Sunteți pe pagina 1din 6

Questoes do brasil colonial FUVEST Andava o conde de Nassau to ocupado em fabricar a sua nova cidade, que para estimular

os moradores a fazerem casas, ele mesmo, com muita curiosidade, lhe andava fazendo as medidas, e endireitando as ruas para ficar a povoao mais vistosa. Frei Manuel Calado. O valoroso Lucideno e triunfo da liberdade, 1648. Com base no texto, responda: a) Quem foi o conde de Nassau? b) Qual o projeto apresentado no texto? Explique. FUVEST Odeio cordialmente as revolues ... Nas reformas deve haver muita prudncia ... Nada se deve fazer aos saltos, mas tudo por graus como manda a natureza... Nunca fui nem serei absolutista, mas nem por isso me alistarei jamais debaixo das esfarrapadas bandeiras da suja e catica democracia. Jos Bonifcio de Andrada e Silva, 1822. Analise o texto, associando-o ao processo de independncia do Brasil no que se refere a) forma assumida pela monarquia no Brasil. b) participao popular. FUVEST As comemoraes dos 500 anos do Descobrimento trouxeram tona duas concepes histricas opostas sobre o Brasil: uma admite que a histria do Brasil comeou com a chegada dos portugueses, em 1500; outra considera que a chegada dos portugueses foi um marco inaugural falso, criado pela viso eurocntrica do passado brasileiro. O que pode justificar esta ltima concepo? FUVEST A dominao espanhola (1580-1640) provocou mudanas no imprio colonial portugus; por isto mesmo, D. Joo IV, que subiu ao trono com a Restaurao ocorrida em 1640, teria dito que "o Brasil a vaca leiteira de Portugal". a) Quais mudanas do imprio derivaram da dominao espanhola? b) Que relao h entre as mudanas e a idia de que o Brasil se tornou a "vaca leiteira" de Portugal? FUVEST

"(...) e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regies, aqui a moeda feita de pessoas, que no so nem ouro, nem tecidos, mas sim criaturas. E a ns a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos males (...)" Garcia II, rei do Congo, sculo XVII Comente os acontecimentos a que se refere o rei africano e como esto relacionados colnia brasileira. FUVEST Depois de permanecermos ali pelo espao de dois meses, durante os quais procedemos ao exame de todas as ilhas e stios da terra firme, batizou-se toda a regio circunvizinha, que fora porns descoberta, de Frana Antrtica. (...) Em seguida, o senhor de Villegagnon, para se garantir contra possveis ataques de selvagens, que se ofendiam com extrema facilidade e tambm contra os portugueses, se estes alguma vezquisessem aparecer por ali, fortificou o lugar da melhor maneira que pde. Andr Thevet, As singularidades da Frana Antrtica, 1556. Tendo por base o texto, indique: a) A qual regio brasileira o autor se refere e por que afirma ter sido por ns descoberta? b) Quais foram os resultados do estabelecimento da Frana Antrtica? RIO JAPUR Neste rio, prximo do I, d-se o mais brbaro e desumano trfico de ndios. Ordinariamente, nos meses de janeiro e fevereiro, sobe aquele rio nmero considervel de canoas com carregamentos de machados, facas, terados, missangas, espelhos, etc., com o fim especial de trocarem tais mercadorias com ndios que passam a servir aos negociantes como escravos. (...) De Tef, Fonte Boa, Coary e Caldero, territrio brasileiro, partem as expedies para aquele trfico: e de volta a esses pontos so novamente vendidos por 100$000 ou mais. Correio Paulistano. 11/10/1878.

A partir do artigo do jornal, e usando seus conhecimentos de Histria, identifique: a) A regio onde se realizava esse tipo de comrcio escravista e em quais atividades econmicas era utilizada a mo-de-obra indgena; FUVEST Os primeiros jesutas chegaram Bahia com o governador-geral Tom de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regies da colnia,permanecendo at sua expulso, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as aes dos jesutas nesse perodo, correto afirmar que: a) criaram escolas de arte que foram responsveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.

b) defenderam os princpios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos. c) foram responsveis pela educao dos filhos dos colonos, por meio da criao de colgios secundrios e escolas de ler e escrever. d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservao das culturas indgenas. e) formularam acordos polticos e diplomticos que garantiram a incorporao da regio amaznica ao domnio portugus. E o pior que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em p e em moeda para os reinos estranhos e a menor quantidade a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil... Joo Antonil. Cultura e opulncia do Brasil por suas drogas e minas, 1711.

Esta frase indica que as riquezas minerais da colnia a) produziram ruptura nas relaes entre Brasil e Portugal. b) foram utilizadas, em grande parte, para o cumprimento do Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra. c) prestaram-se, exclusivamente, aos interesses mercantilistas da Frana, da Inglaterra e da Alemanha. d) foram desviadas, majoritariamente, para a Europa por meio do contrabando na regio do rio da Prata. e) possibilitaram os acordos com a Holanda que asseguraram a importao de escravos africanos.

FUVEST Eis que uma revoluo, proclamando um governo absolutamente independente da sujeio corte do Rio de Janeiro, rebentou em Pernambuco, em maro de 1817. um assunto para o nosso nimo to pouco simptico que, se nos fora permitido [colocar] sobre ele um vu, o deixaramos fora do quadro que nos propusemos tratar. F. A. Varnhagen. Histria geral do Brasil, 1854. O texto trata da Revoluo pernambucana de 1817. Com relao a esse acontecimento possvel afirmar que os insurgentes a) pretendiam a separao de Pernambuco do restante do reino, impondo a expulso dos portugueses desse territrio. b) contaram com a ativa participao de homens negros, pondo em risco a manuteno da escravido na regio. c) dominaram Pernambuco e o norte da colnia, decretando o fim dos privilgios da Companhia do Gro-Par e Maranho. d) propuseram a independncia e a repblica, congregando proprietrios, comerciantes e pessoas das camadas populares. e) implantaram um governo de terror, ameaando o direito dos pequenos proprietrios livre explorao da terra.

UFF (...) se a regio [colonial] possui uma localizao espacial, este espao j no se distingue tanto por suas caractersticas naturais, e sim por ser um espao socialmente construdo, da mesma forma que, se ela possui uma localizao temporal, este tempo no se distingue por sua localizao meramente cronolgica, e sim como um determinado tempo histrico, o tempo da relao colonial. Deste modo, a delimitao espcio-temporal de uma regio existe enquanto materializao de limites dados a partir das relaes que se estabelecem entre os agentes, isto , a partir de relaes sociais. Ilmar Rohloff de Mattos. O Tempo Saquarema. So Paulo: Hucitec, Braslia: INL, 1987, p.24 A partir do texto, podemos entender que a empresa colonial produtora de uma regio e de um tempo coloniais, definidos pelas relaes sociais construdas por suas caractersticas internas e pela maneira como se relaciona com o que se situa fora dessa mesma regio colonial. A Afro-Amrica, produto da ocupao do Novo Mundo, principalmente por portugueses, espanhis e ingleses, pode ser compreendida, nessa perspectiva, como um conjunto de: (A) economias subordinadas ao mercado mundial capitalista e lgica do capital industrial, garantindo a penetrao do capitalismo no continente americano, o que explica a rpida industrializao ocorrida no sculo XIX, como desdobramento da revoluo industrial; (B) sociedades que reproduziam as existentes nas metrpoles, podendo ser compreendidas a partir da substituio do trabalho compulsrio das relaes feudais pelo trabalho livre; (C) economias surgidas na lgica do mercantilismo, no caso da Inglaterra, e do feudalismo, nas colnias ibricas, sendo o comrcio a principal preocupao dos britnicos, enquanto os governos de Portugal e Espanha privilegiavam a expanso do poder da Igreja; (D) sociedades com organizao scioeconmica diferente da existente nas metrpoles, tendo na explorao do trabalho escravo a base da produo da riqueza, que era, em grande parte, transferida para As metrpoles, segundo a lgica do capital comercial; (E) economias baseadas na monocultura de produtos de grande demanda na Europa, gerando uma sociedade polarizada entre Senhores e Escravos, no possibilitando a formao de um mercado interno e o surgimento de outras classes sociais. Uff Nos ltimos anos, historiadores latino-americanos tm procurado discutir um dos mais arraigados mitos sobre alguns pases do continente: a pouca importncia da etnia negra na formao da sociedade e da cultura destes pases. Para deslegitimar tal mito, os pesquisadores tm ressaltado a importncia da escravido nos quadros da formao da sociedade latino-americana. Com base nesta afirmativa: a) indique a poltica econmica desenvolvida pelos pases ibricos no contexto da expanso europia do sculo XVI;

b) analise a presena de comerciantes portugueses nos territrios coloniais espanhis em relao mo de obra nos sculos XVI e XVII. UFF A vinda da Famlia Real para o Brasil decorreu das tenses que se manifestaram na Europa, por conta da oposio entre interesses ingleses e a poltica de expanso da Frana praticada por Napoleo Bonaparte. A partir dessa contextualizao: a) indique dois dos tratados que se referem, no perodo, s relaes entre Inglaterra e Portugal; b) explique a contradio existente no fato da vinda de a Famlia Real para o Brasil ter, ao mesmo tempo, fomentado um surto manufatureiro e criado condies para seu prprio declnio.

UFF Eu a Rainha fao saber aos que este Alvar virem: Que sendo-me presente o grande nmero de Fbricas, e Manufaturas, que de alguns anos a esta parte se tem difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuzo da Cultura, e da Lavoura, e da explorao das Terras Mineiras daquele vasto Continente; porque havendo nele uma grande, e conhecida falta de Populao, evidente, que quanto mais se multiplicar o nmero de Fabricantes, mais diminuir o dos Cultivadores; e menos Braos haver, que se possam empregar no descobrimento, e rompimento de uma grande parte daqueles extensos domnios, podero prosperar, nem florescer por falta do benefcio da Cultura, no obstante ser esta a essencialssima Condio,com que foram dadas aos proprietrios delas (...) Alvar de 05 de janeiro de 1785, apud Mendes Jr & Maranho . Brasil. Texto e Consulta. Repblica Velha. So Paulo, Brasiliense, 1981, volume 2 Com base no texto, analise as determinaes do Alvar de 1785 em relao liberdade de comrcio e de produo manufatureira da colnia portuguesa no Brasil. Uff O profundo reordenamento das relaes administrativas, militares e mercantis impostas por Portugal a sua Colnia na Amrica, na segunda metade do sculo XVIII, visou a tirar a Metrpole da posio subalterna a que tinha sido relegada no cenrio mundial. As reformas realizadas buscaram racionalizar a administrao do Imprio Colonial Portugus, mediante a maior interveno do poder central em reas como o Brasil. Com base no trecho acima: a) Cite um dos principais artfices das reformas administrativas portuguesas da segunda metade do sculo XVIII. b) Analise as repercusses destas reformas administrativas no Brasil.

UFF Mltiplas so as razes que explicam as diferenas dos processos histricos vividos na Amrica do Sul e na Amrica do Norte, durante os sculos XVIII e XIX. Enquanto no espao latino-americano as tenses com as metrpoles levaram ao processo de Independncia, com o surgimento de vrias repblicas, na Amrica do Norte, a emancipao caracterizou-se como algo que alguns autores identificam como exemplo de Revoluo Burguesa. Analise uma das razes que fez com que os processos de independncia na Amrica do Sul, nos territrios de ocupao colonial espanhola, tivessem como conseqncia a implantao de repblicas. UFF A transferncia da Corte Portuguesa para o Brasil tem sido objeto de intensos e calorosos debatesna historiografia luso-brasileira. Dentre as novidades implantadas pela chegada da Corte de D. Joo, esto: I) Maior controle sobre a concesso de sesmarias, via criao da Mesa do Desembargo do Pao do Rio de Janeiro II) Fundao do Banco do Brasil III) Criao da Companhia Geral de Comrcio do Gro Par e Maranho IV) Criao da Intendncia Geral da Polcia V) Institucionalizao do Tribunal da Relao do Rio de Janeiro para julgar as querelas da Provncia Assinale a alternativa que reune os elementos identificados com a transferncia da Corte Portuguesa: (A) I e II, apenas (B) I, II e III, apenas (C) I,II e IV, apenas (D) III, IV e V, apenas (E) IV e V, apenas

S-ar putea să vă placă și