Sunteți pe pagina 1din 7

LNGUA, LITERATURA E ENSINO Maio/2007 Vol.

II

REALISMO E NATURALISMO NO BRASIL LUZ DE NARRAR OU DESCREVER? DE GEORGY LUKCS. Rodrigo Alves do, NASCIMENTO (Orientador): Prof. Dr. Mrio Frungillo. RESUMO: No presente trabalho busca-se entender, luz do aparato crtico fornecido por Georgy Lukcs no ensaio Narrar ou Descrever?, a forma como se configuraram as principais distines entre as estticas realista e naturalista no romance brasileiro. Para isso, foram selecionadas obras consideradas paradigmticas do perodo: Memrias Pstumas de Brs Cubas e Quincas Borba, de Machado de Assis, e O Cortio, de Alusio Azevedo. Palavras-chave:1.Literatura Brasileira - 2. Realismo - 3. Naturalismo A distino entre Realismo e Naturalismo coloca, ainda hoje, problemas fundamentais. Os debates que envolveram importantes tericos marxistas por volta dos anos 30 colaboraram de maneira decisiva para a crtica da posteridade. Naqueles idos, o interesse acerca do tema Literatura e Revoluo, e o que deveria ser a esttica prpria de uma sociedade marcada pelos pressupostos da socializao do trabalho e do fim da opresso, colocava em xeque as produes soviticas, que pareciam assumir, nos dizeres de Lukcs, o tom e o esquematismo das mal vistas obras naturalistas. Muito do debate produzido neste perodo contribuiu para um maior entendimento das estticas Realista e Naturalista. No nosso caso, por entender a atualidade de tal questo, buscaremos compreender o quanto o Realismo e o Naturalismo se manifestaram enquanto concepo literria aqui no Brasil (mesmo no se estabelecendo, poca, confrontos to explcitos ou programticos) e, para isso,utilizaremos como ponto de partida basicamente trs romances representativos do perodo: Memrias Pstumas de Brs Cubas e Quincas Borba, de Machado de Assis, e O Cortio, de Alusio Azevedo. A partir dessas obras, nos apoiaremos, principalmente, no aparato crtico de Geogy Lukcs (figura central, poca, na delimitao deste problema). O problema do Real conhecimento e experincia De incio, podemos dizer que h uma necessidade comum que se estrutura enquanto centro da diferenciao entre Realismo e Naturalismo: ambos possuem uma espcie de compromentimento com o real.

Esse comprometimento com o real, como veremos, assume formas diferenciadas em ambas estticas. Ao abandonarem, no de maneira brusca e uniforme, a viso de mundo romntica (aquela assentada num plo oposto o da realidade intangvel, no captvel, que foge s palavras), o realismo e o naturalismo, cada um a seu modo, buscaram ora compreender os processos lgicos e interligados que movem os personagens e aes, ora descrever os fenmenos da trama tal como se apresentam. Neste plo ocorre, mesmo nas elaboraes em primeira pessoa, o desejo por vezes explcito de maior compreenso da realidade, com uma ligao maior ao universo objetivo, material. Em todo este conjunto de concepes, que de incio configuravam-se como que mais voltados a um anti-romantismo que a um realismo propriamente dito, h a preocupao com uma certa impessoalidade diante da elaborao potica. Entretanto, antes que o raciocnio aponte para a aconcluso de um romantismo intensionalmente falseador da realidade, atentemos para o que diz Bosi:
O romntico no teme as demasias do sentimento nem os riscos da nfase patritica; nem falseia de propsito a realidade, como anacronicamente se poderia hoje inferir: a sua forma mental que est saturada de projees e identificaes violentas, resultando-lhe natural a mitizao dos temas que escolhe. (BOSI, p. 186)

Mas justamente a esta forma mental saturada de projees que vai se opor o realista-naturalista. Como desdobramento de um perodo de desenvolvimento industrial, com uma maior depurao das classes sociais, as correntes de pensamento associam-se, mesmo que com resqucios de um romantismo saudosista, a um maior comprometimento com a realidade circundante, na qual se insere o artista. H, em todo este processo, o destaque para a necessidade de ruptura (em muitos casos expressa somente numa inteno filosfica, sem correspondncia com a realidade material) ao qual muitos mestres dos pases centrais do capitalismo seriam ponta de lana na literatura e na elaborao intelectual. No Brasil, essa forma de concepo demorou para instalar-se de maneira mais decisiva. Afinal, nos dizeres do prprio Schwartz O ritmo de nossa vida ideolgica, no entanto, foi outro, tambm determinado pela dependncia do pas: distncia acompanhava os passos da Europa (SCHWARTZ, p. 25). E justamente nesse universo de idias fora do lugar num pas onde predominam prticas altamente clientelistas e retrgradas com um conjunto de idias de tom artificial, espelhadas em padres europeus que aos poucos podemos acompanhar um certo desenvolvimento de conceitos de movimentos que, no centro do Capitalismo, refletiram transformaes significativas na 298

ordem social. Ao estabelecer uma espcie de programa crtico em Instinto de Nacionalidade, Machado parece antecipar o preceito de comprometimento com a realidade: o que torna a literatura viva, o que a torna expresso artstica da realidade no s a incorporao de elementos prximos, locais, mas a expresso de problemticas gerais a partir de uma realidade, ou um recorte, comprometidos com uma espcie de verdade. Por essa espcie de verdade (expressa nos elementos calcados e estruturados em torno do real, do objetivo) se constituir a polmica organizada em torno da esttica Realista e da esttica Naturalista. O modo como cada uma dessas correntes buscar compreender e conceber o real , por suposto, uma concepo prpria dessa realidade. De modo geral, podemos dizer que esse comprometimento com o real assume dois veios: para o Naturalista, o real est na dimenso da experimentao, na captao mxima, atravs da descrio, dos elementos que compem o fenmeno apresentado (e a dimenso da determinao encontra-se na idia de que os mecanismos exteriores cobrem qualquer possibilidade de interveno transformadora do personagem). A este respeito, critica Lukcs:
A descrio rebaixa os homens ao nvel das coisas inanimadas. Perde-se nela o fundamento da composio pica: o escritor que segue o mtodo descritivo compe base do movimento das coisas. (...) Tal mtodo de composio tem como efeito o tornar os diversos e determinados aspectos objetivos do complexo de coisas em partes individualizadas dentro do romance. (LUKCS, p. 69)

Nesse sentido, excesso de descries na busca pela realidade integral muitas vezes se instaura como uma gordura no romance. Algo que sobra. Ao privilegiar a descrio com vistas reproduo completa dos ambientes e acontecimentos, o naturalista renuncia ao princpio da seleo, chegando a abraar aspectos que se encontrar na superfcie da realidade. E esse conjunto de superfcies descritas cria a imagem de um todo recortado, onde o apanhado de pormenores pode muito bem ser organizado em subgrupos e isolado da obra, sem muitos prejuzos. Para o romancista Realista, a observao do narrador deve centrar-se na ao do personagem, e, principalmente, na sua particularidade. Este um dos grandes sustentculos da experincia, que acompanha boa parte das obras picas. Ao buscar essa particularidade, o realista no se limitar a descrev-la, mas sim como, tambm atravs da descrio, encontrar os mecanismos que so essenciais para o entendimento das aes e intenes. Nesse sentido, o realista estabelece uma espcie de recorte do real, selecionando o que de interesse para o desenvolvimento e desfecho da trama. Isto no significa, entretanto, que qualquer descrio apresentada deva ser decisiva para as experincias 299

apresentadas, mas sim que possam contribuir na estruturao de um todo coerente. Essa disposio em selecionar os elementos fulcral para a construo da narrativa: ela tenta apresentar, a seu modo, as leis do real, fugindo do binmio normalidade-exceo estabelecido pelo naturalista, descrito como algo dado. Isto no significa que o realista um profundo conhecedor de tais mecanismos, mas algum que julga importante busc-los, selecion-los, recort-los, fugindo da superficialidade do acontecimento apenas descrito nos seus elementos sensveis, qual um quadro: Na viso de Lukcs, a verdadeira narrativa a que consegue abandonar esse esquematismo determinista. Por conceb-lo como um experimento, o escritor naturalista enveredar para a concepo do romance enquanto tese, da muitas vezes uma espcie de didatismo que parecemos encontrar em obras deste tipo. E sua preocupao com o social, a crtica (inteno inicial), assumem, como vimos, a dimenso da superfcie, da apresentao de personagens e situaes episdicas, sem possibilidade de subjetividade, de mobilidade. Realismo e Naturalismo: a distino na literatura brasileira No Brasil, a feio que os movimentos Realista e Naturalista assumiram foi um pouco diversa da que se conformou em alguns pases da Europa. Os preceitos programticos lanados por um Zola, assumiram nO Cortio (possivelmente o romance naturalista mais bem realizado no Brasil), por exemplo, uma aparncia um pouco mais dinmica e menos esquemtica. Tal diferenciao, entretanto, no coloca o romance num outro plo, isentando-o de certos aspectos. Machado de Assis, canonicamente consagrado como um escritor da esttica realista, tambm se apresenta como artista no facilmente enquadrvel sob aspectos engessantes. interessante destacar no Memrias Pstumas de Brs Cubas a sua forma pouco convencional, assumida num tom moderno de gnero que foge macro-estrutura tradicional de muitos romances realistas. Machado sintetiza caractersticas que o tornam singular: realiza uma espcie de fuso entre o humorismo filosfico e o fantstico, carregado de rabugens de pessimismo. Tais caractersticas, comentadas no prefcio das Memrias Pstumas por Jos Guilherme Merquior, fazem deste romance um representante moderno do gnero cmico-fantstico. As prprias opes tomadas na elaborao de O Cortio parecem tambm reforar nossa idia inicial: a ascenso individual de um Joo Romo, tambm focalizada no romance, parece fugir dessa acepo programtica de uma determinao universal. Joo Romo tenciona adquirir uma melhor posio social, enriquecendo-se lentamente atravs das vendas no seu emprio, de sua pedreira, do emprego de um grupo de lavadeiras, da enganao da escrava Bertolezza, e isso, em comparao aos demais personagens apresentados, diferencia-lhe. 300

um personagem que cresce na narrativa vai de uma posio inicial rebaixada a um desfecho promissor para si (sendo agente dessa construo, tendo psicologia prpria). Os elementos que parecem aproximar O Cortio de um romance propriamente realista no representam, no entanto, uma grande lista. A maioria dos demais personagens parecem atender quela espcie de nivelamento, ao qual j se referiu Lukcs. E, a despeito desse maior livre arbtrio de Joo Romo, sua ao no algo que amarra a narrao. A fora descritiva de Alusio Azevedo na descrio da pedreira, na minuciosidade de cada casa, no conjunto do cortio, nos aspectos fsicos de cada um, cria a mesma lgica geral j criticada em Narrar ou Descrever?:
Mas a descrio das coisas nada mais tem a ver com os acontecimento da evoluo dos personagens. E no s as coisas so descritas independentemente das experincias humanas, assumindo um significado autnomo que no lhes caberia no conjunto do romance, como tambm o modo pelo qual so descritas conduz a uma espera completamente diversa daquela das aes dos personagens. (LUKCS, p. 68)

Machado, neste sentido, opera em sentido diverso. Em Memrias Pstumas de Brs Cubas, o personagem principal, o prprio defunto-autor das Memrias, far questo de selecionar e organizar os fatos e acontecimentos que julga determinantes para mostrar o seu legado de misria. Suas descries, portanto, no sero carregadas de nenhuma virtuose da completude, pelo contrrio, caracterizaro o necessrio ou o desnecessrio (a este, muitas vezes como maneira prpria de acentuar um certo sarcasmo ou futilidade). Esse distanciamento dos fatos, j que o narrador os apresenta agora do outro lado, permite-lhe, inclusive, narr-los com maior ironia, emitindo, quando melhor, suas prprias impresses. Aqui temos a clara evidenciao de um recorte de experincias, algo ainda mais reforado por essa espcie de teleologia que d ao autor um distanciamento anterior, de no imerso. A dimenso da experincia tambm possui sentido diverso em ambos os casos. Para o realista, a experincia advm da prxis, da ao. O pico, neste sentido, prdigo de grandes experincias na maioria das vezes com intenes universalizantes. J o naturalista admite o conhecimento, a experincia, como fruto da experimentao, do trabalho cientfico. Alusio Azevedo, por exemplo, para a concepo de O Cortio, julgou necessrio acumular, de maneira enciclopdica, todos os elementos necessrios para uma representao fiel a esta realidade. Para isso, o escritor chegou a visitar inmeros cortios do Rio de Janeiro, muito comuns poca, a fim de experienciar in loco o cotidiano e os tipos sociais. Esse tom laboratorial, chega em alguns momentos a criar uma espcie de fisiologizao, ou 301

animalizao do homem e do objeto descrito, que, a despeito de tentar aprofundar um tom de crtica social, chega a assumira a tnica de um preconceito:
E, naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, comeou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma gerao, que parecia brotar espontnea (...) (AZEVEDO, pp. 27-28)

Em Machado, a dimenso da experincia ter outro sentido. A experincia ser conquistada mediante as aes do personagem. Brs Cubas apresenta-nos memrias que so, tambm, um balano das aes levadas a cabo durante toda a vida. O morto ir dos seus amores de infncia aos adultrios da maturidade, sempre os tratando com a frieza ou ironia diametralmente distantes dos romnticos. O Rubio, de Quincas Borba (romance narrado em terceira pessoa) ser focalizado atravs das suas aes, dos acontecidos de sua vida (e tambm das aes alheias: Sofia e o marido, os amigos da poltica, dos jantares, da filosofia). deste conjunto articulado, que coloca em cena atividades humanas, angstias, reflexes, quedas e excluses, que se extrair a experincia (oriunda de personagens mais verossmeis e mais plausveis). Por ltimo, vale a pena compreender como se d, dentro da polmica Realismo-Naturalismo, a questo da determinao. Vejamos em O Cortio, como Jernimo e Pombinha tambm so exemplos de um esquematismo que chega a picos impressionantes: Pombinha fora criada a vida toda numa redoma social bem tratada, boa educao, bons costumes. Entretanto, seu contato afetivo-sexual com a madrinha Lenie e a vinda de sua primeira menstruao foram sinais de que deveria valer a impiedosa lei social-animal: a mesma para todos que nascem no lodaal do cortio. Tornava-se, a partir da, uma prostituta. Jernimo tambm no escapou lei do cortio. Sua vida recatada e regrada junto mulher fora rapidamente quebrada pelo contato com a avassaladora figura de Rita Baiana. Primeiro passo para que, ao poucos e por substituio, Jernimo trocasse os azeites e fados portugueses pelos ares e cheiros tropicais, por uma vida bomia, entregue s vontades da mulata. O homem srio e fechado, apresentado de incio, termina matando o antigo amante de Baiana. Essa concepo linear, esquemtica e direcionada dos personagens que parece perdurar em romances de tal natureza, tende a ser evitada num romance realista. Machado nos apresentar personagens com uma complexidade psicolgica muito maior. Isto no os isenta de uma insero social, uma identificao com seu meio ou sua classe sequer impede a possibilidade de, no romance, circularem personagens que, por sua pequenez de expresso, ou por uma prpria condio no mundo, sofrero de maneira mais incisiva as mazelas 302

do entorno. Mas o modo como essa prpria identificao construda j representa um ponto de clara divergncia. Encontraremos desde um Rubio que, mesmo imerso no alienante quadro mais fino da sociedade burguesa do Segundo Reinado (BOSI, p. 201) no deixa de possuir uma personalidade prpria, repleta de ingenuidade. Isto nos mostra que, mesmo com aspectos do meio que o levam a ser como (as conferncias noturnas, os crculos de amigos, a prpria herana recebida...), o personagem no deixa de circular por essas experincias, sendo apresentado pelo recorte do narrador que nos deixa pistas de seus motivos e intenes. O mesmo se dar com um Brs Cubas: leva adiante um refinado egosmo ao longo da vida, mas no deixa de refleti-lo, aps a morte, com distanciamento e ironia.
___________________________________ REFERNCIAS BIBLIOGRFRICAS: ASSIS, Machado de. (1987). Memrias Pstumas de Brs Cubas. So Paulo: Editora tica. ____. (1994). Obra Completa. Vol III. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. ____. (1994). Quincas Borba. So Paulo: Editora tica. AZEVEDO, Alusio (1994).O Cortio. So Paulo: Moderna. BOSI, Alfredo (1985). Histria concisa da literatura brasileira. 2 ed, So Paulo: Cultrix. LUKCS, Georgy (1965). Ensaios Sobre Esttica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. SCHWARTZ, Roberto. (1981). Ao vencedor, as batatas. So Paulo: Duas Cidades.

303

S-ar putea să vă placă și