Sunteți pe pagina 1din 1

Disciplina: Fundamentos da Msica Prof: rica Gomes Turma: 1 ano de Arte-Educao Acadmicos: Emanueli Kingerinski de Campos, Sieglynnd Stock,

Marlon Kelvin Fernandes Laroca, Jssica Aim Portelinha Souza, Marta Maria de Almeida, Masa Ribeiro. Das diversas definies de harmonia: Harmonia: Conjunto de sons dispostos em ordem simultnea (concepo horizontal da msica. (Med, B., 1996.) A harmonia ocorre quando duas ou mais notas de diferentes sons no ouvidas ao mesmo tempo, produzindo um acorde. Os acordes so de dois tipos: consonantes, nos quais as notas concordam umas com as outras, e dissonantes, nos quais dissoam em maior e menor grau, trazendo o elemento de tenso frase musical. Usamos a palavras harmonia de duas maneiras: para nos referirmos seleo de notas que constituem determinado acorde e, em sentido lato, para descrevermos o desenrolar ou a progresso dos acordes durante toda uma composio. (Bennet, R., 1986.) Harmonia (gr. ajustamento, donde juno, acordo, montagem, justa proporo; proporo entre as partes de um todo) 1. Em termos musicais a harmonia a combinao de notas musicais soando simultaneamente, para produzir acordes (formados por trades d-mi-sol ou ttrades d-mi-sol-si) e, logo, para produzir progresses de acordes. O termo usada para indicar notas e acordes combinados e, tambm para determinar um sistema estrutural de princpios que governam suas combinaes. A harmonia possui seu prprio corpo de literatura, sendo que o primeiro tratado foi escrito por Rameau. (Dourado, H. A., 2004.) Harmonia: a relao vertical das notas que so executadas num mesmo momento. A harmonia pode ser ternria (sons formados pelo intervalo de teras, exemplo: d-mi-sol ou dmi bemol- sol), quartenria (formada por intervalos de quarta, exemplo: f-si-mi ou f-si bemolmi), quinaria (intervalo de segunda (exemplo: d-r-mi) e assim por diante. irrelevante se estes intervalos so maiores ou menores ou mesmo aumentados. A harmonia a rea musical que define a construo e a ordem dos acordes dentro do sistema tonal. Ou seja, quando voc est tocando, os acordes de uma determinada msica esto fazendo a harmonia daquela msica. Um acorde no harmonia e sim, faz parte da harmonia. Sem entrar em detalhes tcnicos-tericos profundos, podemos dizer que harmonia o conjunto de acordes da msica.

Referncias: Med, B., Teoria da Msica. 4. Ed. Braslia, DF: Musimed, 1996. Bennet, R., Uma Breve Histria da Msica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986. Dourado, A. H., Dicionrio de Termos e Expresses da Msica. Editora 34 Ltda., 2004. Violo Brasil <HTTP://violaobrasil.com.br> Msica Sacra e Adorao <HTTP://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/composicao_musical/harmonia .html> Curso de Composio Musical Harmonia.

S-ar putea să vă placă și