Sunteți pe pagina 1din 15

MOTOR DE PASSO

MOTOR DE PASSO O motor de passo um transdutor que converte energia eltrica em movimento controlado atravs de pulsos, o que possibilita o deslocamento por passo, onde passo o menor deslocamento angular. Com o passar dos anos houve um aumento na popularidade deste motor, principalmente pelo seu tamanho e custo reduzidos e tambm a total adaptao por controle digitais. Outra vantagem do motor de passos em relao aos outros motores a estabilidade. Quando quisermos obter uma rotao especfica de um certo grau, calcularemos o nmero de rotao por pulsos, o que nos possibilita uma boa preciso no movimento.

Definies para Motores a Passo


Antes de explicarmos os tipos de motores e o funcionamento em si, definiremos algumas outras expresses a fim de tornar o texto mais claro. Rotor = denominado rotor o conjunto eixo-im que rodam solidariamente na parte mvel do motor. Estator = Define-se como estator a trave fixa onde as bobinas so enroladas. Abaixo segue uma figura onde podemos ver as partes mencionadas (o rotor esquerda e o estator a direita).

Parmetros Importantes
- Graus por Passo = sem dvida a caracterstica mais importante ao se escolher o motor, o nmero de graus por passo est intimamente vinculado com o nmero de passos por volta. Os valores mais comuns para esta caracterstica, tambm referida como resolution, so 0.72,1.8, 3.6, 7.5, 15 e at 90 graus. - Momento de Frenagem = momento mximo com o rotor bloqueado, sem perda de passos. - Momento (Torque) = efeito rotativo de uma fora , medindo a partir do produto da mesma pela distncia perpendicular at o ponto em que ela atua partindo de sua linha de ao. - Taxa de Andamento = regime de operao atingido aps uma acelerao suave. - Momento de Inrcia = medida da resistncia mecnica oferecida por um corpo acelerao angular. - Auto-Indutncia = determina a magnitude da corrente mdia em regimes pesados de operao, de acordo com o tipo de enrolamento do estator: relaciona o fluxo magntico com as correntes que o produzem.

- Resistncias hmicas = determina a magnitude da corrente do estator com o rotor parado. - Corrente mxima do estator = determinada pela bitola do fio empregado nos enrolamentos. - "Holding Torque" = mnima potncia para fazer o motor mudar de posio parada. - Torque Residual = a resultante de todos os fluxos magntico presente nos plos do estator. - Resposta de Passo = tempo que o motor gasta para executar o comando. - Ressonncia = como todo material, o motor de passos tem sua freqncia natural. Quando o motor gira com uma freqncia igual a sua, ele comea a oscilar e a perder passos. - Tenso de trabalho = normalmente impresso na prpia chassi do motor, a tenso em que trabalha o motor fundamental na obteno do torque do componente. Tenses acima do estipulado pelo fabricante em seu datasheet costumam aumentar o torque do motor, porm, tal procedimento resulta na diminuio da vida til do mesmo. Destaca-se que a tenso de trabalho do motor no necessariamente deve ser a tenso utilizada na lgica do circuito. Os valores normalmente encontrados variam de +5V +48V.

Tipos de Motores de Passo -Relutncia Varivel = Apresenta um rotor com muitas polaridades construdas a partir de ferro doce, apresenta tambm em estator laminado. -Im Permanente = Apresenta um rotor de material alnico ou ferrite e magnetizado radialmente. - Hbridos = uma mistura dos dois anteriores e apresenta rotor e estator multidentados . O rotor de im permanente e magnetizado axialmente. Apresenta grande preciso (3%), boa relao torque/tamanho e ngulos pequenos (0,9 e 1,8 graus). Para que o rotor avance um passo necessrio que a polaridade magntica de um dente do estator se alinha com a polaridade magntica oposta de um dente do rotor.

FUNCIONAMENTO BSICO DO MOTOR DE PASSO Normalmente os motores de passo so projetados com enrolamento de estator polifsico o que no foge muito dos demais motores. O nmero de plos determinado pelo passo angular desejado por pulsos de entrada. Os motores de passo tm alimentao externa. Conforme os pulsos na entrada do circuito de alimentao, este oferece correntes aos enrolamentos certos para fornecer o deslocamento desejado.

Falaremos agora ento, mais um pouco sobre motores com im permanente. Alm do nmero de fases do motor, existe outra subdiviso entre estes componentes, a sua polaridade. Motores de passo unipolares so caracterizados por possurem um centertape entre o enrolamento de suas bobinas. Normalmente utiliza--se este center-tape para alimentar o motor, que controlado aterrando-se as extremidades dos enrolamentos. Abaixo segue uma figura ilustrativa onde podemos ver que tal motor possui duas bobinas e quatro fases.

Diferentes dos unipolares, os motores bipolares exigem circuitos mais complexos. A grande vantagem em se usar os bipolares prover maior torque, alm de ter uma maior proporo entre tamanho e torque. Fisicamente os motores tm enrolamentos separados, sendo necessrio uma polarizao reversa durante a operao para o passo acontecer.

Para que um motor de passo funcione, necessrio que sua alimentao seja feita de forma seqencial e repetida. No basta apenas ligar os fios do motor de passo a uma fonte de energia e sim lig-los a um circuito que execute a seqncia requerida pelo motor. Existem trs tipos bsicos de movimentos o de passo inteiro e o de meio passo e o micropasso, tanto para o motor bipolar como para o unipolar. O de micropasso tem sua tecnologia no muito divulgada, e baseia-se no controle da corrente que flui por cada bobina multiplicado pelo numero de passos por revoluo.

Motor bipolar com passo inteiro

- Motor bipolar com meio passo

Motor unipolar com passo inteiro

Motor unipolar com meio passo

Motor unipolar com meio passo

APLICAES COM MOTOR DE PASSO

-SCANNER PTICO -IMPRESSORAS -MOVIMENTAO DE TELESCPIOS -FAX -ROBTICA

S-ar putea să vă placă și