Sunteți pe pagina 1din 14

CIVIL II

2 de agosto de 2011

CLASSIFICAES DAS OBRIGAES: 2) Quanto a liquidez do objeto: a) Obrigao liquida; aquela que voc pode exigir imediatamente, ou seja, voc pode cobrar de forma direta. b) Obrigao ilquida. aquela incerta quanto sua quantidade e que se torna certa pela liquidao, que o ato de fixar o valor da prestao momentaneamente indeterminada, para que esta se possa cumprir; 3) Quanto ao modo de execuo: a) Obrigao simples; - aquela que tem uma singularidade nos seus elementos(ex. um devedor, um credor e um objeto) b) Obrigao composta. aquela que tem uma pluralidade com os elementos(ex. mais de um credor e/ou mais de um devedor e/ou mais do que um objeto) 4) Quanto ao tempo de cumprimento: a) Obrigao instantnea; - aquela que cumprida em um s ato no momento da realizao da obrigao(ex. cumprimento vista, ou seja, no momento da obrigao). b) Obrigao de execuo diferida; - aquela que cumprida em um s ato em momento posterior a realizao da obrigao(ex. cumprimento para 30 dias). c) Obrigao de execuo continuada, peridica ou de trato sucessivo. - aquela que cumprida atravs de atos reiterados, ou um aps o outros(ex. cumprimento para 30, 60 e 90 e etc...) 5) Quanto a forma de aglutinao das prestaes: a) Obrigao cumulativa; - aquela que tem pluralidade de objeto e o cumprimento se d atravs da entrega de todos eles(ligada pela expresso e(ex. eu tenho que lhe entregar a mesa e cadeira e quadro) b) Obrigao alternativa; - aquela que tem pluralidade de objeto e o cumprimento se d com a entrega de parte deles(ligada pela expresso ou (ex. eu tenho que lhe entregar a mesa ou a cadeira ou o quadro) no necessitando entregar todos os objetos.

c) Obrigao facultativa. - a faculdade que tem o credor de receber outro objeto no contratado(ex. tenho que lhe entregar um celular, no possuo o celular, ofereo o gravador, tendo o credor a faculdade de receber ou no). 6) Quanto a possibilidade de substituio das prestaes: a) Obrigao fungvel(bens) ou no personalssima(pessoais); - aquela obrigao que pode ser substitudo por outro; b) Obrigao infungvel(bens) ou personalssima(pessoais). obrigao que no pode ser substitudo por outro; 7) Quanto a pluralidade de sujeitos: a) Obrigao divisvel(aquele bem que pode ser dividido, sem perder a sua substncia); - aquela que tem pluralidade de sujeito e objeto passvel de diviso, podendo fracion-lo; b) Obrigao indivisvel(aquele bem que perde a sua substancia ao ser dividido); - aquela que tem pluralidade de sujeito, porem, o objeto no passvel de diviso, no podendo fraciona-lo.(ex. vinte sujeitos que devem um carro para Cesar, como o bem indivisvel, ser cobrado de um sujeito o valor total do carro e este cobrar dos demais as suas cotas) toda obrigao indivisvel, quando cumprida ela se torna divisvel. A diferena entre essas obrigaes, o objeto. c) Obrigao subsidiaria(beneficio de ordem); - aquela que tem ordem preferencial, ou seja, primeiro tem que cobrar do vendedor principal, este no tendo cumprido a obrigao, para aps cobrar do responsvel posterior(ex. Fiador). beneficio de ordem. d) Obrigao solidaria(art.264 do Cdigo Civil1 - tem que estar expressamente, ou seja, seno estiver expressamente consignado, no haver solidaria). - aquela que responder indistintamente(tanto devedor principal quanto do acessrio - devedor principal e o fiador) ao devedor principal, respondendo este solidariamente. 8) Quanto ao relacionamento com outras: a) Obrigao principal; - aquela obrigao que tem vida prpria, nasce e morre sozinha Ex. locao imobiliria b) Obrigao acessria. - aquela que depende de outra para sua existncia(Ex. Fiana) 9) Quanto a natureza do Direito Tutelado:
Art. 264. H solidariedade, quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, dvida toda.
1

aquela

a) Obrigao pessoal; - aquela que est ligado pessoa a pessoa, manifestao de vontade de pessoa com pessoa nasce com a manifestao de vontade (ex. contrato de compra e venda, contrato de locao) b) Obrigao real ou propter rem - aquela que no h manifestao de vontade, ou seja, obrigao que esta ligada com a coisa (propriedade) (ex. Compra do imvel e este esta devendo R$ 5.000,00 de condomnio, embora voc tenha comprado aps a aquisio da divida, voc esta obrigado a proceder o pagamento, ou seja, voc responsvel pela divida do bem/objeto). 10) Quanto ao Contedo a) Obrigao de Meio O sujeito no se responsabiliza pelo resultado final, apenas pelos meio praticados: Ex. advogado, professor, medico clinico geral. b) Obrigao de resultado o sujeito s cumpre com a obrigao demonstrando o resultado contratado. Ex. pintor, medico cirurgio plstico. 11) Quanto ao vinculo a) Obrigao civil ou perfeita aquela que tem proteo judicial, aquela que pode ser exigida judicialmente. b) Obrigao natural ou imperfeita aquela que existe na moral/conscincia do sujeito, no tendo proteo judicial. Ex. divida prescrita. TIPOS DE JOGOS a) Jogo permitido aquele que tem autorizao para funcionar. Ex. loteria obrigao civil. b) Jogo tolerado aquele que tolerado pela sociedade. Ex. rifa, domino na praa obrigao natural c) Jogo proibido aquele que no pode funcionar ex. jogo do bicho obrigao natural

9 de agosto de 2011

OBRIGAO DE DAR COISA CERTA(ART.233 242 DO CDIGO CIVIL)


aquela especificado seu objeto pelo gnero, quantidade e qualidade. Principio do res perit domino a coisa perece para o dono. Perda = dano Deixou de lucrar = perda(art.402 do CC) Descumprimento da obrigao: Perecimento(perda total do objeto) art.234 do CC. Sem culpa do devedor extingue a obrigao Ex. venda de um livro, com entrega posterior, esse livro roubado, devolve-se o dinheiro, sem perdas e danos; Com culpa do devedor resolve-se com perdas e danos Ex. venda de um livro, com entrega posterior, esse livro rasgado ou queimado, h perdas e danos, pois, a culpa do dano foi do dono. Deteriorizao (perda parcial do objeto art.235 CC) Sem culpa do devedor extingue a obrigao ou aceita a coisa com abatimento do preo Ex. venda de um carro em perfeita condies, com entrega posterior, nesse decorrer batem no carro, o credor tem as opes de aceitar ou recusar, aceitando tem abatimento no preo, no aceitando extingue-se a obrigao. Com culpa do devedor resolve-se com perdas e danos ou aceita a coisa mais perdas e danos.

OBRIGAO DE DAR COISA INCERTA(ART.243 246 DO CC)


aquela especificado em seu objeto pelo gnero e quantidade. Quem escolhe na obrigao de dar coisa incerta? Art.244 do CC.

Antes da escolha no pode ser alegado perda ou deteriorizao do objeto; aps a escolha aplica-se as regras da obrigao de dar a coisa certa(art.245 e 246 ambos do CC) Toda obrigao de dar coisa incerta, vai se transformar em obrigao de dar coisa certa, dando-se no momento da escolha, ou seja, quando voc escolhe na obrigao de dar coisa incerta, ela passa a ser obrigao coisa certa. Escolha = concentrao no Cdigo civil. Ex. obrigao te entregar um Cdigo, ao escolher o Cdigo Civil, essa obrigao se tornou obrigao de dar coisa certa, ou seja, Cdigo civil.(art.244 do CC) ANTONIO se comprometeu a entregar a MANOEL 3 cavalos. ANTONIO comunica a MANOEL que os cavalos esto escolhidos separados em um galpo. No local tem chovido muito e o galpo foi atingido por um raio, que caiu por cima do cavalo matando todos. Que tipo de obrigao trata o problema? Obrigao de dar a coisa incerta Qual a soluo jurdica para o caso. Perecimento(perda total) Sem culpa do devedor Extingue-se a obrigao Quando tiver escolha no tem obrigao de dar coisa certa, tendo em vista que a coisa certa o objeto j esta estabelecido. Quando foi escolhido os 3 cavalos a obrigao de dar a coisa incerta tornou-se obrigao de dar a coisa certa, aplicando-se a partir de ento as regras de dar a coisa certa.

16 de agosto de 2011

OBRIGAO DE FAZER(ART.247 A0 ART.249)

Trata-se de prestao de servio que poder ser cumprida por uma pessoa ou por varias. ESPCIES: a) Personalissima: A pessoa mais importante do que o servio prestado.

Na figura personalssima, somente ele pode fazer o servio, tendo a obrigao de estar presente no cumprimento da obrigao. Descumprimento - Impossibilidade sem culpa do devedor (extingue-se a obrigao) danos) Com culpa do devedor (resolve-se com perdas e

Recusa extingue-se com perdas e danos. Ex. Tim Maia b) No personalssima O servio mais importante do que a pessoa. Na figura no personalssima, qualquer um pode fazer o servio, tendo a obrigao somente de fazer a obrigao. Descumprimento - Impossibilidade sem culpa do devedor (extingue a obrigao) Ex. Pintar a parte externa de uma casa, porm, esta chovendo, o devedor(pintor) no tem culpa da no execuo do servio. Com culpa do devedor resolve-se com perdas e danos ou contrato terceiros(Art.249) as custas do devedor. Ex. pintor 1 a no compre com a obrigao, voc contrata o pintor 2, quem tem a obrigao de pagar o pintor 2 o pintor 1(voc tendo dado sinal ou no a obrigao de

pagar de quem no cumpriu a obrigao ou quem no fez o servio), se este tiver recebido algum valor ele ter que devolver o valor, alm, de pagar o terceiro. Tendo a penalidade de pagar o terceiro. Recusa Resolve-se com perdas e danos de contrato terceiros as custas do devedor Observao: (Art.249 Paragrafo nico) Marcar no Cdigo em caso de urgncia o sujeito pode fazer sem autorizao judicial. Ex. A luz da casa esta paga, a light vem e corta assim mesmo, porem, dentro da casa h uma pessoa doente que depende da luz para sobreviver, faz-se um gato, nesse caso ingressa com Ao explicando por que fez. Obrigao de no fazer (art.250 art.251) obrigao negativa.
Obrigao de no fazer, caso faa ser penalizado por ter praticado. Ex. construir prdio com mais de 4 andares sem elevador. Ex. passar no sinal vermelho quando autorizado pelo guarda de transito.

O sujeito fica impedido de praticar um ato ou fato sob pena de responsabilidade. DESCUMPRIMENTO - Sem culpa do devedor (extingue a obrigao) - Com culpa do devedor - o credor pode: Servido de passagem. Proprietrio do prdio A permite que o proprietrio do prdio B, passe por sua propriedade para chegar a praia. Voc sabendo que no pode impedir, impedindo voc descumpriu a obrigao com culpa. a) Exigir que o devedor desfaa mais perdas e danos; b) Contratar terceiros para desfazer mais perdas e danos; c) S perdas e danos(impossvel desfazer) Ex. construir prdio acima de 4 andares sem elevador, no mandar derrubar o prdio.

Quando d para desfazer letras a e b. Quando no d para desfazer somente letra c Observao: Art.251) paragrafo nico Tem tambm a obrigao da urgncia(sem autorizao judicial). Na servido de passagem acima, derruba o porto e dois ingressa com Ao aduzindo o porque isso aconteceu. 23 de agosto de 2011

OBRIGAO ALTERNATIVA
Trata-se da obrigao que exige pluralidade de objetos e o cumprimento se da com a entrega de parte dele. A escolha pertence ao devedor como regra podendo o credor ou terceiro escolher desde que esteja expresso na obrigao(Art.252). A escolha ser feita nas obrigaes peridicas a cada perodo. DESCUMPRIMENTO: Escolha do devedor Perecimento Sem culpa do devedor extingue a obrigao. Com culpa do devedor indeniza objeto que por ultimo se perdeu mais perdas e danos. Deteriorao: (quando no sobra nenhuma opo(carro + moto) Sem culpa do devedor Entrega o objeto que restou. Com culpa do devedor Escolha do credor: carro) Perecimento(quando sobra uma opo, ou seja moto+carro, sobrou o

Sem culpa do devedor extingue a obrigao. Com culpa do devedor indeniza o objeto que o credor escolher mais perdas e danos.

Deteriorao: Sem culpa do devedor entrega o que restou Com culpa do devedor extingue a obrigao com perdas e danos ou aceita o objeto que restou.

Obrigao divisvel e indivisvel Obrigao divisvel: Para existir a obrigao divisvel tem que ter a pluralidade de sujeito. Para existir a obrigao divisvel tem que ter necessariamente objeto passvel de diviso(art.257 CC, s aplica-se isso na obrigao divisvel). Professor deve R$ 10.000,00 ao aluno, essa uma obrigao de dar, no sendo obrigao divisvel, tendo em vista que no h pluralidade de sujeito. Os alunos devem ao professor R$ 10.000,00 ao professor, nesse caso h a obrigao divisvel, tendo em vista que h pluralidade de sujeitos(alunos) e o bem divisvel (10.000,00 / 10). Se no ficar expresso quanto cada uma ira pagar na obrigao, se divide por parte iguais. Obrigao indivisvel: Para existir precisa ter pluralidade de sujeitos e precisa ter um objeto indivisvel; Exemplo: alunos devem um carro ao professor, como o bem indivisvel, o professor pode cobrar de qualquer um aluno, sendo obrigado a pagar sozinho, por ter a obrigao de pagar. Podendo aps ingressar com Ao cobrando a cota de cada um dos demais alunos dando-se nesse caso(o aluno devedor se tornar credor) o nome de sub-rogao(art.349 do CC). Diz a doutrina que toda a obrigao indivisvel depois dela cumprida se transforma em obrigao divisvel(observando o exemplo acima, que a priori no podia ser indivisvel o aluno pagou e ir cobrar dos demais, se tornando divisvel) Perda da qualidade da indivisibilidade (art.263 do CC), quem foi culpado paga perdas e danos, quem no foi culpado no paga, ou seja, se 10 alunos devem um carro e 1 coloca fogo no carro, somente este 1 pagar perdas e danos. Obrigao solidria(art.264 do CC) Para existir pluralidade de sujeito solidariedade). e precisa ter o art.265(fontes da

10 alunos devem um carro ao professor, para ser solidaria, tem que estar expressamente

Obrigao solidaria, pode ser Ativa, passiva e entendimento doutrinrio mista, porem esta ultima no h no Cdigo. Ex. D deve R$ 300,00 a,b,c, Ativo tem pluralidade de credores, D pode pagar tudo para qualquer um e quitaria a obrigao. A 300,00 B 300,00 C 300,00 Quando D procedeu o pagamento total ao A(R$ 900,00), acabou a obrigao solidaria, tendo B e C uma Ao de cobrana perante A para receber seu quinho(300,00) Passiva tem pluralidade de devedores, A pode cobrar tudo para qualquer um e quitaria a obrigao. B A C D D

Quando A procedeu o pagamento total ao B(R$ 900,00), acabou a obrigao solidaria, tendo C e D uma Ao de cobrana perante A para receber seu quinho(300,00) A-B = R$ 900,00 B-C = R$ 300,00 B-D = R$ 300,00 A mista a unio/juno da ativa e passiva- no tendo isso no Cdigo civil. A B C D E F

A-F = R$ 900,00 B-A = R$ 300,00 Ao de cobrana C-A = R$ 300,00 Ao de cobrana F-A = R$ 900,00 F-D = R$ 300,00 regresso F-E = R$ 300,00 regresso Obrigao Dvida B(R$ 300,00) Y C(R$ 300,00) D(R$ 300,00) Y renncia da dividia, a renuncia da divida no quer dizer renuncia da obrigao, ou seja, embora Y renuncie a divida de B(R$ 300,00 = seu quinho), Y pode cobrar de B o valor restante da divida, ou seja, R$ 600,00, cabendo B cobrar de C e D o quinho pertencente a cada um(R$ 300,00). Y renunciou de D da obrigao, ficando os demais responsveis pelo seu quinho, ou seja, Y pode cobrar de B(R$ 600,00). Quando h a renuncia da obrigao de um dos responsveis, dever ser deduzido da divida o quinho cabvel ao renunciado. Ex. Y tem que cobrar R$ 900,00, sendo solidrio B, C e D. Y renuncia da obrigao B, ou seja, ele somente pode cobrar de qualquer um dos restantes (B, C e D) R$ 600,00 cabendo ao pagador o ingresso da Ao de cobrana. Insolvente: a cota do insolvente dividida entre os demais responsveis solidrios, ou seja, Y cobra de B o valor total da divida(R$ 900,00), tendo B que ingressar com Ao de regresso em face de C(R$ 300,00) e D(R$ 300,00), como D insolvente, ser dividido esse quinho para os dois, ou seja, ser cobrado de C R$ 450,00(300 + 150)

RENNCIA

B(R$ 300,00) A C(R$ 300,00) D(R$ 300,00) insolvente

B(R$ 300,00) A C(R$ 300,00) retirado da obrigao D(R$ 300,00) insolvente A cobra de B o valor de R$ 600,00, tendo em vista que C foi retirado da obrigao, B ingressar com Ao de regresso em relao a D, como este insolvente, ser cobrado de C o quinho de D(R$ 150,00), mesmo ele tendo sido excludo da responsabilidade, em relao ao insolvente ser dividido sua cota, mesmo pelos excludos da obrigao.

TEMA PARA FERIADO Solano, Lopes e Ortega, se comprometeram solidariamente junto ao banco Sideral. Findo o prazo e a quantia no sendo pago, pergunta-se? A) Poder o banco cobrar a divida por inteiro de Solano. Que direitos caberia a Solano nesta hiptese? Sim, poder o Banco Sideral cobrar a divida integral de Solano, tendo em vista que esse assumiu o compromisso solidariamente, cabendo somente a Solano ingressar com a Ao de Cobrana, em face de Lopes e Ortega, cobrando de cada uma o quinho pertencente a divida. B) O que aconteceria se Lopes, fosse insolvente? Sendo um dos devedores insolvente, o quinho deste seja dividido entre os demais, ou seja, Solano e Ortega dividiriam a divida do insolvente, no caso acima, alm de Ortega para o seu

quinho, teria, tambm, que arcar com metade do quinho do insolvente. C) O que aconteceria se Ortega fosse renunciado da obrigao? Seria deduzido o quinho de Ortega da divida, cabendo ao banco cobrar de Lopes e Solano o quinho restante(ex. divida 900,00 saldo restante(R$ 600,00) ser cobrado de Lopes e Solano) D) A soluo jurdica do problema seria a mesma, se o objeto da obrigao fosse um quadro do pintor Picasso. Nesse caso a obrigao indivisvel, cabendo ao banco cobrar de qualquer um dos devedores(Lopes, Ortega ou Solano), e cabendo a quem pagou ingressar com Ao de cobrana cobrando dos demais as suas cotas, respectivamente.

S-ar putea să vă placă și