Sunteți pe pagina 1din 8

SABER FALAR EM PBLICO IMPORTANTE Meus amigos, saber falar fundamental.

l. Tenho um amigo que fez at poesia com este tema, reverenciando a lngua:uma espada afiada (para ele). Estamos num mundo cada vez mais exigente, onde (para variar) a comunicao fundamental e indispensvel aos partcipes deste processo de transformao. Ou seja, em casa, no trabalho, na escola, influenciamos e somos influenciados pela palavra. Uma palavra bem colocada abre caminhos, abre verdadeiras portas para a conquista daquilo que se deseja. Nos discursos de boas vindas, de agradecimentos, seminrios, reunies de amigos e no bapo de botequim, tambm somos diferenciados pela arte de saber falar. Um aprendizado a palavra chave para se adquirir o segredo do to propagado "dom da palavra", porque, mais do que imaginamos, isso no coisa de predestinado, coisa que vm atravs de herana gentica que est disponvel apenas para uns poucos felizardos. Conseguimos melhorar o nosso discurso fazendo usa de tcnicas e informaes para essa prtica e, principalmente pela prtica constante do falar, aproveitando todas as oportunidades com certa prudncia e com muita emoo. Um discurso desprovido de emoo no ganha credibilidade, provoca insegurana no orador que se v atnito diante da expresso de seus ouvintes. Para que ns possamos cada vez mais adquirir a tcnica do desenvolvimento da oratria, estou enviando em anexo um documento extrado da internet que enfoca esse tema com mais propriedade. Existem ainda alguns sites destinados ao assunto, entre os quais eu recomendo o do Reinaldo Polito e o da revista Vencer. Visitas aos sites de renomados lingistas e professores de portugus sempre uma excelente idia. E a ttulo de curiosidade, nunca demais incursionarmos pelos caminhos da histria universal, da literatura, das artes, enfim:no podemos nos esquecer que, afinal, um discurso sem contedo um discurso vazio, para pessoas vazias. Por fim: " Quem no l, mal fala, mal ouve, mal v" j dizia professor Roanez do CIAW (quem se lembra?) Saber falar em pblico importante II "Comunicao o processo de criar e compartilhar significados atravs da transmisso e troca de smbolos. Este processo requer uma interao entre as pessoas e mesmo, entre pessoas e meios mecnicos utilizados". A afirmao de Ricardo Farah, Mestre em Psicologia Social pela USP, consultor e professor da ESPM e da SSJ. Usamos a comunicao com os mais diversos propsitos, como por exemplo: - Dar, receber ou trocar informaes; - Iniciar, manter ou findar relacionamentos; -Persuadir outras pessoas a pensar e agir de modo assemelhado ao nosso;

- Ganhar, manter ou exercer poder sobre os outros; - Expressar pensamentos, pretenso e decises; - Dar sentido ao mundo e sistematizar nossas experincias sobre ele. J uma apresentao pode ser definida como um meio de informar ou persuadir uma audincia. uma forma de comunicao. Uma pergunta deve estar presente na mente do apresentador, desde o incio do planejamento de sua apresentao: com que efeito quero fazer minha apresentao? "Embora a habilidade de comunicao possa ser desenvolvida, muitas pessoas no tm conscincia dessa possibilidade e no acreditam no prprio potencial. Por essa razo fogem das oportunidades que lhes so oferecidas e sentem-se desconfortveis quando obrigadas a fazer uso da palavra, seja em uma reunio, seja em uma negociao, seja em uma entrevista", analisa Reinaldo Passadori, em seu livro Comunicao Essencial, da Editora Gente. Voc tem medo de falar em pblico? Fica com aquele friozinho na barriga s de pensar em se apresentar para uma grande platia? Saiba que voc no o nico. Uma pesquisa do jornal Sunday Times, realizada com 3 mil americanos, mostrou que falar em pblico o que gera mais medo nas pessoas, com 41% das respostas. Depois vem o medo de altura, com 32%, e o medo de insetos, fobia compartilhada por 22% dos entrevistados. Para Ricardo Farah, as pessoas no tm medo de falar, o medo maior o da rejeio, de no serem aceitas; serem excludas. Tudo que novo assusta, principalmente quando a pessoa no tem experincia em se apresentar e ainda mais no tem muito conhecimento do assunto a ser abordado. Ao falar em pblico ela vai se expor, e fica com medo de denegrir sua imagem, j que o risco disso ocorrer numa apresentao grande. "Todos podem falar bem, alguns com mais facilidades que outros, mas com tcnica, crena, esforo, treino e dedicao no h obstculos que no possam ser superados", completa Reinaldo Passadori, especialista em comunicao verbal e diretor do instituto que leva seu nome. Para no ter mais medo, o ideal se preparar, tanto tendo o conhecimento necessrio do assunto a ser abordado como tambm as tcnicas de apresentao e oratria, que sero apresentadas ao longo desta reportagem. Como se planejar O primeiro mandamento para fazer uma apresentao de sucesso algo que parece bvio, mas que nem sempre seguido por quem vai falar para um grupo ou platia: procure dominar o assunto que vai ser exposto. Estar familiarizado com o tema a ser abordado fundamental. Nada pior do que demonstrar insegurana e desinformao a respeito do que est sendo falado. Por isso, ao ser convidado para expor suas idias em pblico, prepare-se lendo a respeito do assunto, pesquisando as novidades e conversando com pessoas da rea, para ouvir diferentes pontos de vista. Outra dica importante procurar conhecer detalhes sobre o evento. Ricardo Farah listou alguns aspectos importantes, que devem ser observados antes de voc organizar a apresentao:

Quem ser sua platia - qual a faixa etria e nvel ocupacional dos participantes? Qual o nvel de conhecimento que a platia ter do tema? Quanto tempo voc ter para a sua participao?

Como o pblico se formou? Foram obrigados a participar ou esto ali por vontade prpria? Quais so as expectativas da platia em relao sua apresentao e ao evento? Em qual momento do dia voc vai fazer a apresentao? Falar s 8h da manh de segunda-feira diferente de falar s 14h de quarta. "Os brasileiros tm o costume de comer feijoada nesse dia", lembra o consultor.

O segundo ponto que voc deve observar na hora de montar a sua apresentao identificar qual a mensagem voc quer passar para o pblico. Baseado no tempo disponvel, voc deve dividir a palestra em sete partes: 1: Introduo. O seu comportamento e postura corporal nessa hora so fundamentais, pois atravs dele que as pessoas vo se identificar e criar uma ligao com voc. 2: Objetivos. Detalhe o que voc pretende com a palestra, apresentao ou o treinamento. Um exemplo: "Vou debater as tcnicas e depois passarei para a parte prtica". 3: Importncia. Mostre para a platia a importncia que o assunto tem na vida das pessoas. Ricardo Farah coloca mais um exemplo: "J pensaram na importncia de falar em pblico e expressar-se com clareza para a vida pessoal e profissional?" 4: Agenda. Esta etapa deve ser usada sempre e diz respeito ao seu plano de vo. neste momento que voc vai dar os detalhes tcnicos sobre a apresentao: quanto tempo vai durar; o que vai ser tratado; como vai ser a palestra. Isso possibilita que as pessoas saibam para onde voc est indo, o que facilita o processo de comunicao e aprendizagem. 5: Foco. Esta a hora da verdade. chegado o momento de demonstrar todo o seu conhecimento. At ento, voc deu informaes sobre a apresentao, agora vai transmitir o contedo propriamente dito. Todas as informaes anteriores devem tomar at 15% do tempo da palestra, no mximo. Esta parte vai ser a principal e vai demandar de 80 a 85% da apresentao. Sempre que possvel, ilustre o que voc est dizendo com um exemplo real, isso enriquece o contedo da palestra e demonstra que voc sabe do que est falando. 6: Resumo/ Concluso. O resumo o fechamento, voc conclui a apresentao em algumas linhas e abre para o debate. 7: Debates. Na hora das perguntas, importante saber ouvir; deixar as pessoas terminarem as suas dvidas e consideraes. Lembre-se tambm de manter a mente aberta -afinal, ningum dono da verdade - e no tenha uma postura agressiva, mesmo quando for contestado. A apresentao deve ser estruturada em tpicos. Defina os argumentos mais importantes e organize-os logicamente. Tenha um roteiro do que vai falar em mente, no papel ou mesmo no Power point, mas jamais leia sua apresentao para o pblico. Alm de ser enfadonho, passa uma imagem de despreparo.

Seja natural, no use palavras difceis ou que no faam parte do seu cotidiano. A naturalidade vai ser uma grande aliada caso voc perceba que cometeu alguma falha ou se acontecer o temvel "branco". Se isso acontecer e voc estiver vontade e for natural, possvel que ningum perceba. Relembre seu ltimo argumento e passe para o tpico seguinte. Procure ter e demonstre tranqilidade. Nada pior do que um apresentador nervoso. Passadori afirma que a boa comunicao muito importante para a vida de qualquer profissional, e mais cedo ou mais tarde voc ser convidado a participar de uma reunio, dar entrevistas, proferir palestras ou treinamentos, ou mesmo liderar uma equipe. "De que adianta ter um MBA de timo nvel se voc tem gagueira ou mesmo no sabe o que fazer quando precisa falar em pblico? Quanto mais habilidades de comunicao tiver, maiores as chances de voc ser reconhecido. Destaca-se em um grupo no necessariamente quem sabe mais, mas aquele que se comunica melhor", completa.

O que a Oratria pode fazer por voc.

Fale-me para que eu te veja - diziam os gregos. A oratria surgiu em Siracusa, na Siclia, no sculo V a.C. de l o primeiro manual sobre a retrica de que se tem notcia, da autoria de Crax e Tsias. Outros surgiriam nos anos seguintes, mas o mais renomado ainda a Arte Retrica de Aristteles. Foi na terra das Olimpadas que a oratria encontrou campo frtil para o desenvolvimento. Para os gregos, saber falar adequadamente em pblico era uma das mais importantes qualidades que um homem poderia demonstrar. Antes restrita a poucos cidados de destaque, aos poucos, a eloqncia e a capacidade de falar em pblico passou a ser considerada uma capacidade que podia ser adquirida e desenvolvida atravs de estudo e treinamento. Segundo a Enciclopdia Universal Multimdia, disponvel na internet e originria de Portugal, a oratria " o termo que designa a arte de falar em pblico. Constitui uma das variantes do discurso argumentativo. Na organizao do texto oratrio necessrio apresentar argumentos e orden-los com o objectivo de informar, demonstrar, convencer e manipular. Na poca medieval, a argumentao partia de uma disputa que exigia a formulao de um problema e argumentos a favor e contra, uma soluo e respectiva fundamentao e, por fim, respostas s objeces postas ou supostas. A oratria, enquanto discurso performativo, exige a utilizao de outros cdigos que no o lingstico, como a voz, a dico, a entoao e os gestos. Na estrutura do texto oratrio h quase sempre uma introduo, a que se segue o discurso propriamente dito com a exposio do tema, a confirmao ou argumentao, terminando com a concluso". A oratria de antigamente foi se adaptando linguagem e costumes de cada povo. "O que houve, na verdade, foi uma grande transformao nas exigncias dos ouvintes e conseqentemente na orientao do ensino da arte de falar. O auditrio de hoje solicita uma fala mais natural e objetiva, sem os adornos de linguagem e a rigidez da tcnica empregada at o princpio do sculo", afirma Reinaldo Polito, professor de expresso verbal e autor de diversos livros, incluindo "Como falar corretamente e sem inibies", da Editora Saraiva, de onde foi extrada esta declarao. Para a advogada, doutora em Histria e professora de oratria, Maria Alice de Andrade Leonardi, a oratria pode melhorar em 100% o seu desempenho profissional. "Quem sabe se expressar verbaliza bem em qualquer situao e, por isso, torna-se uma pessoa mais segura, que aparece mais, tem mais eloqncia nas suas apresentaes. Ela passa a pensar mais rapidamente, com mais segurana e fluidez".

Comunicador nota 10 "O comunicador ideal aquele que fala bem, com tcnica, elegncia, fluidez, inteligncia e naturalidade, conquistando facilmente a ateno e a simpatia dos ouvintes. Seu bom humor contagia, sua agudeza de esprito envolve e cativa os demais em qualquer contexto, tanto quanto a um grande nmero de pessoas, em situaes formais ou informais, profissionais ou sociais". Esta a definio de Reinaldo Passadori e consta no seu livro Comunicao Essencial, da Editora Gente. A comunicao eficaz no est restrita ao momento da fala. Alis, estudos afirmam que as palavras prendem apenas 7% da audincia. A voz vem com 38% da ateno e a maior parte -55% da platia - fixa-se na comunicao no-verbal, que a entonao e o ritmo da voz, os gestos e a postura do apresentador. De acordo com Reinaldo Polito, o segredo da boa gesticulao no chamar a ateno. "Os gestos devem participar ativamente da comunicao, destacando e complementando as informaes importantes, esclarecendo mensagens ocultas que no so transmitidas com palavras, mas sem que sejam percebidos de maneira ostensiva". Ele completa dizendo que, alm de agir com naturalidade, conhecer seu pblico fundamental e vai influenciar no que voc vai falar e mostrar na palestra, incluindo a voz, o vocabulrio e a expresso corporal. Voc deve estudar cada caso e tipo de pblico isoladamente. A formao intelectual da platia, conhecimento que possui sobre o tema, faixa etria predominante e emoo produzida pela mensagem vo influenciar todo o contedo da apresentao. Ainda assim, h alguns indicadores que podem ser utilizados em praticamente todas as situaes. "Quanto maior for o pblico e menor o nvel intelectual dos ouvintes, mais intensa dever ser a gesticulao. Por outro lado, quanto menor for a platia e mais bem preparadas intelectualmente forem as pessoas, mais moderados devero ser os gestos", alerta o especialista.

Timidez atrapalha trabalho do lder de equipe. No livro O Lder do Futuro, Peter Drucker deitou por terra a teoria de que um indivduo j nasce lder. Hoje sabe-se que, embora algumas caractersticas sejam essenciais - entre elas, a facilidade de comunicao -, um lder talhado no dia-a-dia, aponta a psicloga Suzy Fleury, em uma entrevista revista Pequenas Empresas e Grandes Negcios. Foi mais ou menos isso que aconteceu com Mrcia Regina Fernandes, que hoje ocupa o cargo de gerente-geral da Unibanco AIG, uma das maiores seguradoras do pas. Mrcia sempre foi muito tmida e tinha problemas de comunicao, mas de repente se viu tendo que liderar uma equipe de 300 pessoas. As pessoas queriam ateno, sentiam falta de uma pessoa mais expressiva. Foi ento que a profissional decidiu mudar seu jeito de ser. Fez curso de teatro, canto, expresso verbal e, aos poucos, foi adquirindo a bagagem tcnica necessria para saber se relacionar e se comunicar sem barreiras, fazer uma apresentao, enfim, lidar com pessoas sem o obstculo da timidez. No comeo, eu verbalizava a minha dificuldade. Falava que no era muito boa em falar com o pblico, mas iria tratar de um assunto que gostava muito. Dava a cara para bater mesmo. Isso me deixava mais prxima das pessoas, e j quebrava o gelo inicial. Para a gerente, o grande problema das pessoas tmidas tentar melhorar pegando como exemplo as pessoas mais eloqentes que conhece. Voc idealiza muito, o seu perfil est muito distante daquele advogado que j fez vrios cursos de oratria, do pastor

da igreja e do ator da televiso. A sada, segundo ela, pegar as caractersticas que voc considera as melhores em voc seus pontos fortes e us-las em favor da comunicao e do trabalho em equipe. Por exemplo, Mrcia muito analista, pragmtica e didtica (ela tambm j foi professora). Explorou essas qualidades na hora de falar em pblico que, juntamente com os cursos, fazem com que hoje ela seja uma pessoa muito mais segura de si, e pegue o microfone sem medo de errar. Foi preciso quebrar alguns medos, como aprender a ser observada. Esta mudana foi h 10 anos. Foi decisivo para minha carreira decolar. A partir deste momento, os resultados comearam a aparecer de verdade. Como se v, a boa comunicao fundamental, principalmente quando voc o lder da equipe. Algo me torno de 110%, brinca Mrcia, que hoje lidera 400 pessoas indiretamente. Eis algumas dicas da profissional para fazer um bom trabalho de liderana dentro da equipe:

Gostar muito do que faz. Gostar de trabalhar com gente, dedicar-se ao trabalho de ouvir e interagir com as pessoas. No desprezar nenhuma idia ou oportunidade trazida pelos funcionrios. Mesmo que parea estranha no comeo, anote e pense com calma depois. Ser um eterno observador, estar sempre atento ao clima, a integrao e ao desenvolvimento de todos. Fazer mensalmente uma dinmica de grupo com toda a equipe isso ajuda muito a conhecer cada um dos colaboradores e detectar possveis problemas.

Mas, de acordo com Suzy Fleury, o lder que s fala bem no suficiente. A principal caracterstica que um lder dever revelar na dcada que se inicia uma viso muito apurada do presente e, sobretudo, do futuro.Foi isso que revelou um levantamento envolvendo 1.700 executivos, entre eles 840 presidentes de empresas, de vrios pases dos cinco continentes. O lder ideal aquele que tem a capacidade de enxergar o futuro, de desenhar um sonho para compartilhar com algumas pessoas e mobiliz-las para ajudar a transformar esse sonho em realidade. Assim, no basta falar bem, convencer, comandar. mais do que isso. O lder precisa enxergar longe. Veja o exemplo de Walt Disney. Ele j morreu, mas sua viso foi to forte que continua mobilizando uma legio de admiradores, conclui ela. Adaptando sua palestra ao seu pblico-alvo. Lembra daquela piada que voc considerava um quebra-gelo infalvel? De repente, ningum riu. Como foi possvel? simples: na era da customizao, nada mais infalvel. As mensagens precisam atrair, motivar e convencer. E no h uma maneira uniforme de faz-lo. Da mesma forma que ningum motiva ningum (no mximo cria condies para que as pessoas se auto-motivem), ningum atrai ou convence ningum. As pessoas se deixam atrair e se permitem convencer medida que se estabelecem vnculos de simpatia, interesse e credibilidade. E o que gera vnculos? Depende. Das pessoas, da cultura da organizao e do pblico-alvo, do momento. Cabe ao palestrante (ou facilitador do seminrio) estar bem equipado. Veja o que voc pode fazer:

Informaes Conhecer a empresa no basta. importante saber o momento pelo qual a empresa est passando, a razo da palestra ou seminrio e como ele percebido pelas pessoas presentes. A oportunidade de aprendizado um castigo ou um prmio? vista como tempo bem empregado? O que aconteceu logo antes? Imagine, por exemplo, uma palestra que parte de uma conveno. Se a conveno um momento de celebrao, a receptividade ser completamente diferente de uma palestra proferida logo aps uma bronca do CEO. Perfis - Procure traar o perfil do pblico-alvo. No se limite a profisso, cargo e nvel de escolaridade. H muitos modelos que elucidam perfis psicolgicos. O Center for Creative Leadership, por exemplo, acredita em 4 perfis bsicos, que so: REALISTA Pessoa que aprecia os dados e as informaes p no cho e racional. ESTRUTURAL Valoriza a ordem, o controle e a preciso. AFETIVO - Preocupa-se com sentimentos, emoes, entusiasmo, prazer e principalmente pessoas. VISIONRIO - Tem uma mente transformadora. Est sempre de olho no futuro e valoriza a iniciativa, a inovao e a fantasia. Conhecendo o perfil de seu pblico, voc pode elaborar sua palestra ou seminrio realando os aspectos aos quais ele ser mais sensvel, a saber: REALISTA Esse pblico no vai se deixar levar pelo seu humor ou simpatia. Se voc fizer muita preleo, ele pode achar que est perdendo tempo. D exemplos concretos sobre o resultados obtidos com o contedo que voc est trazendo. Faa-o perceber rapidamente quais so os ganhos de estar l. Capriche nas informaes, estatsticas, casos. ESTRUTURAL Precisa em primeiro lugar respeit-lo. Ao se apresentar, dedique um bom tempo ao seu currculo. Como o estrutural gosta de ordem e seqncia, uma explanao sobre os objetivos e etapas da palestra ou seminrio ser bem vinda. Procure colocar seu contedo em etapas tambm, abuse do passo-a-passo. AFETIVO Seja simptico e interativo. Conte piadas, proponha jogos, discusses em pequenos grupos e dinmicas. Use pouca exposio oral. VISIONRIO - Faa perguntas intrigantes. Abuse de imagens tanto desenhos como metforas, lendas e parbolas. Provoque o raciocnio e a fantasia. No seja dogmtico nem conclusivo. Humor, s se for refinado. A maioria das pessoas forte em duas dessas variveis e nem tanto nas outras duas. Voc pode deduzir seus perfis em funo de suas profisses e/ou da cultura da organizao. Evidentemente, voc no pode se ater a s uma metodologia, para no cansar o pblico. bvio tambm que o ser humano mais complexo do que uma tipologia, por isso voc pode e deve ousar um pouco, mas lembre-se: Use a intuio. Confie no que sua voz interna est lhe dizendo. por meio da intuio que captamos as pessoas, portanto a chance de erro pequena. V aos poucos. Se, por exemplo, voc quiser usar humor, comece com alguma coisa engraadinha, no com uma piada longa. Se o pblico rir porque est com vontade de rir, e se no rir, voc no vai ficar sem graa.

Esteja atento aos sinais. O pblico d sinais o tempo todo. Preste ateno neles. No se atenha apenas aos que esto nitidamente gostando. Procure conquistar os demais. Um grupo no um bando de pessoas. Ele tem uma dinmica prpria. Pessoas podem ter comportamentos e apreciaes diferentes do que teriam individualmente quando esto em grupo. O meio a mensagem. Lembra-se do velho mote? Alm de considerar o perfil do seu pblico, a forma precisa ser coerente com o contedo. A mensagem o mais importante, mas no se separa de seu estilo nem da sua metodologia.

S-ar putea să vă placă și