Sunteți pe pagina 1din 4

Estilos de Mobilirio

Cadeira D.Jos com pernas em consola e travessa de influncia Chippendale e rocaille ( 3 quartel do sculo XVIII )

Cadeira de braos rocaille en cabriolet, estofada, com moldura de madeira aparente, manchettes e p assente num taco ( 2 quartel do sculo XVIII ).

Bergre en confessional com pernas em consola ( 1 metade do sculo XVIII ).

Luis XIV, Frana


O clssico, sumptuoso e solene estilo LUIS XIV surge por volta de 1660. O bniste Andr Boulle desenvolveu a tcniva iniciada por seu pai, que consistia na utilizao de bano folhado, marchetado a tartaruga, madreprola, marfim, estanho ou cobre. Neste perodo, so uma constante o uso de mrmore e de elementos decorativos como a folha de acanto, caritides, atlantes, lambrequim, mscaras radiadas, flores e frutos. A cadeira, totalmente estofada, apresenta pernas direitas, en gaine, entalhadas e travejadas, espaldar alto e inclinado para trs. A consola encimada por um espelho ladeada por dois tocheiros e constitui uma novidade, assim como o lit de repos e a caracterstica secretria com dois conjuntos de quatro pernas.

Cadeira Luis XIV com estofo francesa e espaldar levemente inclinado; revela a crescente busca de conforto ( 2 metade do seculo XVII )

William and Mary, Inglaterra


Os reis Guiherme III e Maria II deram o nome ao estilo que se desenvolveu durante o seu reinado ( 1689-1702 ). O mvel, com tendncia para a verticalidade e a diminuio de carga decorativa, mantm as formas do estilo Restaurao.

Queen Anne, Inglaterra

Durante o reinado da rainha Ana ( 1702-1714 ) cria-se um dos estilos ingleses mais caractersticos e sbrios. A forma do mvel, executado em nogueira ou em raiz de nogueira, torna-se mais importante do que a sua decorao.

Regncia, Frana
Um novo conceito de comodidade faz nascer as confortveis bergres e chaises

longues

Jorgiano e Kent, Inglaterra


O primeiro estilo deste perodo, o Early Georgian, o mvel comea a ser executado em mogno polido.Paralelamente surge o estilo de William Kent, o primeiro arquitecto que desenhou mveis expressamente para os seus projectos, cujo mobilirio, ricamente entalhado e dourado, sofre influncias do barroco italiano.

D.Joo V, Portugal
Foi no reinado de D.Joo V ( 1706-1750 ), com a chegada do ouro e dos diamantes do Brasil, que o barroco encontrou a sua expresso mxima em Portugal.

Cadeira D.Joo V de influncia Queen Anne, com estofo inglesa e perna em consola ( 1 metade do seculo XVIII )

Nesta poca surge tambm a cmoda de barriga e a cadeira de couro gravado e escurecido e a cama de bilros .

Luis XV e o rocaille , Frana


O rocaille expandiu-se na 1. metade do reinado de Luis XV ( 1723-1750 ).Estilo feminino e gracioso, tem vrios ornatos, particularmente os bronzes dourados a

or moulu.

Chippendale, Inglaterra
O rococ ingls ( meados do sculo XVIII ), de inspirao francesa ( French Styl ), qual vm juntar-se influncia gticas e chinesas,ficou ligado ao nome de Thomas

Chippendale, marceneiro, que fez publicar o lbum de mobilirio The Gentleman and Cabinet Maker"s Director ( 1754 ).

Cadeira Chippendale de sala de jantar com tabela vazada de inspirao rocaille ( meados do sculo XVIII ).

D. Jos I, Portugal
O rococ surge em Portugal nos meados do sculo XVIII, tendo como perodo ureo o reinado de D.Jos I ( 1750-1777 ). Surgem nesta poca mesas de ch e de jogo com p-de-galo. A cmoda, que permanece frequentemente compsita, no tem tampo de mrmore e assenta em cantoneiras enroladas para fora.

Canap D. Jos revelando influncias francesa e inglesa ( 3. quartel do sculo XVIII ).

Estilos de Mobilirio II Luis XVI, Frana


Com o Luis XVI inicia-se o perodo neoclassico. Elementos decorativos de inspirao greco-romana, como gregas, folhas de acanto, prolas e vulos, ou fantasistas, como cestos, grinaldas de flores, fitas e laos, formam composies simtricas. A talha pintada de branco-cor bsica deste estilo-rchampie, a cinzento est na moda em detrimento do dourado. Variadissimos mveis-cmodas rectangulares ou em meia-lua, encoignures ( cantoneiras ) consolas e messas pequenas-apresentam tampo de mrmore branco.

Adam, Hepplewhite e Sheraton, Inglaterra


Foram os irmos Adam, em especial Robert, que dirigiram o movimento neoclssico em Inglaterra de 1765 a 1790. Nesta poca, o mobilirio de uma casa de jantar inglesa constituido por uma grande mesa central com as extremidades circulares, cadeiras com espaldar vazado, frequentemente em forma de lira, e assento de couro.

Easy - Chair com orelhas e testeira entalhada ( Inglatera, ltimo quartel do sculo XVII ).

Sculo XX U.S.A.

O movimento moderno nos E. U. A. representado para um dos vanguardistas deste movimento - o arquitecto Frank Lloyd Wright; defensor do organismo e do funcionalismo, preincipalmente nos mveis de assento que ele inovador ao executar as suas cadeiras de escritrio de ao pintado com assento de carvalho, numa atitude vanguardista em relao aos futuros mveis de tubo de ao. Photo

Bauhaus, Alemania
Em 1919, o arquitecto alemo Walter Gropius funda a escola Bauhaus. nesta escola que criam-se as cadeiras em consola ou em S fabricadas numa nica piesa de ao cromado.

Art Deco, Frana


O estilo Art Deco apoia-se, a nivel de mobilirio e adereos, num reviver do artesanato com algumas influncias neoclssicas, africanas e astecas.

Sculo XXI Tendncias contemporneas


O fim do seculo XX deixou-nos firmas que vo produzir os mveis projectados pelos designers; o caso da Knoll International e da Herman Miller nos E.U A. e Cassina, Tobia Scarpa, Joe Colombo, Gio Ponti e a Gavina na Italia.

S-ar putea să vă placă și