Sunteți pe pagina 1din 5

Salmo 148, 1 14[a]

[a] Biblia Hebraica, Rudolf Kittel. Pars II, Lipsiae. J.C.Hinrichs, 1906. p. 1023.

Salmo 148,1-14 Glorificao do Deus Criador Ao que est sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glria e o poder para sempre (Ap 5,13). 1 Louvai o Senhor Deus nos altos cus, * louvai-o no excelso firmamento! 2 Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, * louvai-o, legies celestiais! 3 Louvai-o, sol e lua, e bendizei-o, * louvai-o, vs estrelas reluzentes! 4 Louvai-o, cus dos cus, e bendizei-o, * e vs, guas que estais por sobre os cus. 5 Louvem todos e bendigam o seu nome, * porque mandou e logo tudo foi criado. 6 Instituiu todas as coisas para sempre, * e deu a tudo uma lei que imutvel. 7 Louvai o Senhor Deus por toda a terra, * grandes peixes e abismos mais profundos; 8 fogo e granizo, e vs neves e neblinas, * furaces que executais as suas ordens. 9 Montes todos e colinas, bendizei-o, * cedros todos e vs rvores frutferas; 10 feras do mato e vs mansos animais, * todos os rpteis e os pssaros que voam. 11 Reis da terra, povos todos, bendizei-o, * e vs, prncipes e todos os juzes; 12 e vs, jovens, e vs, moas e rapazes, * ancios e criancinhas, bendizei-o! 13 Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, * porque somente o seu nome excelso! A majestade e esplendor de sua glria * ultrapassam em grandeza o cu e a terra. 14 Ele exaltou seu povo eleito em poderio * ele o motivo de louvor para os seus santos. um hino para os filhos de Israel, * este povo que ele ama e lhe pertence.

Catequese do Papa Joo Paulo II Audincia Geral, (Salmo 148, 1 14 Quarta-feira, 17 de julho de 2002)[b] Glorificao de Deus Senhor e Criador 1. O Salmo 148 que agora elevamos a Deus constitui um verdadeiro cntico das criaturas, uma espcie de Te Deum do Antigo Testamento, um aleluia csmico que envolve tudo e todos no louvor divino. Assim comenta um exegeta contemporneo: O salmista, chamando-os pelo nome, ordena os seres: em cima o cu, dois astros segundo os tempos, e, separadas, as estrelas; de um lado as rvores de fruto, do outro os cedros; num plano os rpteis, e noutro as aves; aqui os prncipes e alm os povos; em duas filas, talvez dando as mos, jovens e moas... Deus estabeleceu-os atribuindo-lhes um lugar e uma funo; o homem acolhe-os, dando-lhes lugar na linguagem, e assim dispostos os conduz celebrao litrgica. O homem pastor do ser ou liturgo da criao[c]. Sigamos tambm ns este coro universal, que ressoa no firmamento do cu e que tem como templo todo o cosmos. Deixemo-nos conquistar pelo alcance do louvor que todas as criaturas elevam ao seu Criador. 2. No cu encontramos os cantores do universo estrelar: os astros mais distantes, as esteiras dos anjos, o sol e a lua, as estrelas reluzentes, os cus dos cus (cf. v. 4), isto , o espao estrelar, as guas superiores que o homem da Bblia pensa que esto conservadas em depsitos antes de carem como chuva sobre a terra. O aleluia, ou seja, o convite a louvar o Senhor, ressoa pelo menos oito vezes e tem como meta final a ordem e a harmonia dos seres celestes: estabeleceu-lhes leis a que no faltam (v. 6). O olhar dirige-se depois para o horizonte terrestre onde se segue uma procisso de cantores, pelo menos vinte e dois, isto , uma espcie de alfabeto de louvor, espalhado no nosso planeta. Eis os mons[b] Copyright 2006 - Libreria Editrice Vaticana; site: <<http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/2002/documents/hf_j p-ii_aud_20020717_po.html>> [c] (L. Alonso Schkel, Trinta Salmos: poesia e orao, Bolonha 1982, pg. 499)

tros marinhos e os abismos, smbolos do caos aqutico sobre o qual a terra est fundada (cf. Sl 23,2), segundo a concepo cosmolgica dos antigos semitas. O Padre da Igreja, So Baslio, observa: Nem sequer o abismo foi considerado desprezvel pelo salmista, que o acolheu no coro geral da criao, alis, com uma linguagem prpria, tambm ele completa harmoniosamente o hino ao Criador[d]. 3. A procisso continua com as criaturas da atmosfera: o fogo dos relmpagos, o granizo, a neve, o nevoeiro e o vento da tempestade, considerado um veloz mensageiro de Deus (cf. Sl 148, 8). Entram depois em cena os montes e as colinas, consideradas popularmente as criaturas mais antigas da terra (cf. v. 9a). O reino vegetal est representado pelas rvores de fruto e pelos cedros (cf. v. 9b). Ao contrrio, o mundo animal est presente atravs das feras, dos animais, dos rpteis e das aves (cf. v. 10). E por fim, eis o homem que preside liturgia da criao. Ele definido de acordo com todas as idades e distines: crianas, jovens e idosos, prncipes, reis e naes (cf. vv. 11-12). 4. Confiemos agora a So Joo Crisstomo a tarefa de lanar um olhar de conjunto sobre este imenso coro. Ele faz isto com palavras que reenviam tambm para o cntico dos trs jovens na fornalha ardente, por ns meditado na ltima catequese. O grande Padre da Igreja e patriarca de Constantinopla afirma: Devido sua grande retido de alma os santos, quando se preparam para dar graas a Deus, costumam chamar muitos para participar no seu louvor, exortando-os a empreender juntamente com eles esta bonita liturgia. Tambm os trs jovens na fornalha ardente fizeram isto, quando chamaram toda a criao para louvar o benefcio recebido e para cantar hinos a Deus (Dn 3). Tambm este Salmo faz o mesmo, chamando as duas partes do mundo, a que est no alto e a que est em baixo, a sensvel e a inteli gente. Assim fez tambm o profeta Isaas, quando disse: Cantai, Cus, exulta de alegria terra... porque o Senhor consola o seu povo (Is 49,13). E o Saltrio exprime-se de novo assim: Quando Israel saiu do Egito, a casa de Jacob dum povo estranho, os montes sal[d] (Homiliae in hexaemeron, III, 9: PG 29, 75)

taram como carneiros, as colinas como cordeiros (Sl 113, 1.4). E em Isaas: As nuvens faam chover a justia (Is 45, 8). De facto, os santos, considerando-se eles prprios insuficientes para louvar o Senhor, dirigem-se a todas as partes envolvendo todos na hinologia comum[e]. 5. Tambm ns somos convidados a associar-nos a este coro imenso, tornando-nos voz explcita de cada criatura e louvando a Deus nas duas dimenses fundamentais do seu mistrio. Por um lado, devemos adorar a sua grandeza transcendente, porque s o Seu nome excelso, a sua majestade est acima do cu e da terra, como diz o nosso Salmo (v. 13). Por outro lado, reconhecemos a sua bondade condescendente, porque Deus est prximo das suas criaturas e vem, sobretudo, em ajuda do seu povo: Ele enalteceu o poder do seu povo... povo da sua amizade (v. 14), como ainda afirma o Salmista. Face ao Criador omnipotente e misericordioso aceitemos, ento, o convite de Santo Agostinho para o louvar, exaltar e celebrar atravs das suas obras: Quando observas estas criaturas e por isso te regozijas e te elevas at ao Artfice de tudo e, atravs do intelecto, contemplas os atributos invisveis das coisas criadas, ento eleva-se a sua confisso sobre a terra e no cu... Se as criaturas so belas, quanto mais no o ser o Criador?[f].

[e] Expositio in psalmum CXLVIII: PG 55, 484-485. [f] Exposies sobre os Salmos, IV, Roma 1977, pgs. 887-889

S-ar putea să vă placă și