Sunteți pe pagina 1din 1

Jornal OCIDENTE Setembro de 2011

Sintra / Santa Maria e S.Miguel

Cultura

15

Senhora do Cabo Espichel


vai deixar Sintra
Depois de um ano em Sintra, Freguesia de Santa Maria e S.Miguel a imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel vai ser entregue no dia 17 de Setembro a S.Vicente de Alcabideche, prometendo voltar dentro de 26 anos, em 2036. At l, tempo para festejar e comemorar com um conjunto de actividades e iniciativas que culminam, na despedida, com a tradicional procisso do Parque da Liberdade para a Igreja co-Paroquial de S.Miguel.
As festas de Nossa Senhora do cabo Espichel so tambm denominadas de festas dos solteiros, porque devem ser eles [solteiros] a organizar e dinamizar as festas afinal, daqui a 26 anos e j em condio de casados sero eles a organizar o evento, explicou ao Jornal OCIDENTE, Hermnio Santos, da Comisso Organizadora das Festas que envolve 58 pessoas. O responsvel diz que a organizao est a correr muito bem, j que o envolvimento de todos tem sido importante, sublinhando a grande dignidade que os festejos de Nossa Senhora do Cabo Espichel merecem de todos, embora a situao de crise econmica que o pas atravessa, tenha obrigado a repensar objectivos e estratgias, como a reduo de iluminao decorativa, prevista somente para duas das principais artrias, quer na recepo, quer agora, na despedida da imagem. Eduardo Biscaia considera que as festas dependem de um esforo muito grande de Comisso, para que tudo se possa realizar sem problemas. Alis, dentro do bom nome de Sintra, as festas vo ser um sucesso, refere este membro da Comisso de Festas. Opinio partilhada tambm por Guilherme Duarte: So festas seculares, que esto no corao dos sintrenses, que arrastam milhares de pessoas e tambm muitos sentimentos, j que se realizam somente de 26 em 26 anos. S. Miguel. A solene entrega da Veneranda Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel Freguesia de S. Vicente da Alcabideche ter lugar na tarde do dia 17 e a despedida at 2036. Ser precisamente o incio de um novo ciclo de 26 anos, que envolve oito freguesias do concelho de Sintra (Almargem do Bispo, Belas Montelavar, Rio de Mouro, So Pedro de Penaferrim, So Joo das Lampas, So Martinho e Terrugem). Nas actividades ldico-culturais esto includos o II Cortejo Equestre de Sintra (dia 3), o I Passeio de BTT (dia 4), o VII Cortejo Regional de Sintra (dia 4), o IV Desfile de Veculos com Histria no Centro Histrico de Sintra (dia 10) e o III Festival de Folclore Saloio (dia 11). O programa musical, a realizar nos palcos instalados no arraial, conta com as actuaes de Mickael Carreira, do grupo Tayti, Ruth Marlene e da banda ris, para alm dos grupos ONE 41, Tempos dOuro, Ex-Tintos, Diamantes Negros e grupos de msica popular portuguesa. Sero, tambm, organizadas festividades profanas como as tradicionais quermesses, no terreiro da Igreja co-Paroquial de S.Miguel e Quinta de Santo Antnio, onde actuaro bandas de msica, ranchos folclricos e corais de msica popular tradicional. (Ver programa na pgina 16)

So Joo das Lampas Festas de Nossa Senhora da Sade A cantora Adelaide Ferreira a grande atraco das Festas em Honra de Nossa Senhora da Sade, que se realizam entre 2 e 7 de Setembro na freguesia de So Joo das Lampas (Sintra). As festas comeam em palco com o grupo The Famous Comission Band, mas h um conjunto de iniciativas que passam pela actuao de Ranchos Folclricos, Bandas Filarmnicas, msica popular, teatro, bailes, tarde desportiva para crianas e uma sesso de fogo de artifcio, no domingo. A 10 de Setembro, o destaque vai para a realizao da 35. Mini Meia Maratona de So Joo das Lampas, considerada uma das provas de referncia, a nvel nacional.

Ficha Tcnica
Director Jorge Tavares jorgetava@gmail.com 963 964 040 Redaco Ana Maria Rodrigues, Ana Marreiros, Joo Paulo Teixeira, Rui Cames, Rui Oliveira, Solange Henriques Rua das Eiras, 10-B Mem Martins 2725-294 Mem Martins geral@radioocidente.pt Telef: 214 036 154 218 000 303 Rdio OCIDENTE ONLINE Artur Barral, Fernando Mateus, Hugo Saraiva, Jorge Lima, Jorge Manuel Cardoso, Lilia Sebastio Mota, Joo Antunes, Marinela Tavares, Miguel ngelo, Nuno Cachucho, Nuno Diogo, Pedro Esteves, Paulo Barulho Marketing / Publicidade Maria Gaspar 916 386 599

Ano de 1410 Tradio Secular


monta ao sculo XIII. s primeiras devoes seguiu-se um perodo de reduzido nmero de presenas no Cabo Espichel, bero do culto a Nossa Senhora, que em 2010 acolhida, em Sintra, na Freguesia de Santa Maria e S. Miguel. A ida ao Cabo Espichel, no ano de 1410, do saloio de Alcabideche e da mulher da Caparica fez renascer o culto a N. S. do Cabo Espichel. Foi ento erigida uma capelinha. Em 1414 D.Joo I fez doao do stio do Cabo Espichel para o culto, sendo naquele ano erecta a Ermida da Memria. O Giro dos Saloios ou Giro do Termo de Lisboa comeou em 1431 por vontade de trinta freguesias da margem Norte do rio Tejo. No primeiro quartel do sculo XVIII quatro freguesias deixaram de pertencer Confraria de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Do sculo XIX e anteriores chegaram aos nossos dias apenas as Loas de 1804, ento designadas Louvores que offerecem os festeiros da freguezia de Santa Maria de Cintra, a de 1830, intitulada Loa dedicada a N. Senhora do Cabo, repetida por tres anjos de Santa Maria de Cintra, e So Miguel e a do ano seguinte, que no cabealho a apresenta como Cnticos devotos, com que os Festeiros, e Povo das Freguezias de Santa Maria, e S.Miguel da Villa de Cintra conduzem no dia 10 de Maio de 1831 a prodigiosa Imagem de Nossa Senhora do Cabo ao seu prprio Templo do Cabo Espichel.

O culto a Nossa Senhora do Cabo Espichel re-

Destaque de actividades e iniciativas


As cerimnias religiosas envolvem a celebrao de Eucaristias na Igreja co-Paroquial de S. Miguel, sendo a do dia 4 de Setembro presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, e a Eucaristia campal do dia 11 ser realizada no Parque da Liberdade, a partir das 10h00, sendo seguida, de uma grandiosa procisso daquele recinto para a Igreja co-Paroquial de

publicidade@radioocidente.pt

Design / Paginao Designer Grfico: Victor Duziteo Impresso na Empresa Grfica Funchalense, SA Morelena Pro Pinheiro (Sintra)

geral@radioocidente.pt

www.radioocidente.pt

Tiragem: 10 mil exemplares Depsito Legal: 332891/11


www.radioocidente.pt Rdio Ocidente

S-ar putea să vă placă și