Sunteți pe pagina 1din 7

Direito Civil

(Exame de Ordem OAB/MG 2009.2) 1 - A respeito dos BENS assinale a alternativa INCORRETA: a) b ) c) d ) um bem mvel pode adquirir a qualidade de imvel e, aps, tornar a ser mvel. um bem naturalmente divisvel pode se tornar indivisvel, se assim for a vontade das partes. um material separado de um prdio, para nele tornar a ser empregado, no perde a qualidade de bem imvel. os direitos pessoais de carter patrimonial constituem bens imveis.

2 - Francisco, Paulo e Jos tomaram R$ 150 mil emprestados de Flvio para a aquisio de uma lancha de passeio. Ficou acertado que o pagamento do dbito ocorreria em trs parcelas iguais e que todos os devedores ficariam obrigados pela dvida toda. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. (A) Flvio poderia escolher quaisquer dos devedores para cumprir a obrigao por inteiro. No entanto, qualquer deles teria o direito de pagar a sua parte na dvida, to logo ocorresse o vencimento. (B) Se Flvio recebesse de Francisco um tero do valor da dvida, ficaria impedido de cobrar somente de Jos o valor restante. (C) Se Flvio conceder a Paulo remisso de sua parte na dvida, a obrigao estar extinta para este devedor. (D) Caso Jos venha a falecer, Flvio poder demandar de um dos herdeiros a totalidade da dvida 3 - A respeito do direito das sucesses, julgue os itens subsequentes. I- O herdeiro necessrio no perder o direito legtima se tambm lhe forem deixados bens em testamento que constituam a parte disponvel do testador. II- No casamento putativo, o cnjuge de boa-f suceder o falecido se a sentena anulatria do casamento for posterior morte do cnjuge de cuja sucesso se trata. III- O Cdigo Civil, em se tratando de sucesso legtima, assegura ao cnjuge sobrevivente, caso o casamento tenha sido efetuado no regime da comunho universal de bens, o direito de concorrncia com os descendentes do autor da herana. IV- O testamento pode ser feito diretamente pelo representante legal do testador.

A quantidade de itens certos igual a a) b ) c) d ) 1 . 2 . 3 . 4 .

(Prova OAB 2010-3 - Fevereiro/2011 FGV) 4 - Mathias, solteiro e capaz, com 65 anos de idade, e Tnia, solteira e capaz, com 60 anos de idade, conheceram-se h um ano e, agora, pretendem se casar. A respeito da situao narrada, correto afirmar que Mathias e Tnia a) b ) c) devero, necessariamente, celebrar pacto antenupcial optando expressamente pelo regime da separao de bens. podero casar-se pelo regime da comunho parcial de bens, desde que obtenham autorizao judicial, mediante a prvia demonstrao da inexistncia de prejuzo para terceiros. podero optar livremente dentre os regimes de bens previstos em lei, devendo celebrar pacto antenupcial somente se escolherem regime diverso da comunho parcial de bens. somente podero se casar pelo regime da separao obrigatria de bens, por fora de lei e independentemente da celebrao de pacto antenupcial.

d )

Exame de Ordem - Janeiro/2009 (137 Exame de Ordem SP) 5 - O direito das coisas regula o poder do homem sobre certos bens suscetveis de valor e os modos de sua utilizao econmica. Insta acentuar que o direito das coisas no pode ser compreendido exatamente como sinnimo de direitos reais. Possui configurao mais ampla, abrangendo, alm dos direitos reais propriamente ditos, captulos destinados ao estudo da posse e aos direitos de vizinhana. Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald. Direitos reais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2006 (com adaptaes).

Considerando as ideias do texto acima e os dispositivos do Cdigo Civil relativos ao direito das coisas, assinale a opo correta. a) So elementos da relao jurdica oriunda dos direitos reais subjetivos: aquele que detm a titularidade formal do direito, a comunidade e o bem sobre o qual o titular exerce ingerncia socioeconmica. Ao titular do direito real imprescindvel o uso da ao pauliana ou revocatria para recuperar a coisa em poder de terceiros, inclusive na hiptese de fraude execuo. A promessa de compra e venda registrada no respectivo cartrio de registro de imveis e a propriedade fiduciria constituem exemplos de direitos pessoais. Caracterizam-se os direitos reais pela formao de relaes jurdicas de crdito entre pessoas determinadas ou determinveis, estando o credor em posio de exigir do devedor comportamento caracterizado por uma prestao de dar, fazer ou no fazer.

b ) c) d )

(Prova OAB-DF Exame de Ordem - Agosto/2005) 6 Assinale a alternativa INCORRETA, sobre direito das coisas: a) b ) c) d ) O vetusto instituto da anticrese no foi acolhido no novo Cdigo Civil brasileiro; O possuidor com justo ttulo tem por si a presuno de boa-f, salvo prova em contrrio, ou quando a lei expressamente no admite esta presuno; A posse pode ser adquirida por terceiros sem mandato, dependendo de ratificao; O novo Cdigo Civil brasileiro consagra a superfcie entre os direitos reais; em contrapartida, deixa de regular o instituto da enfiteuse. (Prova OAB 2010-3 - Fevereiro/2011 FGV 7 - Ricardo, buscando evitar um atropelamento, realiza uma manobra e atinge o muro de uma casa, causando um grave prejuzo. Em relao situao acima, correto afirmar que Ricardo a) b no responder pela reparao do dano, pois agiu em estado de necessidade. responder pela reparao do dano, apesar de ter agido em estado de

) c) d )

necessidade. responder pela reparao do dano, apesar de ter agido em legtima defesa. praticou um ato ilcito e dever reparar o dano.

Prova OAB 2010-3 - Fevereiro/2011 FGV 8 -Snia, maior e capaz, decide doar, por instrumento particular, certa quantia em dinheiro em favor se seu sobrinho, Fernando, maior e capaz, caso ele venha a se casar com Leila. Snia faz constar, ainda, clusula de irrevogabilidade da doao por eventual ingratido de seu sobrinho. Fernando, por sua vez, aceita formalmente a doao e, poucos meses depois, casa-se com Leila, conforme estipulado. No dia seguinte ao casamento, ao procurar sua tia para receber a quantia estabelecida, Fernando deflagra uma discusso com Snia e lhe dirige grave ofensa fsica. A respeito da situao narrada, correto afirmar que Fernando: a) b ) c) d ) no deve receber a quantia em dinheiro, tendo em vista que a doao nula, pois deveria ter sido realizada por escritura pblica. deve receber a quantia em dinheiro, em razo de o instrumento de doao prever clusula de irrevogabilidade por eventual ingratido. no deve receber a quantia em dinheiro, pois dirigiu grave ofensa fsica sua tia Snia. deve receber a quantia em dinheiro, em razo de ter se casado com Leila e independentemente de ter dirigido grave ofensa fsica a Snia.

Direito Processual Civil

9 -Quando a sentena que reconhece obrigao de pagar no determina o valor devido, procede-se sua liquidao, para que, ento, possa dar-se o seu cumprimento. Em relao sistemtica da liquidao no direito brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) b ) c) d )

A liquidao de sentena tem natureza jurdica de ao autnoma. A liquidao pode ser requerida mesmo na pendncia de recurso ainda no julgado pelo tribunal, hiptese em que deve ser processada em autos apartados no juzo de origem. Requerida a liquidao, deve a parte contrria ser pessoalmente intimada. Sempre que o pedido for genrico, o juiz pode proferir sentena ilquida.

10 - Jlia ingressou com ao de indenizao por danos morais e materiais em face da Grfica Bela Escrita, bem como do Ateli Alta-Costura, sob a alegao de que o seu casamento no pde ser realizado tendo em vista que a Grfica escreveu o endereo errado do local da cerimnia em todos os convites confeccionados, e o Ateli, por sua vez, no entregou o vestido de noiva no dia do casamento. Tendo sido ambos os rus regularmente citados, o Ateli Alta-Costura apresentou contestao tempestiva, em que afirmou se isentar de responsabilidade, uma vez que o vestido de noiva j estava praticamente pronto, quando, na vspera da cerimnia, a noiva subitamente decidiu solicitar inmeras alteraes no modelo da roupa, o que inviabilizou a sua tempestiva entrega. A Grfica Bela Escrita, por seu turno, no se manifestou nos autos. A respeito da situao descrita, correto afirmar que a contestao apresentada pelo Ateli Alta-Costura a) b ) c) d ) automaticamente aproveita Grfica Bela Escrita, no se operando o efeito material da revelia contra este ru. reabre automaticamente o prazo para a apresentao de contestao pela Grfica Bela Escrita, operando-se o efeito material da revelia somente se este ru, mesmo assim, permanecer inerte. no aproveita Grfica Bela Escrita, operando-se o efeito material da revelia contra este ru. aproveita Grfica Bela Escrita, no se operando o efeito material da revelia contra este ru, desde que o Ateli Alta-Costura, uma vez intimado, manifeste expressa concordncia.

11 - No mbito do Direito Processual Civil, os legitimados ativos que proponham ao e interponham recursos podero desistir deles, desde que respeitados os seguintes termos:

a)

o credor poder desistir de toda execuo ou apenas de algumas medidas executivas, desde que suporte as custas e honorrios advocatcios decorrentes da extino dos embargos que versarem somente sobre questes processuais e, nos demais casos, quando houver anuncia do embargante. o recorrente poder desistir do recurso interposto a qualquer tempo, desde que no se trate de litisconsrcio e que a parte contrria, uma vez intimada, manifeste expressamente sua anuncia. na interveno de terceiros, a assistncia obsta a que a parte principal desista da ao, que somente poder ocorrer com a anuncia expressa do assistente. Nesse caso, a desistncia independe de homologao por sentena. a desistncia da ao, que produz efeitos somente depois de homologada por sentena, implica extino do processo com resoluo do mrito. Caso tenha transcorrido o prazo para resposta do ru, o pedido de desistncia estar sujeito ao seu consentimento.

b ) c)

d )

12 - O rito comum sumrio tem suas hipteses de incidncia expressamente disciplinadas no sistema processual civil ptrio. Tal rito apresenta trmite mais clere que o observado pelo rito comum ordinrio, e, exatamente por isso, as causas que o observam tm menor complexidade se comparadas s que tramitam pelo rito comum ordinrio. Acerca do rito comum sumrio, correto afirmar que: a) podem observar o rito comum sumrio causas cujo valor corresponda a trezentos vezes o valor do salrio mnimo e que versem acerca da cobrana ao condmino de quantias devidas ao condomnio. aes que seguem o rito comum sumrio so dplices, razo pela qual pode o ru valer-se da reconveno para formular pedidos contra o autor em seu favor. no rito comum sumrio, tm as partes que comparecer pessoalmente audincia de conciliao, jamais podendo se fazer representar por preposto com poderes para transigir. no rito comum sumrio, no admissvel a ao declaratria incidental. Da mesma forma no se admitem nesse rito, em nenhuma hiptese, quaisquer das espcies de interveno de terceiros.

b ) c)

d )

13 Analise as seguintes proposies: I Quando a lei considerar obrigatrio a interveno do Ministrio Pblico, a parte promover-lhe- a intimao sob pena de nulidade do processo.

II Nas aes fundadas em direito real sobre imvel competente o foro da situao da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domiclio ou de eleio, no recaindo o litgio sobre o direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova. III O prazo para emendar a petio inicial de 15 dias a) Todas as proposies so verdadeiras b) Todas as proposies so falsas c) Somente a proposio III falsa d) Somente a proposio I verdadeira 14 Marque a resposta INCORRETA: a) A desistncia da ao no precisa ser homologada por sentena b) Os atos meramente ordinrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de oficio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. c) Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, excluindo o dia do comeo e incluindo o do vencimento. d) No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de 10 (dez) dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. 15 O prazo do recurso de apelao de: a) 10 dias b) 15 dias c) 5 dias d) 48 horas

S-ar putea să vă placă și