Sunteți pe pagina 1din 20

CONCEITOS MEIO AMBIENTE Poltica Nacional do Meio Ambiente, artigos 2 e 3 da Lei Federal 6.

938/81 (Machado, 1995) "Conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas...., o meio ambiente um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo". Legislao Estadual do Rio de Janeiro, artigo 1 Decreto-lei 134/75 (Machado, 1995) "Todas as guas interiores ou costeira, superficiais ou subterrneas, o ar e o solo". Legislao Estadual de Alagoas, artigo 3 Lei 4.090/79 (Machado, 1995) "Compe o meio ambiente, os recursos hdricos, a atmosfera, o solo, o subsolo, a flora e a fauna, sem excluso do ser humano". Legislao Estadual de Santa Catarina, artigo 2, I, Lei 5.793/80 (Machado, 1995) "Interao de fatores fsicos, qumicos e biolgicos que condicionam a existncia de seres vivos e de recursos naturais e culturais". Legislao Estadual de Minas Gerais, artigo 1, pargrafo nico, Lei 7.772/80 (Machado, 1995) "Meio ambiente o espao onde se desenvolvem as atividades humanas e a vida dos animais e vegetais". Legislao Estadual da Bahia, artigo 2, Lei 3.858/80 (Machado, 1995) "Ambiente tudo o que envolve e condiciona o homem, constituindo o seu mundo e d suporte material para a sua biopsicossocial". Legislao Estadual do Maranho, artigo 2, pargrafo nico, Lei 4.154/80 (Machado, 1995) "Meio ambiente o espao fsico composto dos elementos naturais (solo, gua e ar), obedecidos os limites deste Estado". Legislao Estadual do Rio Grande do Sul, artigo 3, II, Lei 7.488/81 (Machado, 1995) "Conjunto de elementos - guas interiores ou costeiras, superficiais ou subterrneas, ar, solo, subsolo, flora e fauna -, as comunidades humanas, o resultado do relacionamento dos seres vivos entre si e com os elementos nos quais se desenvolvem e desempenham as suas atividades"

ABNT, 1989 "Determinado espao onde ocorre a interao dos componentes biticos (fauna e flora), abiticos (gua, rocha e ar) e bitico-abitico (solo). Em decorrncia da ao humana, caracteriza-se tambm o componente cultural"

Como podemos observar existe uma variedade enorme de conceitos de meio ambiente nas legislaes estaduais do Brasil e na Poltica Nacional do Meio Ambiente. As definies apresentadas por essas leis em geral so bastante abrangentes, sendo difcil o entendimento completo do que vem a ser meio ambiente. J o conceito apresentado pela ABNT tambm abrangente, mas determina com clareza os componentes que compem o meio ambiente. No presente curso o conceito adotado ser o formulado pela ABNT, conforme figura apresentada abaixo (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999). PORTANTO, MEIO AMBIENTE A INTERAO ENTRE OS MEIOS FSICO, BIOLGICO E SCIO-ECONMICO

( 1 ) - O meio fsico condiciona, primeiramente, as caractersticas do meio biolgico e scio-econmico, atravs de fluxos de energia e matria. ( 2 ) e ( 3 ) - Os meios biolgico e scio-econmico, por realimentao, completam a interao com o meio fsico, regulando seus processos (Fornasari Filho et al., 1992 apud Fornasari & Bitar, 1995).

OUTROS CONCEITOS "O termo ambiente inclui dimenses econmicas, sociais, culturais e de segurana (ambiente humano) e o ambiente fsico e ecolgico" (Vieira, 1986 apud Bitar, Fornasari Filho, & Vasconcelos, 1990. Retirado da National Environmental Protection Act, de 1969, legislao ambiental norte-americana, que inspirou no Brasil, a Poltica Nacional do Meio Ambiente, de 1981). Recursos ambientais so definidos como "a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo e os elementos da biosfera" (Lei Federal 6.938/81 Poltica Nacional do Meio Ambiente). IMPACTO AMBIENTAL Segundo o Artigo 1 da Resoluo n. 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental "qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas, biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente:
A sade, a segurana, e o bem estar da populao; As atividades sociais e econmicas; A biota; As condies estticas e sanitrias ambientais;

A qualidade dos recursos ambientais" Portanto, a definio de Impacto Ambiental est associada alterao ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliao do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo (Bitar & Ortega, 1998). Na tabela abaixo so apresentadas as classificaes dos impactos ambientais propostas no manual de orientao para elaborao do EIA/RIMA, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de So Paulo.

O PAPEL DAS GEOCINCIAS O papel das Geocincias nos Estudos Ambientais est intimamente ligado abordagem do meio fsico, principalmente relacionado com o entendimento das alteraes causadas por processos tecnolgicos (obras civis e aproveitamento dos recursos naturais) na dinmica natural dos processos do meio fsico que atuam em determinado ambiente, no qual ser desenvolvido o empreendimento (Fornasari Filho & Bitar, 1995). Portanto, na rea das Geocincias, o aspecto fundamental em Estudos Ambientais est associado com a relao entre PROCESSOS TECNOLGICOS X PROCESSOS DO MEIO FSICO, assunto que trataremos com mais detalhe posteriormente. Neste contexto, segue abaixo a relao de atividades bsicas que devem ser realizadas no estudo ambiental de uma determinada rea ou empreendimento.

ASPECTOS LEGAIS No Brasil, as trs esferas de governo (Unio, Estados/Distrito Federal e Municpios) possuem legislao especficas. Os nveis em que os temas so tratados nos diferentes diplomas legais vo do mbito nacional (Unio), regional (Estados e Distrito Federal) at o local (Municpios).

A Unio fixa diretrizes gerais e estabelece as responsabilidades prprias, bem como dos Estados e Municpios. J as outras duas esferas fixam normas complementares, podendo ser mais restritivas (nunca o contrrio). Alm das constituies federal e estaduais e das leis orgnicas municipais, outros diplomas legais tratam dos aspectos ambientais, como as leis ordinrias e decretos (ou regulamentos). Desta forma, os profissionais que trabalham na rea ambiental tem de estar atentos e conhecer as exigncias, normas e procedimentos legais federais e as que cada estado e/ou municpio estabelecem para a instalao e funcionamento de um determinado empreendimento (Barros & Monticelli, 1998). A tabela abaixo apresenta a estrutura do Sistema Nacional do Meio Ambiente, mostrando as diferentes esferas de poder e suas finalidades (IPT/CEMPRE. 1995). DISPOSITIVOS LEGAIS DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE Constituio Federal de 1988, artigo 225, pargrafo terceiro (Machado, 1995) "As condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, s sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados" Em 1999, a partir da promulgao da Lei n 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, os danos causados ao meio ambiente passaram a ser qualificados como crimes ambientais. Esta legislao, conhecida como "Lei de Crimes Ambientais" "dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias". Para ler o texto dessa lei na integra, clique aqui. Existem trs tipos de dispositivos legais, disposio da sociedade, para interferir nas atividades de empreendimentos causadores de problemas ambientais (Barros & Monticelli, 1998): Ao Civil Pblica: uma ao de responsabilidade por danos ao meio ambiente, instituda pela Lei n 7.347/85, que criou um instrumento processual permitindo que as pessoas (mesmo aquelas que no sofreram um dano ambiental direto), possam propor uma Ao Civil Pblica, ou seja, possam ingressar em juzo contra terceiros (causadores do dano ambiental). Podem mover uma Ao Civil Pblica o Ministrio Pblico, a Unio, Estados, Municpios, autarquias, empresas pblicas, fundaes, sociedades de economia mista ou associaes legalmente constitudas e em funcionamento h pelo menos 1 ano, que apresentam em suas finalidades a proteo ao meio ambiente. Ao Popular: regulamentada pela Lei n 4.717/65, que estabelece que qualquer cidado (eleitor) pode ser parte legtima em uma ao judicial para conseguir a invalidao de atos administrativos lesivos ao meio ambiente. Mandado de Segurana: regulamentado pela Lei n1.533/51, que permite que

pessoas fsicas ou jurdicas, ou entidades com capacidade processual, entrem com aes para proteger o direito individual ou coletivo. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL A expresso EIA/RIMA bastante difundida atualmente, e estas siglas referem-se ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e ao Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA). Segundo Fornasari Filho & Bitar (1995), o EIA na Legislao Federal segue os seguintes termos, apresentados aqui de forma sintetizada: referente a um projeto especfico a ser implantado em determinada rea ou meio; Trata-se de um estudo prvio, ou seja, serve de instrumento de planejamento e subsdio tomada de decises polticas na implantao da obra; interdisciplinar; Deve levar em conta os segmentos bsicos do meio ambiente (meios fsico, biolgico e scio-econmico); Deve seguir um roteiro que contenha as seguintes etapas 1. Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto; 2. Avaliao de impacto ambiental (AIA); 3. Medidas mitigadoras, e; 4. Programa de monitoramento dos impactos. Ainda segundo os autores citados, o EIA deve apresentar suas concluses traduzidas no Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), com linguagem simples e objetiva, tornando-o formal perante o Poder Pblico e a sociedade. Para Machado (1995), existem diferenas entre esses dois instrumentos, sendo que a principal que o EIA apresenta uma abrangncia maior, englobando o RIMA em seu contedo. Ainda segundo Machado (1995), o Estudo de Impacto Ambiental compreende o levantamento da literatura cientfica e legal pertinente, trabalhos de campo, anlises de laboratrios e a prpria redao do relatrio. J o Relatrio de Impacto Ambiental "refletir as concluses do Estudo de Impacto Ambiental" (art. 9 da Resoluo 001/86 do Conama). O EIA realizado previamente ao RIMA, sendo a base para elaborao do relatrio. Machado (1995) afirma tambm que o RIMA "transmite - por escrito - as atividades totais do estudo de impacto ambiental, importando acentuar que no se pode criar uma parte transparente das atividades (o RIMA) e uma parte no transparente das atividades (o EIA). Dissociado do EIA, o RIMA perde validade".

Independente do ponto de vista de cada autor quanto a estes termos e seus conceitos, deve ser destacada a interdependncia entre o EIA e o RIMA, ou seja, no possvel elaborar um RIMA sem a realizao de um EIA. CONTEDO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL O Estudo de Impacto Ambiental deve abranger as seguintes informaes (Machado, 1995): 1) rea de Influncia do Projeto: "definir os limites da rea geogrfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada de rea de influncia do projeto, considerando em todos os casos a bacia hidrogrfica na qual se localiza" (artigo 5, III - Resoluo 001/86 do Conama). 2) Planos e Programas Governamentais (Zoneamento Ambiental): "considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantao na rea de influncia do projeto, e sua compatibilidade" (artigo 5, IV) 3) Alternativas: o EIA deve "contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao do projeto, confrontando-as com a hiptese de no executar o projeto" (artigo 5, I), ou seja, a equipe multidisciplinar deve comentar outras solues para a localizao e a operao pretendidas. 4) Descrio Inicial do Local: diagnstico ambiental da rea, abrangendo os meios fsico, biolgico e scio-econmico (artigo 6) 5) Identificao e Avaliao dos Impactos Ambientais (AIA) do Projeto: o EIA deve "identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantao e operao da atividade" (Artigo 5, II) e a analisar os impactos ambientais do projeto atravs da "identificao, previso da magnitude e interpretao da importncia dos provveis impactos positivos e negativos (benficos e adversos), diretos ou indiretos, imediatos ou a mdio e longo prazos, temporrios e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinergticas" (artigo 6, II). 6) Medidas Mitigadoras: o EIA deve realizar a "definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e os sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas" (artigo 6, III). Mitigar o impacto tentar evitar o impacto negativo, sendo impossvel evit-lo, procurar corrigi-lo, recuperando o ambiente. A recuperao no uma medida que se possa afastar do EIA. 7) Impactos Desfavorveis e Previso de Oramento: no caso de obras e projetos federais prev-se que, se "identificados efeitos negativos de natureza ambiental, cultural ou social, os rgos ou entidades federais incluiro, no oramento de cada projeto ou obra, dotaes correspondentes, no mnimo, a 1% do mesmo oramento destinadas preveno ou correo desses efeitos" (Decreto Federal 95.733/88). Portanto, a legislao define que a administrao pblica no poder alegar que no

dispe de dinheiro para a preveno ambiental, mas em muitos casos a preveno e correo de danos ambientais ocasionados por obras pblicas no ocorre. 8) Medidas Compensatrias: entre as medidas mitigadoras previstas, o EIA deve compreender a compensao do dano provvel, sendo esta uma forma de indenizao. A Resoluo 10/87 prev que para o licenciamento de empreendimentos que causem a destruio de florestas ou outros ecossistemas, haja como pr-requisito a implantao de uma estao ecolgica pela entidade ou empresa responsvel, de preferncia junto rea. Como exemplo, podemos citar a construo de um shopping center na cidade de Ribeiro Preto, que para derrubar uma mata remanescente de cerrado na rea do empreendimento, teve como uma das exigncias, construir e gerenciar um parque ecolgico na referida cidade. 9) Distribuio dos nus e Benefcios Sociais do Projeto: o EIA deve identificar os prejuzos e as vantagens que o empreendimento trar para os diversos segmentos sociais, seja pelo nmero e qualidade de empregos gerados ou pelos possveis problemas sociais em caso de necessidade de migrao de mo-de-obra. EQUIPE MULTIDISCIPLINAR A Resoluo 001/86 do Conama diz que "o estudo de impacto ambiental ser realizado por equipe multidiscilinar habilitada, no dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados" (Machado, 1995). A responsabilidade de cada membro da equipe multidisciplinar ou a equipe como um todo (sendo ou no pessoa jurdica), depende da prova da culpa. A conduta dolosa dos membros da equipe multidisciplinar poder configurar o crime de falsidade ideolgica, sendo a pena de recluso de 01 a 05 anos e multa se o documento for pblico, e recluso de 01 a 03 anos e multa se o documento for particular (Machado, 1995). O Estudo de Impacto Ambiental um documento pblico, mesmo sendo elaborado por particulares, portanto a pena por falsificao na elaborao do EIA, omissiva ou ativa, referente a de documento pblico (Machado, 1995). MEIO FSICO O meio fsico um dos componentes que devem ser obrigatoriamente tratados no EIA/RIMA, podendo ser considerado como passivo e/ou ativo, recebendo ou deflagrando impactos e processos, em resposta interao com determinado empreendimento. Neste contexto, devemos considerar o meio fsico como "uma totalidade estruturada em equilbrio dinmico, com seus vrios aspectos guardando relaes de interdependncia em termos causais, de gnese, evoluo, constituio e organizao" (Leite, Fornasari Filho & Bitar, 1990).

Portanto, necessrio realizar uma abordagem integrada do meio fsico, enfocando a dinmica de cada uma de suas formas de interao, envolvendo desde fluxos energticos atuantes no meio at seus componentes materiais. Para isso deve-se rever noes fundamentais relacionadas com insero do meio fsico no contexto dos grandes ciclos terrestres (ciclo da gua, do ar e das rochas) e suas interaes (Bitar, Fornasari Filho & Vasconcelos, 1990). A figura abaixo sintetiza as informaes descritas (modificado de Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).

TIPOS DE PROCESSOS DO MEIO FSICO Para abordar o meio fsico nos Estudos Ambientais deve-se conhecer as principais caractersticas dos processos do meio fsico, para que seja feita a melhor avaliao possvel dos processos atuantes no meio em questo. A tabela abaixo apresenta os tipos de processos do meio fsico, alguns deles j abordados em mdulo anterior desse curso.

5. INSTRUMENTOS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL


AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A) CONCEITO A Avaliao de Impacto Ambiental pode ser definida como uma srie de procedimentos legais, institucionais e tcnico-cientficos, com o objetivo caracterizar e identificar impactos potenciais na instalao futura de um empreendimento, ou seja, prever a magnitude e a importncia desses impactos (Bitar & Ortega, 1998). TIPOS DE EMPREENDIMENTOS O Instrumento de Avaliao de Impacto Ambiental deve ser elaborado para qualquer empreendimento que possa acarretar danos ou impactos ambientais futuros, sendo executado antes da instalao do empreendimento. Com este enfoque, tem sido utilizado principalmente nos seguintes empreendimentos: mineraes, hidreltricas, rodovias, aterros sanitrios, oleodutos, indstrias, estaes de tratamento de esgoto e loteamentos (Bitar & Ortega, 1998). ETAPAS E METAS A A.I.A. um instrumento bastante difundido no Brasil desde 1986, devido as exigncias legais de realizao do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), assunto j tratado no captulo 3 (mdulo 4). Como vimos anteriormente, so 4 as etapas de um Estudo de Impacto Ambiental (E.I.A.), sendo que o instrumento AIA corresponde segunda etapa de elaborao (veja a figura a seguir, modificada de Bitar & Ortega, 1998).

Na Avaliao de Impacto Ambiental a caracterizao e dimensionamento dos processos fsicos so de fundamental importncia para subsidiar as decises em torno das medidas mitigadoras a serem empregadas pelo empreendimento. Como podemos observar na figura anterior, as etapas que compem o E.I.A. englobam outros instrumentos de gerenciamento ambiental. Como exemplo podemos citar o monitoramento ambiental, assunto que trataremos a seguir. MONITORAMENTO AMBIENTAL CONCEITO Monitoramento Ambiental consiste na realizao de medies e/ou observaes especficas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais esto ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficincia de eventuais medidas preventivas adotadas (Bitar & Ortega, 1998). Segundo Machado (1995), a elaborao de um registro dos resultados do monitoramento de fundamental importncia para o acompanhamento da situao, tanto para a empresa e para o Poder Pblico, como tambm para a realizao de auditoria, tema que veremos no prximo tpico. OBJETIVOS Verificar se determinados impactos ambientais esto ocorrendo; Dimensionar sua magnitude;

Avaliar se as medidas mitigadoras de impactos so eficazes; Propor, quando necessrio, a adoo de medidas mitigadoras complementares. ASPECTOS A CONSIDERAR Segundo Machado (1995), o monitoramento ambiental pode ser realizado pela empresa ou pelo Poder Pblico, de maneira isolada ou integrada, auxiliando na elaborao de outro instrumento ambiental, como por exemplo a auditoria. Nesses casos, o monitoramento essencial para a auditoria pois, sem o registro de medies e/ou observaes de perodos anteriores, a auditoria fica restrita apenas a uma avaliao da situao presente. Ainda segundo o autor citado, uma empresa que no efetua um monitoramento constante e/ou no registra adequadamente os resultados do monitoramento, no est apta a realizar uma auditoria ambiental completa e adequada. Veremos a seguir o tema Auditoria Ambiental. ANLISE DE RISCOS AMBIENTAIS CONCEITO A Anlise de Riscos Ambientais "corresponde a uma estimativa prvia da probabilidade de ocorrncia de um acidente e a avaliao das suas conseqncias sociais, econmicas e ambientais" (Bitar & Ortega, 1998). Deste modo, esse instrumento trata da identificao de situaes de risco em um empreendimento em funcionamento, bem como da caracterizao das conseqncias potencias ao meio ambiente, comunidade, ao empreendimento e seus funcionrios, caso o acidente ocorra. TIPOS DE EMPREENDIMENTO O instrumento de Anlise de Riscos Ambientais tem sido empregado principalmente em instalaes industriais, barragens, hidreltricas e disposio de resduos urbanos e industriais, incluindo barramentos em projetos de reteno de rejeitos de minerao (Bitar & Ortega, 1998). A aplicao desse instrumento tem sido realizada principalmente em instalaes qumicas e petroqumicas de distritos industriais de grande porte. Como exemplo podemos citar a cidade de Cubato (SP) que, devido a sua proximidade com as encostas ngremes da Serra do Mar, apresenta risco de ocorrncia de escorregamentos (Bitar & Ortega, 1998). Com o processo de concesso de rodovias, esse instrumento tambm vem sendo largamente utilizado, embora de modo mais dirigido s condies

de segurana de trfego. ASPECTOS A CONSIDERAR A Anlise de Riscos Ambientais deve necessariamente levar em considerao os possveis efeitos ambientais de um eventual acidente (Bitar & Ortega, 1998). A partir da identificao dos riscos ambientais e com a implantao de medidas preventivas associadas, o instrumento em questo acaba reduzindo a possibilidade de ocorrncia de acidentes ambientais. Deste modo, a Anlise de Riscos Ambientais deve fazer parte permanente de programas de gerenciamento ambiental, principalmente nos casos de empresas que operam substncias com alto poder contaminante e de empresas que se encontrem em reas onde os processos do meio fsico possam acarretar acidentes. Na prxima pgina veremos o instrumento denominado Investigao do Passivo Ambiental. INVESTIGAO DO PASSIVO AMBIENTAL (due diligence) CONCEITO "Conjunto de atividades voltado identificao e avaliao de todos os problemas ambientais existentes em um empreendimento e que foram gerados no passado". Envolve um conjunto de procedimentos que visa levantar o histrico das prticas adotadas pela empresa nos locais onde ela operou (Bitar & Ortega, 1998). Portanto, o instrumento denominado Passivo Ambiental, internacionalmente conhecido como due diligence, corresponde a um levantamento dos problemas ambientais existentes em uma rea ou regio e/ou que estejam associados a diferentes instalaes de uma empresa. Este instrumento utilizado para definir em termos econmicos o custo ambiental de uma rea ou empresa, devido a degradao efetuada em tempo passados . OBJETIVO O objetivo principal informar previamente a futuros proprietrios de um empreendimento os problemas que podero enfrentar em razo de alguma degradao ambiental causada pelos proprietrios atuais, ou seja, definir o custo ambiental que os compradores tero que arcar com a aquisio de uma empresa, empreendimento ou terreno.

EXEMPLOS Processo de privatizao de empresas pblicas como a Companhia Siderrgica Nacional (CSN) em 1991 (Bitar & Ortega, 1998): Passivo Ambiental: Associado acidez das drenagens, devidas s pilhas de rejeitos ricos em sulfetos, provenientes das minas de carvo de Santa Catarina. No caso de empresas de grande porte a investigao do passivo ambiental est associada a uma anlise complexa, que tem de levar em considerao todos os empreendimentos da empresa, que muitas vezes localizam-se em estados e municpios diferentes, ou seja, esto submetidos a legislaes e procedimentos legais distintos.

Processo de Avaliao de Impacto Ambiental do projeto relativo ao Distrito Minerrio de Araariguama (SP) (Bitar & Ortega, 1998): Passivo Ambiental: Relativo dimenso das reas desmatadas pelos mineradores de areia, instalados na regio a muitos anos. No caso da investigao do passivo ambiental em um municpio ou regio, ocasionado por uma atividade degradante de diversas empresas, que em geral so de mdio e pequeno porte, e atuam na rea h certo tempo, o estudo deve levar em considerao o conjunto de empreendimentos e o problema ambiental regional acarretado, como tambm cada empreendimento em particular atua ou atuou na degradao do meio ambiente. Neste contexto, a constituio de uma associao ou cooperativa das empresas degradantes diminui os custos e facilita a aplicao das medidas de recuperao. SEGURO AMBIENTAL CONCEITO Instrumento que visa garantir a reparao de danos (pessoais ou materiais) causados involuntariamente a terceiros, em decorrncia de poluio ambiental (Bitar & Ortega, 1998). OBJETIVO

Ressarcimento das despesas e indenizaes, resultantes de responsabilidade civil atribuda pelo judicirio (Bitar & Ortega, 1998). CONDIES Para a formalizao do seguro ambiental, as seguradoras exigem que as empresas interessadas comprovem a existncia de um eficiente sistema de controle ambiental, capaz de minimizar os efeitos de acidentes (Bitar & Ortega, 1998).

O Seguro Ambiental ainda no muito difundido no Brasil. Entretanto esta rea apresenta grande potencial de crescimento, principalmente devido s exigncias legais e s presses cada vez maiores da comunidade, dos rgos fiscalizadores e da mdia. Considerando as exigncias legais, umas das penas restritivas institudas no Art. 12, da Lei n 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) a prestao pecuniria que "consiste no pagamento em dinheiro vtima ou entidade pblica ou privada com fim social, de importncia, fixada pelo juiz, no inferior a um salrio mnimo nem superior a trezentos e sessenta salrios mnimos. O valor pago ser deduzido do montante de eventual reparao civil a que for condenado o infrator". Mesmo possuindo um sistema de controle ambiental bem estabelecido, a empresa est sujeita a problemas que no estavam previstos, pois a resposta do meio ambiente nem sempre aquela esperada. Neste contexto o seguro ambiental torna-se importante para a cobertura (total ou parcial) de prejuzos decorrentes de eventuais problemas ambientais causados a terceiros. SISTEMA DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL - SGA CONCEITO Sistema estruturado que integra todas as atividades gerenciais no sentido de se alcanar o desempenho ambiental desejado, com base no atendimento das exigncias ambientais, ou seja, envolve a montagem de uma estrutura organizacional, o estabelecimento de responsabilidades, a definio de procedimentos e a alocao de recursos com o objetivo principal de direcionar todas as aes para a contnua melhoria do desempenho ambiental da empresa (Bitar & Ortega, 1998). Tambm usado o termo Sistema de Gesto Ambiental referindo ao mesmo conceito de Sistema de Gerenciamento Ambiental - SGA. Segundo Bitar & Ortega (1998), outro instrumento de gesto ambiental bastante difundido atualmente o Sistema de Gesto Ambiental de Regies Geogrficas

Delimitadas, ou seja, gesto ambiental de bacias hidrogrficas, unidades de conservao ambiental, reas costeiras, metrpoles, entre outras. Esse assunto ser tratado mais adiante. O SGA ENGLOBA O SGA engloba a estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos, processos e recursos necessrios para o gerenciamento ambiental. ASPECTOS A CONSIDERAR Envolvimento das partes interessadas (funcionrios, acionistas, seguradoras, clientes, consumidores, ambientalistas e pblico em geral); Preparao e manuteno de manual de gerenciamento ambiental; A auditoria do sistema imprescindvel.

O Sistema de Gerenciamento ou Gesto Ambiental segue o modelo da normatizao tcnica inglesa (BS7750), a qual serviu de referncia para a elaborao das normas apresentadas pela Internacional Organization for Standardization, que no Brasil foi editada pela ABNT e denominada de ISO Srie 14000. A referida norma apresenta os procedimentos para a implantao de um Sistema de Gerenciamento Ambiental e para a obteno da Certificao Ambiental, ou seja, o Sistema de Gerenciamento o meio para uma empresa conseguir o reconhecimento de sua qualidade ambiental (Bitar & Ortega, 1998). De acordo com a BS 7750 e a ISO 14000 fundamental a implementao e manuteno de Sistema de Gerenciamento Ambiental seguindo os objetivos e metas que o empreendimento quer alcanar (Fornasari Filho et al, 1994). Portanto, o gerenciamento ambiental consiste em estabelecer normas e parmetros que devem ser seguidos pela empresa, que garantam um desempenho ambiental adequado, em conformidade com a legislao ambiental vigente, das diversas etapas da atividade desenvolvida pelo empreendimento, envolvendo toda as partes interessadas no processo, desde os funcionrios at a comunidade. SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL DE REGIES GEOGRFICAS DELIMITADAS INTRODUO

Os Instrumentos de Gesto Ambiental de Regies Geogrficas Delimitadas um segundo grupo de Instrumentos de Gesto Ambiental, que trata na maioria dos casos de reas de grande extenso territorial e que apresentam importncia tanto no que diz respeito conservao do meio ambiente, como tambm a manuteno da qualidade de vida do ser humano. Atualmente no Brasil, as regies geogrficas onde o Sistema de Gesto Ambiental est sendo aplicado com maior nfase so: Bacias Hidrogrficas, Unidades de Conservao Ambiental, reas Costeiras e reas Metropolitanas. O Sistema de Gesto Ambiental de Regies Geogrficas Delimitadas apresenta uma complexidade muito grande por trabalhar com um enorme nmero de variveis, ou seja, aborda questes nas reas sociais, econmicas, ambientais e polticas, envolvendo a comunidade, empresas e poder pblico, das mais diferentes formas. Portanto, vamos tratar aqui somente dos aspectos bsicos do Sistema de Gesto Ambiental das regies geogrficas citadas. BACIAS HIDROGRFICAS A crescente preocupao com a qualidade dos recursos hdricos, devida intensa deteriorao causada pelo lanamento constante de efluentes poluidores e o perigo de escassez de gua, tem promovido uma mobilizao do poder pblico, de empresas e da comunidade, no intuito de criarem entidades para o gerenciamento ambiental de uma ou mais bacias hidrogrficas. Neste contexto, tem sido formadas agncias, comits, comisses, consrcios e outros tipos de organizaes para promoverem a melhoria da qualidade dos recursos hdricos de uma regio ou bacia. O Gerenciamento Ambiental de Bacias Hidrogrficas envolve em geral as seguintes atividades (Bitar & Ortega, 1998): Identificao dos diferentes usos de recursos hdricos; Identificao das atividades que contribuem para a degradao da qualidade das guas; Identificao e avaliao de degradaes instaladas; Formulao e implementao de programas especiais de controle e de recuperao dos cursos e corpos dgua degradados; Avaliao e atualizao peridica dos programas executados. Um bom exemplo so os consrcios intermunicipais do Estado de So Paulo, sendo um dos mais bem sucedidos o Consrcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari, criado em 1989. As atividades realizadas por esses consrcios abrangem a recomposio das matas ciliares que compem as referidas bacias e a

elaborao e execuo e projetos de tratamento de esgoto e de resduos urbanos e industriais, barragens de regularizao de vazo, entre outros, bem como o planejamento integrado para abastecimento pblico de gua (Bitar & Ortega, 1998). UNIDADES DE CONSERVAO AMBIENTAL As Unidades de Conservao Ambiental so definidas, segundo Bitar & Ortega (1998), "como reas definidas pelo Poder Pblico (federal, estadual ou municipal) com o objetivo de proteo, preservao, conservao ou controle ambiental de territrios que abrigam pores remanescentes de ecossistemas primitivos e cujos recursos naturais despertam algum tipo de interesse de uso ou aproveitamento econmico". Existem vrios tipos de Unidades de Conservao Ambiental, por exemplo: Estao Ecolgica, rea de Proteo Ambiental (APA), Parque Ecolgico, Parque Nacional ou Estadual, Floresta Nacional ou Estadual, rea Natural Tombada, Monumento Natural, Reserva Ecolgica, Reserva Indgena, entre outras. Cada um dos tipos de unidade de conservao apresenta critrios especficos para a implantao de atividades econmicas, ou seja, cada uma deve ter um Sistema de Gesto Ambiental prprio (Bitar & Ortega, 1998). Os instrumentos mais utilizados em unidades de conservao so o Plano de Manejo e o Zoneamento Ambiental, sendo que esses instrumentos apresentam um contedo e uma abordagem para cada tipo de unidade. REAS COSTEIRAS A Constituio Federal, no Artigo 225, pargrafo 4, estabelece que a Zona Costeira um "patrimnio nacional e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais" (Machado, 1995). A Lei 7.661/88, Artigo 2, pargrafo nico, considera Zona Costeira "o espao geogrfico de interao do ar, mar e da terra, incluindo seus recursos renovveis ou no, abrangendo uma faixa martima e outra terrestre, que sero definidas pelo Plano" (Machado, 1995) - obs: o autor citado refere-se ao Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (aprovado pela Resoluo 01 de 21/11/90, da Comisso Interministerial para Recursos do Mar), tem por objetivo principal "orientar a utilizao racional dos recursos na zona costeira, de forma a contribuir para elevar a qualidade de vida de sua populao e a proteo do seu patrimnio natural, histrico, tnico e cultural" (Machado, 1995). Os artigos 3 e 5 da Lei 7.661/88, definem que o referido plano deve conter o zoneamento de

usos e atividades na zona costeira, devendo contemplar os seguintes aspectos: urbanizao, ocupao e uso do solo, subsolo e das guas; parcelamento e remembramento do solo; sistema virio e de transportes; sistema de produo, transmisso e distribuio de energia; habitao e saneamento bsico; turismo, recreao e lazer, patrimnio natural, histrico, tnico, cultural e paisagstico (Machado, 1995). O principal instrumento de Gerenciamento Ambiental Costeiro o Zoneamento Ambiental, sendo as reas costeiras divididas em grandes compartimentos, conforme sua potencialidades naturais e perspectivas de uso, tanto das pores continentais como das martimas (Bitar & Ortega, 1998). Como exemplo podemos citar o Plano de Gerenciamento Costeiro do Estado de So Paulo, que contempla um "zoneamento ecolgico-econmico, um sistema de informaes, planos de ao e gesto, controle e monitoramento". O Litoral Norte Paulista apresenta um zoneamento ecolgico-econmico, tambm denominado de macrozoneamento, na escala 1:50.000, no qual so definidas 5 diferentes zonas de acordo com suas caractersticas e objetivos, que so mostrados na tabela a seguir (Bitar & Ortega, 1998). ZONA 1 2 3 4 5 CARACTERSTICAS E OBJETIVOS "Manuteno da integridade e da biodiversidade da Mata Atlntica e dos ecossistemas marinhos" "Manuteno funcional dos ecossistemas e proteo aos recursos hdricos para abastecimento e para a produtividade primria, a recuperao natural e preservao do patrimnio paisagstico" "Manuteno das principais funes do ecossistema e a recuperao induzida para controle da eroso" "Recuperao das principais funes do ecossistema, a conservao e/ou recuperao do patrimnio paisagstico"

"Saneamento ambiental e recuperao da qualidade de vida urbana com reintroduo de componentes ambientais compatveis" Portanto, como vimos, o Sistema de Gesto Ambiental de reas Costeiras apresenta como seu principal instrumento o Zoneamento Ambiental. O zoneamento limitar reas de acordo com os recursos naturais existentes e o uso mais adequado a que se destina, definindo medidas e atividades que devem ser desenvolvidas, para a melhor forma de interao entre o recurso natural e o uso humano. Para Saber Mais sobre o Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro, clique aqui REAS METROPOLITANAS Com a acelerada expanso urbana e o processo de conurbao e a conseqente formao de reas metropolitanas, os problemas ambientais comearam a se tornar crticos para manuteno de uma qualidade ambiental mnima. Problemas como poluio do ar, disponibilidade de gua, locais para disposio de

resduos, dentre outros, associados aos problemas decorrentes a induo de processo do meio fsico, como escorregamentos, enchentes, contaminao de mananciais, tem incrementado cada vez mais uma deteriorao da qualidade ambiental nas metrpoles (Bitar & Ortega, 1998). No mbito do sistema de gerenciamento existem diversos tipos de instrumentos, tais como os planos de defesa civil e os zoneamentos que compem os planos diretores municipais e metropolitanos, que apresentam como objetivo principal o equacionamento dos problemas ambientais (Bitar & Ortega, 1998). Nesse contexto, o Gerenciamento Ambiental de reas Metropolitanas deveria ser uma das prioridades do Poder Pblico e da Comunidade, porm a falta de continuidade das polticas pblicas e as aes pontuais tornam os sistemas de gerenciamento inoperantes, perdendo sua principal caracterstica que a continuidade das aes.

S-ar putea să vă placă și