Sunteți pe pagina 1din 2

2.

Semana de Cincia & Tecnologia UNESC 2011 XI Seminrio de Iniciao Cientfica

Modalidade Pesquisa

Prticas de Compartilhamento do Conhecimento no Setor de Projetos Ambientais do IPAT


Ferrari, M.1; Jenoveva-Neto, R.2
1

Bolsista, PIBIC/UNESC, curso de Administrao; 2Orientadora, GP Observatrio Tecnolgico (UNACSA)

Palavras chave: Gesto do conhecimento, Compartilhamento do conhecimento, Boas prticas.

Introduo
Na sociedade contempornea, o conhecimento transformou-se no principal fator de produo. A principal caracterstica dessa nova sociedade a direo para a produo de valor, passando do capital, da terra e da mo-de-obra para a informao e o conhecimento (TERRA, 2000). Os elementos condutores e facilitadores da Gesto do Conhecimento (GC) so: pessoas, processos, tecnologia e liderana. As pessoas so geradoras e usurias de conhecimento, os processos referem-se a um fluxo que descrevem como as coisas funcionam na organizao, a tecnologia proporciona uma plataforma para a reteno do conhecimento e a liderana conduz as iniciativas de GC nas organizaes. O processo de compartilhamento de conhecimento envolve atividades de difuso dos conhecimentos j existentes, promove a utilizao dos mesmos, bem como estimula a criao de novos conhecimentos (NONAKA E TAKEUCHI 1997). Esses autores enfatizam a importncia do contexto de capacitao para compartilhamento do conhecimento, que no significa necessariamente espao fsico, mas a combinao de espao fsico, espao virtual e espao mental. O indivduo o elemento criador do conhecimento, o grupo o elemento sntese do conhecimento e a organizao o elemento ampliador do conhecimento. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi descrever como ocorrem as prticas de compartilhamento de conhecimento no Setor de Projetos Ambientais do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnolgicas (IPAT).

a) Mentoring: uma relao de trabalho entre um membro mais experiente e um iniciante com uma agenda designada troca de experincia e aprendizado; b) Brainstorming: uma atividade que consiste em reunir um grupo de pessoas para gerar idias; c) Ambiente de trabalho (fsico) colaborativo: trata-se de um espao fsico que possibilite interaes entre os membros do grupo e proporcione um ambiente de trabalho favorvel ao compartilhamento e a criao de conhecimento; e d) Socializao: consiste em iniciativas, eventos, que favoream a socializao entre os indivduos e conseqentemente a converso de conhecimento "tcito-tcito". Quanto s ferramentas no-tecnolgicas, o Sistema de Gesto do Conhecimento: que um repositrio de arquivos que permite a manuteno das informaes contidas em documentos do grupo, foi considerada a mais relevante, 100% e uma das mais praticadas pelo grupo, com 77,7% de respostas. Em seguida a Expertise Locator (localizador de experincias): que uma ferramenta de TI que facilita o uso (e/ou compartilhamento) eficiente e efetivo do conhecimento existente conectando as pessoas que precisam de um conhecimento particular s pessoas que detm esse conhecimento, com 88,8% das respostas considerada mais relevante e com, 77,7%, como a ferramenta mais praticada pelo grupo.

Concluso
Embora se use o termo criao do conhecimento organizacional, a organizao no pode criar conhecimento em si, sem a iniciativa dos indivduos e das interaes que ocorrem no grupo. Sem minimizar a importncia dos demais processos, considera-se que o compartilhamento fundamental para a gesto, pois proporciona a multiplicao. Muito mais do que pelas tecnologias, o compartilhamento do conhecimento viabilizado pela motivao e o relacionamento entre os indivduos na organizao. Ressalta-se a importncia do contexto de capacitao para o compartilhamento do conhecimento que combina espao fsico (ambientes fsicos adequados), espao virtual (e-mail, intranet), e espao mental (experincias e idias compartilhadas).

Metodologia
Quanto aos fins a pesquisa pode ser caracterizada como descritiva e quanto aos meios de investigao foi bibliogrfica e de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevista com o gestor e questionrio com os tcnicos do setor. Os questionrios foram respondidos pelo ambiente web, por meio da ferramenta Google docs. Foram enviados 14 questionrios e 09 retornaram. O instrumento contou com 28 questes fechadas divididas em ferramentas tecnolgicas e no tecnolgicas e uma questo aberta. Para a elaborao do questionrio foi utilizado como referncia os Mtodos e Ferramentas compilado e aprovado pela sian Productivity Organization (APO).

Fonte Financiadora
PIBIC/ CNPq/ UNESC

Resultados e Discusso
Os resultados da pesquisa indicam que as ferramentas tecnolgicas mais praticadas e consideradas relevantes, com 100% das respostas foram:
roseli@unesc.net

Referncias Bibliogrficas
NONAKA, I.; TACKEUCHI, H. Criao do Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinmica da inovao. 19 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. TERRA. J.C.C. Gesto do Conhecimento: o grande desafio empresarial. So Paulo: Negcio Editora, 2000.

2. Semana de Cincia & Tecnologia UNESC 2011 XI Seminrio de Iniciao Cientfica YOUNG, Ronald (Ed.) Knowledge Management Tools and Techniques Manual. Published by the Asian Productivity Organization, Tokyo, 2010.

roseli@unesc.net

S-ar putea să vă placă și