Sunteți pe pagina 1din 16

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

A FUNO EDUCATIVA DA ARTE

BARROS, Gabriela De Angelis (UEM) GASPARIN, Joo Luiz (Orientador/UEM)

O presente trabalho referente dissertao de Mestrado intitulada O potencial educativo da arte na formao do pensamento no ambiente escolar. Esta dissertao explicita a origem da arte, os processos psquicos vivenciados na produo artstica, a relao entre arte e educao inseridas no dinamismo do sistema de produo social.

Para evidenciar a relao entre a origem da arte, os processos psquicos vivenciados na arte e a relao entre arte e educao foi mostrado primeiramente, o desenvolvimento humano como resultado das mediaes com o meio e com a incorporao das aquisies histricas em consonncia com a dinmica social. Leontiev (1978) considerou que o desenvolvimento humano foi decorrente das aes humanas sobre a natureza, sendo por meio delas que o homem modifica o meio e a si mesmo, produzindo condies histricas para o favorecimento do seu desenvolvimento intelectual e adaptao realidade, que contriburam na formao da cultura humana e na interao social.

As produes histricas como instrumentos, smbolos e manifestaes sociais individuais estiveram vinculadas com a capacidade criadora do homem, que implicou na criao e produo de mecanismos sociais. Tais produes resultaram das experimentaes e registros da experincia humana com a natureza, em decorrncia dos estmulos externos e das necessidades biolgicas. Desta maneira, atravs da utilizao de instrumentos, o homem primitivo consolidou a capacidade de representar a vida. Para os primrdios da humanidade esta representao tornou-se um momento significativo no processo de aquisio da comunicao. Por meio da utilizao dos instrumentos, o homem pde simbolizar a sua vida e intensificar o domnio sobre a natureza. A simbolizao primitiva deu incio ao surgimento da arte, que possibilitou ao homem 1

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

defini-la como auxlio mgico explorao do mundo. Portanto, de acordo com Vzquez (1978, p. 79):

A arte se integra como uma tcnica peculiar na luta do homem pr-histrico para subsistir, defender-se ou conseguir alimento. Como a tcnica material e precisamente para suprir a debilidade dela serve de mediadora entre o homem e a natureza. Com a representao pictrica, o pintor caador pretende antecipar ou facilitar o que materialmente, com suas armas e instrumentos reais, no pode obter. Seu interesse, como artista, concentra-se no mesmo que o interessa, como caador, na vida real, por isso pinta, sobretudo, os animais de caa ou os que lhe inspiram temor, e tambm por isso que s raras vezes traa figuras de homens, plantas ou pssaros.

Desta forma, a arte se tornou uma sinalizao do processo de humanizao, porque esteve sintonizada com a organizao do pensamento humano atravs da figurao de formas e aes humanas. Ela se tornou um canal pelo qual o homem transmite o seu pensamento internalizado atravs da natureza. Segundo Vzquez (1978, p. 78), [...] foi justamente a figurao que permitiu arte se converter, naquela poca to hostil para o homem pr-histrico, num instrumento de poder destinado a compensar sua debilidade real material, diante da natureza. A figurao por meio da arte possibilitou ao homem pr-histrico antever uma finalidade prtica qual era destinada a sua atividade. Desta maneira, a representao da vida humana tornou-se materializada pela capacidade do homem, por meio da utilizao de instrumentos, apresentar as relaes primitivas de caa, de agricultura, a fertilidade da mulher e a vida coletiva.

O fascnio pela criao dos instrumentos engendrou no pensamento uma fora avassaladora que repercutiu na manifestao humana atravs da criao e transformao da matria. Essa fora proporcionou o aprimoramento intelectual que, por sua vez, ocorreu concomitantemente com o desenvolvimento artstico.

Conforme as aptides ligadas percepo, sensao, habilidade motora e visual se desenvolviam, a arte tornava-se um mecanismo de expresso da inteligncia humana. Portanto, era por meio do trabalho que a arte se fundamentava na sociedade primitiva. O trabalho que era consolidado pela interferncia macia da natureza, na transformao da 2

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

matria por meio das aes coletivas e individuais. O trabalho assim, histrica e socialmente, a condio necessria do aparecimento da arte, bem como da relao esttica do homem com seus produtos. (VZQUEZ, 1978, p. 73). Pela ao laborativa o homem adquiriu novas aptides e maior domnio sobre a realidade, o que pde ser configurado na representao artstica.

O trabalho, como atividade criadora e transformadora, juntamente com a linguagem exerceu uma forte influncia na formao da sensibilizao esttica. O trabalho direcionou a produo de formas rtmicas, estticas e corporais e possibilitou que o sujeito no processo artstico fosse capaz de materializar as interaes sociais das quais faz parte. Considera a perspectiva scio-histrica, portanto, que na evoluo das sociedades, os homens foram elaborando objetos, convenes, signos, como forma de registrar e transmitir determinadas informaes no processo de trabalho. (OLIVEIRA, 1995, p. 54). A construo de objetos, formas e signos foram condies sociais que estiveram relacionadas simbolizao da onipresena humana por meio da arte. Sendo assim, o pensamento humano internalizado poderia ser apresentado sob a forma de arte.
Atravs dela a imaginao humana podia se tornar concreta, isto : a capacidade original do crebro de produzir imagens se aperfeioava, por transformar tais imagens em aes e produtos gravados no mundo (DUARTE JNIOR, 1991, p. 38, grifo do autor).

Portanto, o conhecimento do meio e a sua exteriorizao por meio das aes que engendraram formas de o homem conhecer o mundo e se reconhecer no mundo, foi essencial para a elevao do desenvolvimento humano e a formao da conscincia social, tornando-se o alto grau da criao humana.

A manifestao artstica possibilitou ao homem desenvolver estados psquicos que atingissem nveis elevados do pensamento de abstrao e racionalizao. Tais nveis elevados podem ser verificados atravs das criaes que redimensionam a forma como o homem age no mundo. O poder da criao do homem explicita-se na criao de objetos humanizados e de sua prpria natureza. (VZQUEZ, 1978, p. 53). As criaes humanas assentam os juzos de valor circulantes na sociedade porque elas se tornam 3

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

uma forma de comunicao. Elas exprimem as condies sociais e intelectuais predominantes de um determinando momento histrico.

A produo da vida real designa os elementos que compem a histria, as relaes entre o homem e a natureza, a produo de mercadorias e a soma do trabalho social. E toda esta produo determinada pela criao humana e pode ser por ela compreendida. Os objetos, instrumentos e mercadorias so elementos que possuem na sua essncia o significado da sociedade. Neste sentido, a arte como criao humana que apresenta a realidade material pode auxiliar o homem na compreenso de si mesmo, porque nela est incorporada a essncia humana.

Neste aspecto, a criao artstica representada pelas aes humanas a partir da vivncia e da interpretao do ser social.
A criao artstica responde, portanto, atravs de uma complexa trama de elos intermedirios, s necessidades do homem numa sociedade determinada. Pois bem, precisamente por se tratar do homem real, situado num contexto determinado, histrico, particular, os meios de expresso de que se vale o artista devem ser enriquecidos constantemente. No se trata, naturalmente, de fazer da criao de formas uma finalidade em si mesma, pois no existe a expresso pura, mas a expresso de um determinado mundo humano (VZQUEZ, 1978, p. 107).

Toda a identificao que o indivduo estabeleceu com a arte possibilitou a finalidade de apresentar a realidade especfica de seu meio, como condio primordial para o entendimento de si mesmo. Esta relao entre o homem e suas prprias criaes evidencia a sensibilizao artstica como processo da conscientizao humana que abrange a significao dos sentimentos, em prol da valorizao da vida, porque no processo de criao e construo de formas artsticas, o homem revela o seu grande poder de representar, ora o universo coletivo das relaes sociais, ora o universo compreendido pelo psiquismo individual.

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

A arte como conhecimento se torna um produto social decorrente do processo de mediao humana em conformidade com o desenvolvimento das funes psquicas superiores. Portanto, a arte definida

[...] como expresso de um contedo, esse contedo visto como a expresso de uma conscincia coletiva, que, como conjunto de conscincias individuais, tem um carter de absoluta imanncia (PEIXOTO, 2003, p. 50-51).

Isto conduz compreenso de que a arte constituda do trabalho coletivo gerado pela dinmica social que possibilita ao homem representar, por meio da manifestao artstica, o individual e a conscincia social. Trata-se, pois, de compreender que a arte perpassa o pensamento individual e social no contedo, na origem e na mensagem porque possui uma caracterstica que permanece ao longo do desenvolvimento histrico: a originalidade. Esta originalidade, que evidenciada pelos aspectos tericos e prticos, levam o homem manifestao artstica.

Portanto, a arte, como resultado da potencialidade criativa do homem em materializar o seu pensamento atravs do trabalho artstico, determinada pelas foras produtivas da sociedade. Tais foras produtivas, que so definidas pelas relaes sociais, direcionam a formao do pensamento humano e condicionam o homem realizao de suas prticas sociais.

Neste aspecto, a interao que o indivduo estabelece com a arte torna-se uma possibilidade de apreender o conhecimento artstico que est internalizado considerando os motivos, emoes, valores e os sentidos pessoais, a fim de possibilitar uma incorporao de elementos que podem auxiliar nas situaes que o homem realiza com o mundo. Estas situaes so estabelecidas pelo poder de criao e fruio da arte.
A arte, enquanto criao-produo-fruio estabelece-se como uma das formas pelas quais os indivduos podem se autoconstituir, medida que constituem sua conscincia (do mundo) e sua autoconscincia (de si prprio frente ao mundo), tornando-se mais humanos das possibilidades das contradies e insensibilidades, bem como de toda indiferena gerada e cultivada na coletividade e no

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

esprito, por determinaes histricas, socioeconmicas, polticas e culturais (PEIXOTO, 2006, p. 247).

A relao entre arte e o homem evidencia aes e estados psquicos que mostram a potencialidade da capacidade educativa da arte. Esta potencialidade que deve estar inserida no ambiente escolar compreendida a partir dos aspectos cognitivos, histricos e educacionais que a arte desempenha na sociedade.

O usufruto que cada um realiza diante da arte varia de acordo com a condio social e psquica do indivduo. Desta forma, a arte produz um efeito cinestsico, pois permite que os mecanismos psicolgicos decorrentes da sensibilizao, do conhecimento internalizado e da histria de vida de cada um contribuam na fruio da arte. Neste sentido, a fruio, como ao que proporciona o usufruto da arte, est diretamente relacionada interpretao que cada um realiza em relao a ela. Esta interpretao um processo influenciado pelo prazer que a representao artstica proporciona e isto indica o valor social que a arte possui. Neste sentido, o efeito psquico produzido pela emoo latente da reao esttica uma maneira de se compreender como a arte influncia a vivncia humana e vice-versa.

Os efeitos psquicos em relao arte designam a emoo esttica. Para Vigotski (2001), a fora da emoo esttica est na sua exteriorizao, ou seja, como uma emoo inteligente que exerce uma fora excepcional, possui a capacidade de manter um dilogo com os homens ao longo do desenvolvimento histrico da humanidade. Desta forma, ela um discurso emocional sobre a essncia humana. As emoes que nela esto envolvidas so sociais e so decorrentes da forma como o homem percebe o mundo.

Portanto, a maneira como o homem percebe e dialoga com o seu meio promove os devaneios individuais, as fantasias e os processos criativos que promovem o autoconhecimento e a compreenso do mundo.

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

Vigotski (2001) considera que a arte resultado do trabalho humano, do dispndio da fora intelectual e fsica que est engendrada no psiquismo do homem. Este trabalho uma ao objetiva que envolve a receptividade e a sensibilidade humana para perceber as influncias do mundo como condio para a exteriorizao do seu pensamento. O trabalho humano est evidenciado na arte numa perspectiva esttica a consolidao da vida humana; esta por sua vez, compreende as manifestaes individuais e sociais que exprimem a dinmica social.

Neste sentido, para Vigotski (2001, p. 315), a arte o social em ns, por isso ela a representao esttica do pensamento racional e um produto originrio do trabalho humano. Assim, para entend-la necessrio estar disposto a conhecer a si mesmo atravs do processo expressivo e criativo.

O processo expressivo assume sua forma no processo criativo em que o homem utilizase da percepo para transmitir o seu pensamento. A ao de criar uma ao intencionalizada que tem um grande poder de atingir os nveis psquicos de quem a produz e de quem a interpreta. A criao da arte apresenta o trabalho humano, a sua capacidade de sensibilizar-se diante da vida e exteriorizar os sentimentos, dando-lhes forma e contedo. A arte coloca-o frente a frente com a questo da criao: a criao de um sentido pessoal que oriente sua ao no mundo. (DUARTE JNIOR, 1991, p. 73). Criar transferir a experincia para um novo contexto atravs da capacidade de simbolizao, que considere determinante a essncia do sujeito criador. Por este motivo, a arte demonstra o poder da criao humana, considerando a realidade do sujeito e a variedade de experincia e mediaes estabelecidas com o meio circundante, que permite que ele se aproprie do conhecimento.

A arte definida pelos estmulos sociais e naturais que exercem uma forte influncia no psiquismo humano levando o homem a transpor os seus devaneios individuais na cena artstica. As experincias realizadas atravs da manifestao artstica trabalham com o desenvolvimento da percepo, da imaginao e da sensibilizao concomitantemente sensibilizao dos sentidos humanos. Isto contribui na produo de conexes inter7

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

sociais, no ordenamento de atividades sensrio-motoras e na formao de uma postura frente s questes sociais. Por esta razo, conforme o homem se apropria da arte, ocorre a ampliao da sua leitura de mundo, o que direciona o movimento dialtico entre a expresso e a realidade artstica, designando a aparncia e a essncia da arte.

Portanto, a arte na sociedade est objetivada na funo social que ela exerce no desenvolvimento psquico dos indivduos. Ela apresentada na sua forma coletiva, como resultado do pensamento social, mas ela apreendida individualmente em decorrncia do valor que ela exerce na vida de cada um. por isso que a abstrao promovida pelo pensamento artstico corresponde s foras dos sentidos humanos, em relao sua sensibilizao e necessidade.

Neste sentido, Fischer (1983) considera que a razo de ser da arte est em conformidade com a ordem social de cada momento histrico e ainda com a produo social. Embora a arte esteja ligada ao desenvolvimento social, h nela uma verdade que apresentada ao longo da histria da humanidade e que capaz de comover a humanidade. Esta verdade o fascnio que a arte exerce sobre ns. O fascnio no corresponde necessariamente ao momento histrico, mas necessidade individual de obteno do prazer esttico.

Podemos colocar a questo da seguinte maneira: toda arte condicionada pelo seu tempo e representa a humanidade em consonncia com as idias e aspiraes, as necessidades e as esperanas de uma situao histrica particular. Mas, ao mesmo tempo, a arte supera essa limitao e, de dentro do momento histrico, cria tambm um momento de humanidade que promete constncia no desenvolvimento (FISCHER, 1983, p. 17).

A historicidade e organizao econmica esto associadas produo da arte. Por este motivo, na arte est estruturado um trabalho coletivo que ultrapassa milhares de anos e que interpretado de acordo com o crescimento e desenvolvimento das necessidades humanas. Diante disso, a arte uma narrativa que incorpora ao conjunto de sua obra elementos de fico, romance e histria que so responsveis pela formao do seu valor social. 8

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

Conforme Vzquez (1978, p. 27, grifo do autor), a obra de arte supera assim o humus histrico-social que a fez nascer. A superao do humus histrico-social compreendida pela dimenso que a arte ocupava na vida dos homens na sociedade primitiva como um instrumento de auxlio mgico, e na atualidade esta dimenso superada pela estrutura scio-econmica. Por este motivo, a natureza da arte capaz de estender uma ponte entre os homens de diferentes momentos histricos e classes sociais. Portanto, a arte integra o movimento social no qual est inserida; ela transcende a sua natureza pela histria.

Sendo assim, a arte exerce uma forte influncia no processo da formao da conscincia social porque dispe de funes que incrementam o pensamento para o entendimento da realidade:
Ainda que o objeto artstico possa cumprir e tem cumprido ao longo da histria da arte as mais diversas funes (ideolgica, educativa, social, expressiva, cognoscitiva, decorativa, etc), somente pode cumprir estas funes como objeto criado pelo homem (VZQUEZ, 1978, p. 47).

Portanto, a arte resultado da imanente fora que ocorre entre o meio externo compreendido pela realidade social, e o meio interno que a sensibilizao dos sentidos humanos, afetividade, a sensibilidade em relao ao mundo. importante ressaltar que a fuso destas foras resulta na ao e representao da sensibilidade esttica.

Tudo ao nosso redor fruto do sentir e do pensar. Estas sensaes so despertadas e incorporadas nas aes de aprendizagem e transformao do meio. Por meio destas aes o homem dialoga, exprime sentimentos e assimila o conhecimento e nestes processos esto implicadas relaes sociais que so justificadas tambm no processo educacional, porque a formao do homem est respaldada nos processos mediatizados entre ele e a dinmica social. A dinmica social que compreende os aspectos das relaes entre produo e consumo, conhecimento e educao, tm nas aes educacionais um expoente na transmisso de valores. 9

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

Neste sentido, as aes educacionais devem viabilizar uma consolidao das prticas que permitam a reflexo e ao do homem. Essas aes educacionais devem estar respaldadas na dimenso simblica da palavra e da imagem. Esta dimenso formada pelo significado e pelos sentidos que a palavra e a imagem expressam no meio circundante e que esto implcitas na arte. Para Duarte Junior (1991, p. 19) a conscincia humana , desta forma, produto de sua capacidade simblica, produto de sua palavra. Assim, a vida humana comporta a relao que as palavras e as imagens produzem atravs dos objetos, sentimentos e relaes sociais.

Neste aspecto, a arte possui uma enorme contribuio como contexto reflexivo, pois permite estruturar contedos artsticos que possibilitam ao educando enriquecer o seu senso crtico a partir das oportunidades oferecidas pela emoo e pela imaginao. A arte importante no redimensionamento da formao escolar, porque ela expressa a importncia da valorizao do prazer esttico, da sensibilizao dos sentidos e o reconhecimento do pensamento artstico. Considerando a sua importncia, ela deve estar associada ao desenvolvimento psquico do estudante, para fortalecer as suas competncias polticas.

Isso mostra que a arte a mais importante concentrao de todos os processos biolgicos e sociais do indivduo na sociedade, que um meio de equilibrar o homem com o mundo nos momentos mais crticos e responsveis da vida (VIGOTSKI, 2001, p. 329).

Neste sentido, o ensino de arte no contexto escolar est envolvido em outorgar condies que promovam uma elevao do pensamento social. Pois a arte concentra em seu interior a genialidade do pensamento humano sob a forma de materializao de sua prpria conscincia. A arte se prope a revelar condies da vida material como resultado das relaes que os indivduos estabelecem na sociedade. o resultado de uma formao pautada no entrelaamento entre o individual e social que favorece a mediao entre o homem e o mundo. Por isto, a arte pode ser vista como conhecimento, por ser um elemento que domina e ao mesmo tempo dominado pela coexistncia em si pelo individual e social.

10

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

A arte tem assim uma funo que poderamos chamar de conhecimento, de aprendizagem. Seu domnio o do no-racional, do indizvel, da sensibilidade: domnio sem fronteiras ntidas, muito diferente do mundo da cincia, da lgica, da teoria. Domnio fecundo, pois nosso contato com a arte nos transforma. Porque o objeto artstico traz em si, habilmente organizados, os meios de despertar em ns, em nossas emoes e razo, reaes culturalmente ricas, que aguam os instrumentos dos quais nos servimos para aprender o mundo que nos rodeia (COLI, 1995, p. 109).

Assim a arte possibilita criana o desenvolvimento de habilidades que lidam inteligentemente a sensibilizao dos sentidos. Por este motivo, a arte deve estar integrada educao e constituir um instrumento educacional na aprendizagem.
A arte promove o desenvolvimento de competncias, habilidades e conhecimentos necessrios a diversas reas de estudos; entretanto, no isso que justifica sua insero no currculo escolar, mas seu valor intrnseco como construo humana, como patrimnio comum a ser apropriado por todos (IAVELBERG, 2003, p. 9)

Neste sentido, a aprendizagem escolar aliada com o ensino da arte deve significar um avano intelectual do educando, como forma de determinar as aes que permitam a ele se dirigir sociedade de forma racional de maneira que possa associar a sensibilidade como fora criativa. Conforme Lowenfeld (1970, p. 27):
Em grande escala, o nosso sistema educacional est engrenado para uma nica fase do desenvolvimento: a da evoluo intelectual. Aqui a aprendizagem muito mais fcil de medir, mas isto equivale definir aprendizagem numa acepo muito estreita. A aprendizagem no significa meramente acumulao de conhecimentos; tambm implica uma compreenso de como esses conhecimentos podem ser utilizados. Devemos estar aptos a usar nossos sentidos livremente, de uma forma criadora, e ao desenvolver atitudes positivas em relao a ns prprios e queles que nos cercam, para que a aprendizagem seja eficaz.

A arte pode ser definida como instrumento de carter pedaggico porque ela abrange o contedo escolar, tem um papel transformador que mobiliza o educando para a sensibilizao e para a linguagem corporal, definida como o movimento do corpo que comunica o pensamento por meio de sons, palavras e construo de formas. Com isto,

11

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

O reconhecimento do papel transformador da arte passa pela valorizao do saber sensvel, que consegue agregar as dimenses do sujeito; expressar valores e idias; descobrir o eu criativo que existe em cada um; dar formas e expresso aos nossos sentimentos e pensamentos, atitude dialgica intercultural entre indivduos e grupos dspares, e a condio de ator/ autor do sujeito; enfim, consegue interpretar e/ou inventar a vida (MENEZES, 2006, p. 18).

A produo da arte na escola deve estar respaldada na ao perceptiva do olhar infantil que possibilite a representao da realidade. Esta representao no pode ser designada como uma reproduo fiel, pois est submetida aos interesses e vnculos que a criana possui, designando a expresso visual e o pensamento sobre a realidade. Nesta ao, compreendida a imensa capacidade da criana em caracterizar a vida, atravs das formas, ritmos e cores e da sua dimenso temporal e espacial.

O que deve ser ressaltado que numa perspectiva materialista-histrica a arte como objeto socialmente construdo deve atender a uma proposta que articule o fazer, o representar e a expresso como reflexo e ao. Esta articulao possibilita que as aes desencadeadas frente interpretao e apreciao da arte se tornem uma ao significativa para a internalizao do conhecimento. Conforme ressaltado por Buoro (2003, p. 41),

[...] a Arte como produto do criar/construir, movida pelo interesse que se alimenta tanto do sensvel como do racional, pressupe que o trabalho pedaggico desenvolvido com a arte na escola deve estar sustentado num referencial terico-metodolgico que articule interao social e produo social, a fim de que o aluno perceba que, no conjunto das qualidades formais que formam a sua representao artstica, esto inseridos elementos sociais.

O ensino de arte na escola contribui para que o sentido da vida seja vivenciado na aprendizagem escolar. Este sentido constitudo pela existncia do homem juntamente com os sentidos que so provocados nas relaes com o meio. Portanto, permitir que a arte seja compreendida na escola contribui para que desperte nos alunos o significado da vida.

12

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

A educao da sensibilidade pela arte uma forma de evitar que se agrave a viso unilateral do mundo que o homem contemporneo passa a ter em virtude do impacto tecnolgico; de restituir uma viso humanista globalizadora que compense o crescente prestgio da especializao em campo cada vez mais restrito, turvando a perfeita integrao do homem consigo mesmo e com a sociedade. Pode, tambm, a arte constituir-se em instrumento de restaurao de caractersticas humanas bsicas, como a iniciativa, a autonomia e a individualidade. A integral formao da alma (LOUREIRO, 2002, p. 15).

A arte na educao proporciona reconhecer que a formao humana inseparvel das condies scio-ambientais em que o homem se encontra, porque por meio dos processos formativos desempenhados a partir da mediao com o meio externo que o homem desenvolve a sua formao psquica. Segundo Read (1958), a educao pela arte deve atender diretamente s necessidades e condies atuais dos indivduos, porque somente desta forma a arte possibilitar ajustar os sentidos dos indivduos com o mundo. Sendo assim, a arte torna-se um canal pelo qual o indivduo pontua as suas condies de vida, a sua sobrevivncia e a sua posio social por meio da exteriorizao e reflexo dos seus sentimentos.

A influncia que o ensino de arte promove na associao entre o real e o imaginrio potencializa a sensibilizao dos sentidos, pois uma vivncia cinestsica que permite a unidade entre razo e emoo, colocando o aluno junto a uma fonte inesgotvel de prazeres. Nesta interao, aprofundada a dimenso cognitiva e sensvel do pensamento e da linguagem, promovendo a formao intelectual do aluno.

O ensino de arte uma possibilidade permanente de o espao escolar agregar a emoo humana e o conhecimento artstico e tornar-se instrumento de mediao social a fim de colaborar com o potencial educativo do processo de ensino-aprendizagem. Com isto, a sensibilizao dos sentidos do educando possibilita elevar seu pensamento ao alto grau de percepo e abstrao e tornar-se um processo conveniente para o desenvolvimento do pensamento infantil. A experincia da sensibilidade diante do artstico torna-se ao mesmo tempo, o compartilhamento de um vnculo e de uma libertao. (LOUREIRO, 2002, p. 11). Por esse motivo, o trabalho educativo da arte na escola tem fundamental 13

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

importncia no desenvolvimento da liberdade humana, como condio para apropriao e interveno do meio de forma socialmente til.

De acordo com Menezes (2006), a arte na educao do sensvel realizada por intermdio da conexo entre a emoo e o intelecto, o que permite a unidade entre o ser e a arte. Neste sentido, a arte assume uma intermediao na educao dos sentidos, revelando a sua funo educativa e transformadora:

O reconhecimento do papel transformador da arte passa pela valorizao do saber sensvel, que consegue agregar as dimenses do sujeito; expressar valores e idias; descobrir o eu criativo que existe em cada um; dar formas e expresso aos nossos sentimentos e pensamentos, atitude dialgica intercultural entre indivduos e grupos dspares, e a condio de ator/autor do sujeito; enfim consegue interpretar e/ ou inventar a vida (MENEZES, 2006, p. 187).

Com isto, a funo da arte na escola est vinculada a fornecer instrumentos artsticos que promovam o desenvolvimento da expresso humana, o que legitima a formao da personalidade e da sensibilidade. Conforme apresentado por Porcher (1973), o ensino de arte uma forma de proporcionar um prazer esttico no contato com um objeto, com uma forma ou uma emoo que desenvolve aptides emocionais e artsticas que propiciam a formao do homem. A criao artstica desempenha um papel significativo no desenvolvimento da formao cultural do aluno, pois oferece condies dele exercitar a sua expresso pessoal atravs da linguagem corporal, que enaltece os sentimentos e a sua personalidade. Neste sentido, a criao artstica est intimamente ligada s vivncias pessoais e forma como cada um reage diante das situaes de conflito e prazer. Por isto, uma ao que envolve as impresses internas do aluno com as impresses do meio exterior e, neste envolvimento entre o ser e o mundo, a criana exercita o seu domnio sobre a realidade e fico. Isto quer dizer que a criao artstica um espao que permite criana interferir na realidade atravs da materializao do seu pensamento.

Portanto, tornar o ato artstico uma ao no processo de ensino-aprendizagem, no ambiente escolar, contribui para que o contedo artstico internalizado no fique 14

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

somente retido no plano mental, pois pelo processo de criao que ele se torna um instrumento no plano material evidenciando o potencial educativo da arte.

REFERNCIAS

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construo: uma experincia de ensino e aprendizagem da arte na escola. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2003. COLI, Jorge. O que arte? 15. ed. So Paulo: Brasiliense, 1995. Coleo primeiros passos, n. 46. DUARTE JUNIOR, Joo Francisco. Por que arte-educao? 6. ed. Campinas: Papirus, 1991. FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formao de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. LOUREIRO, Joo de Jesus Paes. A esttica de uma tica sem barreiras. In: Caderno de textos: educao, arte, incluso. Andr Andries (Org.). Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 11-17, 2002.

LOWENFELD, Viktor, BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. So Paulo: Mestre Jou, 1970.

MENEZES, Izabel Dantas. Arte em movimento: a potencialidade da arte na formao de educadores. Revista da FAEEBA. Educao na contemporaneidade: Salvador, v.15, n. 25, p. 185-200, jan./jun. 2006.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Interaes sociais e desenvolvimento: a perspectiva scio histrica. Cadernos Cedes. Implicaes Pedaggicas do Modelo Histrico Cultural, So Paulo: Papirus, n. 35, p. 51-63, 1995. 15

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

PEIXOTO, Maria Ins Hamann. Arte e educao poltica: Resistir sim! Curitiba: Escola de Msica e Belas-Artes do Paran. Anais IV Frum de Pesquisa Cientfica em arte, 2006.

______. Arte e grande pblico: a distncia a ser extinta. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleo polmicas do nosso tempo, 84).

PORCHER, Louis. Educao Artstica: luxo ou necessidade? 5. ed. So Paulo: Summus Editorial, 1973.

READ, Herbert. A educao pela arte. So Paulo: Martins Fontes, 1958.

VZQUEZ, Adolfo Snchez. As idias estticas de Marx. 2.ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1978.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

16

S-ar putea să vă placă și