Sunteți pe pagina 1din 60

1.

Introduo
A utilizao de explosivos na indstria extrativa uma prtica tradicional desde que foi verificado o efeito demolidor destas substncias, tendo-se generalizado com a introduo dos explosivos de segurana. A busca da melhoria das condies de segurana nas diferentes operaes a realizar no fabrico, transporte, armazenagem e utilizao, a procura da economia nas operaes de desmonte e da melhor projeo do ambiente, tm-se mantido no s com a alterao e estabilizao da composio qumica dos explosivos e a sua experimentao, mas tambm com a investigao e desenvolvimento de novas substncias explosivas. A economia e a segurana tm sido conseguidas com base na experimentao controlada e apoiada em bases cientficas. A proteo do ambiente apoia-se nesta experimentao atravs do controlo das emisses de poeiras e projees, da medio do rudo e vibraes transmitidas ao ar e aos solos e a sua comparao com os resultados da investigao. O ajustamento das cargas aos efeitos desejados sob os pontos de vista de segurana, economia e ambiente, tem sido o incentivo para a continuao da investigao e desenvolvimento das caractersticas dos explosivos e da sua adaptao s condies do terreno. Sendo, no entanto, o conhecimento e a segurana no manuseamento das substncias explosivas o ponto fulcral para a proteo do homem e do ambiente, na formao e consciencializao dos utilizadores que assenta a boa prtica com estas substncias. Este trabalho procura dar as bases para a utilizao dos explosivos em boas condies de segurana e proteo ambiental.

1.1 - Definies
Substncias explosivas - compostos qumicos ou misturas de produtos qumicos que podem produzir efeitos explosivos ou pirotcnicos. Efeitos explosivos - a libertao a grande velocidade de grandes quantidades de energia no ambiente, sob a forma de gases a alta temperatura e presso elevada, em resultado de uma reao qumica na ausncia de oxignio gasoso ou de ar. Plvoras - misturas de substncias explosivas que por ao de agente exterior podem deflagrar. Explosivos - substncias explosivas que por ao de um agente exterior podem detonar. Detonador - cpsula contendo um explosivo capaz de ser iniciado pelo efeito do calor libertado por uma fonte de calor ou uma ao mecnica. Escorva/iniciador - detonador ou conjunto de detonador e reforador e meio de iniciao, utilizado para provocar uma exploso. Mecha/rastilho - cordo constitudo por um ncleo calibrado de plvora envolvido por um tecido e coberto com camada impermevel.

Cordo detonante - cordo com o ncleo de explosivo rpido envolvido por uma camada impermevel. Pega de fogo - conjunto de tiros com uma seqncia de rebitamento determinada para funcionar como um conjunto. Esquema de fogo - modo de implantao e ordenamento de uma pega de fogo

1.2 - Classificao dos explosivos


Os explosivos podem ser classificados em: Lentos ou propulsores - quando a sua velocidade de combusto inferior a 1000 m/Seg. Rpidos - quando a velocidade de combusto superior a 1000 m/Seg. Mas inferior a 5000 m/Seg. Muito rpidos - quando a velocidade de combusto superior a 5000 m/Seg.

Quanto aos efeitos classificam-se em: Fraturante - quando devido velocidade da reao o seu efeito de destruio do meio que o envolve, fraturando-o em pequenos blocos. Deflagrante - quando devido lentido da reao o seu efeito de rotula pelas fraturas existentes ou tombamento.

Quanto sensibilidade classificam-se em: Sensveis - quando por efeito de choque ou calor moderado o explosivo ativado. Pouco sensveis - quando a iniciao s possvel com a utilizao de um detonador

1.3 - Explosivos utilizados em minas e pedreiras


As substncias explosivas com possibilidade de utilizao em minas e pedreiras dividem-se em plvoras e explosivos, podendo apresentar-se a granel ou encartuchados. So de uso comum: Plvoras: Plvora negra Plvora sem fumo

Explosivos: A Granel:

Granulados (mistura de nitrato de amnio e gasleo) Emulses (disperso em gua de substncias explosivas)

Encartuchados: Pulverulentos (mistura de nitrato de amnio e aditivos) Emulses (disperso em gua de substncias explosivas) Dinamites (compostos base de nitroglicerina/nitroglicol)
Designao comercial dos explosivos produzidos em Portugal

Empresas produtoras Tipo Composio base SPEL EEI Dynaroc 7 Dynaroc 5 SEC Gelatine Donarit 1 Moura, Silva & Filho Goma

Gelatinosos

Gelamonite Nitroglicol ou Nitroglicerina 33 Gelatina Nitrato de amnio sensibilizado Nitrato de amnio e gasleo Soluo aquosa de Nitrato de amnio, leos e emulsionantes. Amonite Amon leo Spelite 85 Spelan 85

Pulverulentos Granulados

Amonitral Amonitro Sigmagel 605 Sigmagel 6

Austinite Emulex Austimix

Amonix

Emulses

Jemulit

1.4 - Detonadores
Os detonadores, conforme o modo de iniciao divide-se em: Pirotcnicos - iniciados por uma chama conduzida atravs de um rastilho

Eltricos - iniciados por uma corrente eltrica. Consoante o tempo decorrido entre a iniciao e o rebentamento, dividem-se em: Instantneos Retardados - com intervalo de 0,5 Seg. Micro-retardados - com intervalo de 20 ou 30 milisegundos

Em funo do uso os detonadores classificam-se em: Cpsula de alumnio - usada nos casos gerais Cpsula de cobre - usada em ambientes inflamveis Ssmicos - com tempo de reao inferior a um milisegundos Para trabalhos a grandes presses de gua - so hermticos at 100 Kg/cm2

Conforme a intensidade de corrente necessria para iniciar um detonador, estes se classificam em: Sensveis - intensidade de corrente de segurana 0,18 Amp. Insensveis - intensidade de corrente de segurana 0,45 Amp. Muito insensveis - intensidade de corrente de segurana 3 Amp. Altamente insensveis - intensidade de corrente de segurana 4 Amp.

A identificao dos tipos de detonadores eltricos em funo da sensibilidade feita pela cor dos fios, conforme os quadros seguintes:
Detonadores eltricos sensveis

Tipo de detonador Instantneo Retardo 500 MS Micro-retardo 30 MS Micro-retardo 20 MS

Intervalo 0 500 30 20

N.de intervalos -1..12 1..18 1..15

Cor Vermelho-branco Vermelho-azul Vermelho-amarelo Vermelho-vermelho

Detonadores elctricos insensveis

Tipo de detonador Instantneo Retardo 500 MS Micro-retardo 30 MS Micro-retardo 20 MS

Intervalo 0 500 30 20

n. de intervalos -1..12 1..18 1..15

Cor Rosa-branco Rosa-azul Rosa-amarelo Rosa-rosa

Detonadores elctricos Muito insensveis

Tipo de detonador Instantneo Retardo 500 MS Micro-retardo 30 MS Micro-retardo 20 MS

Intervalo 0 500 30 20

n. de intervalos -1..12 1..18 1..15

Cor Cinzento-branco Cinzento-azul Cinzento-amarelo Cinzento-cinzento

Detonadores eltricos Altamente insensveis

Tipo de detonador Instantneo Retardo 500 ms

Intervalo 0 500

n. de intervalos -1..12

Cor Verde-branco Verde-azul

Micro-retardo 30 ms Micro-retardo 20 ms

30 20

1..18 1..15

Verde-amarelo Verde-verde

Sistema nonel - iniciado por onda de choque originada por um detonador eltrico ou pirotcnico

O sistema nonel, no tendo qualquer circuito eltrico, tem a vantagem de no ser sensvel a qualquer tipo de corrente eltricas, sobretudo a correntes induzidas ou s eletricidades estticas. A carga de explosivo que transporta a onda de choque muito reduzida no provocando qualquer efeito no exterior. A iniciao pode ser feita com detonador eltrico ou pirotcnico.

2. Armazenagem
Os explosivos e os detonadores so obrigatoriamente armazenados em paiis e paiolins respectivamente, licenciados pela Polcia de Segurana Pblica, assessorada pela Comisso de Explosivos.

2.1 - Classificao e Licenciamento dos Paiis e Paiolins

2.1.1 - Classificao dos paiis e paiolins:


a) Quanto construo: Paiis de superfcie Paiis subterrneos

b) Quanto durao: Paiis permanentes Paiis temporrios - quando autorizados para serem utilizados por um perodo limitado de tempo, normalmente de 2 anos, prorrogvel por perodos de 1 ano, no podendo a lotao ser superior a 2 500 Kg.

c) Quanto instalao: Paiis fixos

Paiis mveis - so constitudos por caixas com lotao at 50 Kg, a instalar num meio de transporte para conduo dos explosivos de um paiol fixo ao local de aplicao. Devem ser construdas em material resistente, estanque e resistente ao calor. Sendo feitos em madeira devem ser revestidos interiormente por chapa de zinco ou de alumnio e pintados exteriormente com tinta pouco sensvel ao calor e de cor clara.

d) Quanto lotao: Paiis de 1. espcie - com lotao inferior a 100 Kg Paiis de 2. espcie - com lotao superior a 100 Kg e inferior a 2 500 Kg Paiis de 3. espcie - com lotao superior a 2 500 Kg.

Classificao dos paiolins Paiolins fixos - com capacidade de armazenagem at 25 000 detonadores. Paiolins mveis - com lotao at 10 kg de explosivo e destinado a ser transportados manualmente at uma distncia de 5 km Devem ser construdos em lona resistente ou couro malevel ou outro tecido resistente e impermevel.

2.1.2 - Licenciamento
O licenciamento feito pela Polcia de Segurana Pblica, nas seguintes condies: 2.1.2.1 - Paiis fixos O licenciamento dos paiis feito de acordo com o previsto no Decreto-Lei n. 376/84 de 30 de Novembro e pela parte aplicvel do Decreto-Lei n. 142/79 de 23 de Maio e da Portaria n. 506/85 de 25 de Julho. Os principais requisitos so: a) Requerimento dirigido ao Comandante-Geral da Polcia de Segurana Pblica, acompanhado de: - Projeto de execuo (em triplicado) que consta de: Memria descritiva contendo os elementos relativos construo e natureza dos materiais a empregar, o tempo de construo, a localizao do paiol e paiolins, a natureza e quantidade dos produtos explosivos a armazenar, a origem, destino e tipos de embalagens a utilizar no acondicionamento e transporte dos explosivos e a descrio do terreno, sua situao e confrontaes. Plantas, alados e cortes na escala 1:100 ou 1:50 com indicao do modo de distribuio das pilhas e do sistema de proteo contra os efeitos das exploses e dos agentes atmosfricos. Planta de localizao escala 1:2000 abrangendo pelo menos o terreno inscrito num crculo de 1 Km de raio com implantao dos servios de vigilncia permanente e de habitaes, das vias de comunicao, linhas de conduo de energia eltrica, linhas telefnicas, telegrficas e emissores de ondas hertzianas.

b) - Declaraes dos proprietrios dos terrenos (assinatura reconhecida) autorizando a utilizao do terreno para paiol c) - Certido da Comisso de Explosivos comprovando que o terreno permite satisfazer as condies de segurana. d) - Guia comprovativa do depsito da importncia prevista na tabela A anexa ao Dec. Lei n. 376/84 de 30 de Novembro Artigo 12. Artigo 13. 2.1.2.2 - Paiis e paiolins provisrios mveis Os principais requisitos so: a) Requerimento dirigido ao Comandante-Geral da PSP, acompanhado dos seguintes documentos: i) Memria descritiva (em duplicado) onde se mencionem as caractersticas do paiol mvel e paiolins mveis, o tempo que durar a sua construo e os materiais a utilizar, a natureza e quantidade de produtos explosivos a transportar, o fim a que estes se destinam, o paiol fixo abastecedor, os locais de estacionamento na zona de emprego e no fim de cada dia de trabalho, as caractersticas do veculo de transporte e o tempo previsto para a sua utilizao. ii) Desenho, em duplicado, escala 1:10, representando o paiol mvel em perspectiva cortada ou em planta e alados de frente e lateral b) Guia comprovativa do depsito da importncia prevista na tabela A anexa ao Dec.Lei n. 376/84 de 30 de Novembro: Artigo 21. Artigo 13. 4 000$00 3 000$00 6 000$00 3 000$00

Nota: O procedimento, no caso de paiis provisrios, segue os seguintes passos: Anlise da documentao e vistoria ao local Licena provisria vlida por 90 dias nos casos de urgncia de utilizao Anlise da documentao e parecer pela Comisso de Explosivos e emisso de licena vlida por 2 anos A licena, redigida conforme o modelo III e selada de acordo com a tabela C (180$00 para o alvar, 180$00 para as prorrogaes) so enviados ao interessado e comunicados ao Comando-Geral da Polcia de Segurana Pblica, Cmara Municipal e Delegao da Comisso de Explosivos da rea. O prazo de 2 anos pode ser prorrogado 2 vezes sendo cada prorrogao vlida por 1 ano. As prorrogaes so averbadas na licena e comunicadas s entidades atrs referidas.

Embora no previsto na legislao em vigor, existem j homologados no mercado europeu tipos de paiol blindados e que so fceis de instalar, conforme o esquema junto:

Em Espanha esto homologados paiis blindados com as seguintes caractersticas: Modelo A 100 57 45 76 Explosivo: 50 Kg Detonadores: 500 B 117 57 45 76 Explosivo: 50 Kg Detonadores: 500 C 62 34 39 60 Detonadores: 500 Desmontvel ou fixo

Caractersticas Peso Largura (cm) Altura Fundo Capacidade mxima autorizada Fixao

Desmontvel ou fixo Desmontvel ou fixo

2.2 - Regras de Segurana


A zona de segurana de um paiol permanente no deve ser inferior a 150 metros e deve ser mantida limpa de produtos combustveis ou facilmente inflamveis, sobretudo ervas secas e deve estar sinalizada. Na zona de segurana no devem existir construes, vias de comunicao ou linhas de transporte de energia e telefnicas, excerto as necessrias para o funcionamento do paiol, ou emissores de ondas hertzianas com potncia superior a 100 W. Qualquer paiol permanente deve ser bem ventilado e ter instalado um pra-raios, devendo a sua ligao terra ser verificada de 6 em 6 meses. A porta do paiol deve ser ampla e abrir para fora. No mesmo paiol no podem ser armazenados explosivos e plvoras. Os detonadores devem ser armazenados em paiolins separado e a distncia suficiente do paiol para evitar o rebentamento por simpatia. Deve ser construdo em material no combustvel. O rastilho e as plvoras devero ser guardados, at ao momento da sua utilizao, em paiolins separados, reservados apenas a esse fim, que se mantero cuidadosamente

fechados chave. Os produtos explosivos devero ser mantidos afastados do lume, de substncias facilmente inflamveis ou corrosivas e de locais onde se der a exploso de tiros e preservados da ao da umidade, do choque e da corrente eltrica. A lotao do paiol no pode, em caso algum, ser excedida. Os explosivos devem ser armazenados na sua embalagem de origem A arrumao dos explosivos deve ser feita de modo a no construir pilhas com mais de 5 cunhetes. No caso de no haver prateleiras deve ser arrumado sobre dormentes de madeira e ficar um espao livre para a parede de pelo menos 60 cm. Os rtulos dos cunhetes devem ficar vista para facilitar a identificao do explosivo e a data de fabrico. No caso de pilhas mltiplas deve haver entre elas um espao mnimo de 1 m. Os cunhetes no devem ser arrastados, rolados ou manejados com brusquido No interior do paiol no devem ser usadas ferramentas de ferro ou qualquer outro material capaz de produzir fascas ou possa carregar-se de eletricidades esttica. A abertura dos cunhetes, se no houver no paiol uma dependncia para o efeito, deve ser feita no exterior, a uma distncia no inferior a 15 metros. A temperatura e umidade no interior de um paiol devem ser controladas de modo a evitar temperaturas elevadas ou umidade excessiva. Se for caso disso, em tempo muito hmido, devem ser colocados no interior do paiol vasos abertos contendo cloreto de clcio seco, na quantidade de 1 Kg/10 m3, que sero removidos uma vez por ms. O paiol no deve ser aberto quando haja trovoado No permitida a entrada de pessoas no credenciadas no paiol. As pessoas que habitualmente usam o paiol devem usar vesturio adequado, isento de fibras sintticas. O calado deve ser de material semicondutor e antiesttico e no deve ter partes metlicas expostas. No permitida a entrada no paiol de pessoas transportando: Fsforos, isqueiros e acendedores. Tabaco sob qualquer modalidade Calado com cardas ou protetores metlicos Artigos de ferro Dispositivos de iluminao de chama nua Armas de fogo e/ou munies

No utilizar explosivos com um tempo de fabrico superior a 5 anos ou que apresentem sinais de deteriorao. Os explosivos devem sair do paiol pela ordem de entrada, isto , deve sair sempre o mais antigo. No paiol devem existir meios de combate a incndios de modo a poder extinguir-se qualquer princpio de fogo. Se no houver extintores de incndios do tipo permito pela legislao, deve pelo menos haver permanentemente baldes com gua e areia Os locais onde esto colocados os meios de combate a incndios devem ser acessveis e convenientemente sinalizados.

Deve ser mantido o livro de registro de explosivos atualizados e em condies de ser apresentado sempre que exigido. O livro de registro no deve ter rasuras nem emendas e deve corresponder, a todo o momento, s existncias no paiol.

3. Transporte de Explosivos
A carga e descarga dos explosivos devem ser feitas com cuidado. A sada do paiol, transporte, distribuio e devoluo dos produtos explosivos no utilizados devero ser efetuados por pessoas especialmente instrudas para o efeito e devidamente autorizadas pelo diretor tcnico ou encarregado dos trabalhos. O transporte de explosivos entre o paiol e o local de utilizao ou de preparao das cargas deve ser feito em paiis mveis ou paiolins mveis, conforme a quantidade a transportar. Para pequenas quantidades devem usar-se paiolins de madeira ou sacos de lona, couro malevel ou qualquer outro material resistente e impermevel, com capacidade inferior a 10 kg, no devendo a distncia de transporte ser superior a 5 km Na construo das caixas e sacos ser vedada a aplicao de qualquer material que possa produzir fasca. As caixas e sacos devero estar munidos de fechos seguros e correias de suspenso. Os detonadores e os explosivos no devem ser transportados na mesma viatura. Para pequenas quantidades deve ser transportado em caixas separadas, devendo os detonadores ser transportados na cabina da viatura. Os explosivos e as plvoras devem ser transportados em paiolins separados. As cpsulas Detonadores devero ser transportadas em caixas ou estojos prprios. Os explosivos devem ser transportados nas embalagens de origem at ao local de utilizao salvo para quantidades inferiores ao peso da embalagem. O escorvamento dos cartuchos deve ser feito no local de utilizao. Havendo local prprio para a preparao das escorvas, estas devem ser transportadas em separado dos restantes explosivos. O local de preparao das escorvas deve ter iluminao natural ou, se isso no for possvel, iluminao eltrica. No ser permitido o uso de iluminao de chama nua quando da preparao das escorvas. Nos casos em que os produtos explosivos sejam transportados por locomotivas trolley devero ser elaboradas prescries especiais para o efeito, a aprovar pela Delegao Regional da Economia da rea ou pela PSP.

4. Emprego de Produtos Explosivos

4.1 - Cdulas de Operador

O emprego de produtos explosivos na explorao de minas e pedreiras s poder realizar-se por pessoal habilitado com cdula de operador. Para a obteno das cdulas de operador dever o interessado dirigir um requerimento ao Presidente da Comisso de Explosivos com assinatura reconhecida, acompanhado de: Certido das suas habilitaes literrias, Duas fotografias, Guia comprovativa de haver depositado a importncia correspondente indicada na tabela B do Dec.Lei n. 376/84 de 30 de Novembro (3000$00), Declarao, com assinatura reconhecida por notrio, passada por uma entidade que tenha que empregar produtos explosivos nos seus trabalhos, declarando que para a sua execuo necessita que o requerente adquira a cdula que pretende.

O modelo de cdula em utilizao que se segue:

As cdulas de operador s sero concedidas a indivduos que tenham: Mais de 21 anos Habilitaes literrias mnimas correspondentes escolaridade obrigatria Sido aprovados no exame terico e prtico relativo aos produtos a manusear.

A elaborao dos programas dos exames, terico e prtico, a prestar pelos requerentes e a nomeao dos respectivos examinadores compete Comisso dos Explosivos. Os exames de pessoal das minas e pedreiras podem ser feitos por tcnicos designados pela Comisso de Explosivos pertencentes s Delegaes Regionais do Ministrio da Economia. A validade das cdulas de operador de 5 anos, o qual pode ser renovado mediante requerimento apresentado na Comisso de Explosivos juntamente com 2 fotografias e a declarao passada pela entidade que tenha que empregar produtos explosivos. A cdula de operador pode caducar e ser retirada quando o operador, na execuo dos trabalhos em que se empreguem explosivos, revele incria, incompetncia ou proceda em desacordo com as regras de segurana estabelecidas.

4.2 - Aquisio e Emprego de Produtos Explosivos


A aquisio e emprego de produtos explosivos, plvoras e artifcios de iniciao carece de autorizao que deve ser requerida ao Comando-Geral da Polcia de Segurana Pblica. O requerimento para a obteno da autorizao deve ser acompanhado por: Memria descritiva dos trabalhos a realizar com indicao da sua localizao e durao, Plano de emprego de produtos explosivos a utilizar, indicando a sua natureza, as quantidades a explodir de cada vez e os tipos de dispositivos de iniciao a instalar, Planta, na escala 1:100 indicando, a localizao das cargas, as dimenses dos furos, as cargas previstas para cada furo e a sua distncia a edifcios habitados, a vias de comunicao e a outras instalaes.

A autorizao de aquisio e emprego de explosivos s poder ser concedida a entidades que disponham de pessoal habilitado com cdula de operador correspondente natureza dos produtos a utilizar. Nos pedidos de aquisio e emprego de produtos explosivos ou plvora negra devem ser mencionados a natureza, o nmero e a data das cdulas dos operadores encarregados da sua aplicao. As autorizaes de aquisio e emprego de produtos explosivos tm validade at ao final do ano a que correspondem, podendo ser prorrogadas at final de cada um dos anos seguintes.

4.3 - Regras Utilizao


As entidades que utilizam produtos explosivos so responsveis por quaisquer acidentes que resultem do seu emprego. Nas minas, pedreiras e demais atividades ligadas a este sector s devero ser utilizados os produtos explosivos aprovados pelas entidades competentes, devidamente encartuchados.

A manipulao e emprego de produtos explosivos s podero fazer-se por pessoal habilitado com cdula de operador passada pela Comisso de Explosivos. Durante qualquer fase de manipulao de produtos explosivos no ser permitido fumar ou foguear Os cartuchos de explosivos no podero ser cortados ou partidos exceto para usos limitados e concretamente definidos, devidamente autorizados, caso a caso, pela pessoa que, de acordo com a legislao, dirija tecnicamente os trabalhos. S ser permitido o uso de explosivos a granel quando as condies tcnicoeconmicas o aconselharem e as autoridades competentes o autorizarem. Os locais onde se empreguem explosivos devem estar sinalizados e vigiados de modo a evitar que pessoas estranhas se aproximem ou possam sofrer ou provocar qualquer acidente.

4.3.1 - Utilizao de plvora


A plvora uma mistura deflagrante sendo a sua aco fraturante muito limitada. usada basicamente para aproveitar os efeitos de empurro provocado pelos gases resultantes da deflagrao. Como regras bsicas de segurana, consideram-se: A plvora ser exclusivamente utilizada sob a forma de cartuchos, salvo se devidamente autorizada, pela entidade licenciadora, a carga a granel. Quando os cartuchos forem confeccionados pelo utilizador, devero tomar-se todas as precaues necessrias para evitar o espalhamento de plvora no solo ou no vesturio e a sua inflamao. Os cartuchos de plvora devero ser confeccionados luz do dia e fora dos locais de trabalho e dos paiis. No permitido o disparo de uma carga de plvora sem detonador, utilizando somente o rastilho.

4.3.2 - Abertura de embalagens


Na abertura dos caixotes com explosivos devero apenas ser usados cunhas e maos de madeira, ou de outro material aprovado pela DRE da rea ou PSP. As embalagens de carto que transportem explosivos podero ser abertas com instrumentos metlicos no ferrosos, devendo, neste caso, proceder-se de forma que no entrem em contacto com agrafos metlicos.

4.3.3 - Explosivos gelados ou deteriorados


A dinamite e outros explosivos que estejam gelados, exsudados, fora do prazo de validade ou no se encontrem em perfeito estado de conservao no podero ser utilizados nem sequer introduzidos nos locais de trabalho. A descongelao de explosivos dever fazer-se no exterior, com as devidas precaues. Os produtos explosivos que no se encontrem em perfeito estado de conservao devero ser imediatamente inutilizados no exterior, de acordo com as disposies legais em vigor.

4.3.4 - Devoluo
Os produtos explosivos devero ser distribudos apenas para os locais a que se destinam e da forma prescrita pelo responsvel dos trabalhos. Aos operadores s devero ser entregues as quantidades de produtos explosivos previsveis para o trabalho a executar. Os produtos explosivos no utilizados sero de imediato devolvido aos respectivos paiis e paiolins.

4.3.5 - Preparao das escorvas


Durante as operaes de preparao das escorvas - colocao do rastilho na cpsula detonadora e desta no explosivo ou colocao do detonador eltrico no cartucho devero usar-se, quando a luz natural no for suficiente, iluminao eltrica adequada ou lanternas de chama protegida. A cpsula detonadora a utilizar dever ser suficientemente forte para assegurar, mesmo ao ar livre, a detonao do cartucho escorvado. As cpsulas Detonadores e o cordo detonante s devero ser aplicados no explosivo imediatamente antes da sua utilizao.

O fundo do detonador deve ficar sempre virado para o lado do cartucho oposto ao de entrada A cpsula detonadora dever ser introduzida num furo feito num dos topos do cartucho de explosivo com um furador de material apropriado para esse fim, no podendo a sua entrada ser forada.

O procedimento seguinte pode fazer-se como mostra a seqncia de figuras:

No ser permitido tentar remover ou investigar o contedo de uma cpsula detonadora, quer simples, quer eltrica. No ser permitido o uso, na mesma pega, de cpsulas Detonadores de tipo diferente.

4.3.6 - Utilizao de Rastilhos


A utilizao de rastilhos no ser permitida quando a sua velocidade de combusto for superior a 1metro por minuto. A velocidade de combusto dever ser verificada sempre que se receba nova remessa de rastilho. O rastilho dever ser cortado em esquadria e fixado cpsula detonadora com um alicate prprio para esta operao.

As operaes podem processar-se como segue:

1. cortar comprimento suficiente

2. tirar o detonador da caixa de transporte

3. introduzir o rastilho at ao fundo do detonador

4. apertar o detonador com o alicate

O comprimento do rastilho quer para plvoras quer para explosivos, dever ser sempre de pelo menos 2 m e dever permitir que fiquem, no mnimo, 20 cm fora do furo. Na parte do rastilho que fica fora do furo no ser permitido fazer ns. No permitido o uso de rastilho em pegas de fogo com mais de 5 tiros a no ser que sejam utilizados dispositivos que reduzam a 5 o nmero de acendimentos.

4.3.7 - Carregamento
Os furos, antes de serem carregados, devero ser cuidadosamente limpos, eliminando os detritos de perfurao e a gua. O dimetro do furo dever, em todo o seu comprimento, ser ligeiramente superior ao dos cartuchos em uso, o que se verificar com um atacado calibrado. Os cartuchos devero ser introduzidos no furo e, se necessrio, empurrados com um atacador prprio, de modo a evitarem-se os choques e os movimentos bruscos. O atacador ser de madeira ou de outros materiais adequados que, em contacto com as paredes do furo, no produzam fascas ou cargas eltricas e deve ter um dimetro ligeiramente superior ao do cartucho. O atacamento dever ser feito com gua, argila, matria pulverulenta dificilmente inflamvel e isenta de slica livre ou com outro material devidamente autorizado pela DRE ou PSP e no ter um comprimento inferior a 20 cm. O cartucho escorvado ser colocado sempre numa das extremidades da carga e com o fundo do detonador voltado para ela.

Na utilizao de explosivos a granel, o mtodo de carregamento deve assegurar a continuidade do explosivo no furo, devendo, sempre que possvel, usar-se um aparelho de carregamento apropriado. Em terrenos muito molhados ou em que exista algum aqfero, os cartuchos a utilizar devem ser feitos em material impermevel e o rebentamento deve ser feito o mais rapidamente possvel. Deve usar-se preferentemente um explosivo resistente gua e com densidade superior a esta. o uso de explosivos do tipo das emulses especialmente recomendado para os trabalhos em presena de gua. No devem ser utilizados explosivos pulverulentos a granel em terrenos encharcados. No ser permitido introduzir no mesmo furo mais do que um cartucho escorvado, exceto em condies especiais devidamente justificadas e autorizadas pelas autoridades competentes. No ser permitido introduzir no mesmo furo um explosivo e plvora;

No ser permitido manusear, utilizar ou permanecer junto de explosivos durante a aproximao ou decurso de uma trovoada; Estando j em curso o carregamento da pega de fogo, o operador deve: Ligar em curto circuito os 2 fios das cpsulas Detonadores eltricas quer no caso de os furos j estarem carregados, quer no caso de as cpsulas se encontrarem fora das embalagens, Fazer abrigar os trabalhadores de modo a evitar que possam ser colhidos por um possvel rebentamento, Proteger-se logo que terminada esta operao, mantendo sob vigilncia a rea onde se procedia ao carregamento da pega.

i.

ii. iii.

No ser permitido utilizar cpsulas Detonadores eltricas normais, a distncias inferiores s previstas na legislao em vigor, relativamente s estaes emissoras ou receptoras de rdio e televiso, linhas telefnicas e de alta tenso, sendo os seguintes os valores:
Distncias Mnimas de Segurana

Tipo de emissores Emissores de ondas hertzianas - at 25 W - de 25 a 100 W - de 100 a 500 W - de 500 a 1000 W Linhas de Transporte de ENERGIA (Linhas de alta tenso) - at 10 Kv - de 10 a 30 Kv - de 30 a 70 Kv - maior que 100 Kv

Distncias Mnimas

35 m 70 m 140 m 200 m

40 m 135 m 200 m 210 m

No permitido o uso de telefones celulares durante o carregamento de uma pega de fogo, ou mesmo mant-lo ligado. Nos trabalhos a cu aberto os tiros devero ser cobertos com material apropriado, de modo a evitar, na medida do possvel, qualquer projeo. Quando se tratar de taqueio, alm da cobertura e sempre que as condies o permitam, dever escolher-se o local mais conveniente, de modo a evitar projees que possam causar prejuzos.

4.3.8 - Condies de disparo


Nenhuma exploso poder ser provocada sem que o operador de explosivos verifique que todos os trabalhadores esto convenientemente protegidos, que os acessos

zona perigosa esto devidamente vigiados e que, nos trabalhos a cu aberto, no haja o risco de terceiros serem atingidos. O operador de explosivos dever ser o ltimo a abandonar o local da pega. O caminho a percorrer pelos operadores de explosivos, depois de acesos os rastilhos, dever estar livre de obstculos que possam provocar quedas ou dificultar a retirada. Quando o nmero de tiros por pega for superior a 5, utilizar-se- o disparo eltrico, o cordo detonante ou rastilho com dispositivo apropriado para inflamao. O nmero de acendimentos nunca poder ser superior a 5. O disparo eltrico dever ser sempre utilizado na abertura de poos ou chamins e em todos os casos em que a segurana dos trabalhadores o recomende. No disparo eltrico devero utilizar-se condutores isolados e as ligaes das linhas de tiro e dos fios de cpsulas Detonadores devem ser convenientemente isoladas. As linhas de tiro devero ser colocadas de modo a no poderem entrar em contacto com as linhas de energia ou iluminao, tubos metlicos ou outro material condutor da eletricidade. Apenas o operador de explosivos poder ligar as linhas de tiro s cpsulas Detonadores e s o dever fazer quando tiver em seu poder o rgo de manobra do disparador. As ligaes ao disparador s devero ser feitas depois de verificada a resistncia do circuito com um ohmmetro devidamente aprovado e com os trabalhadores j abrigados. Os disparadores eltricos devero ter potncia suficiente para garantir o acendimento de todos os detonadores e devem ser mantidos em perfeitas condies de funcionamento, para o que sero feitas revises e verificaes peridicas. A resistncia individual de uma cpsula dever ser verificada com o ohmmetro prprio para o efeito e nunca com um ohmmetro corrente. Na mesma pega no devero ser utilizadas cpsulas Detonadores eltricas de diferentes fabricantes ou do mesmo fabricante com caractersticas diferentes. No disparo eltrico no sero permitidas pegas com um nmero de detonadores superior capacidade nominal do disparador. Nas pegas de fogo a cu aberto, antes do rebentamento de fogo e com a antecedncia requerida, sero utilizados sinais acsticos e visuais para mais eficazmente se impedir o acesso s imediaes do local dos trabalhos e avisar terceiros. Os sinais acsticos devero assinalar o incio e o fim da operao, como indicao para os sinaleiros abrirem ou fecharem o trnsito.

Quando for necessrio colocar sinaleiros nas vias pblicas durante a operao de rebentamento de fogo, os mesmos devero apresentar-se com vesturio que crie confiana no pblico. Os sinaleiros devero utilizar bandeiras de tecido vermelho com as dimenses de 40 cm x 30 cm e ocupar, na via de comunicao, uma posio de modo a serem vistos a pelo menos 150m de distncia do local que se prev j no possa ser atingido por possveis projees. Quando existirem curvas que dificultem a visibilidade, dever o sinaleiro deslocar-se de modo a ser perfeitamente visvel distncia de 150m. Sempre que haja pedreiras ou trabalhos contguos, devero ser combinadas as horas de picar fogo e a colocao dos sinaleiros e do restante pessoal encarregado da segurana. Em pegas de fogo subterrneas e se outro modo no estiver autorizado, os trabalhadores devem abandonar o local de trabalho antes do disparo. As pegas de fogo em trabalhos subterrneos devem ser disparadas no fim do relevo.

4.3.9 - Retoma do trabalho aps disparo


- Antes de ser retomado o trabalho dever o encarregado certificar-se de que no existe qualquer causa de perigo. Quando se presumir que um ou mais tiros no explodiram, a frente ficar interdita no mnimo, 5 minutos ou 1 hora, consoante for utilizado o disparo eltrico ou o rastilho. A frente dever ser convenientemente lavada e escombrada. Havendo tiros falhados a frente ficar interdita at localizao e inutilizaro dos explosivos no rebentados.

4.3.10 - Tiros falhados


Os tiros falhados no podero ser abandonados sem o devido controle. No caso de tiros falhados, no ser permitido acender de novo o rastilho ou utilizar o disparador para tentar a sua exploso. Quando um tiro falhar dever lavar-se o furo com um dispositivo apropriado, de modo a retirar o explosivo, carregando-o de novo. Na situao de falha de tiros e aps o carregamento e disparo dos furos, dever haver todo o cuidado na remoo do material abatido. Outros processos podero ser utilizados desde que autorizados pelas entidades competentes.

4.3.11 - Sinalizao dos furos


Os extremos de furos existentes numa frente depois do rebentamento devero ser devidamente assinalados, no sendo permitido, em caso algum, o seu aprofundamento.

4.3.12 - Casos especiais


Em casos especiais, devidamente ponderados, as Direes Regionais do Ministrio da Economia - DRE's, ouvida a Comisso de Explosivos, podero autorizar o emprego de produtos explosivos em condies diferentes.

5. Dados Prticos para a Estimativa de uma Pega de Fogo


A quantidade e o tipo de explosivo a utilizar numa pega de fogo dependem das suas propriedades, das dimenses e posicionamento dos furos e do tipo de rocha a desmontar. i) Propriedades dos explosivos: Velocidade de detonao - a velocidade a que as ondas de choque se deslocam na coluna do explosivo Densidade - o peso por unidade de volume. esta propriedade determina a quantidade de explosivo contida num furo e a possibilidade de afundar na gua. Presso de detonao - a presso atrs da frente de detonao no plano de ChpamanJouquet. A presso de detonao do iniciador deve exceder a do explosivo. Energia - a medida do potencial do explosivo para realizar trabalho Potncia - capacidade do explosivo para fazer trabalho til Resistncia gua - o nmero de horas que o explosivo pode permanecer na gua e ainda explodir. Sensibilidade detonao - a quantidade mnima de energia, presso ou potncia necessria para iniciar o explosivo. normalmente expressa pelo n.da cpsula detonadora que pode iniciar o explosivo. Sensibilidade propagao - a distncia mxima, no ar, a que meio cartucho escorvado capaz de fazer explodir outro meio cartucho. Fumos - os gases txicos produzidos pelo explosivo. Inflamabilidade - a facilidade com que um explosivo pode ser iniciado pelo fogo ou calor. ii) Propriedades da rocha:

Homogeneidade - ligada existncia de estratificao, xistosidade, falhas, fraturas e outros acidentes e sua freqncia. Dureza - a resistncia penetrao das ferramentas de corte na execuo dos furos Densidade - o peso por unidade de volume Fragilidade - a aptido rotura sob o efeito de presso ou choque. iii) Caractersticas da pega de fogo: Altura da bancada - (H) - distncia na vertical entre a base e o topo da bancada Altura da carga (h) - comprimento do furo ocupado pela carga explosiva Pedra - (V) - distncia entre o furo e a frente livre ou entre fiadas de furos consecutivas, medida na perpendicular ao furo Espaamento - (E) - distncia entre dois furos consecutivos medida paralelamente frente livre. Dimetro dos furos - (d) - dimetro mnimo verificado aps a execuo do furo Comprimento dos furos - (l) - distncia entre a boca e o fundo do furo Inclinao dos furos - (a) - ngulo agudo medido entre o furo e a horizontal. Fiada - furos dispostos na mesma linha paralela frente livre Nmero de fiadas - (n)

5.1 - Fatores que Influencia o Clculo de uma Pega de Fogo em Desmonte a Cu Aberto
Caractersticas do macio rochoso Caractersticas do explosivo Caractersticas dos produtos desejados Caractersticas da pega de fogo

5.1.1 - Caractersticas do macio rochoso


As caractersticas principais a considerar quando se pretende estabelecer o esquema de pega de fogo dizem respeito existncia de xistosidade e superfcies de descontinuidade e sua posio relativamente frente de desmonte, orientao e importncia de falhas e fraturas, cristalinidade dos componentes, dureza mdia e expansibilidade. A influncia destes fatores sobre os efeitos da pega de fogo e, sobretudo sobre o consumo de explosivo, deve ser determinada experimentalmente e ajustada em face dos resultados obtidos e dos esperados. No clculo da pega de fogo usual utilizar-se um fator mdio obtido a partir de dados experimentais em formaes semelhantes. Segundo Langfors o valor da constante de 0,45

Kg/m3 para um s furo e 0,36 Kg/m3 para uma fiada de furos e representa a quantidade de explosivo capaz de romper a pedra.

5.1.2 - Caractersticas do explosivo


O efeito do explosivo depende das suas caractersticas intrnsecas e do mtodo de carregamento. O mtodo de carregamento influencia a carga especfica efetiva do explosiva, sobretudo quando se usam explosivos a granel. As caractersticas a ter em conta no clculo da pega de fogo so: Velocidade de detonao Densidade real de carregamento Resistncia gua

5.1.3 - Caractersticas dos produtos desejados


O tipo de pega de fogo e do explosivo a utilizar depende essencialmente de: Granulomtrica pretendida Afastamento da frente dos produtos desmontados Projees

5.1.4 - Caractersticas da pega de fogo


As caractersticas da pega de fogo esto dependentes dos fatores atrs enunciados sendo de considerar: Dimetro de perfurao Pedra Espaamento Carga por furo Distribuio da carga no furo Carga total

5.2 - Clculo da Pega de Fogo


Para calcular uma pega de fogo devem ser considerados os seguintes fatores: Altura projetada para a bancada Volume a desmontar por pega de fogo Equipamento de perfurao Tipo de produtos a obter Tipo de explosivo a utilizar Esquema bsico da pega de fogo

5.2.1 - Dimetro de perfurao


O dimetro de perfurao pode variar entre 14 e 300 mm, sendo mais vulgar, em pegas de fogo de mais de um furo, um mnimo de 38 e um mximo de 200 mm. A escolha do dimetro funo de: Altura da bancada Fragmentao desejada Risco de projeo Risco de ocorrncia de fraturas quer na base quer no topo da bancada Freqncia de grandes blocos no mesmo tipo de rocha Economia do desmonte

O dimetro do furo influencia: - Maior dimetro: Desvantagens Maior granulomtrica mdia dos produtos obtidos, Maior risco de blocos grandes, Maior risco de projees, Maior facilidade de ocorrncia de fraturas indesejadas

Vantagens Maior economia, Melhor adaptao a bancadas de altura mdia ou alta

Utilizando as sries normais de perfurao, sugere-se: Altura da bancada em funo do dimetro do furo Dimetro do furo mm. () 38 (1) 51 (2) 64 (2) 75 (3) 100 (4) Altura mnima (m) 3,5 4,6 5,8 6,7 9,0 Altura recomendada (m) 3,5 a 5,0 4,6 a 10,0 5,8 a 12,0 6,7 a 15,0 9,0 a 20,0

5.2.2 - Pedra
A distncia do furo frente livre - pedra - funo da altura da bancada, do dimetro do furo e do tipo de rocha a desmontar. O valor mximo da pedra - Vmax - pode ser calculado como sendo: Vmax = 0,045 x d (dimetro do furo em mm)

Vprat = Vmax - F (desvio da perfurao = 0,05 + 0,03 x l) Pode usar-se como aproximao Vprat (metros) ~ d (polegadas) Este valor, mais conservador, tem em conta o desvio normal em furos inclinados a cerca de 800, onde h lugar a uma correo da ordem dos 3 cm/metro de furo no sentido da verticalizao, isto , aumentando o valor da pedra.

5.2.3 - Comprimento do furo


O comprimento do furo funo da altura da bancada, da pedra e da inclinao. O seu valor, para uma inclinao de 800, : l = H + (0,174 x H) + U (sobre perfurao) Sendo U = 0,3 x Vprat

5.2.4 - Espaamento
O espaamento, distncia entre furos da mesma linha, baseado em dados experimentais, : E = 1,25 x Vprat

5.2.5 - Carga por furo


A carga de um furo englobado numa pega de fogo constituda por trs partes designadas por: Carga de fundo - Qfun Carga de coluna - Qcol Atacamento - hat

Legenda:
b - carga de fundo asobrefu rao dcarga de coluna eatacam ento vpedra v1pedra real haltura da bancad a

O conjunto da carga de fundo e da carga de coluna constitui a carga total do furo - Qtot - e representa o peso do explosivo a introduzir em cada furo: Qtot = Qfun + Qcol - Carga de fundo O clculo da carga de fundo constitudo por dois fatores - peso do explosivo por metro de furo (Qfun/m) e altura da carga de fundo (hf) Qfun = Qfun / m x hfun sendo: Qfm = l / 1000 x d2 Hfun = 1,3 x Vmax Ou seja: Carga de fundo = carga / metro x 1.3 x pedra mxima - Atacamento O atacamento tem muita importncia para evitar as projees e garantir a eficincia do explosivo fechando a nica sada livre para os gases.

Normalmente o comprimento do atacamento igual pedra prtica: Hat = Vprat - Carga de coluna A carga de coluna determinada a partir da diferena entre o comprimento da carga total e o comprimento da cara de fundo, considerando a densidade de carga em cerca de 50% da densidade da carga de fundo: Hcol = l - (hat + hfun) Qcol / m = 0,45 - 0,5 x Qfun / m Qcol = Qcol / m x hcol - Carga total do furo Qtot = Qfun + Qcol = 1,5 x Qfun A carga total pode ser determinada em funo dos valores prticos do rendimento do explosivo, podendo usar-se como valor mdio 0,45 Kg/m3 para rochas consideradas homogneas e medianamente duras

5.2.6 - Carga da pega de fogo


Numa pega de fogo deve considerar-se que os explosivos nos furos no tm um comportamento isolado, havendo influncia recproca quando a separao entre os tempos de disparo no ultrapassa os 100 ms. Assim, como resultado dos ensaios prticos pode definir-se como carga mdia (Qmd) por furo Qmd = Qtot x (nmero de furos por fiada/nmero de furos por fiada - 1) Qmd = Qtot x n/(n-1) Exemplo prtico: Tipo de rocha - granito so Volume a desmontar - 1000 ton./pega Altura de bancada - 6 m Comprimento da frente - 100 m. Clculos: rea a desmontar - 1000/2, 7/6 = 62 m2 Dimetro de perfurao - 2" - 51 mm Pedra mxima - 45 d = 2,30 m Inclinao do furo - 800 Comprimento do furo - 6 + (6 x 0,174) + (0,3 x 2,30) = 6 + 1,0 + 0,7 = 7,70 Pedra prtica - 2,30 - (0,05 + 7,7 x 0,03) = 2,30 - 0,281 = 2,02 m Espaamento - 1,25 x 2,02 = 2,5 m.

Nmero de fiadas - 2 Nmero de furos por fiada - 62/(2,02 x 2,50)/2 = 6 furos Carga de fundo - (512 / 1000) x (1,3 x 2,30) = ( 2,60) x (3,0) = 7,8 kg. Carga unitria de coluna - 0,5 x 2,60 = 1,30 Kg/m Altura da carga de coluna - 7,0 - 3,0 - 2,02 = 2,0 Carga de coluna - 2,0 x 1,30 = 2,60 Kg Carga total do furo - 7,80 + 2,60 = 10,40 Kg Consumo especfico - 10,40 / (2,02 x 2,50 x 6,0) = 0,34 kg/m3 Distribuio das cargas: As cargas unitrias devero ser distribudas de modo a que o efeito da pega de fogo seja homogneo em toda a extenso e que os produtos estejam de acordo com o que se pretende obter.
PESO DOS EXPLOSIVOS A GRANEL EM FUNO DO DIMETRO E DENSIDADE
Diam (mm) rea (cm )
2

Densidade

peso/m (kg)

Densidade

peso/m (kg)

Densidade

peso/m (kg)

Densidade

peso/m (kg)

19 25 31 38 51 64 76 89 102 127 153

2,84 4,91 7,55 11,34 20,43 32,17 45,36 62,21 81,71 126,68 183,85

0,227 0,393 0,604 0,907 1,634

0,326 0,565 0,868 1,304 2,349

0,349 0,604 0,928 1,395 2,513

0,411 0,712 1,094 1,644 2,962

0,8

2,574 3,629 4,977 6,537 10,134 14,708

1,15

3,700 5,217 7,154 9,397 14,568 21,143

1,23

3,957 5,580 7,652 10,051 15,581 22,614

1,45

4,665 6,578 9,021 11,848 18,368 26,659

Destes efeitos determinante o afastamento da frente dos produtos desmontados e a granulomtrica mdia pretendidos. Considera-se que o efeito cumulativo das diversas cargas e desde que o intervalo entre as exploses de cargas contguas no ultrapasse os 100 ms, permite uma economia em explosivo da ordem dos 10%. Assim, as cargas unitrias podero ser estimadas em: 10,40 x 0,90 = 9,40 kg. A carga real, exceto nos casos de utilizao de explosivo a granel onde se aplicam os valores constantes do quadro anterior, ser influenciada pelo peso dos cartuchos comerciais, conforme quadro seguinte:
Peso do explosivo contido nos cartuchos comerciais

Dimetro (mm) 22 22 26 26 29 32 40 45 50 55 60 80 85 85 105 125 140 160 200 (") 7/8 7/8 1 1 11/4 11/2 13/4 17/8 2 21/4 21/2 31/4 31/2 31/2 41/4 5 51/2 61/2 8

Comprimento (mm) 85 200 200 400 200 200 240 400 450 390 530 440 520 620 400 405 650 500 320

Peso por cartucho (g) 50 110 150 300 175 215 420 850 1.250 1.250 2.500 3.125 4.166 5.000 5.000 6.250 12.500 12.500 12.500

Peso por metro (kg) 0,580 0,500 0,750 0,75 0,875 1,075 1,750 2,125 2,775 3,200 4,715 7,100 8,010 8,060 12,500 15,430 19,230 25,000 39,060

A carga a considerar de: - carga de fundo (3,0 metros x 2,775) = 8,325 (carga terica de 7,80 kg) - carga de fundo prtica = 3,0 / 0,450 = 6,66 " 6 cartuchos x 1,250 = 7,50 kg - carga de coluna - (anfo a granel) - 2,30 x 0,9kg/m = 2,0 - amonite - 12 cartuchos de 200 mm com 175 gr/cartucho = 2,060 - carga total - 9,560kg (carga terica para a pega - 9,4 kg)

5.2.7 - Ajustamento da carga para condies especiais:


5.2.7.1 - Afastamento dos produtos:
Forma final dos produtos desmontados

Geralmente pretende-se que os produtos desmontados pela pega de fogo no fiquem espalhados por uma rea grande de forma a ser mais fcil e econmico o seu carregamento. A carga calculada segundo o processo descrito prev o desmonte da rocha sem projees assinalveis. O excesso de carga conduz a um espalhamento maior, o que deve ser verificado na sua aplicao. Verificado o afastamento demasiado dos produtos, deve reduzir-se a carga unitria progressivamente at otimizam o processo. 5.2.7.2 - Fragmentao A fragmentao afetada por vrios fatores dos quais os mais importantes so: Caractersticas do macio rochoso Propriedades do explosivo Tipo e carga da pega de fogo Retido de execuo dos furos Tipo e sistema de iniciao

Para se obter uma fragmentao homognea e desprovida de grandes blocos, pode utilizar-se o esquema a seguir proposto:

O esquema junto apresenta uma distribuio de furos, que tem por finalidade introduzir uma fiada intermdia entre a primeira e a segunda fiadas, sem alterar nem o nmero de furos previsto no clculo da pega normal, nem a carga especfica. Esta distribuio permite reduzir o valor da pedra.

O grfico mostra a influncia da carga especfica e da pedra sobre a granulomtrica mdia dos produtos obtidos. A natureza da rocha, a existncia de xistosidade ou fraturao e a sua orientao so fatores determinantes para o tipo de fragmentao dos produtos obtidos. O tipo de detonadores influencia a fragmentao sendo os melhores resultados obtidos com multi-fiadas e detonadores micro-retardados com um intervalo da ordem dos 25 milisegundos. Pode usar-se como valor indicativo 8 milisegundos por cada metro de pedra. 5.2.7.3 - Taqueio O taqueio uma operao que consiste em fragmentar os blocos resultantes de uma pega de fogo e que tm dimenses superiores capacidade da mquina de carregamento ou do equipamento de britagem a que se destinam. Podem ser utilizados dois mtodos na operao de taqueio: - colocao do explosivo sobre o bloco - execuo de um pequeno furo para colocao do explosivo. a) - Carga apoiada no bloco A colocao da carga deve obedecer a: - O explosivo deve ser fraturante - A carga deve ser coberta com argila - A carga especfica, de acordo com dados prticos, da ordem de 1,0 Kg/m3

Cargas prticas a utilizar

Dimenso do Bloco (m3) 0,6 1,0 1,6 2,0

Carga (Kg) 0,3 0,5 0,8 1,0

a) - carga colocada em furo deve obedecer s seguintes condies: - O furo deve atingir o meio do bloco - A carga deve ser suficiente para partir o bloco. Dados prticos apontam para carga especfica o valor de 0,060 Kg/m3 - O atacamento deve ser eficaz. Usando um cartucho de dinamite o atacamento pode ser feito com gua, usando se necessrio um tubo de plstico fino para evitar a fuga da gua.

Cargas aconselhveis funo da dimenso do bloco

Dimenso do bloco (m3) 0,5 1

Espessura (m) 0,8 1

Profundidade do furo (m) 0,44 0,55

Numero de furos 1 1

Carga Kg por furo 0,03 0,06

2 3

1 1,5

0,55 0,83

2 2

0,06 0,09

O escorvamento pode ser eltrico instantneo ou pirotcnico. Sempre que se executar a operao de taqueio em reas sensveis pela proximidade de construes ou existncia de cabos eltricos ou de telefone, deve providenciar-se a cobertura do bloco com tapetes de borracha velhos, pneus usados e unidos ou outro processo similar.

5.2.7.4 - Projees As projees podem resultar de um excesso de carga ou da existncia de microfraturas que individualizam blocos que, por efeito do explosivo, so projetados a distncia superior esperada. Podem ainda resultar projees devido a um esquema de fogo deficiente, mal aplicado ou mal executado. Dentro das causas mais comuns destacam-se: Pedra demasiado grande ou demasiado pequena Atacamento demasiado pequeno ou deficiente Demasiada carga disparada com o mesmo nmero de detonador Furos demasiado inclinados

Sendo um efeito indesejado, deve ter-se em ateno a heterogeneidade da rocha e o tipo de esquema de pega de fogo a aplicar e, fundamentalmente, a sua execuo prtica. Guias para reduo das projees: A utilizao de detonadores micro-retardados e com carga reduzida por nmero pode resultar como medida eficiente para reduzir as possibilidades de projeo. A utilizao de pegas de fogo de fiadas mltiplas conduz, geralmente, a rebentamento com menos projees. Em casos em que se torna necessrio evitar a todo o custo as projees, as pegas de fogo devem ser cobertas com telas velhas de borracha, pneus velhos e produtos desmontados. A base do degrau deve ser protegida com produtos desmontados.

Processo de proteo contra projees

Rede tipo Nitro Blasting

Esteira de borracha

5.2.7.5 - Vibraes O rebentamento de um explosivo gera uma onda de choque que provoca vibraes no solo e no ar. i) Vibraes no ar O efeito do rebentamento dos explosivos no ar traduz-se por uma variao de presso, transmitida em todas as direes, dependente da dimenso da carga e do grau de atacamento.

As condies atmosfricas, sobretudo a direo e velocidade do vento, a presso atmosfrica e o grau de umidade, tm grande influncia na transmisso da onda de choque. O rudo a forma audvel da onda de choque (20 a 20 000 Hz) sendo a concusso a parte da onda de choque com baixa freqncia (< 20Hz). Os efeitos da onda de choque transmitida pelo ar sintetizam-se no quadro: Presso Dbl 181 171 161 151 ii) - Vibraes no solo As vibraes no solo constituem o risco mais importante resultante do emprego de explosivos e, portanto podem constituir a principal causa de dano. As ondas de choque podem ser divididas em dois tipos: Ondas longitudinais - que provocam movimento longitudinal nas partculas da rocha Ondas transversais - que provocam um movimento transversal ao sentido de deslocamento da onda de choque mbar 210 70 20 10 Efeitos da onda area Danos srios nas estruturas Janelas partidas na sua maior parte Janelas mal consolidadas partidas Algumas janelas partidas

A onda de choque definida por dois fatores fundamentais Amplitude (A) Freqncia (f)

Sendo afetada por quatro fatores: Quantidade de explosivo por tiro Tipo de rocha Distncia entre o tiro e a estrutura Tipo de material existente por baixo da estrutura

As frmulas mais utilizadas para o clculo das vibraes so: v = 2.f.A a = 4.f2.A2 Sendo: v = velocidade de vibrao (mm/s) a = acelerao (mm/s2) f = freqncia da onda motriz (hz) A = amplitude (mm) As caractersticas do macio rochoso influenciam os fatores f (freqncia especfica e v (velocidade) segundo as tabelas).

Velocidade das ondas elsticas

Material Argilas, terras argilosas secas. Argilas, terras argilosas midas. Areia e gravilha secas Areia e gravilha hmidas Rocha partida Quartzito, xisto Granito, gnaisse

Velocidade das ondas (m/s) S (transversais) P (longitudinais)

0 - 200

400 - 600

0 - 200

1300 - 1600

200 - 400

400 - 700

200 - 400

1400 - 1700

800 - 1200 1200 - 1600 2000 - 2500


Freqncia especfica (f)

1900 - 2500 2500 - 13400 4000 - 4800

Material Terreno solto Rocha branda ou partida Rocha dura ou slida

Freqncia especfica 40 40 - 70 100 - 200

A velocidade de vibrao em determinado ponto pode ser calculada pela expresso:

Onde: Q = carga detonada no mesmo instante R = distncia em metros K = Parmetro da rocha ligado capacidade de disperso das ondas, tendo como valores normais: 400 para granito so, 200 para rocha branda e 100 para rocha solta A expresso, contida na frmula anterior:

Representa o nvel de risco, que nos permite estimar os efeitos da carga sobre as estruturas colocadas distncia R.
Efeito da velocidade de vibrao em construes e nvel de risco

Velocidade 1000 1500 2000 3000 da onda areia, gravilha Xisto, calcrio (m/seg.) caulino. conglomerado 18 30 Velocidade de vibrao (mm/seg.) 40 60 75 35 55 80 115 150

4500 - 6000 4500 - 6000 Granito, gneisses quartzito 70 100 150 225 300

Resultado em Nvel casas de fabrico de normal risco s/ efeito 0,03

Pequenas fraturas, queda de 0,06 rebocos. Fraturas visveis Fraturao grave Queda de blocos Desmoronamento 0,12 0,25 0,50

Carga em kg/por nmero de detonador, em funo da distncia K=400 (granito so)

Nvel de risco Distncia (m) 1 5 10 14 20 25 30 40 50 100 150 200

0,008

0,015

0,03

0,06

0,12

0,25

0,5

Carga em kg/por nmero de detonador, com K=400 (granito so) 0,008 0,090 0,250 0,400 0,700 1,000 1,300 2,000 2,800 8,500 14,500 22,500 0,015 0,180 0,500 0,800 1,400 2,000 2,600 4,000 5,500 16,500 29,000 45,000 0,03 0,36 1,00 1,60 2,80 4,00 5,20 8,00 11,00 33,00 58,00 90,00 0,06 0,73 2,00 2,50 5,60 8,00 10,40 16,00 22,00 66,00 116,00 180,00 0,12 1,40 4,00 5,20 11,00 16,00 21,00 32,00 44,00 132,00 232,00 360,00 0,25 2,80 8,00 10,50 22,00 32,00 42,00 64,00 88,00 264,00 464,00 720,00 0.50 5,60 16,00 21,00 44,00 64,00 84,00 128,00 176,00 528,00 928,00 1440,00

Medidas para reduzir as vibraes: Executar cuidadosamente a perfurao de acordo com o projetado evitando os desvios e, sobretudo, o acrscimo da pedra. Limitar a subreperfurao mantendo-adentro dos limites previstos (30% da pedra prtica)

Reduzir a carga por nmero de detonador, usando:

A menor altura de bancada compatvel com a produo pretendida O menor dimetro prtico compatvel com a produo pretendida O maior nmero de retardos compatvel com a expresso: t (retardo em ms) 2,5 x 1/f (freqncia especfica da formao em ms).Desta expresso resulta, para uma rocha medianamente dura (f = 100 Hz), um intervalo de 25 ms Evitar o rebentamento por simpatia entre cargas usando explosivos de baixa sensibilidade ou espaamento suficiente compatvel com o esquema de fogo..

iii) - Medio das vibraes Para efeito de controlo podem ser executadas medidas das vibraes induzidas no terreno pelo rebentamento dos explosivos. Os aparelhos usados para medir e registra as vibraes so divididos em dois grupos: Mecnicos: Vibrgrafo de Cambridge, Combgrafo e Amplgrafo. Elctricos Registradores Ultravioleta e Vibracorder

A Nitro Nobel desenvolveu um aparelho que designou por Vibracorder que permite a leitura em contnuo de 4 pontos distanciados de algumas centenas de metros. Medem normalmente a velocidade de vibrao ou a freqncia. Usualmente so usados aparelhos designados por sismgrafos que permitem um registro continuo das vibraes a que est sujeita determinada formao geolgica. A componente de maior interesse para avaliao dos riscos a componente vertical da velocidade de vibrao. O registro permite calcular as outras variveis.

5.3 - Dispositivos de disparo


A iniciao de uma pega de fogo pode ser feita atravs de dois sistemas: Disparo pirotcnico - utilizando rastilho para iniciao do detonador Disparo eltrico - utilizando uma corrente eltrica para iniciao do detonador

O rebentamento das cargas de uma pega de fogo pode ser feito por: Rastilho - limitado a cinco acendimentos Detonadores elctricos: normais, retardados ou micro-retardados. Cordo detonante - iniciado com um ou mais detonadores elctricos ou pirotcnicos, consoante se pretenda ou no introduzir o efeito de retardo. Sistema nonel - iniciado com um detonador eltrico ou pirotcnico

5.3.1 - Iniciao pirotcnica


A utilizao de rastilho est condicionada pela legislao no podendo ser usada desde que o nmero de furos a iniciar seja superior a 5. A utilizao de dispositivos de acendimento permite

o rebentamento de pegas de fogo com mais do que 5 furos desde que o nmero de acendimentos no suja superior a 5. O cartucho escorvado deve ser sempre o ltimo a introduzir no furo. O comprimento do rastilho deve ser tal que a ponta medida a partir da boca do furo tenha pelo menos 1,5 metros O acendimento do rastilho pode ser feito com qualquer fonte incandescente sendo, no entanto aconselhvel a utilizao de acendalhas prprias para este efeito.

5.3.2 - Iniciao eltrica


A iniciao do detonador feita pela passagem de uma corrente eltrica atravs de uma resistncia ligada a uma massa combustvel de alta sensibilidade. A inflamao transmitida diretamente ou atravs de um temporizador ao explosivo do detonador. As escorvas so preparadas com um detonador eltrico que deve ter um comprimento de fios suficiente para sair da boca do furo em cerca de 2,0 metros para facilitar as ligaes exteriores. O disparo feito com um explosor com capacidade suficiente para acionar a totalidade dos detonadores da pega de fogo. As ligaes dos detonadores constituem com o explosor um circuito eltrico fechado que poder ser ligado: Em paralelo Em srie Em srie-paralela - Circuito misto

Os esquemas correspondentes so:

O rebentamento das pegas de fogo pode ser feito com: Cordo detonante Detonadores elctricos retardados e micro-retardados Sistema nonel

5.3.2.1 - Cordo detonante

O rebentamento feito utilizando cordo detonante como iniciador das cargas dos furos. Iniciado o cordo detonante com um detonador eltrico ou pirotcnico, a onda de choque responsvel pelo rebentamento das cargas dos furos transmitida por este meio ao cartucho que serve de escorva.

A ligao dos vrios troos de cordo detonante e no caso de no serem utilizados ligadores prprios (esquema A), deve ser feita de modo a guardar o sentido da detonao (esquema B). Os tipos mais correntes de ligao cordo detonante/ cordo detonante, encontram-se indicados nos esquemas seguintes com indicao dos corretos e incorretos:

As pegas de fogo com vrios furos e no caso de se pretender utilizar as vantagens do rebentamento com retardamento devem ser utilizadas os retardadores prprios para o cordo detonante.

Os retardadores esto disponveis no mercado com vrios tempos, sendo uma das sries:

Tempos de retardamento em milisegundos para rels

N. de rel Retardamento

1 25

2 50

3 75

4 100

5 128

6 157

7 190

8 230

9 280

10 340

A utilizao dos rels numa pega de fogo de uma s fiada pode seguir o esquema:

O esquema normalmente utilizado numa pega de fogo de vrios furos :

Esquema de ligao com cordo detonante e micro-retardo

O nmero de atrasos na ligao e a carga mxima por tempo devem ser determinados de modo a tornar a pega de fogo segura. Verificando-se que a velocidade de detonao do cordo detonante da ordem dos 7 000 m/Seg. o rebentamento da carga dos furos ligados pelo cordo detonante sem qualquer retardador simultneo. 5.3.2.2 - Detonadores elctricos retardados e micro-retardados A ligao de uma pega de fogo com detonadores elctricos retardados ou micro-retardados, pode ser feita: Ligao em srie:

Resistncia do circuito: Rtotal = R1 + R2 + R3. + Rn+ Rlinha

Ligao em paralelo:

Resistncia do circuito: Rtotal = R/n + Rlinha

Ligao mista srie-paralela:

Resistncia do circuito: Rtotal = Rlinha + (2 x R)/(1/2 x n)

5.3.2.3 - Sistema nonel As pegas de fogo que utilizam o sistema nonel para iniciao tm o mesmo tipo de ligao mostrado para as pegas de fogo eltricas. As diferenas entre o sistema nonel e o sistema eltrico so: A iniciao do sistema nonel feita com um detonador de qualquer tipo A iniciao do sistema eltrico feita por corrente eltrica. No sistema nonel os detonadores dos furos so detonadas por onda de choque No sistema eltrico os detonadores dos furos so detonados por corrente eltrica A ligao dos vrios detonadores no sistema eltrico feita ligando os fios A ligao dos vrios detonadores no sistema nonel feita por ligadores O sistema nonel insensvel a correntes eltricas O sistema eltrico sensvel a correntes parasitas, correntes induzidas por campos eletros-magnticos, tempestades, correntes induzidas por emissores de radio, etc.

5.3.3. - Verificaes nas pegas de fogo eltricas


5.3.3.1 - Resistncia do circuito A resistncia do circuito calculada em funo do nmero de detonadores e da sua classe, da quantidade de fio de ligao entre detonadores, do tipo de ligao dos detonadores e tipo e comprimento da linha de tiro. Ligao em srie:

Rtotal = N x Rn + l x Rl + L x RL

Onde: Rtotal = Resistncia do circuito N = nmero de detonadores Rn = Resistncia do detonador Rl = resistividade do fio de ligao RL= resistividade da linha l = comprimento total do fio usado nas ligaes L = comprimento da linha Componente Detonador Fio de ligao Linha de tiro Resistncia Total Quantidade 13 25 m. 60 m. (2 fios) Resistncia unitria 1,8 ohms 0,05 ohms/m 0,05 ohms/m Resistncia total 23,4 ohms 1,25 ohms 6,0 ohms 30,65 ohms

Ligao em paralelo:

Rtotal = Rtotal = Rn /N + L x RL

Componente

Quantidade

Resistncia unitria

Resistncia total

Detonador Fio de ligao Linha de tiro Resistncia Total

13 25 m. 60 m. (2 fios)

1,8 ohms 0,05 ohms/m 0,05 ohms/m

0,14 ohms 1,25 ohms 6,0 ohms 7,39 ohms

Rtotal = 1,8/13 + 1,25 + 6,0 = 7,39 W

Ligao mista em srie-paralela: Componente Detonador Fio de ligao Linha de tiro Resistncia Total Quantidade 14 25 m. 60 m. (2 fios) Resistncia unitria 1,8 ohms 0,05 ohms/m 0,05 ohms/m Resistncia total 0,51 ohms 1,25 ohms 6,0 ohms 7,76 ohms

Rtotal = (1,8 + 1,8) / 7 + 1,25 + 6,0 = 7,76

5.3.3.2 - Verificaes Antes do rebentamento de uma pega de fogo utilizando detonadores elctricos deve ser feita a verificao do circuito eltrico para garantir a continuidade da passagem da corrente e a resistncia do circuito. A operao de verificao feita com um verificador de circuitos - ohmmetro - calibrado para o efeito, de preferncia fabricado por uma empresa credenciada para fabrico de aparelhos de segurana para utilizao com explosivos.

Ohmmetro

Verificador de circuitos

Antes de iniciar o carregamento da pega de fogo os detonadores devem ser verificados para se garantir que esto em bom estado e que a resistncia interna corresponde ao indicado pela etiqueta identificadora ou pelo tipo e cor dos fios de ligao. Esta verificao pode ser feita por amostragem, medindo cerca de 20% do nmero de detonadores a utilizar na pega de fogo. Esta operao feita em abrigo e com o detonador protegido. Aps a ligao de todos os detonadores e da linha de tiro deve ser feita a verificao do circuito, j com o pessoal afastado da rea de influncia da pega de fogo. Esta operao feita com o ohmmetro deve indicar para o valor total da resistncia o valor calculado a partir das resistncias dos detonadores e da linha de tiro. Se o circuito estiver interrompido ou algum dos detonadores com a resistncia avariada o valor ser diferente do calculado e deve ser feita a verificao furo a furo para determinar a origem da anomalia. A primeira verificao a fazer a qualidade das ligaes dos diversos detonadores entre si e com a linha de tiro. Se tudo estiver correto e no se verificar o valor calculado deve ser verificado os detonadores individualmente para eliminar o que estiver avariado. A verificao dos detonadores furo a furo ou individualmente deve ser feita com a pega de fogo totalmente desliga e os fios do mesmo detonador ligados um ao outro, exceto o que estiver em verificao que ligado linha de tiro previamente verificada. A medio feita do ponto de disparo. 5.3.3.3 - Explosores O explosor deve garantir a intensidade de corrente necessria para iniciar todos os detonadores da pega de fogo. Os explosores podem ser divididos em duas grandes classes: Dinamoelctricos De condensador

Os explosores (atualmente so mais freqentes os de condensador) so dimensionados pelo nmero de detonadores que podem disparar de uma s vez, sendo correntes as capacidades: 50, 600, 2400 e 6000.

Explosores tipo NAB para pegas de fogo

Explosor tipo CL 50 CL 600 CL 2400 CL 6000

Voltagem 340 700 1100 1000

n. mximo de detonadores Srie 50 (140 W) 180 (455 W) 300 (750 W) 270 (680 W) em cada srie 50 60 120 200 n. de sries 1 10 20 30 TOTAL 50 600 2400 6000

6. Destruio de Explosivos e Detonadores

6.1 - Explosivos
A utilizao de explosivos conduz frequentemente ao aparecimento de explosivos deteriorados devido a: Armazenagem em locais demasiadamente hmidas Molhagem acidental dos explosivos Tiros falhados Embalagens rasgadas ou deterioradas Exsudao da nitroglicerina/nitroglicol

Os explosivos deteriorados devem ser tratados com maior cuidado que os explosivos em bom estado, sobretudos quando mostrem sinais de exsudao. A nitroglicerina ou o nitroglicol quando exsudadas, explodem facilmente com um choque ou uma mudana brusca de temperatura. O nico processo de tratamento deste tipo de produtos a sua destruio que pode ser feita por trs vias: Destruio por combusto Destruio por exploso Destruio qumica por dissoluo

Pode ainda ser admitida como forma de destruio, para quantidades limitadas e com contedo em nitroglicerina/nitroglicol inferior a 40%, a sua imerso em guas profundas, designadamente no mar e sempre de acordo com a Administrao Pblica. O processo mais corrente a destruio por combusto ou por exploso, sendo apenas condicionado pelas quantidades a destruir e pelo local onde se pretende realizar esta operao.

6.1.1 - Combusto
O procedimento normal consiste em fazer uma cama de palha seca ou outros produtos com caractersticas semelhantes, com espessura suficiente para assegurar a propagao do fogo e

onde se colocam os explosivos a destruir, procurando evitar o contacto entre eles. Este leito, sobretudo quando utilizado para destruir explosivos nitratos, deve ser ativado com um pouco de ou outro combustvel similar. O terreno deve ser plano, seco e sem pedras ou outros slidos desagregados e o fogo deve ser iniciado contra o vento, isto , o sentido de avano do fogo deve ser contrrio ao do vento. A iniciao pode ser feita com uma mecha de pelo menos 1 metro de comprimento com a ponta em contacto com um produto combustvel, ou com um pequeno molho de palha seca, madeira ou mesmo papel seco. O pessoal encarregado da operao deve sair logo que o fogo esteja ateado. As operaes de destruio por combusto devem ser feitas pelo encarregado que controla o uso dos explosivos. Para quantidades superiores a 5 kg esta operao deve ser feita na presena e sob o controlo de um perito na destruio de explosivos. A operao de destruio de explosivos deve ser feita guardando as distncias constantes do quadro:
DISTNCIAS DE SEGURANA PARA A COMBUSTO DE EXPLOSIVOS

Quantidade de explosivo a destruir At 1 Kg De 1 a 2 Kg De 2 a 5 Kg De 5 a 10 Kg De 10 a 25 Kg De 25 a 50 Kg De 50 a 100 Kg

Distncia mnima a estradas, e Distncia mnima de proteo lugares habitados. do pessoal 150 m. 200 m. 250 m. 325 m. 450 m. 550 m. 700 m. 50 m. 60 m. 75 m. 100 m. 125 m. 150 m. 200 m.

As principais regras de segurana a ter em conta, so: Deve evitar-se o efeito calorfico de uns cartuchos sobre os outros, no os encostando; a reao qumica que provoca a exploso aumenta exponencialmente com a temperatura Os explosivos no podem ser queimados nas embalagens de origem ou confinados em qualquer tipo de caixa. Devem destruir-se pequenas quantidades em cada operao O local onde se processa uma operao de destruio no deve ser novamente utilizada para o mesmo fim antes de terem decorrido 24 horas Ningum deve aproximar-se da rea de combusto antes de decorrida meia hora aps a extino do fogo. No caso de terem ficado crostas de sais no cho, devem ser removidas e enterradas.

O cordo detonante, como explosivo que , segue o mesmo mtodo de destruio.

O procedimento normal estender o cordo ao longo da cama, com o nmero de troos suficientes para estender todo o cordo. Nunca deve ser queimado nas bobines de origem ou enrolado do mesmo modo.

6.2.2 - Exploso
A exploso dos explosivos deteriorados pode ser feita: Ao ar livre Introduzido num furo Coberto com areia Debaixo de gua

6.1.2.1 - Ar livre O peso do explosivo a destruir de uma s vez depende fundamentalmente da vizinhana do local da exploso, (distncia a casas de habitao, estradas, vias e linhas areas), devendo ter-se em conta os efeitos da onda de choque provocada. A forma mais correta de proceder a esta operao consiste em juntar o explosivo a destruir em lotes da ordem dos 25 kg colocados sobre o terreno que deve estar limpo e isento de vegetao seca, pedras e outros materiais que possam ser projetados pela exploso. Havendo vegetao seca e no sendo conveniente a sua limpeza, a rea deve ser umedecida de modo a no arder com a exploso. Em caso de o explosivo a destruir se encontrar numa embalagem ou cunhete, pode ser destrudo com a introduo de um detonador num dos cartuchos, se isso for seguro, ou de um cartucho escorvado na embalagem. A exploso provocada ou por um detonador colocado num dos cartuchos, se estes estiverem em condies de segurana que permitam proceder a esta operao, ou com um cartucho recente escorvado. O detonador a usar pode ser normal ou eltrico, sendo este mais seguro. As distncias previstas no quadro anterior devem ser sempre guardadas pelo que o comprimento do rastilho deve permitir que o operador se desloque para local seguro. Quando se pretender destruir quantidades maiores deve ser feitos vrios lotes separados pelas distncias indicadas no quadro seguinte e escorvados com detonadores elctricos retardados. As distncias mnimas a guardar em funo da quantidade de explosivo a destruir, constam do quadro seguinte: Quantidade de explosivo a destruir At 1 Kg De 1 a 2 Kg De 2 a 5 Kg De 5 a 10 Kg Distncia mnima aconselhvel 2 m. 3 m. 5 m. 7 m.

De 10 a 25 Kg De 25 a 50 Kg De 50 a 100 Kg

10 m. 15 m. 20 m.

No permitido o uso de detonadores elctricos micro-retardados nas operaes de destruio por exploso. 6.1.2.2 - Em furos Este mtodo segue as normas do rebentamento de um furo de uma pega de fogo. S utilizado quando no h outro processo de assegurar a proteo da vizinhana, por se tratar de grandes quantidades. Em caso de quantidades muito pequenas podem introduzir-se nos furos de uma pega de fogo. Como variante deste mtodo podem usar-se, para grandes quantidades de explosivo, trabalhos mineiros antigos desde que estes se situem longe de povoaes, rios, estradas ou linhas areas. 6.1.2.3 - Debaixo de areia. Pode ser usado este processo para a destruio de pequenas quantidades de explosivo. O procedimento consiste em enterrar o explosivo sob uma camada espessa de areia fina isenta de pedras ou de materiais que possam ser projetados pela exploso. Pode ser colocado sobre o solo limpo e sobre o explosivo, previamente escorvado, despejar um ou mais Cames de areia fina. O escorvamento deve ser duplo, isto , devem ser colocados dois cartuchos cada um com seu detonador. O processo tem o grande inconveniente de produzir uma nuvem de p. 6.1.2.4 - Debaixo de gua. Este mtodo s pode ser usado quando se esteja perto do mar, de um lago ou de um rio caudaloso. No deve ser usado se a altura da gua acima do explosivo no for igual ou superior a 5 metros ou se a fauna for abundante. A exploso, embora no contamine as guas, destru a vida animal num raio muito grande.

6.1.3 - Por dissoluo


Este processo s utilizado quando o solvente a gua, sendo o seu uso limitado aos compostos nitratos, caso do ANFO. A utilizao de outros solventes torna o processo demasiado caro comparativamente com os outros processos.

6.2 - Detonadores
Os detonadores deteriorados ou demasiados velhos para serem usados com segurana, devem ser destrudos fazendo-os explodir de forma criteriosa. O seu manuseamento deve ser feito com cuidados redobrados porque a sua sensibilidade ao choque e s mudanas de temperatura pode ter aumentado substancialmente. Para pequenas quantidades podem ser usadas as pegas de fogo normais, introduzindo um ou dois detonadores entre os cartuchos de um furo. Esta operao deve ser feita cuidadosamente. Pode tambm ser preparada uma boa fogueira num local isolado e onde haja possibilidade de abrigo, atirando-os um a um para o

fogo. O abrigo tem por finalidade proteger o operador contra possveis projees dos elementos metlicos do detonador. Para quantidades apreciveis, a destruio deve ser feito num local confinado e com a ajuda de um ou mais cartuchos de explosivo. O procedimento normal o seguinte: 1. Prepara-se um buraco no cho com cerca de meio metro de profundidade e cerca de 20 cm de dimetro; 2. Juntam-se 20 a 30 detonadores com os fios todos para o mesmo lado e atam-se com fita adesiva; 3. Colocam-se os detonadores no fundo do buraco com os fios para um dos lados e junto aos detonadores pe-se um cartucho escovado com detonador eltrico recente; 4. Sobre o conjunto coloca-se um plstico ou papel para isolar o conjunto da terra de cobertura e impedir a separao do cartucho dos detonadores; 5. Sobre a cobertura coloca-se uma camada de terra de pelo menos 30 cm. E a partir de um local protegido faz-se o disparo. Se for utilizado o cordo detonante para provocar a exploso dos detonadores, este deve ser enrolado em volta das cpsulas com 3 voltas. A destruio dos acessrios de retardamento para cordo detonante, feita do mesmo modo que para os detonadores. Aps a exploso o local deve ser cuidadosamente inspecionado para verificar se houve projeo de detonadores no detonados ou se os fios dos detonadores se encontram a arder. A utilizao do mesmo buraco para nova operao de destruio deve ser precedida de uma inspeo com a finalidade de verificar se est suficientemente frio ou se h alguns restos de detonador e proceder limpeza dos fios, se os houver. Havendo possibilidade pode o conjunto dos detonadores a destruir com a carga explosiva ser mergulhada numa tina com pelo menos 1 metro de altura de gua e explodir o conjunto. Tem a vantagem de no produzir projees nem poeira.

6.4 - Caso dos Explosivos Correntes

6.4.1 - Explosivos com nitroglicerina/nitroglicol


O processo mais rpido e eficaz a exploso em local apropriado. Se se trata de explosivos deteriorados a carga iniciadora deve ser de pelo menos 20% do peso do explosivo a destruir. A destruio por combusto deve ser feita de modo que a camada de explosivo no atinja os 5 cm. O leito usado para destruir explosivos base de nitrato de amnio reforado com nitroglicerina, deve ser ativado com um combustvel do tipo gasleo para garantir a continuidade da combusto. A destruio com gua no resulta porque a nitroglicerina insolvel, podendo tornar-se perigosa.

6.4.2 - Explosivos sem nitroglicerina/nitroglicol


O ANFO dissolve-se na gua deixando apenas o gasleo que pode ser recolhido ou queimado. As EMULSES podem ser destrudas embebendo com elas ser rim de madeira e queimando este produto como um explosivo normal. As PLVORAS podem ser destrudas fazendo um cordo ao longo de uma requeira e lanando-lhe o fogo com um rastilho com 1,50 metros de comprimento. Se a plvora a destruir estiver molhada deve seguir-se o procedimento anterior e sobre o cordo formado colocar uma quantidade igual de plvora seca.

7. Economia na Utilizao dos Explosivos


A utilizao dos explosivos na indstria extrativa tem em vista aproveitar a energia libertada na exploso para fraturar a rocha tentando obter com um custo mnimo um produto to prximo quanto possvel da sua utilizao final. Para se obter o custo mnimo deve usar-se a quantidade de explosivo necessria e suficiente para o fim em vista, isto , a granulomtrica do produto deve corresponder expectativa do utilizador. A granulomtrica mdia dos produtos desmontados depende de trs fatores: Tipo de explosivo Carga especfica: Esquema de fogo Malha Carga por furo - carga de fundo e carga de coluna Tipo de atacamento Este fator de grande importncia na economia da utilizao de explosivos e um indicador para o seu ajustamento. A obteno de um produto de granulomtrica mdia inferior ao pretendido representa um consumo exagerado de explosivo. A granulomtrica mdia superior, parecendo representar uma economia de explosivo, pode resultar penalizaste por necessidade de utilizao de taqueio ou de maior consumo de energia e material de desgaste na operao de britagem e granulao. No entanto, sempre que haja tendncia para o aparecimento de blocos de dimenso superior ao desejado, h interesse em aumentar ligeiramente a quantidade de explosivo para verificar se os resultados so os esperados. Se mesmo aumentando a carga especfica se mantiver a proporo de blocos, deve ajustar-se o esquema de fogo reduzindo a malha ou a sua orientao de modo a ter em ateno o sistema de fraturao que normalmente o fator determinante da dimenso dos blocos produzidos. e dimetro do furo

O ajustamento da pega de fogo que se traduzir numa economia significativa no consumo de explosivos, dever ser feito por fases procurando variar um parmetro de cada vez. O primeiro parmetro a ajustar a carga especfica. Assim, mantendo a malha de perfurao, deve reduzir-se ou aumentar-se a carga especfica de cerca de 5%, incidindo inicialmente sobre a carga de coluna. O explosivo usado na carga de fundo, mantendo sempre pelo menos o cartucho escorvado de dinamite, pode ser substitudo pelo mesmo tipo do usado na carga de coluna, reduzindo assim o custo da carga especfica.

Alternativas de uso de carga de fundo

O grfico mostra a influncia do tipo de explosivo usado na carga de fundo e na carga de coluna na potncia relativa do explosivo. O padro o carregamento total com explosivo tipo dinamite. Pode verificar-se que o efeito mximo corresponde carga de fundo com gelamonite e a de coluna com ANFO. O ANFO um explosivo comparativamente mais econmico que os explosivos tradicionais base das nitroglicerinas ou nitroglicis, mas tem algumas particularidades de utilizao que interessa conhecer. O ANFO constitudo por uma mistura de nitrato de amnio com um combustvel, normalmente o fuelleo ou o gasleo numa proporo de 94% de nitrato e 6% de gasleo. A variao para mais ou para menos da quantidade de gasleo tem um efeito pernicioso sobre a qualidade dos gases produzidos na exploso havendo excesso de produo de NO2 quando se reduz o gasleo e de CO quando se excede a percentagem indicada. Ambos os gases so txicos devendo, portanto procurar-se o equilbrio com a utilizao de uma percentagem de gasleo entre os 5,5 e os 6% (percentagem terica - 5,7%).

Variao dos teores em CO e NO2 em funo do contedo em gasleo

O ANFO pode ser utilizado a granel ou encartuchado, devendo ter-se em ateno que para ser usado a granel os furos devem estar limpos e sem gua. A gua dissolve facilmente o nitrato de amnio, inutilizando o explosivo. Verifica-se ainda que o excesso de umidades no nitrato de amnio reduz substancialmente a sua capacidade de exploso, atuando sobre a sensibilidade e velocidade de detonao:

Variao da velocidade de detonao com o grau de umidades (base 3000 m/seg)

Na prtica, o teor em umidades no deve ser superior a 2,0 % para evitar uma queda demasiado grande na velocidade de detonao. O aumento do teor em gua tem ainda o inconveniente de alterar a composio dos gases de exploso aumentando significativamente o teor em NO2. A preparao da mistura de nitrato de amnio e gasleo podem ser feitas manualmente resultando uma mistura pouco homognea ou mecanicamente com um misturador ou uma betoneira.

Para uma mistura mais eficaz e com menores possibilidades de segregao do gasleo aconselhvel o uso de nitrato de amnio poroso e com tratamento das superfcies, conhecido pela designao de "prills". A preparao da mistura deve ser feita pouco antes do carregamento dos furos, no sendo aconselhvel mant-la mais do que 24 horas aps a preparao. Sendo o ANFO um explosivo lento e pouco sensvel, no deve ser utilizado em furos de pequeno dimetro, por se tornar difcil a propagao da exploso. O dimetro mnimo aconselhvel de 50 mm ou 2". A principal dificuldade na utilizao do ANFO a sua baixa densidade quer em cartuchos quer a granel, variando entre 0,8 e 1,05 Kg/dm3, conforme se proceda a carregamento manual ou pneumtico.
VELOCIDADE DE DETONAO E DENSIDADE DE CARGA DO ANFO

Dimetro do furo mm 51 76 102 127 152 203 Polegadas 2 3 4 5 6 8

Velocidade de detonao m/s 2600 - 3000 3000 - 3300 3300 - 3600 3500 - 3800 3700 - 3900 3800 - 4000

Densidade de carga Kg/m 1,6 - 1,9 3,7 - 4,5 6,5 - 7,7 10,3 - 12,2 19,8 - 23,5 26,2 - 31,0

O carregamento manual s deve ser utilizado em furos verticais ou subverticais de dimetro superior a 50 mm. E deve ser auxiliado com um atacador de preferncia de madeira mais ou menos calibrada.

Carregamento manual

O atacador a utilizar deve ser de madeira podendo ter a ponta metlica desde que esta seja em cobre ou outro metal no susceptvel de gerar fascas ou cargas eletrostticas perigosas.

O movimento alternativo de subida e descida do atacador deve acompanhar a introduo do explosivo de modo a assegurar a compactao do explosivo de forma continua. Na operao de carregamento deve ter-se em ateno o tipo de disparo e a colocao da escorva. Em disparo eltrico e carregamento pneumtico, a escorva deve ser colocada no topo da carga para evitar o possvel efeito de correntes parasitas provocadas por cargas eletrostticas devidas ao efeito do movimento do prprio explosivo. Este efeito minorado com a utilizao de mangueiras condutoras - anti-estticas - com ligao eficiente terra. O pessoal deve usar fatos apropriados e botas anti-estticas. No rebentamento com cordo detonante o cartucho escorva deve ser colocado no fundo do furo.

Carregamento pneumtico

O ANFO comercializado a granel em sacos de 25 Kg. ou encartuchado em vrios dimetros, conforme o quadro seguinte: Dimetro (mm) 40 50 60 80 Comprimento (mm) 550 550 550 550 Peso aproximado (g.) 570 1000 1200 2300

Devido ao fato de o ANFO no poder ser utilizado em furos demasiado molhados e baixa densidade de carregamento, foi desenvolvido um tipo de explosivos base de gua denominados "emulses". Este tipo de explosivo constitudo por uma disperso em gua de componentes explosivos ficando com a consistncia pastosa. Normalmente tm uma densidade da ordem dos 1,45 sensivelmente iguais dos explosivos base da nitroglicerina e tem grande resistncia gua. As principais caractersticas das emulses so:

Tm as caractersticas dos explosivos base da nitroglicerina no que respeita a densidade de carga, velocidade de detonao e potncia, mas sem os seus inconvenientes relativos segurana; So resistentes gua; Tm uma toxicidade de fumos inferior dos explosivos com nitroglicerina; So menos sensveis ao rebentamento por simpatia permitindo a utilizao de furos mais prximos; Tem excelentes qualidades de fraturao; No provoca dores de cabea no manuseamento como acontece com os explosivos base da nitroglicerina.

Estes explosivos tm na sua composio: Sais oxidantes (nitratos de sdio, amnio ou clcio) Combustveis (fuel, gasleo ou alumnio) Sensibilizadores (nitratos de aminas orgnicas, per cloratos ou alumnio) Gelificadores

A densidade de carregamento pode variar entra 0,8 e 1,60 Kg/l. A velocidade de detonao, funo da densidade de carga, do dimetro do furo e do tipo de aditivos, varia entre 4 300 e 6 700 m/s. Estes explosivos so comercializados a granel ou encartuchados. Verifica-se que a carga especfica o fator principal de economia no desmonte das formaes rochosas com explosivos. No entanto h que ter em conta, no ajustamento da pega de fogo, o custo da perfurao, operao bastante onerosa, sobretudo quando se utiliza equipamento a ar comprimido. O custo da perfurao , em geral, superior a 40% do custo global da pega de fogo permitindo, portanto a otimizaro do custo variando a densidade dos furos e o dimetro de perfurao. De acordo com a experincia o custo unitrio expresso em Esc./dm3 perfurado, decresce com o aumento do dimetro de perfurao, conforme grfico:

Resumindo, pode dizer-se que o consumo especfico de explosivo, para uma determinada granulometria, deve ser ajustado atuando nos seguintes fatores de custo: Altura da bancada

Dimetro de perfurao Esquema da pega de fogo Tipo de explosivo - carga de fundo e de coluna

Como nota final para o ajustamento da pega de fogo deve ter-se em conta o tipo de rocha e, sobretudo os sistemas de fraturao associados ao macio rochoso que podem ser um fator determinante na escolha da malha e sua orientao. As outras operaes relacionadas com a utilizao de explosivos: Escorvamento Carregamento do explosivo Disparo Limpeza da frente Britagem e granulao

Constituem fatores de custo que devem ser cuidadosamente analisados para se otimizar desmonte de rocha com a utilizao de explosivos.

8. Recomendaes Finais

A - O QUE NUNCA DEVE SER FEITO


NUNCA TRATE OS EXPLOSIVOS COMO QUALQUER MERCADORIA; NO USE OS EXPLOSIVOS SEM TER CALCULADO:

- o esquema de fogo - a carga mxima por nmero de detonador - o tipo de detonador a utilizar - o tipo de ligao e a capacidade do explosor
NO CORTE OS CARTUCHOS A NO SER PARA UTILIZAES ESPECIAIS E SEMPRE NA PRESENA DO TCNICO RESPONSVEL; NUNCA PERMITA QUE UM TRABALHADOR NO CREDENCIADO MANUSEIE OU TENHA CONTACTO DIRECTO COM OS EXPLOSIVOS; NO PERMITA A PRESENA DE QUALQUER FONTE DE CALOR OU CHAMA A MENOS DE 30 METROS DA REA DA PEGA DE FOGO E A MENOS DE 15 METROS DO PAIOLIM OU SACO DE TERANSPORTE; NUNCA USE EXPLOSIVOS QUE FORAM MOLHADOS OU COM ASPECTO DE DETERIORAO OU EXSUDAO; NO FORCE A ENTRADO DO DETONADOR NO EXPLOSIVO; NO FORCE A ENTRADA OU PERCURSO DOS CARTUCHOS DE EXPLOSIVO NOS FUROS DA PEGA DE FOGO; NUNCA MANUSEIEM EXPLOSIVOS E PRINCIPALMENTE DETONADORES DURANTE AS TREVOADAS OU TEMPESTADES ELCTRICAS;

NUNCA PREPARE AS ESCORVAS NO PAIOL OU JUNTO A QUANTIDADE APRECIVEL DE EXPLOSIVO; NUNCA USE DETONADORES DE TIPOS DIFERENTES NA MESMA PEGA DE FOGO; NO SE APROXIME DEMASIADO CEDO DE UM TIRO FALHADO, SOBRETUDO SE O DISPARO FOR PIROTCNICO; NUNCA TENTE DESENCRAVAR UM TIRO FALHADO A NO SER QUE ESTEJA CONSCIENTE DOS RISCOS OU NA PRESENA DE UM PERITO; NUNCA APROFUNDE O RESTO DE UM FURO RESULTANTE DA PEGA DE FOGO; NUNCA ESQUEA QUE O EXPLOSIVO PODE SER PERIGOSO.

B - O QUE DEVE SABER E APLICAR


CONTROLE AS QUANTIDADES DE EXPLOSIVO A SER UTILIZADAS NA PEGA; TRANSPORTE OS EXPLOSIVOS EM BOLSAS PRPRIAS; PREPARE AS ESCORVAS SEGUNDO OS MTODOS ACONSELHADOS UTILIZANDO OS MEIOS PRPRIOS PARA ESSE EFEITO; VERIFIQUE CUIDADOSAMENTE OS FUROS DA PEGA DE FOGO:

- O dimetro do furo at ao fundo; - O estado de limpeza; - A presena de gua


USE UM EXPLOSIVO COM DIMETRO ADEQUADO AO FURO; MANTENHA OS FIOS DO DETONADOR ELCTRICO UNIDOS EM CURTO-CIRCUITO AT AO MOMENTO DA LIGAO; ASSEGURE-SE QUE O VERIFICADOR DE CIRCUITOS EST HOMOLOGADO PARA A UTILIZAO COM EXPLOSIVOS; VERIFIQUE OS DETONADORES ANTES DE PREPARAR AS ESCORVAS; ASSEGURE QUE A CHAVE DO DISPARAR EST CONSIGO AO INICIAR O CARREGAMENTO DA PEGA DE FOGO; VERIFIQUE A LIMPEZA DOS TERMINAIS DOS FIOS DOS DETONADORES ANTES DE EFECTUAR AS LIGAES; CERTIFIQUE-SE QUE AS LIGAES ENTRE DETONADORES E COM A LINHA DE TIRO NO ESTO EM CONTACTO COM O SOLO; VERIFIQUE SEMPRE O CIRCUITO ELCTRICO ANTES DE LIGAR O EXPLOSOR; ASSEGURE-SE DE QUE O EXPLOSOR TEM CAPACIDADE SUFICIENTE PARA DETONAR A PEGA DE FOGO; ASSEGURE-SE QUE NO H NINGUM NAS PROXIMIDADES DA PEGA DE FOGO E

QUE OS SINALEIROS ESTO NO DEVIDO LUGARES ANTES DE PROCEDER AO DISPARO; PENSE SEMPRE QUE O EXPLOSIVO UM AUXILIAR IMPORTANTE E SEGURO NA MOVIMENTAO DE ROCHAS, MAS PODE SER UM INIMIGO PODEROSO SE FOR TRATADO DESCUIDADAMENTE.

S-ar putea să vă placă și