Sunteți pe pagina 1din 7

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Indicadores de desempenho na manuteno: um estudo de caso no departamento de manuteno da transmisso de uma empresa de energia eltrica
Elaine Cristina Batista de Oliveira (UFPB) elainecjz@hotmail.com Omar Emir Alvarez, Dr (UFPB) omea1@uol.com.br

Resumo A recente reestruturao do sistema eltrico nacional e as novas exigncias neste mercado fazem com que as organizaes do ramo busquem a excelncia empresarial. Neste sentido se faz necessrio um melhor acompanhamento do desempenho da surgirem os indicadores de desempenho, que propiciam melhor suporte s tomadas de decises em todos os nveis das organizaes. A manuteno, como funo decisiva na obteno de qualidade, produtividade e melhores resultados das empresas do setor eltrico, merece destaque na utilizao dos indicadores de desempenho. Este trabalho teve como objetivo propor um conjunto de indicadores de desempenho, verificando a sua aplicabilidade atravs de um estudo de caso, num departamento de manuteno do sistema eltrico de transmisso de uma empresa de energia eltrica. Foi visto que de grande valia a sua aplicao e que, principalmente, de forma determinante se faz necessria a sua anlise crtica para que os referidos indicadores funcionem como dispositivos de avaliao para a melhoria contnua e o aprimoramento dos processos da manuteno. Palavras-chave: Manuteno, Indicadores de Desempenho, Sistema Eltrico. 1. Introduo O cenrio atual da economia, sustentado pela globalizao, faz com que barreiras geogrficas no sejam mais impedimento para a competio entre empresas de diversos pases, ocasionando a busca pela oportunidade de ganhos de mercado, ou seja, empresas com foco no cliente. O setor eltrico brasileiro para se adequar s novas exigncias mercadolgicas passou por modificaes e remodelagens na sua organizao. Essa reforma recm concluda se enquadra agora, conforme Adriano (2004), em um modelo comercial competitivo e de qualidade, caracterizado pelo acesso livre s redes de transmisso, e com crescimento sustentvel e lucrativo, resultando aos investidores retorno do capital aplicado. A funo manuteno, como fator determinante ao atendimento de metas e resultados nas empresas supridoras de energia eltrica, requer um planejamento e controle eficaz na sua gesto surgindo ento, a necessidade da aplicao de um conjunto de indicadores de desempenho que busquem sinalizar a criticidade do processo e a potencialidade da melhoria contnua. 1.2 O Setor Eltrico Brasileiro De acordo com Santana (1994) o setor eltrico brasileiro pode ser caracterizado em dois perodos consecutivos: O primeiro se particularizou pela participao da iniciativa privada como principal agente no fornecimento de energia eltrica em vrias regies do Brasil. O segundo teve aspectos mais evidentes, tais como: acelerao do processo de estatizao do setor, o surgimento da Eletrobrs, os grandes projetos relacionados expanso dos sistemas eltricos e a melhora acentuada no atendimento populao.

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

O processo de reestruturao do setor eltrico foi implementado no Brasil atravs da lei n. 9648, de 27/05/1998 e regulamentado pelo decreto n. 26555 de 02/07/1998. O novo modelo foi concebido com presena marcante de agentes privados, funes integrativas, exercidas por organismos independentes, ao passo que, anteriormente, o setor era um monoplio, com predominncia estatal e coordenao federal da Eletrobrs. A nova estrutura do setor fundamenta-se em quatro atividades: gerao, transmisso, distribuio e comercializao de energia. Complementa-se pela obrigatoriedade da criao de empresas especficas para explorao de cada segmento, sendo que as atividades de distribuio e comercializao podem ser exercidas de forma conjunta, desde que seja promovida uma completa separao contbil e que a tarifa de transporte aplicada seja idntica, independentemente do usurio que utiliza as redes (PIMENTA, 1999). 1.3 Indicadores de Desempenho O uso de indicadores de desempenho consiste na ao ou no conjunto de aes para transformar em valores quantitativos atividades que j foram realizadas ou exercidas. Atualmente, com a competitividade to acirrada, torna-se imperativo o uso de medidas para a compreenso da realidade da organizao. Segundo Spinola e Pessoa (1997, p. 99), a informao uma ferramenta poderosa para uma organizao, pois atravs dela pode-se ter um domnio dos diversos parmetros que regem a sua dinmica. Assim, ALVAREZ (1988, p. 382), afirma que os indicadores de desempenho na manuteno propiciaro:
O controle estatstico global ou particular dos sistemas produtivos atravs do monitoramento dos ndices utilizados para medir a eficincia dos servios de manuteno, otimizando os nveis de manuteno em termos econmicos, em funo da potencialidade mxima oferecida pelos sistemas analisados.

1.4 A Funo Manuteno Em 1975 a Organizao das Naes Unidas caracterizava a atividade fim das organizaes como sendo a produo o resultado das aes da operao e manuteno, sendo que a esta ltima, atribui-se as responsabilidades de reduo de paralisao dos equipamentos que afetam a operao; o reparo em tempo hbil no caso de quebra de mquinas; garantia do funcionamento das instalaes a fim de atender os critrios de qualidade e padres preestabelecidos (TAVARES, 1999, p. 9). 2. Metodologia O presente estudo foi realizado no Departamento de Manuteno do Sistema Eltrico de Transmisso de uma empresa de energia eltrica. Este departamento responsabiliza-se pela garantia da disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos que compem os sistemas eltricos de potncia, que incluem entre outros equipamentos: linhas de transmisso; disjuntores; religadores; bancos de capacitores; chaves seccionadoras; pra-raios; transformadores de fora 69 kV/13,8 kV; transformadores de potencial e de corrente. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, com observao do participante, mas tambm usando tcnicas de anlise documental. Foi criada uma planilha em Excel para a obteno dos valores dos indicadores de desempenho, e o seu preenchimento se deu tomando-se como referncia os meses de

ENEGEP 2006

ABEPRO

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Julho/Agosto/Setembro 2005, para os equipamentos de subestaes. A seguir, no quadro 1, tm-se os indicadores de desempenho utilizados:
INDICADORES DE DESEMPENHO TF (Taxa de Falha por Equipamento) Taxa resultante da diviso do nmero de falhas pelo nmero de equipamentos.

TD (Taxa de Defeito por Equipamento)

Taxa resultante da diviso do nmero de defeitos pelo nmero de equipamentos. Disp = [TC (TDP + TDF)]*100/TC TC tempo de calendrio TDP tempo de desligamento programado TDF tempo de desligamento por falha TME =NDF*100/(NDP+NDF) NDF nmero de desligamentos por falhas NDPnmero de desligamentos programado TMU =NDU*100/(NDP+NDU) NDU nmero de desligamentos de urgncia NDP nmero de desligamentos programados FF = NF/TC NF nmero de falhas TC tempo de calendrio

Disp (Disponibilidade)

TME (Taxa de manuteno de emergncia)

TMU (Taxa de manuteno de urgncia)

FF ( Freqncia de Falhas)
Fonte - Elaborao Prpria

Quadro 1 - Indicadores de Desempenho utilizados

3. Anlise dos Resultados A seguir sero apresentados os grficos gerados com a utilizao dos dados coletados. 3.1 Taxa de Falhas por tipo de equipamento Como pode ser visto no grfico 1, ocorreu uma falha em Disjuntor 15 kV, provocada por pssaro, onde se pode sugerir a instalao de proteo nas buchas do disjuntor e na chave seccionadora dos bancos capacitores ou mesmo realizar a substituio das chaves de bancos por disjuntor vcuo. Em um Religador houve falha no mecanismo do equipamento sugerindo-se a reduo da periodicidade de manuteno preventiva. Em Chave Seccionadora 69 kV houve duas falhas, tambm devido a animal, onde mais uma vez sugerida a instalao de proteo nas buchas dos equipamentos. Em Chave Seccionadora 15 kV houve uma ocorrncia devido falha na conexo, na qual seria necessrio providenciar a reduo da periodicidade da manuteno preventiva.
3 ,0 % Percentual da Taxa de Falhas 2 ,5 % 2 ,0 % 1 ,5 % 1 ,0 % 0 ,5 %

2 ,9 %

0 ,4 % 0% 0%
K V K V RE L 69 K V

0 ,5 % 0 ,2 % 0%
15 K V

0%
K V

0%
K V

0%
kV

0%
kV

0%
BC

0%
K V K V RT

0%

0 ,0 %

TR A FO

69

15

69

15

69

15

D IS J

D IS J

TC

TC

TP

TP

PR

PR

69

SE C

T ip o d e E q u ip a m e n to

ENEGEP 2006

ABEPRO

CH

CH

SE C

15

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Grfico 1 Taxa de Falhas Fonte Dados da Pesquisa

3.2 Taxa de Defeitos por tipo de equipamento No grfico 2, tem-se que 13,43% dos Transformadores de Fora apresentaram defeito no perodo e, atravs dos relatrios tcnicos, pde-se levantar que a grande maioria foi provocada por vazamento de leo, onde sugerido a realizao de um programa de inspeo e de manuteno preventiva.

13,43%

Grfico 2 - Taxa de Defeitos Fonte Dados da Pesquisa

3.3 Disponibilidade Para disponibilidade, tem-se o benchmarking fornecido pela ANEEL para Transformador de Fora que de 99,9490 % ento, o apresentado no perodo atende, j que foi 99,9829 %, porm deve-se mais uma vez sugerir um plano de manuteno para o atendimento destes equipamentos. Em Disjuntores 69 kV tm-se 99,8700 % como benchmarking e tendo apresentado 99,9614 % chegou-se concluso que estes equipamentos esto em boa performance.
99,9968% Percentual de disponibilidade 99,9829% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 99,9995% 99,9935%

99,9614% 99,9579% 99,9549%

D IS J6 9K V D IS J1 5K V

69 K V

15 K V

TR A FO

15 K V

69 K V

R EL

K V

K V

kV

kV

15

69

BC

69

PR

PR

TP

TP

SE C

CH

Tipo de equipamento

ENEGEP 2006

ABEPRO

CH

SE C

TC

TC

15

RT

 Q

( ' 1 %C 6 2 # I P36

( ' & %C 6 2 # I 8"6

(G 1   8B

g f d c a ` Y W V U S CeDbDCXDCTR (G &  B FE0D"@0C7A087@98753 (' 1  B  (' & B  (' 1  6  (' & 6  4 2

(' 1 0 $#! 0)

(% ' & $ ! %# "

    


10,09% 9,59% 8,82%

 pi tr sr qr hi x w uv y
7,62%

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

0,00%

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Grfico 3 - Disponibilidade Fonte Dados da Pesquisa

3.4 Taxa de Manuteno de Emergncia Este indicador mede a proporo entre as atividades de manuteno emergencial e manuteno programada. Pode-se observar no grfico abaixo, desligamentos devido a falhas de forma bastante significativa onde no houve desligamento programado, ento sugere-se uma reviso pela engenharia do plano de manuteno.
C ) P k m i "l q n e v TPxq C C PC C C

Grfico 4 - Taxa de Manuteno de Urgncia Fonte Dados da Pesquisa

3.5 Taxa de Manuteno de Urgncia Este indicador permite comparar a realizao de manuteno de urgncia com a manuteno programada, e no perodo em estudo pode-se visualizar uma boa performance da manuteno, restando apenas uma sugesto, pois, conforme se v no grfico 4, no tocante Chave Seccionadora 15 kV, que seria uma reduo na periodicidade da manuteno preventiva nestes equipamentos, alm de um plano de manuteno preditiva com termoviso que contemple na ocorrncia de diagnstico de altas temperaturas (ponto-quente) programe-se uma interveno no equipamento para correo e/ou reaperto nas conexes, evitando-se desta forma, que ocorram falhas.
T axa de M anuteno de U rgncia (% )
o

KV

KV C 15

kV

kV

BC

69 K

15 K

RE

KV

KV

AF

69

15

69

15

69

15

TR

TC

TC

PR

PR

SJ

SJ

TP

TP

SE

69

CH

ENEGEP 2006

ABEPRO

CH

Tipo de Equipamento

SE

DI

DI

RT

k i h @g q n e v jwq

7 e7 q u 7 k s m l "t7r e ~ | z ~ | z "88}}{y k s k m i "l k i h Tg k m i l r j r j q " h g r e e 7 7 7 e kijg h q " e p n o 7 m ki "l f d "e T 7 7 kjg i h f d "e C o o o o ) o X

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Grfico 5 - Taxa de Manuteno de Urgncia Fonte Dados da Pesquisa

3.6 Freqncia de Falhas A Freqncia de Falhas mede o nmero de falhas num determinado tempo, ou seja, mostra quo crtica se encontra a realizao da manuteno. Como pode ser observado no grfico 5, o grupo de equipamentos que apresentou problemas no perodo so: Disjuntor 15 kV; Religador; Chave Seccionadora 69 kV, e; Chave Seccionadora 15 kV.

F e u n iad F lh s (% rq c e a a )

TRAFO

DISJ 69KV

DISJ 15KV

REL

TC 69KV

TC 15KV

TP 69KV TP 15KV PR 69 kV PR 15 kV

BC

CH SEC CH SEC 69 KV 15 KV

Tipo de Equipamento

Grfico 6 - Freqncia de Falhas Fonte Dados da Pesquisa

4. Concluso Os indicadores de desempenho propostos possibilitam o fornecimento de informaes para um melhor gerenciamento das rotinas, assim como monitoram as oportunidades de melhoria das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Manuteno da Transmisso. Porm, recomenda-se um estudo com os indicadores de desempenho propostos neste trabalho de forma que compreendam um perodo maior, para obteno de resultados globais. De maneira geral, o setor em estudo apresenta-se em um processo de mudanas frente s novas exigncias de mercado, principalmente no que tange busca da uniformizao dos processos de rotina. Neste sentido, os indicadores de desempenho podero fazer parte do conjunto de dados que fornecero base s decises estratgicas para a melhoria dos itens qualidade e custos. Referncias
ADRIANO, Francisco Clio. Custos ocultos na recomposio do sistema eltrico de transmisso da SAELPA. 2004. 120 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao em Engenharia de Produo) Universidade Federal da Paraba, 2004. ALVAREZ, Omar Emir. Manual de Manuteno Planejada. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 1988. PIMENTA, Gilberto M. A reestruturao do setor eltrico no Brasil. Apostila do Curso de Especializao em Gesto Tcnica de Concessionrias de Energia Eltrica. Curitiba: UFPR, 1999. SANTANA, E. A. de. O planejamento de energia eltrica atravs de uma metodologia de anlise hierrquica por similaridade com as restries do sistema. Tese de Doutorado em Engenharia de Produo. Florianplis: UFSC, 1994. SPINOLA, M. M.; PESSA, M. S. P. Tecnologia da Informao. IN: Gesto de Operaes. So Paulo: Edgar

ENEGEP 2006

ABEPRO

x) x x x x x x x xx x %
RT

XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006

Blucher, 1997. TAVARES, Lourival. Administrao Moderna da Manuteno. Rio de Janeiro: Novo Plo Publicaes, 1999.

ENEGEP 2006

ABEPRO

S-ar putea să vă placă și