Sunteți pe pagina 1din 2

COMO REDUZIR CUSTOS NA MINHA EMPRESA

Custos so como cabelos e unhas, devem ser cortados todo ms, porque se no fizer isso, a tendncia eles crescerem e ficarem cada vez maiores. Infelizmente maus hbitos no uso do dinheiro e recursos acabam por arruinar nossa vida financeira. O importante ter controle sobre o nosso dinheiro e recursos, mas para que se possa atingir este objetivo, temos que passar por uma verdadeira reeducao de nossos hbitos, criando desta forma hbitos teis que favoream o controle total sobre nossos gastos. A Reduo de Custos comea primeiramente com um bom planejamento, nele faremos uma lista dos itens que devem ser cortados, comeando do mais prioritrio para o menos prioritrio. verdade que nem todos os custos podem ou devem ser cortados ou mexidos, mas podem ser ao menos minimizados. Regra no. 1 da Reduo de Custos: Comece cortando pequenos gastos, porque na maioria das vezes eles passam despercebidos e com o tempo se acumulam e fazem grande impacto no oramento. Verifique o que realmente importante para sua Empresa neste momento, descarte gastos superficiais ou que no traro nenhum benefcio imediato. A seguir algumas dicas para valorizar o seu dinheiro e evitar desperdcios: Telefone Verifique se realmente h necessidade de ter 03 ou 04 linhas telefnicas na Empresa. Monitore o tempo e contedo das ligaes. Caso ache necessrio, instale um gravador telefnico nas linhas, hoje em dia no custam caro e apresentam uma boa economia e controle das ligaes na Empresa. Verifique se a operadora de telefonia atual est cobrando muito alto nas contas telefnicas, se tiver, migre para uma operadora de telefonia que cobre mais barato ou que oferea planos melhores. Agora podemos mudar de operadora conservando o nmero do telefone (Portabilidade). Materiais Evite desperdcios de materiais ou providencie a venda dos insumos no utilizados, descubra novas formas de fazer os trabalhos economizando materiais.

Funcionrios Monitore seus funcionrios (mesmo distncia), funcionrios monitorados trabalham melhor e produzem mais. Caso ache necessrio, instale cmeras de segurana nas dependncias da Empresa, atualmente acha-se na maioria das lojas de informtica e no vo custar to caro como antigamente e ainda possvel monitorar sua Empresa de qualquer lugar via internet. Bancos e Cartes de Crdito

Evite-os, tente se acostumar a trabalhar somente com seus recursos do fluxo de caixa, porque somente ele a realidade financeira da sua Empresa. Esquea: Financiamentos em Bancos, Cheque Especial, Cartes de Crdito, deixe para us-los apenas em casos de extrema necessidade. Preos Praticados Oferea descontos para pagamentos vista em dinheiro. Diminua os prazos dados para pagamentos (recebimentos), aprenda a praticar preos menores concedendo prazos mais curtos. Habitua-se a negociar seus prazos de pagamento (contas a pagar) com prazos mais longos, em contrapartida procure encurtar seus prazos de recebimento (contas a receber). Fornecedores Avalie o melhor Custo X Benefcio dos seus fornecedores, mas cuidado com a qualidade, porque o barato demais pode sair muito caro.

Marco Antnio dos Santos Administrador e Consultor de Empresas Site: www.marcoantonio.adm.br Blog: mrc-adm.blogspot.com

S-ar putea să vă placă și