Sunteți pe pagina 1din 12

Mes psicticas winnicottiana

seus

bebs:

uma

leitura

Psychotic mothers and their babies: a winnicottian vision

Srgio Luiz Saboya ArrudaI; Elisngela AndrietoII


I

II

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), So Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), So Paulo, Brasil

Paulo,

Brasil

Endereo para correspondncia

RESUMO A teoria de Winnicott enfatiza a relao me-beb desde seus primrdios e sustenta que a sade mental de qualquer sujeito est relacionada com o desenvolvimento emocional primitivo do beb. Neste artigo, tomando-se por base a leitura e a discusso de textos de Winnicott, objetiva-se efetuar um estudo terico a respeito da relao inicial da me com o beb, com nfase no desenvolvimento emocional de crianas cujas mes tenham tido algum transtorno psictico. So discutidos temas como a preocupao materna primria, o potencial inato da criana para o desenvolvimento, alm de outros conceitos da teoria winnicottiana. Palavras-chave: Winnicott; Desenvolvimento. A relao me-beb; Criana; Psicose;

ABSTRACT Winnicotts theory emphasizes the relationship of the mother to her baby at the beginning and supports thatmental health is related to childs primitive emotional development. Based on Winnicotts texts, it is discussed the early mother-infant relationship with emphasis on the emotional development of children whose mothers might have been affected by some psychotic disorder. Also the primary maternal preoccupation and the childs inherited tendency towards development are discussed. Keywords: Winnicott; Mother-baby relationship; Child; Psychosis; Development.

INTRODUO

Apesar de se tratar de um estudo terico, este artigo originou-se da prtica clnica com duas crianas atendidas em psicoterapia em um servio pblico. Uma das mes era franca e cronicamente psictica e a outra tivera um transtorno psictico transitrio durante o puerprio. Tanto as histrias de vida dessas crianas como vrios contedos trazidos nas sesses iam ao encontro de algumas ideias fundamentais da teoria de Winnicott, relacionadas com a importncia da relao me-beb nos primrdios do desenvolvimento emocional da criana. Durante as discusses e supervises das sesses, considerou-se importante estudar e aprofundar algumas ideias de Winnicott a respeito da dade me-beb, dodesenvolvimento emocional primitivo, buscando relacion-las com a condio de mes com histria ou antecedente de quadro clnico psictico, tais como a esquizofrenia, os transtornos do humor, os transtornos mentais associados ao puerprio e os transtornos decorrentes do uso de substncias psicoativas com sintomas psicticos. Na teoria de Winnicott, o desenvolvimento emocional primitivo nos primeiros momentos da vida de um indivduo depende da unidade me-beb. O beb absolutamente dependente da me, j que ela ter papel fundamental ao lhe propiciar um ambiente seguro, protetor e confivel que permita ao filho caminhar de um estado de dependncia absoluta para um estado de dependncia relativa, rumo independncia (WINNICOTT, 1970/1994). O beb depende da disponibilidade de um adulto genuinamente preocupado com os seus cuidados, isto , algum que possa contribuir para uma adaptao ativa e sensvel s necessidades da criana, que a princpio so absolutas (WINNICOTT, 1953/1993). Para que a me possa desempenhar este papel, ela vive uma condio denominada de preocupao materna primria:
Esta condio gradualmente se desenvolve e se torna um estado de sensibilidade aumentada durante, e especialmente, Continua No por facilmente no algumas recordada, semanas uma vez final tendo a da depois do nascimento me se da recuperado gravidez; criana; dela;

Eu iria mais alm e diria que a recordao que a me tem deste estado tende a ser reprimida. (WINNICOTT, 1958/1993, p. 493)

A preocupao materna primria permite me identificar-se com o beb e, desta forma, criar condies para que o desenvolvimento do mesmo seja possvel. Este estado da me poderia ser comparado a um estado retrado, ou a um estado dissociado, ou a uma fuga, ou mesmo a uma perturbao em um nvel mais profundo, tal como um episdio esquizoide, no qual algum aspecto da personalidade assume temporariamente o controle. Se no fosse a gravidez, seria uma doena. (WINNICOTT, 1958/1993) O desenvolvimento emocional primitivo saudvel ocorre a partir da relao suficientemente boa da me com o beb. A origem de algumas patologias mentais pode estar relacionada com essa fase inicial do desenvolvimento doindivduo.

Assim, neste artigo, pretende-se fazer uma discusso terica de alguns textos de Winnicott e de autores afins que tratam da relao me-beb, porm tendo como foco especfico a discusso da situao na qual a me apresenta um funcionamento ou uma estrutura mental psictica.

O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL PRIMITIVO

Na teoria de Winnicott, o desenvolvimento emocional primitivo um tema bastante amplo e complexo. Portanto, neste artigo, no ser possvel abarcar todas as questes relevantes a este tema, embora se pretenda estudar as principais caractersticas dos processos iniciais do desenvolvimento do beb, enfatizando a importncia da me nos mesmos. Para que o beb se desenvolva emocionalmente, necessrio que algum o auxilie neste processo, ou seja, necessria a presena de uma me suficientemente boa,que no necessariamente a prpria me do beb, mas algum que assuma este papel. Isto :
[...] aquela que efetua uma adaptao ativa s necessidades do beb, uma adaptao que diminui gradativamente, segundo a crescente capacidade deste em aquilatar o fracasso da adaptao e em tolerar os resultados da frustrao. A me suficientemente boa, como afirmei, comea com uma adaptao quase completa s necessidades do beb, e, medida que o tempo passa, adapta-se cada vez menos completamente, de modo gradativo, segundo a crescente capacidade do beb em lidar com o fracasso dela. (WINNICOTT, 1971/1975, p. 25)

Para explicar o desenvolvimento emocional de um beb, Winnicott (1945/1993) assinala a existncia de dois estdios que nos aproximam da observao do desenvolvimento primitivo. O primeiro ocorre por volta donascimento, que percebido pela diferena entre bebs prematuros e psmaturos. Segundo Winnicott (1945/1993) ao final do nono ms de gestao, o beb se torna maduro para o desenvolvimento emocional. Se ele nasce aps completar nove meses, ele atinge esse estgio ainda no tero; se nasce prematuro no experimenta muita coisa que seja vital at atingir a idade com a qual deveria ter nascido. O segundo estdio acontece entre 5 e 6 meses de vida. neste estdio que o beb adquire a habilidade de agarrar um objeto e lev-lo boca. por causa desse movimento que possvel dizer que o beb mostra sua compreenso de que tem um interior e que as coisas vm de fora, admitindo assim a existncia da me com um interior prprio. Este estgio em que um ser humano se relaciona com o outro representa um longo caminho no seu desenvolvimento primitivo (WINNICOTT, 1945/1993). Porm o que interessa, neste artigo, o que ocorre com os sentimentos e com a personalidade do beb antes do segundo estdio, ou seja, antes mesmo de o beb conhecer a si mesmo (e como consequncia os outros) como a pessoa total que ele (e que eles so). Esta discusso possvel, pois paralelamente a esses estdios observa-se a presena dos processos de integrao, personalizao: a apreciao do tempo e do espao e de outras propriedades da realidade (WINNICOTT, 1945/1993). Deve-se enfatizar o que Winnicott pontua a respeito da tarefa do beb. A ocupao do beb, pelo menos desde o nascimento, nunca uma tarefa acabada: as conquistas das primeiras semanas e meses, muitas vezes, so perdidas e recobradas de acordo com as voltas do destino (WINNICOTT, 1948/1993).

tambm importante assinalar que, para esta discusso, no devemos pensar no beb como uma pessoa que sente fome, cujos impulsos instintivos podem ser satisfeitos ou frustrados, mas sim como um ser imaturo que est prximo de sofrer uma ansiedade inimaginvel. Essa ansiedade pode ser evitada pela funo da me que vitalmente importante nesse estgio, ou seja, sua capacidade de se pr no lugar do beb e de saber o que ele necessita no cuidado geral de seu corpo e da sua pessoa. (WINNICOTT, 1965/1983) No estado de dependncia absoluta, as necessidades dos bebs vo desde as necessidades do corpo, como vir-lo no bero, colocar ou tirar mais roupas dependendo da condio do tempo, acarici-lo ao perceber clicas, limp-lo e aliment-lo, at outro tipo de necessidades muito sutis, que s o contato humano pode satisfazer:
Talvez o beb precise deixar-se envolver pelo ritmo respiratrio da me, ou mesmo ouvir e sentir os batimentos cardacos de um adulto. Talvez seja-lhe necessrio sentir o cheiro da me ou do pai, ou talvez ele precise ouvir sons que lhe transmitam a vivacidade e a vida que h no outro meio ambiente, ou cores e movimentos, de tal forma que o beb no seja deixado a ss com os seus prprios recursos, quando ainda jovem e imaturo para assumir plena responsabilidade pela vida. (WINNICOTT, 1970/1994, p. 76)

Essas caractersticas dos bebs e de suas necessidades ajudam na compreenso da caracterizao dos estdios que compem o desenvolvimento emocional primitivo. A integrao um processo que comea desde muito cedo na vida do beb. Ela ajudada por dois conjuntos de experincias: o cuidado do beb, que caracterizado pelos banhos, pelo manuseio corporal, por nomear as suas partes etc; as experincias pulsionais que tendem a tornar a personalidade una a partir do interior. H diferenas quanto ao momento da vida em que esse processo ocorre em cada beb: ora imediatamente aps o nascimento, ora em momentos posteriores da vida; podendo at ocorrerem momentos de recadas. (WINNICOTT, 1945/1993) A integrao manifesta-se a partir de um estgio primrio no integrado, ou seja, o beb se compe de uma srie de motilidades e de percepes sensoriais que vo sendo identificadas e integradas por causa da percepo e da compreenso que a me suficientemente boa tem das necessidades do beb. No entanto, a volta a um estado no integrado no caracteriza necessariamente uma fonte de medo para o beb, em virtude do senso de segurana propiciado pela me. Isto, s vezes, identificado por ele, no simples ato de a me segur-lo adequadamente no colo. Situaes como essas conservam o beb como que unido em si mesmo e, desta forma, a no integrao e a reintegrao podem ocorrer sem provocar ansiedade. (WINNICOTT, 1965/2005) Outro processo importante que tambm faz parte do desenvolvimento emocional primitivo a personalizao, que o sentimento de que se est dentro do prprio corpo. Como a integrao, a personalizao ajudada pela experincia pulsional e pelas repetidas e tranquilas experincias de cuidado corporal que a me lhe propicia (WINNICOTT, 1945/1993). pela ocorrncia de um grau razovel de adaptao s necessidades do beb, que possvel estabelecer, mais rapidamente, uma forte relao entre psique e soma (WINNICOTT, 1965/2005). O terceiro processo que faz parte desse perodo do desenvolvimento emocional primitivo a realizao, ou seja, o perceber a existncia do mundo e o relacionarse com o mesmo. um processo bastante complexo, que se relaciona com a iluso e com a fantasia.

Segundo Winnicott (1971/1975), a iluso propiciada pela me, ou seja, ela oferece ao beb a oportunidade para a iluso de que o seio dela faz parte do beb, ou seja, de que est sob o controle mgico e onipotente do beb. A onipotncia quase um fato de experincia e a tarefa final da me gradativamente desiludir o beb. Assim, desde o incio da vida, o beb est envolvido com aquilo que objetivamente percebido e aquilo que subjetivamente concebido. Newman (2003) comenta que, de acordo com Winnicott, a fantasia faz parte da defesa manaca do indivduo ao lidar com a sua incapacidade para aceitar o pleno significado da realidade interna. A fantasia relaciona-se com os esforos do ser humano para aceitar o mundo interno, podendo-se dizer que o controle onipotente da realidade interna implica fantasias sobre essa realidade. Ou seja, o indivduo chega realidade externa por meio de fantasias onipotentes elaboradas como uma tentativa de livrar-se da realidade interna. Winnicott (1971/1975) tambm descreve a fantasia como um fenmeno isolado, que absorve energia e cuja inacessibilidade relaciona-se dissociao. Dessa forma possvel compreender que a iluso e a fantasia relacionam-se intimamente com o processo da realizao, pois so necessrias para a concretude desse processo, uma vez que o beb precisa sentir primeiro a onipotncia, que ocorre pela iluso e pela fantasia, para que possa compreender a realidade externa. Assim como j ocorreu na integrao e na personalizao, o processo de adaptao realidade externa ajudado pela interao com a me, que apresentar os objetos ao beb. Este passo no desenvolvimento emocional representa um grande avano, mas nunca dado e estabelecido de uma s vez. Para explicar tal processo, Winnicott (1968/1994) destaca o par beb-seio da me. O momento da amamentao no se limita apenas alimentao do beb, mas tambm ao incio da relao dele com o objeto. O relacionamento com o mundo real baseia-se na forma como as coisas se iniciam e no padro que gradualmente se desenvolve, de acordo com a experincia que faz parte desse desenvolvimento humano entre me e beb. A experincia da amamentao leva a um paradoxo: segundo Winnicott, aquilo que o beb cria j estava ali. Na verdade, o beb cria parte da me que foi encontrada. No h uma certeza a respeito da idade na qual o beb percebe pela primeira vez que a me uma pessoa (WINNICOTT, 1948/1993). Em suma, Winnicott (1945/1993) enfatiza a importncia da participao da me quer na adaptao do beb realidade, quer em todo o processo do desenvolvimento emocional primitivo. Ela tem o papel de proteg-lo de complicaes que o mesmo ainda no entende, bem como de fornecer-lhe pedaos simplificados de mundo, que a criana passa a conhecer por intermdio da me. Um beb no pode existir sozinho, psicolgica ou fisicamente, ele necessita realmente de uma pessoa que cuide dele no incio da vida, propiciando-lhe um ambiente satisfatrio para o seu desenvolvimento, percebendo e atendendo as suas necessidades bsicas.

A PSICOSE E SUAS ORIGENS

O termo psicose foi criado em meados do sculo XIX como uma forma de substituir o depreciativo vocbulo loucura, ento muito em voga, e tentar definir essa doena

numa perspectiva psiquitrica em lugar das hipteses demonacas e outras equivalentes, vigentes na Antiguidade. (ZIMERMAN, 2001, p. 339). Este termo, genericamente, designa um processo deteriorante das funes do ego que, segundo Winnicott (1965-1965), so caracterizadas pela organizao das vivncias da funo do id, da parte instintiva que existe em todo ser humano, a ponto de haver, em graus variveis, algum srio prejuzo do contato com a realidade. um termo bastante complexo, podendo levar a confuses na comunicao cientfica entre os psicanalistas, o que acontece sempre que estiverem em discusso os critrios da analisabilidade, do prognstico clnico e da apreciao casustica de trabalhos publicados acerca da anlise de psicticos. (ZIMERMAN, 2001) No entanto, Winnicott (1965/2005) escreve o seguinte acerca do conceito psicanaltico de psicose: representa uma organizao de defesas e, por trs dessas defesas organizadas, existe uma ameaa de confuso, que consiste em uma ruptura da integrao. Nos indivduos esquizoides, possvel perceber uma distino imprecisa da fronteira que separa a realidade interior da exterior, ou seja, a realidade interna a que representa o mundo subjetivo do indivduo e a externa tambm denominada compartilhada aquela que existe no mundo real de fato, porm com o olhar subjetivo de cada um. Ao observar com mais profundidade esses indivduos, possvel perceber sentimentos de irrealidade. Esses sujeitos fundem-se com outras pessoas e coisas mais facilmente do que pessoas sem esse diagnstico, e tm mais dificuldades de sentirem-se separados enquanto indivduos. (WINNICOTT, 1961/2005) Outra caracterstica desses indivduos certa fraqueza na integrao ego e corpo, ou seja, h falhas no trabalho de parceria entre psique e soma. Assim os limites da psique, s vezes, no correspondem exatamente aos docorpo. Esses sujeitos apresentam dificuldade para iniciar e manter relacionamentos reais, pois estabelecem relacionamentos segundo seus prprios termos (WINNICOTT, 1961/2005). A prtica clnica de Winnicott (1953/1993) com psicticos forneceu-lhe material clnico para que pudesse relacionar a origem da psicose com o incio do desenvolvimento emocional do beb, j que seus pacientes psicticos, quando em anlise, regrediam at o incio da infncia, para um estado de dependncia quase que absoluta. Dessa forma, algumas contribuies para o estudo dos estdios iniciais do desenvolvimento infantil puderam ser feitas ao analisar questes do beb em um paciente esquizofrnico:
De fato, o beb ali est, no div, no cho ou em qualquer outro lugar, e a dependncia esta tambm ali, na plenitude de sua fora; a atuao do psicanalista como ego auxiliar est em ao e a observao do beb pode ser feita diretamente, a menos que o paciente seja um adulto que possui, naturalmente, um certo grau de sofisticao. Temos que levar em conta esta sofisticao que distorce o foco da nossa lente. (WINNICOTT, 1964/1994, p. 34)

Em um texto no qual trata da psicose e dos cuidados maternos, Winnicott afirma ser de fundamental importncia, para esta discusso, o estgio em que o indivduo passa da dependncia rumo independncia, e escreve: Esta uma era extremamente delicada do desenvolvimento e especialmente do seu sucesso que depende o estabelecimento da sade mental na comparao da psicose (WINNICOTT, 1953/1993, p. 379). Nos primrdios da vida do beb, a importncia do meio ambiente to vital que se chega concluso de que a

esquizofrenia uma espcie de doena de deficincia ambiental, segundo Winnicott (1948/1993). Portanto, para este autor, a origem da psicose est nos primrdios do desenvolvimento infantil, em um ambiente insuficiente que no permite ao ego, que ainda frgil, estruturar-se de forma sadia. Assim, o paciente psictico aquele que no teve um ambiente que facilitasse o processo de integrao, de personalizao e das relaes objetais, e seus sentimentos so os de desintegrao da personalidade, despersonalizao e desrealizao, havendo perda do contato com a realidade. (WINNICOTT, 1963/1983)

A RELAO ME PSICTICA-BEB E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL PRIMITIVO

No incio da vida de um beb a me e o lactante formam uma unidade (WINNICOTT, 1960/1983). Assim, o desenvolvimento emocional do beb no incio da vida depende dessa unidade. Porm, para propiciar o desenvolvimento saudvel da criana, a me precisa desempenhar um papel de me suficientemente boa. A essncia no cuidado materno que, no geral, as mes tendem a saber o que seus lactantes necessitam, e gostam de prover as necessidades dos mesmos (WINNICOTT, 1960/1983). Contudo, quando a me no suficientemente boa a criana no capaz de comear a maturao do ego, ou ento ao faz-lo o desenvolvimento do ego ocorre necessariamente distorcido. (WINNICOTT, 1965/1983, p. 56) Se os cuidados maternos no so suficientemente bons antes de o beb distinguir o eu do no eu, ou seja, no perodo em que ocorre o desenvolvimento emocional primitivo, segundo Winnicott (1965/1983), podem ocorrer distores da organizao do ego que constituem as bases das caractersticas esquizoides. Assim pode haver uma dificuldade no cuidado de si mesmo e no desenvolvimento do self. importante esclarecer a diferena entre ego e self para Winnicott, termos que implicam diferentes abordagens sobre a realidade e a funo interna (ABRAM, 2000, p. 221). O ego a organizao de funes do id,ou seja, da parte instintiva presente em todo ser humano e que existe desde o incio da vida da criana. Por seu turno, o self posterior, pois s pode ser mencionado depois que a criana comea a usar o intelecto para examinar o que os outros vem, sentem ou ouvem e o que ela mesma pensa quando se encontra com esse corpo infantil. Em poucas palavras, o self consistir o ncleo da personalidade. (WINNICOTT, 1965-1983) Segundo Abram (2000, p. 221), o self composto por todos os diferentes aspectos da personalidade que, na terminologia de Winnicott, constituem o eu, uma forma distinta do no-eu, de cada pessoa. A palavra self, por conseguinte, representa um sentimento de ser subjetivo. Os bebs que experimentam falhas ambientais, quando a dependncia absoluta um fato, quando esto se tornando crianas, na melhor das hipteses, levam consigo a memria latente de um desastre ocorrido com o seu eu. Muito tempo e energia sero gastos para organizar a vida e para que esta dor no volte a ser experimentada. Na pior das hipteses, o desenvolvimento da criana como pessoa

distorcido para sempre e, em consequncia, a personalidade deturpada, ou o carter deformado. (WINNICOTT, 1970/1994) De acordo com Winnicott (1965/1983), este um tema complexo por causa dos graus e variantes que a ineficincia materna pode apresentar. Porm as consequncias de um apoio defeituoso ao ego do beb, por parte da me, podem ser muito desastrosas e incluem: esquizofrenia infantil, autismo, esquizofrenia latente, falsa autodefesa e personalidade esquizoide. Segundo Winnicott (1961/2005), pais com caractersticas esquizoides, como as presentes na esquizofrenia, fracassam de muitos modos no cuidado de seus filhos. No entanto, podem ser conscientes da prpria patologia e assim entregam seus filhos aos cuidados de outras pessoas. Fortunadamente a psicose dos pais no produz psicose nos filhos (WINNICOTT, 1961/2005, p. 106). fundamental que as psicoses parentais e a capacidade de uma me cuidar do beb sejam consideradas em relao aos estgios do desenvolvimento da criana bem como as seguintes situaes: a) perturbao dos pais: se muito perturbados, se h outras pessoas que possam assumir os cuidados dos bebs e crianas; b) se menos perturbados, se h perodos em que outros indivduos possam entrar em cena; c) pais dotados de sade suficiente para proteger os filhos da prpria patologia, que venham a pedir ajuda a outros adultos apenas quando for necessrio; d) pais que a prpria patologia inclua a criana, de forma que nada possa ser feito pela mesma, sem a violao dos direitos que todo pai ou me tm sobre seus filhos. Outro aspecto importante que h diferenas com relao criana quando a me psictica e quando o pai psictico. H alguns efeitos sobre o desenvolvimento emocional primitivo que s podem acontecer em virtude da relao me- filho, j que a me a primeira que se envolve com a criana. difcil para uma me psictica desempenhar o papel de me suficientemente boa e, assim, propiciar ao seu beb os processos que compem o desenvolvimento emocional primitivo (WINNICOTT, 1961/2005). H estudos, como o de M. David (citado em MAZET; STOLERU, 1990), que atentam para os perigos da relao precoce entre o lactante e sua me psictica. Os transtornos psicticos afetam profundamente a capacidade de maternagem das mes, e isto varia em funo da intensidade desses transtornos.
A relao entre uma me psictica (transtornos psicticos, esquizofrnicos, evoluindo h vrios anos) e seu beb parece marcada pela extrema dificuldade para a me de ver a criana real, pela inverso da relao mecriana, a criana procurando adaptar-se a me, o que traz para ambos uma relao de uma angstia intolervel. A me no pode perceber as necessidades e desejos de seu prprio beb, a quem no pode reconhecer como um indivduo separado, donde um comportamento materno freqentemente inadaptado, incoerente, imprevisvel e portanto deficiente, em contraste com a impresso geral eventual de um belo beb, sorrindo, comendo bem e no chorando. (MAZET; STOLERU, 1990, p. 301).

Quando precisam ficar sob os cuidados de outras pessoas, os lactantes apresentam uma tendncia muito precoce de procurarem as atitudes de sua me no substituto materno. Mazet e Stoleru atentam para os riscos dessa relao me psictica-beb e buscam proporcionar segurana tanto para o beb quanto para a sua me. Porm

no abrem mo de que exista o contato entre a me psictica e seu filho (MAZET; STOLERU, 1990). Pensando preventivamente, Benhaim e Jano (2006) pontuam que, na prtica clnica de bebs, importante que se descubram precocemente os distrbios da interao me-beb. Por outro lado, h necessidade de determinar situaes de risco, tais como: prematuridade, doenas fsicas ou mentais, depresses, problemas sociais etc, com o objetivo de se acionarem as medidas teraputicas especficas. importante enfatizar que Winnicott (1961/2005) lembra que o distrbio da criana pertence apenas criana. Apesar das condies ambientais merecerem alta considerao na etiologia de determinados problemas e transtornos, a criana pode encontrar meios de crescer sadia apesar dos fatores ambientais e, igualmente, pode apresentar distrbios apesar do bom cuidado materno e ambiental. Indo ao encontro desta ideia, Santos (1999) escreve que no o ambiente que faz o beb crescer, nem determina o sentido desse crescimento, mas apenas facilita, quando for suficientemente bom, o processo de maturao. Segundo este autor, a nica herana admitida por Winnicott o potencial inato para o amadurecimento, que ocorre entre dois estados de no vida. Toda a existncia decorre nesse intervalo entre o no ser e o ser, na luta do indivduo para no sucumbir aos estados de dissoluo e estender, ao longo do tempo, a continuidade do seu ser, mediante o funcionamento do processo maturacional. Zornig e Levy (2006) reconhecem que a qualidade dos cuidados parentais recebidos por crianas nos seus primeiros anos de vida de vital importncia para sua sade fsica e mental. Porm lembram que no podemos desconsiderar o potencial criativo e a incrvel capacidade regenerativa das crianas na procura de vnculos alternativos que possam lhes fornecer experincias de acolhimento, intimidade e relacionamento contnuo. Eles relatam o caso clnico de uma criana que viveu em condies precrias at os 5 anos de idade com sua me visivelmente psictica e que, aps a separao e adoo, pode se desenvolver apesar dessas adversidades. Apoiada pela teoria winnicottiana, Arajo (2003) assinala outros fatores que esto no ambiente e que podem ajudar a me a desenvolver o seu papel. Ressalta que conhecida a capacidade natural para a maternagem de uma mulher, porm a capacidade para devotar-se ao beb no evolui se ela estiver com medo, insegura e sentir-se desamparada. Entretanto, para que a me possa pedir ajuda, deixar-se cuidar e permitir que cuidem de seu beb, preciso que ela tome conscincia de seus sentimentos, o que nem sempre acontece, uma vez que muitos dos sentimentos que a invadem so considerados, por ela, como inadequados condio materna. Segundo Arajo (2003), no caso da psicose dos pais, ainda que os mesmos no possam ajudar a criana por causa da gravidade do quadro, importante que a me, ou o pai e/ou algum do ambiente prximo consigam perceber que algo estranho est acontecendo. Dessa forma, nesses casos, a doena dos pais existe e pode ser percebida, quer seja pelo indivduo (pai ou me), quer seja pelo ambiente prximo a este, e algo pode ser feito com a criana.

CONSIDERAES FINAIS

Antes de se poder particularizar a situao da me psictica em relao ao seu beb e tomando-se como base o pensamento de Winnicott, procurou-se fundamentar a importncia do estado de preocupao materna primria e a condio de uma me suficientemente boa no incio da vida de seu beb, e no desenvolvimento emocional primitivo. A relao da me-beb importante para o estabelecimento da sade mental do indivduo em toda a sua existncia, da infncia vida adulta. No entanto, no caso da me psictica, a mesma costuma apresentar dificuldades para assumir o papel de uma me suficientemente boa, protetora, cuidadora e confivel, o que poder influenciar e trazer dificuldades e distores para o desenvolvimento do seu beb. A constatao de sintomas psicticos na me cria uma grande preocupao. Em consequncia disso, podem ser observados e tomados cuidados especiais no seu acompanhamento durante a gravidez e o ps-parto, para que a segurana dos dois (me e beb) seja privilegiada. Principalmente a partir do diagnstico precoce dos transtornos da me importante iniciar medidas de promoo sade do beb e da sua genitora o mais rapidamente possvel. Com isto, de um lado, procura-se tratar a me o mais rapidamente possvel, evitando um agravamento do seu estado mental. Do outro lado, procura-se garantir ao beb quer um ambiente facilitador, quer pessoas que estejam preparadas para atender s suas necessidades bsicas, parcial ou plenamente, em funo do estado mental da me e enquanto a mesma no tiver capacidade para tal. Desta forma, entre as possibilidades existentes, procura-se propiciar as condies facilitadoras para que os diferentes processos do desenvolvimento emocional do beb, a saber, integrao, personalizao e adequao realidade externa, possam ocorrer da melhor forma possvel. Saliente-se que, mesmo que uma me psictica no possa cuidar do filho, importante que ela e o beb sejam mantidos em contato, sempre que isto for possvel e desde que o estado mental da me o permita. igualmente importante que no se assumam atitudes de rotular quer a me, quer a criana, bem como que se evitem previses do que possa vir a ocorrer no futuro, quer em termos de desenvolvimento emocional saudvel, quer de transtornos mentais. Todas as possibilidades levantadas acima podem ocorrer em servios pblicos e privados. Pensamos que um primeiro passo importante poderia ser o conhecimento dessas ideias de Winnicott e a sua discusso pelos profissionais da rea da Sade e da Psicologia que trabalham com mes psicticas e/ou seus filhos. Para finalizar, Winnicott enfatiza que h outras variantes que atuam e diferenciam as complicaes que uma patologia como a esquizofrenia da me poderia causar na relao precoce me-beb. Por exemplo, muito importante ressaltar que existe um potencial inato da criana para o amadurecimento, um potencial criativo e capacidades regenerativas na procura de vnculos que so prprios de cada indivduo e que independem do meio ambiente.

REFERNCIAS

ABRAM, J. A linguagem de Winnicott: dicionrio das palavras e expresses utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. ARAJO, C. A. S. Winnicott e a etiologia do autismo: consideraes acerca da condio emocional da me.Estilos da Clnica, So Paulo, v. 8, n. 14, p. 146-163, 2003. Disponvel em:<http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141571282003000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 5 ago. 2008. BENHAIM, M.; JANO, I. B. A intimidade materna: a constituio da Psicanlise na pesquisa sobre os bebs. Estilos da Clnica, So Paulo, v. 11, n. 20, p. 72- 83, 2006. Disponvel em: <http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141571282006000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2008. HJULMAND, K. Lista completa das publicaes de D. W. Winnicott. Natureza Humana, So Paulo, v. 1, n. 2, 1999. Disponvel em: <http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151724301999000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 abr. 2009. MAZET, P.; STOLERU, S. Manual de psicopatologia do recm-nascido. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. NEWMAN, A. As idias de D. W. Winnicott: um guia. Rio de Janeiro: Imago; 2003. SANTOS, M. A. A constituio do mundo psquico na concepo winnicottiana: uma contribuio clinica das psicoses. Psicologia: Reflexo e Crtica, Porto Alegre, v. 12, n. 3, 1999. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010279721999000300005&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 4 jan. 2008. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de janeiro: Imago, 1971/1975. ______. Teoria do relacionamento paterno-infantil. In:________. O ambiente e os processos de maturao. Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1960/1983. p. 38-54. ______. Os doentes mentais na prtica clnica In: ________. O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1963/1983. p. 196-206. ______. A integrao do ego no desenvolvimento da criana. In :________. O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1965/1983. p. 55-61. ______. Desenvolvimento emocional primitivo In:________. Textos selecionados: da Psicanlise Pediatria. 4. e. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1945/1993. p. 269-285. ______. Pediatria e Psiquiatria In:________. Textos selecionados: da Pediatria Psicanlise. 4. e. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1948/1993. p. 287-311.

______. Psicose e cuidados maternos. In :________. Textos selecionados: da Psicanlise Pediatria. 4. e. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1953/1993. p. 375387. ______. Preocupao materna primria. In:________. Textos selecionados: da Psicanlise Pediatria. 4. e. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1958/1993. p. 491498. ______. O recm-nascido e sua me. In: ________. Os bebs e suas mes. 2. e. So Paulo: Martins Fontes, 1964/1994. p. 39-42. ______. O ambiente saudvel na infncia . In :________. Os bebs e suas mes. 2. e. So Paulo: Martins Fontes, 1968/1994. p. 51-59. ______. A dependncia nos cuidados infantis. In:________. Os bebs e suas mes. 2. e. So Paulo: Martins Fontes, 1970/1994. p. 73-78. ______. Conseqncias da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criana. In: ________. A famlia e o desenvolvimento individual. 3 e. So Paulo: Martins Fontes, 1961/2005. p. 101-114. ______. Os efeitos da psicose sobre a vida familiar. In:________. A famlia e o desenvolvimento individual. 3. e. So Paulo: Martins Fontes, 1965/2005. p. 89100. ZIMERMAN, D. E. Vocabulrio contemporneo de Psicanlise. Porto Alegre: Artmed, 2001. ZORNIG, S. A-J.; LEVY, L. Uma criana em busca de uma janela: funo materna e trauma. Estilos da Clnica, So Paulo, v. 11, n. 20, p. 28-37, 2006. Disponvel em: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141571282006000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2008.

S-ar putea să vă placă și