Sunteți pe pagina 1din 2

A CRISE DO SCULO XIV

A partir do sculo XI, transformaes econmicos-sociais deram novas feies Europa. Essas mudanas ocorreram de forma ininterrupta, atingindo seu ponto culminante no sculo XIII e o sistema feudal parecia assimilar as inovaes surgidas nos diversos setores. No entanto, no incio do sculo XIV, uma profunda crise precipitou a derrocada do mundo medieval. Esse sculo ficou conhecido como Outono da Mdia. Idade Mdia.

FATORES RESPONSVEIS PELA DECADNCIA DO FEUDALISMO


A crise do sculo XIV desestruturou o feudalismo. Agravaram-se as contradies entre o campo e a cidade. A produo agrcola havia crescido nos sculos XI, XII e parte do XIII. A partir das ltimas dcadas do sculo XIII, a produo caiu proporcionalmente o aumento demogrfico. Por outro lado, a atividade comercial se estagnou devido, principalmente, falta de moedas e a insuficincia de mercados.

A GRANDE FOME
Antes do ano 1000, a subalimentao na Europa era crnica. Do sculo XI ao XIII, o aumento da produo agrcola e a expanso atravs das Cruzadas reduziram muito a fome e as pestes. Nesse perodo, a populao aumentou. Com o novo descompasso entre a produo agrcola e as necessidades da populao, retornou o problema da fome. Trs anos de pssimas colheitas ( 1315-1317 ) produziram uma terrvel fome coletiva, acompanhada da alta sem precedentes nos preos dos cereais que a ter seus preos oito vezes multiplicados.

A PESTE NEGRA
Na metade do sculo, a Europa se defrontou com uma devastadora epidemia. A chamada Peste Negra foi, ao que parece, um surto de peste bubnica, transmitida por ratos. Acredita-se que tenha sido trazida do oriente por navios italianos e dali tenha se propagado por toda a Europa. De 1347 a 1350, um tero da populao europia desapareceu vitimada pela epidemia

AGUERRA DOS CEM ANOS Devido a disputa Anglo-Francesa pela posse de Flandres. Essa regio era possuidora da mais numerosa indstria de tecidos da Europa e utilizava l importada da Inglaterra, o que desagradava os reis franceses. Outro fator importante foi a disputa por territrios na Frana j que os reis da Inglaterra eram senhores de grandes feudos na Frana. O pretexto para crise foi a sucesso do trono francs. Com a morte de Carlos IV, em 1328, sem deixar herdeiros, apresentaram-se Filipe de Valois, francs, sobrinho de Filipe Iv, o belo, e Eduardo III, rei da Inglaterra e neto de Filipe, o Belo por parte de me. A frana aprovou a lei slica, pelo qual as mulheres no podiam ocupar ou transmitir o trono Francs.

ETAPAS DA GUERRA Nas primeira fase, os franceses foram derrotados nas batalhas de Crcy e Poitiers e obrigados a se renderem. Em 1360 firmaram a paz de Brtigny, cedendo todo o sudoeste da Frana. A segunda fase teve incio com novas derrotas francesas e em 1420 foi assinado o Tratado de Troyes no qual o rei ingls Henrique V, passou a ser herdeiro do trono francs. A difcil situao e o sentimento nacionalista eram propcio ao aparecimento de heris nacionais, entre eles a figura de Joana Darc, que liderando os franceses derrotou os ingleses em diversas batalhas e convenceu os senhores feudais a apoiar o rei Carlos VII. Seria aprisionada e morta na fogueira na cidade de Rouen. Morta, transformou-se em smbolo e apoiados no mito os franceses conseguiram grandes vitrias e os ingleses definitivamente expulsos. Os reis da Dinastia Valois foram fortalecidos e apoiados pela burguesia centralizaram o poder poltico.

A REBELIO DOS SERVOS


Os camponeses da Frana eram chamados de , pejorativamente , de Jacques Bonhome. Essa expresso era utilizada pelos nobres, caracterizando a situao do campo. Os numerosos levantes camponeses ficaram conhecidos como Jaqueries. A mais importante delas ocorreu em 1358 e resultou na destruio de castelos e propriedades de nobres. Nas dcadas seguintes, ocorreram outras Jaqueries e embora derrotados, os levantes camponeses foraram a progressiva abolio de vrias obrigaes feudais. Na Inglaterra, a de maior amplitude ocorreu em 1381 nas regies Essex e Kent e ficou conhecida com Revolta de Wat Tyler. Liderados por Wat Tyler e por um padre de nome John Ball, invadiram Londres e exigiam o fim dos impostos, a abolio da servido e o trmino dos cercamentos. Foram massacrados depois de trados pelo rei Ricardo II.

S-ar putea să vă placă și