Sunteți pe pagina 1din 7

CHAMO-ME...

Galileu Galilei
A Histria reconheceu-me como o pai da cincia moderna.
Guilherme de Almeida
(texto)

Jorge Miguel
(ilustrao)

Chamo-me...

Galileu Galilei

Texto Guilherme de Almeida Ilustraes Jorge Miguel Ttulo Galileu Galilei Impresso GRAFO, S.A. ISBN: 978-972-650-820-5 2. edio DE-2886-0209 Dezembro 2009 Direitos reservados para a lngua portuguesa Didctica Editora, S.A. Av. de Berna, n. 31, 2. Esq. 1069-054 LISBOA

proibida a reproduo total ou parcial desta obra atravs de qualquer recurso ou procedimento, entre os quais a impresso, a reprografia, o microfilme, o tratamento informtico, ou qualquer outro sistema, sem autorizao por escrito da editora.

Ol
Nasci em Pisa, na Itlia, e distingui-me como fsico, matemtico, astrnomo e filsofo. A minha vida decorreu entre a segunda metade do sculo XVI e a primeira metade do sculo XVII. Vivi num tempo em que se tinha desenvolvido na Itlia uma nova maneira de ver o Homem e a natureza, recuperando o interesse pela cultura clssica grega e romana. Foi uma onda de entusiasmo pelo saber e pelas descobertas, com avanos notveis nas artes, cincias e filosofia. Este movimento espalhou-se por toda a Europa e ficou conhecido como Renascimento. Concebi novos modos de pensar e de investigar. Conclu que as leis da natureza esto escritas na linguagem da matemtica e criei um mtodo de trabalho inovador: combinei as experincias com medies cuidadosas, registos e clculos. Fui o pioneiro do mtodo cientfico moderno. Dizem que fui o primeiro fsico experimental. As minhas descobertas com o telescpio contriburam decisivamente para fazer cair a teoria geocntrica do Sistema do Mundo (chamava-se Sistema do Mundo ao que no futuro passaram a chamar Universo). Com os meus trabalhos fiz avanar a fsica, as cincias dos materiais e a astronomia. Muitas das minhas concluses desagradaram Igreja Catlica, que tinha imenso poder e entendeu que as minhas descobertas contrariavam a opinio de velhos sbios e a interpretao literal da Bblia. Apesar de eu ser catlico e crente fervoroso toda a minha vida, fui advertido em 1616 e condenado em 1633 por uma comisso nomeada pelo Papa Urbano VIII. No entanto, muitos anos mais tarde, acabaram por me dar razo. A Histria reconheceu-me como o pai da cincia moderna.

4 / Chamo-me...

Os meus primeiros tempos


O meu nome de baptismo Galileo Galilei, mas em portugus sou conhecido como Galileu Galilei. Como j adivinharam, Galilei o meu apelido de famlia. Vim ao mundo em Pisa, na Itlia, a 15 de Fevereiro de 1564. A cidade de Pisa est voltada para o Mediterrneo, numa regio da Itlia chamada Toscnia. Pisa no fica muito longe de Florena, capital da Toscnia. A cidade onde nasci continua a ser conhecida pela sua caracterstica torre inclinada, que comeou a ser erguida em 1173 e foi acabada em 1350. A torre de Pisa foi construda bem alinhada na vertical, mas o terreno por baixo dela cedeu, dando-lhe a inclinao que todos conhecem. Os meus pais no eram ricos, mas as famlias de ambos tinham sido nobres e prsperas quatro geraes atrs. No entanto, os tempos difceis e outros infortnios empobreceram os meus antepassados directos. O meu pai chamava-se Vincenzo Galilei (1520-1591), era professor de Msica e hbil tocador de alade. Tinha talento para a Matemtica e era um esprito curioso, qualidades que certamente herdei. A minha me, Giulia

Galileu Galilei / 5
Ammannati (1538-1620), era uma mulher de inteligncia viva, mas, no posso evitar diz-lo, tinha mau feitio e era conflituosa. Dela devo ter herdado o meu esprito rebelde e desafiador, assim como a minha intolerncia estupidez. Tive dois irmos e quatro irms, todos mais novos do que eu. Trs deles, um rapaz e duas raparigas, morreram ainda na infncia, o que era uma fatalidade frequente no meu tempo. Desde cedo manifestei aptides para a matemtica e para a mecnica. Com o meu pai aprendi msica e canto. Tambm no era desajeitado para o desenho. Quando eu tinha 8 anos a minha famlia mudou-se de Pisa para Florena, a cidade onde o meu pai tinha nascido, mas ainda fiquei dois anos em Pisa com um parente da minha me que se chamava Muzio Tedaldi. Aos 10 anos fui para junto dos meus pais, em Florena, e tive Jacopo Borghini como tutor durante um ano. Nessa altura entenderam que eu j tinha idade suficiente para ser educado num mosteiro. Com 11 anos fui enviado para o mosteiro jesuta de Santa Maria, em Vallombrosa, a 33 km de Florena. A aprendi latim, grego e lgica.

Uma questo de vocao


A vida calma, solitria e simples no mosteiro comeou a agradar-me. Dei comigo a pensar seguir uma vida de monge e tornei-me novio. Tomada esta deciso, anunciei ao meu pai que queria ser monge. Foi uma tempestade l em casa! claro que no era exactamente isso que o meu pai queria para mim. Fui imediatamente retirado do mosteiro e passei a estudar numa escola dirigida por monges, em Florena, at aos 16 anos. Fui depois encaminhado para Medicina, o curso que o meu pai queria que eu seguisse.

6 / Chamo-me...

S-ar putea să vă placă și