Toms Antnio. Marlia de Dirceu. Rio de Janeiro: Garnier, 1992. SANZIO, Rafael. O parnaso (detalhe), 1509-10. Disponvel em: <http://3.bp.blogspot.com/__d2B9sUpUVU/Sm9bqgIL-EI/AAAAAAAAQA/ 31R_HSbejcI/s400/parnassa.jpg>. Acesso em:18 set. 2009.

A caracterstica do neoclassicismo predominante no fragmento e na pintura est centrada na ideia de: a) preocupao com a imprevisibilidade da vida. b) negao da razo ao privilegiar temas mticos. c) retomada de temas da mitologia greco-romana. d) emotividade na representao das relaes afetivas. Compare as obras abaixo para responder s questes 12 e 13. AO BRAO DO MESMO MENINO JESUS QUANDO APPARECEO O todo sem a parte no todo, A parte sem o todo no parte, Mas se a parte o faz todo, sendo parte, No se diga, que parte, sendo todo. Em todo o Sacramento est Deus todo, E todo assiste inteiro em qualquer parte, E feito em partes todo em toda a parte, Em qualquer parte sempre fica o todo. O brao de Jesus no seja parte, Pois que feito Jesus em partes todo, Assiste cada parte em sua parte. No se sabendo parte deste todo, Um brao, que lhe acharam, sendo parte, No disse as partes todas deste todo.

MATOS, Gregrio de. Poesias selecionadas. Rio de Janeiro: FTD, 1992. p. 27.

VALENTIM, Mestre. Figura da Virtude, s.d. Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopediaIC/index.cfm?fuse action=artistas_biografia&cdverbete=902&cd_idioma=28555>. Acesso em: 18 set. 2009.

QUESTO 12 As obras barrocas acima expressam a seguinte caracterstica temtica: a) forte presena da religiosidade. b) harmonia do homem com o meio natural. c) pessimismo diante da vida. d) retomada dos elementos nacionais. QUESTO 13 O recurso composicional predominante nas duas obras acima a) simplicidade formal. b) retomada das formas clssicas. c) apaziguamento dos contrastes na forma. d) apreo pelo detalhe e pelo rebuscamento. (SAS 2008/1)
Observe a escultura e o texto abaixo para responder s questes 9, 10, 11 e 12. A escultura tambm ser usada na questo 14.

A CHRISTO S. N. CRUCIFICADO ESTANDO O POETA NA LTIMA HORA DE SUA VIDA Meu Deus, que estais pendente em um madeiro, Em cuja lei protesto de viver, Em cuja santa lei hei de morrer Animoso, constante, firme, e inteiro. Neste lance, por ser o derradeiro, Pois vejo a minha vida anoitecer, , meu Jesus, a hora de se ver A brandura de um Pai manso Cordeiro. Mui grande vosso amor, e meu delito, Porm pode ter fim todo o pecar, E no o vosso amor, que infinito. Esta razo me obriga a confiar, Que por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor me salvar.
MATOS, Gregrio de. Poesias selecionadas. So Paulo: FTD, 1993. p. 17. BERNINI, Gianlorenzo. O xtase de Santa Tereza. 1645-52. Disponvel em: <http://www.actlab.utexas.edu/~chelsea/images/berniniTeresa1.jpg>. Acesso

QUESTO 9 A escultura e o texto, juntos, fazem referncia a qual tema recorrente no Barroco? a) Stira b) Religiosidade c) Cotidiano d) Amor QUESTO 10 O contraste est presente na escultura e no texto, respectivamente, por meio dos pares: a) espao cheio e espao vazio; viver e morrer. b) formas ovais e circulares; conflito e amor. c) linhas curvas e linhas retas; confiar e salvar. d) luz e sombra; fim e infinito. QUESTO 11 A expresso de Santa Tereza e o apelo do poeta antes de morrer conferem, s duas obras, um estilo a) dramtico. b) profano. c) satrico.

d) pico. QUESTO 12 Ao longo do poema, o eu lrico expressa, principalmente, a) a contradio entre o amor e o delito. b) a esperana da salvao divina. c) a viso de Cristo crucificado. d) o sofrimento por seus pecados. Observe a estrofe e a pintura abaixo. Elas sero usadas na questo 13. A pintura tambm ser usada na questo 14. CARAMURU CANTO VI ESTROFE XLII Perde o lume dos olhos, pasma e treme Plida a cor, o aspecto moribundo; Com mo j sem vigor, soltando o leme, Entre as salsas espumas desce ao fundo. Mas na onda do mar, que, irado, freme, Tornando a aparecer desde o profundo, Ah! Diogo cruel! disse com mgoa, E sem mais vista ser, sorveu-se na gua.
DURO, Santa Rita. Caramuru: poema pico do descobrimento da Bahia. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1977. p. 87.

Vocabulrio: moribundo: que est morrendo salsas: salgadas freme: vibra, ruge

QUESTO 13

Moema, personagem indgena do poema pico Caramuru, apaixonada pelo colonizador Diogo lvares, serviu de inspirao para a pintura de Vtor Meirelles. Pensando nisso e na relao entre a estrofe e a pintura, CORRETO afirmar: a) Na pintura e na estrofe, h elementos que remetem presena de Diogo. b) O contraste entre Moema e a paisagem forte na estrofe e na pintura. c) A estrofe e a pintura colocam em primeiro plano a figura feminina. d) A posio social de Moema destacada na estrofe e na pintura. QUESTO 14 A escultura O xtase de Santa Tereza e a pintura Moema apresentam, como pontos de aproximao,

a) o aspecto fsico lnguido. b) a conseqncia do amor divino. c) a ambientao das personagens em um espao terreno. d) as personagens colocadas em uma linha diagonal acentuada.

S-ar putea să vă placă și