Sunteți pe pagina 1din 1

20l Quarta-feira, 14 de setembro de 2011 l Jornal de Braslia

Canais do cidado

POLTICA&poder
Subeditora: Millena Lopes [millena.lopes@jornaldebrasilia.com.br]

Senado: (61) 3303-4141 www.senado.gov.br Cmara dos Deputados: 0800 619 619 www.camara.gov.br Cmara Legislativa: (61) 3348-8000 www.cl.df.gov.br

CMARA LEGISLATIVA

PANDORA

Patrcio entra na briga


CEDOC/RAFAELA FELICCIANO/16.04.10

Guerner perde no STJ


G Amanda Costa
amanda.costa@jornaldebrasilia.com.br

l Distrital adota postura dura com o GDF e reivindica cumprimento de promessas


G Francisco Dutra
francisco.dutra@jornaldebrasilia.com.br

presidente da Cmara Legislativa, deputado Patrcio (PT), resolveu abandonar a postura de defensor do GDF. Aps o adiamento da reunio de lderes, que seria realizada ontem, o petista admitiu que o governo no tem cumprido as promessas com os distritais. Por este motivo, a pauta de votaes do Plenrio est congelada. Nos bastidores, corre a informao de que quem estaria insatisfeito, de verdade, com o Palcio do Buriti seria o prprio Patrcio, que teve interesses contrariados e pressiona para que seja atendido. Ele nega desentendimento, mas afirma que adotou uma postura dura com o GDF na condio de representante do Legislativo. Se o parlamentar pedir uma audincia, ele tem que ser atendido. O deputado o fiscal do Poder Executivo. E a Cmara vai provar para o Executivo que ele no funciona sem o Poder Legislativo. Vai se fazer respeitar. E eu estou aqui falando pelos deputados, os 24, disse. Patrcio considera que a Cmara assinou um cheque em branco para o governo no primeiro semestre quando votou diversos projetos do Executivo, mesmo sem o cumprimento das promessas do comeo do ano. Para o petista, os acordos no se

Para Patrcio, Cmara assinou cheque em branco ao votar projetos do Executivo no primeiro semestre

SAIBA

+
A relao com o Poder Legislativo no est boa. Ento a Cmara s vai votar projetos quando essa relao melhorar. E para essa relao preciso ter dialogo, comentou Patrcio (PT).

Na semana passada, a Executiva Regional do PDT anunciou a sada da base do governo. Um dos principais motivos foi justamente falta de dilogo por parte do GDF.

resumem a cargos, mas precisam ser cumpridos. Na verdade, um conjunto de fatores. A poltica muito ampla. No vou dizer que cargo. um conjunto de fatores. fazer poltica. O deputado precisa fazer poltica. Se o deputado no fizer na sua base eleitoral, de onde ele foi eleito, na sociedade, ele vai viver de qu?

Ontem, a Comisso de Economia, Oramento e Finanas (Ceof) votou seis projetos de suplementao de crdito para o Executivo investir em diversas reas como obras. Mas os temas no foram votados em Plenrio. Conversei com vrios lderes e o sentimento que no h acordo, no h condies de

votaes de temas importantes, ou mesmo que no sejam to importantes, do Poder Executivo nesse momento, afirmou Patrcio. Procurado, o Palcio do Buriti disse, por meio de nota, que entende como legtimas as demandas dos deputados e que est disposto a sempre melhorar e aperfeioar essa relao com o Legislativo. No texto, o Executivo alegou que est 24 horas aberto ao dilogo com os parlamentares. Ontem, de acordo com a nota, sete distritais estiveram no Buriti e foram atendidos por integrantes do governo. Pedimos Camara que, sempre que sentir necessidade, apresente suas demandas para que o GDF possa trabalhar em conjunto com a Casa, diz a nota.

O Superior Tribunal de Justia (STJ) julgou improcedente um recurso da promotora de Justia Deborah Guerner, acusada de envolvimento no Mensalo do DEM. A defesa de Deborah apresentou habeas corpus no STJ alegando excessos cometidos pelo procurador regional da Repblica, Ronaldo Albo, durante o colhimento de provas. O procurador foi designado responsvel por conduzir as investigaes sobre os membros do Ministrio Pblico citados na Operao Caixa de Pandora. O acolhimento do pleito pelos ministros poderia inviabilizar os processos em curso no Tribunal Regional Federal da 1 Regio (TRF1), segundo o advogado da promotora, Paulo Srgio Leite Fernandes, j que colocaria em xeque o material probatrio recolhido at agora. A relatora do recurso foi a ministra Laurita Vaz que, no ano passado, havia concedido pedido dos advogados de Deborah para impedir uma audincia no Ministrio Pblico em que Deborah foi chamada para depor. O placar da Quinta Turma ficou em 4 a 1. O voto divergente foi o do ministro Adilson Vieira Macabu, que desembargador convocado do Rio de Janeiro e ocupa a vaga de ministro at nova nomeao. DERROTA COMEMORADA Apesar da derrota, a defesa comemorou o resultado. Ns, milagrosamente, tivemos o voto do ministro Macabu, que anulava a investigao feita pelo Ministrio Pblico. Nas circunstncias hoje vigentes, um voto faz sim diferena. Estamos comeando a quebrar as resistncias e a batalha se modifica no Supremo Tribunal Federal. Precisvamos da deciso do STJ para chegarmos ao STF, afirmou Fernandes, indicando que vai recorrer. Segundo o advogado, Macabu teria defendido vigorosamente a invalidao das provas produzidas pelo Ministrio Pblico. Amanh, o TRF1 retoma o julgamento de Deborah e Leonardo Bandarra, acusados de formao de quadrilha, violao do sigilo funcional e concusso.

Base resolve fazer presso


Pelos corredores da Cmara Legislativa, o descontentamento da base governista em funo das falhas de dilogo do Palcio do Buriti notrio. Eu sou, talvez, o menos indicado para ser indagado sobre isso. Porque faz um ms que tento uma audincia com o governador e no consigo, disse o deputado distrital Chico Leite (PT). O distrital Wellington Luiz (PSC) reconheceu que o clima entre Executivo e Legislativo no est bom. Acho que ainda no encontraram o ponto de equilbrio no dilogo com o governo. E isso est fazendo falta, afirmou. Sem se identificar, um parlamentar da base governista reivindicou mudanas, sob pena de no se votar os projetos do Executivo. Acho difcil que se vote qualquer coisa do governo enquanto as coisas no mudarem. No se vota nada do Executivo, disse. Outro distrital, que tambm pediu para no ser identificado, afirmou que a situao chegou ao ponto crtico nos ltimos dias, quando o prprio, segundo ele, Patrcio comeou a ter dificuldades no trato com o Buriti. A reunio de lderes, que agora deve ser realizada somente na semana que vem, definiria a pauta de votaes da semana e o calendrio de grandes temas do semestre, a exemplo do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e do Oramento 2012. (FD)

S-ar putea să vă placă și