Sunteți pe pagina 1din 2

1. Verbo = Palavra ou a Essncia da Vida que sai da Boca de Deus 2.

Graa = Cristo sendo dispensando aos Seus na medida e em situaes em que no se acham capazes. De graa em graa = de situao em situao; de momento em momento que nos voltamos para receber de Cristo.

3. Cristo = O Ungido com o leo do Esprito. A uno, isto , esse leo somente poderia ser derramada sobre um rei ou um sacerdote. No Velho Testamento havia uma pessoa, enviada por Deus, que seria tanto Rei para trazer a Autoridade de Deus para esta terra, como seria tambm um sumo sacerdote para levar todo o povo escolhido para a presena de Deus. Essa pessoa era O Ungido de que falou Isaias (cap. 61), isto , O Cristo, tendo cumprimento em Lucas 4:16-21! Assim voc pode substituir Cristo por Ungido. Aqueles que esto em Cristo tambm so ungidos como a barba e a roupa de Aro no Salmo 133.

4. Luz = atributo de Deus que torna tudo claro, eliminando a confuso tipificada pela escurido. Quando a Luz vem, as pessoas podem enxergar a realidade. Sem Deus, no h como ver a realidade.

5. Escurido = confuso, isto , situao em que no se pode ver a realidade, provocando brigas, discusses, ataques, suicdios e morte. O pecado e a mentira agem na escurido ou, no mximo, na penumbra (quando no claro nem escuro). Satans costuma atacar na penumbra, j que os cristos costumam fugir da escurido, mas, s vezes, no conseguem estar plenamente na luz.

6. Verdade = realidade, isto , tudo o que de fato eterno e tem valor para Deus, em contraposio quilo e queles que so falsos, terrenos e temporrios. Se voc no est em Cristo que a realidade, h grandes chances de voc estar sendo falso, terreno ou estar dando valor a algo temporrio! Para nos livrar disso, Jesus o caminho, a realidade e a vida! Ateno: verdade na bblia no o contrrio de mentira. Mentira um atributo de Satans. Para saber se uma coisa real ou no, basta voc se perguntar: isso vai passar um dia? Se a resposta for afirmativa, no algo real para Deus, se for negativa real, isto , est na verdade. Todas as coisas e pessoas reais e verdadeiras esto em Cristo!

7. Batizar = imergir ou mergulhar as pessoas em algo (gua, esprito ou fogo)

8. Crer no Novo Testamento no sinnimo de acreditar. Acreditar dar crdito, isto , achar que possvel. Crer no NT sinnimo de receber. Exemplo: quando voc quer tirar um foto, voc coloca a mquina na frente do objeto ou paisagem e aperta um boto. Esse boto abre um pequeno orifcio. Imediatamente a luz daquele objeto ou paisagem passa pelo orifcio e impressa em um filme (antigamente hoje uma memria). Aquilo que estava fora est dentro da mquina. Da mesma forma, quando voc creu, voc no passou a dar crdito a

Jesus, mas voc apertou um boto e o teu esprito se abriu para receber o Esprito Santo que o prprio Cristo. Agora o Cristo que estava fora est dentro de voc. Isso crer no Novo Testamento. Nunca se esquea disso. 9. Mundo = cosmos ou sistema criado por Satans. Em cada poca, Satans reformula esse sistema para destruir os seres humanos e distrair os filhos de Deus. Cada uma dessas pocas, a Bblia chama de era. Atualmente estamos na presente era. O mundo-sistema em cada era possui vrios departamentos: educao, cultura, diverso, cincia, poltica, religio e economia (busca pelo conforto humano). impossvel aos homens escaparem de um ou de vrios departamentos. S Cristo pode salvar (retirar) algum desses departamentos. 10. Mundo tambm pode indicar as pessoas que esto nesse sistema e foram criadas por Deus. No se deve confundir as pessoas que esto no mundo com o mundo. 11. Terra = planeta criado perfeito por Deus. No confundir com o mundo-sistema, nem com o mundo-pessoas. 12. Mundanismo = apreo ou atrao que as pessoas tm pelo sistema satnico. 13. Carne = pode indicar (1) pessoas enquanto seres humanos; (2) pessoas cadas e derrotadas pelo pecado; (3) mundo-sistema; (4) natureza pecaminosa. Tudo vai depender do contexto do versculo. 14. Carne e sangue = seres humanos, isto , descendentes de Ado. 15. Fariseu = partido que se voltada exclusivamente para a interpretao das Escrituras e para o cumprimento da Velha Aliana. Quando algum se dizia profeta, uma comisso era designada e enviada para fazer diversos testes, a fim de verificar se se tratava de um falso profeta ou de um profeta enviado por Deus. Traduziam literalmente as Escrituras sem se importar em perguntar a Deus o que Ele quis dizer quando permitiu que Suas palavras fossem registradas. Se tivessem feito isso teriam encontrado Cristo e se voltado para Ele. 16. Cordeiro substituto = era um sacrifcio da Velha Aliana. Quando esse cordeiro era imolado e seu sangue era derramado, a vida do animal terminava, isto , ele morria. Para todos os efeitos, o pecador que sacrificava um cordeiro tambm morria e junto com ele morria seu pecado (sua natureza pecaminosa). Ocorre que, quando o pecador ia embora do Templo, voltava a pecar novamente, o que provava que o pecado ainda no havia sido exterminado. Quando Cristo veio Ele foi identificado como um cordeiro que tirar para sempre e de uma vez por todas o pecado, no havendo necessidade de novos sacrifcios. No h registro dos pecados, mas tambm, em Cristo, a natureza pecaminosa, exterminada! Ele TIRA o pecado do mundo. Nossa nica preocupao hoje deve ser estar e permanecer em Cristo! 17. Verdade em verdade = expresso da poca que significa VERDADEIRAMENTE, isto , contrariamente ao senso comum ou um fato comprovado, sem dvida alguma.

S-ar putea să vă placă și