Sunteți pe pagina 1din 3

Como criar senhas seguras com cdigos MUNGE

Por Nilton Kleina Fonte: www.tecmundo.com.br/11363-Como-criar-senhas-seguras-com-codigos-MUNGE.htm Quinta-Feira 7 de Julho de 2011


Fuja de sequncias simples ou bvias e crie um cdigo indecifrvel para seus cadastros! A senha um dos mecanismos mais importantes na rea de segurana digital. Voc a utiliza desde em pginas bsicas, como fruns, jogos de RPG, sites de compras online e redes sociais at para seus emails e sites de bancos. Ter uma senha muito bvia e fcil de ser descoberta ao saber um pouco sobre voc, portanto, um pssimo negcio. Ao evitar colocar sua data de aniversrio, dgitos do nmero de telefone ou nomes de parentes prximos, entre vrias outras escolhas simples, voc protege seus dados e no corre tanto risco em ter suas contas acessadas por invasores indesejados. s vezes, dependendo da capacidade do hacker, nem sequncias de palavras simples podem sobreviver aos ataques.

O Tecmundo j publicou alguns artigos sobre o assunto, como um guia para senhas seguras e o melhor jeito de gerenciar seus cdigos no computador. Ainda assim, nunca demais falar sobre segurana virtual e proporcionar uma ajuda a quem no consegue montar uma senha que pode ser considerada o enigma perfeito. Para isso, vamos conhecer e aprender sobre o sistema de cdigo MUNGE, um dos grandes mtodos para criar sequncias que s voc vai saber o que significam.

Mas o que isso?


Antes de iniciar a criao de senhas com esse processo, nada mais justo do que saber do que se trata. O munge um termo que significa o ato de criar um cdigo seguro e forte atravs da substituio de caracteres. A palavra, muitas vezes, surge como uma sigla para Modify Until Not Guessed Easily (modificada at no ser

adivinhada facilmente, em traduo livre). Para isso, utilizado um sistema de escrita que lembra bastante um mtodo mais bsico da linguagem l33t, o famoso cdigo de substituio de letras. A palavra facilmente confundida com mung, outro termo da rea da computao, que diz respeito ao ato de modificar a estrutura de algo at destru-lo.

O processo de criao
Na maioria dos sites que exigem senhas, o cdigo pode ser composto por trs tipos de caracteres: letras (em caixa alta ou baixa), nmeros e smbolos. O mais comum utilizar apenas os dois primeiros, sem procurar teclas como @, \ e _, por exemplo. No existe um alfabeto oficial para criar senhas com cdigos MUNGE. O que vale aqui sua criatividade e, claro, sua memria para no esquecer as substituies feitas. Para comear, vale utilizar uma base, com smbolos e nmeros que lembram a forma de letras:

Antes de criar seu cdigo, comece com um alfabeto bsico. (Fonte da imagem: Wikipdia) Aps voc se acostumar, pode criar uma tabela prpria, tornando seu cdigo ainda mais seguro e difcil de ser descoberto.

Segurana mxima
Com o MUNGE, at senhas extremamente simples podem se tornar cdigos muito difceis de serem acertados. Procure substituir os caracteres mais fceis, um por vez, at que toda a sequncia esteja codificada. O que era antes baixaki123, por exemplo, pode virar um 8@1x@k1i2e. Ou seja, alm de ter que acertar sua senha, por mais simples que ela seja, o invasor precisa tambm adivinhar a troca de letras e smbolos que voc utilizou! Para isso, o ideal fugir do bvio at na escolha da substituio de caracteres. Ao invs de apenas trocar a letra i por um 1, crie seu prprio cdigo ao utilizar a letra L minscula, que possui um formato bastante similar em vrias fontes utilizadas por sites na internet. Quando duas letras se repetem, possvel adicionar um 2 e excluir um dos toques, indicando a sequncia igual. Uma s palavra pode se tornar um cdigo secreto: cachorro, por exemplo, pode virar c@c402r0. Para realmente surtir algum efeito, procure fazer duas modificaes, no mnimo.

No aposte todas as fichas


Apesar da facilidade em criar uma senha com a substituio a partir da tabela de cdigos MUNGE, essa pode no ser a melhor forma de segurana para suas senhas. Mtodos como o de fora bruta, que a descoberta por tentativa e erro de todas as sequncias possveis, podem ser bem menos eficientes nesse caso, mas ainda h metodos para que sua sequncia seja descoberta da mesma forma.

Desse modo, prefervel criar uma sequncia realmente aleatria, combinando smbolos, nmeros e letras em qualquer ordem que apenas voc conhea e que no esteja presente em documentos de identificao ou outros objetos do seu cotidiano. A sim, dificilmente sua senha cair em mos erradas. ... Seja com cdigos MUNGE ou outros mtodos para mascarar sua senha, o importante no compartilh-la, buscar uma sequncia longe de obviedades e, claro, que seja fcil de ser lembrada. Invases virtuais podem comprometer anos de jogatina ou perfis cuidadosamente montados em redes sociais. Antes de realizar um cadastro, mesmo que seja em uma pgina que voc pouco acessa, esteja sempre atento e coloque a segurana virtual em primeiro lugar.

S-ar putea să vă placă și