Sunteți pe pagina 1din 9

Introduo

No mbito da disciplina de Anatomia Descritiva e Topogrfica II do curso de Licenciatura de Radiologia da Universidade do Algarve, foi-nos sugerido pelas docentes da cadeira, ida ao bloco operatrio (BO) no Hospital de Faro EPE com objectivo primordial a compreenso e o funcionamento da equipa de profissionais no BO. Esta visita deu-se no servio de Urologia, este sector localiza-se no Piso 4 (Ala Nascente) do Edifcio Central do Hospital de Faro. Fomos recebidos atenciosamente pela enfermeira chefe Neide Isaas que nos encaminhou ao Dr. Pedro Gomes, que fez-nos um breve resumo das regras e atitudes a ter dentro de uma sala de BO. A cirurgia que assistimos foi uma prostatectomia radical a um paciente do sexo masculino com idade compreendida entre os 65 a 70 anos.

Mtodos e Procedimentos
Antes de entrar na sala de cirurgia e durante o espao de tempo que l estiver, os profissionais devem respeitar certas normas para garantir o estado de assepsia do meio. Devido ao risco, de contaminao do campo esterilizado, utenslios/materiais esterilizados e pessoas com fardas esterilizadas (geralmente, a cor dos lenis esterilizados que cobrem a rea do campo, da mesa com os utenslios cirrgicos e das fardas esterilizadas verde escura, para prevenir o risco de contaminao, j que difere das cores dos lenis e fardas no esterilizadas sendo assim facilmente identificveis), nunca se deve aproximar do lado da mesa onde se est a fazer a interveno cirrgica mais de cinquenta centmetros, a no ser que o mdico o autorize. Regras de Assepsia: 1. O cirurgio, ajudantes e instrumentista devero estar equipados com fato de bloco, bata esterilizada, botas, mscara, luvas esterilizadas e touca. 2. Os alunos que assistiro cirurgia devero estar equipados com batas limpas, botas, barretes e mscara. 3. Todo o restante pessoal que poder estar na rea do Bloco dever cumprir as mesmas normas descritas no ponto 2. 4. O cirurgio, ajudantes e instrumentista depositaro as suas roupas na rea dedicada para o efeito. 5. No permitida a circulao com fatos cirrgicos fora da rea do bloco.

6. A entrada e sada do bloco operatrio carece da autorizao do assistente responsvel.

Quando necessrio a interveno do Tcnico de Radiologia ou qualquer outro profissional deve entrar sempre pelos vestirios, fazer a troca de roupa, vestindo fardamento apropriado existente neste local, para a circulao no bloco, que para alm da farda, consiste tambm no uso de touca, mscara e socas ou proteco para os sapatos. Fardamento: Gorro cobrir a totalidade dos cabelos e deve ser a 1 pea a colocar, para no haver queda de cabelo e/ou caspa na roupa limpa; Mscara muito importante na preveno de infeces. Deve cobrir a boca e nariz completamente e deve estar bem ajustada ao contorno da face. Calas e Camisola adequados ao fsico de cada pessoa; resistentes ao calor, arejados e confortveis; devem ser trocados sempre que sujos ou transpirados para reduzir infeces cruzadas;

Proteco dos ps: devem cobrir o p todo e devem ser usadas sempre que se circula nas reas semi-restritas e restritas; devem ser removidas sempre que se saia da rea cirrgica, nesta cirurgia ns utilizamos socas.

Falando agora no prognstico, o tumor prosttico geralmente desenvolve-se na parte mais externa da prstata sendo possvel senti-lo atravs de um exame chamado toque rectal uma vez que o tumor bem mais duro que o tecido normal (figura 1). O cancro, na sua fase inicial, no causa nenhum sintoma, o que permite que ele cresa e seja detectado apenas quando for tarde demais para trat-lo.

Figura 1 exemplificao do procedimento do exame rectal

A cirurgia chamada de prostatectomia radical pois consiste na remoo completa da prstata, vesculas seminais e eventualmente dos gnglios linfticos que possam estar comprometidos no bem-estar do paciente. Na cirurgia pode-se ou no preservar os nervos responsveis pela ereco que passam muito perto da prstata e isto depende principalmente das condies locais principalmente se existe suspeita de invaso dos nervos pelo tumor. Esta cirurgia pode ser feita por 3 vias distintas: a via aberta convencional (radical), a via laparoscpica ou a via perineal. A tcnica utilizada nesta cirurgia foi a via aberta que consiste numa inciso abdominal realizada abaixo da cicatriz umbilical at prximo do pnis (figura 2). A via laparoscpica consiste num acesso abdominal atravs de 4 ou 5 incises de 5mm a 10mm, com insuflao de gs e viso do campo cirrgico por um monitor conectado a uma microcmara inserida no abdmen por um desses furos; esta tcnica pode ser realizada tambm com um auxlio de um rob quando o cirurgio manuseia a consola afastado do campo operatrio e o rob comanda as pinas no campo em questo. A via perineal consiste numa inciso entre o escroto e o nus com acesso directo a prstata; por esta via h a limitao da possibilidade de remoo dos gnglios. O tipo de tcnica a utilizar depende da competncia do urologista e do tipo do diagnstico do paciente.

Zona de inciso

Figura 2 Zona de inciso da cirurgia via aberta.

A cirurgia teve incio as 9 horas onde o paciente foi colocado na mesa de posio decbito dorsal pelas enfermeiras e o anestesista procedeu anestesia do paciente. Seguidamente o paciente foi despido e o mdico-cirrgico procedeu devida preparao da pele utilizando um soluto anti-sptico de base alcolica na regio onde far a incisura para dar continuidade cirurgia. O enfermeiro instrumentista controlava e registava os utenslios utilizados pelos mdicos-cirrgicos. Aps a incisura na regio anteriormente ilustrada atravs de um utenslio que queimava a medida que o corte era mais profundo, reduzindo a perda de sangue pelo paciente, foi introduzido um utenslio que permitia obter uma maior rea de viso anatmica em estudo (figura 3). Ao longo da cirurgia, os mdicos estavam sempre a confirmar se havia a existncia de lquidos na bexiga. Os procedimentos de extraco da prstata no nos foi possvel visualizar pelo facto de estarmos um pouco afastados da mesa de modo a no interferir no trabalho dos profissionais.

Figura 3 Instrumento para uma maior viso de estudo anatmico Uma vez que a prstata foi totalmente removida, o mdico-cirrgico pediu enfermeira que guardasse o rgo para a biopsia (figura 4). Finalmente, o canal urinrio unido novamente atravs de um cateter com revestimento especial. Logo feito um pequeno corte, mais lateral, onde constatar a alglia para a drenagem de lquidos durante a cicatrizao total da unio entre a bexiga e a uretra (canal urinrio) e voltou-se a fechar o corte atravs de um agrafador cirrgico (figura 5).

Figura 4 Imagem antes e aps a cirurgia de remoo total da glndula prosttica.

Figura 5 agrafador cirrgico A operao foi terminada com sucesso as 11 horas e 30 minutos, mas devido perda de alguma quantidade de sangue do paciente, e por questo de precauo, deu-se transfuso de sangue e transportado para a sala de recobro. Em regra, o enfermeiro instrumentista confirmou a lista de utenslios utilizados de forma a garantir que no houve lapso de algum instrumento no interior do paciente.

Descrio Anatmica
O Aparelho urinrio ou sistema urinrio um conjunto de rgos envolvidos com a formao, depsito e eliminao da urina. O aparelho formado por dois rins, dois urteres, uma bexiga e uma uretra.

Urteres
So dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. E so rgos pouco calibrosos, os urteres tm menos de 6mm de dimetro e 25 a 30cm de comprimento. O urter limitado superiormente pela pelve renal, localizada no interior do rim. Descendo obliquamente e medialmente, o urter percorre por diante da parede posterior do abdmen, penetrando em seguida na cavidade plvica, abrindo-se no stio do urter situado no assoalho da bexiga urinria (figura 6). Em virtude desse seu trajecto, distinguem-se duas partes do urter: abdominal e plvica. Os urteres so capazes de realizar contraces rtmicas denominadas peristaltismo. A urina move-se ao longo dos urteres em resposta gravidade e ao peristaltismo.

Figura 6 trajecto do urteres.

Bexiga
A bexiga funciona como um reservatrio temporrio para o armazenamento da urina. Quando vazia, a bexiga est localizada inferiormente ao peritoneu e posteriormente snfise pbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal. um rgo muscular oco, elstico que, nos homens situa-se directamente anterior ao recto e, nas mulheres est frente da vagina e abaixo do tero. Quando a bexiga est cheia, sua superfcie interna fica lisa. Uma rea triangular na superfcie posterior da bexiga no exibe rugas. Esta rea chamada trgono da bexiga e sempre lisa. Este trgono limitado por trs vrtices: os pontos de entrada dos dois urteres e o ponto de sada da uretra. O trgono importante clinicamente, pois as infeces tendem a persistir nessa rea. A sada da bexiga contm o msculo esfncter chamado esfncter interno, que se contrai involuntariamente, prevenindo o esvaziamento. Inferiormente ao msculo esfncter, envolvendo a parte superior da uretra, est o esfncter externo, que controlado voluntariamente, permitindo a resistncia necessidade de urinar (figura7). A capacidade mdia da bexiga urinria de 700 800ml; menor nas mulheres porque o tero ocupa o espao imediatamente acima da bexiga.

Figura 7 visualizao da bexiga atravs de um corte coronal.

Prstata
A prstata mais uma glndula, cuja secreo acrescentada ao lquido seminal. A sua base est apoiada no colo da bexiga e a primeira poro da uretra perfura-a longitudinalmente pelo seu centro, da base ao pice (figura 8). Sendo ligeiramente achatada no sentido antero-posterior, ela apresenta uma face anterior e outra posterior, e faces laterais. Estruturalmente, a prstata envolta por uma cpsula constituda por tecido conjuntivo e fibras musculares lisas e da qual partem finas trabculas que se dirigem para a profundidade do parnquima. O restante do parnquima ocupado por clulas glandulares distribudas em tubos ramificados, cuja secreo drenada pelos ductos prostticos.

Figura 8 visualizao de vrias posies da prstata.

Uretra
A uretra um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contm uma grande quantidade de glndulas secretoras de muco. A uretra abre-se para o exterior atravs do stio externo da uretra. A uretra diferente entre os dois sexos. A uretra masculina estende-se do orifcio uretral interno na

bexiga urinria at o orifcio uretral externa na extremidade do pnis. Apresenta uma dupla curvatura no estado comum de relaxamento do pnis. dividida em trs pores: a prosttica, a membrancea e a esponjosa, cujas estruturas e relaes so essencialmente diferentes. Na uretra masculina existe uma abertura pequena em forma de fenda, um ducto ejaculatrio (figura 9).

Figura 9 visualizao da uretra seccionada.

Concluso

O trabalho no bloco operatrio o trabalho de uma equipa multidisciplinar que visa o bem-estar do paciente mas no dispensa que dentro dessa equipa exista uma cumplicidade mtua nas aces e atitudes ao longo de uma interveno. Podemos dizer que os elementos mnimos de apoio a uma cirurgia so: um mdico-cirurgio, um mdico ajudante, um anestesista, trs enfermeiros (um instrumentista, um de apoio ao anestesista e um circulante) e se necessrio o tcnico de radiologia, no sendo necessrio nesta cirurgia. Queremos agradecer s docentes do curso e a todos os profissionais por esta experincia muito gratificante que serve para alimentar os nossos conhecimentos sobre a actividade de outros profissionais de sade.

Referncias Bibliogrficas
Frank, H., (2000), NETTER: Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed. Seeley, R., Stephens, T. D., Tate, P., (2007) Anatomia & Fisiologia. 6ed. Lusocincia Hospital de Faro: Urologia, Consultado em 12 de Maio de 2011, em:

http://www.hdfaro.min-saude.pt/site/index.php Integra, (2010) Product Feature: Urology Retractor System. Consultado em 12 de Maio de 2011, em: http://www.omnitract.com/index.php/FastSystem/UF400/450-Urology-

Retractor-System.html Medical System, (2007), Prostatectoma Serie. Consultado em 12 de Maio de 2011, em: http://www.umm.edu/esp_presentations/100046_1.htm Universidade Egas Moniz, (s.d.), Normas de utilizao do Bloco Operatrio I. Consultado em 12 de Maio de 2011, em:

http://www.egasmoniz.edu.pt/ficheiros/ALUNOS/Anos_Anteriores/cirurgia/Informaca o.Diversa/Normas.de.Utilizacao.do.Bloco.Operatorio.I.pdf Comisso de Controlo da infeco Hospitalar, (2006), Preveno Da infeco cirrgica. Consultado em 12 de Maio de 2011, em: http://www.hsm.min-

saude.pt/contents/pdfs/CCIH/Prevencao_Infeccao_Cirurgica.pdf

S-ar putea să vă placă și