Sunteți pe pagina 1din 3

Conceito de ideologia1

O termo ideologia surgiu por volta do sculo XVIII com autores como Destutt de Tracy para designar o estudo da origem e formao das ideias. Com o passar do tempo passou a significar o conjunto de valores, crenas e impresses sobre a realidade construda por determinada sociedade e em determinado perodo de tempo. Nesse modelo temos a crena de que a ideologia corresponde a uma viso de mundo compartilhada pelos membros do mesmo grupo territorial e histrico. A segunda abordagem de ideologia foi aquela que mais ficou conhecida. Compreendendo ideologia como uma viso de mundo criada e veiculada pela classe dominante, o filsofo alemo Karl Marx e seu companheiro Friedrich Engels, montaram toda uma reflexo sobre o papel ideolgico criado dentro da sociedade capitalista. Para Marx, a ideologia corresponde a uma das formas e dominao exercida pelo capitalismo nas conscincias individuais. Em se tratando de estado, a melhor definio de ideologia tambm de Marx e de seus seguidores. Para melhor compreender essa relao necessrio o contato com outros conceitos da teoria do autor: Noo de estrutura e superestrutura: A teoria marxista parte da premissa que o modo de produo determina em ltima instncia todas as relaes sociais. Dessa forma o modo de produo no caso o capitalista corresponde estrutura social na qual so erguidas as demais esferas da sociedade: religio, poder e poltica, status social, educao entre outras. Obedecendo a mesma lgica, a superestrutura que se ergue sob os moldes capitalistas deve privilegiar os interesses do sistema de origem. Assim, no capitalismo a religio, a educao e todos os demais elementos da superestrutura atual, inclusive a ideologia e o estado, atendem aos interesses do capital. Noo de ideologia como dominao: Para Marx e os seus seguidores a ideologia ainda corresponde a uma forma de dominao. Como conjunto de ideias, a ideologia uma construo humana que atende aos interesses daqueles que dominam. No capitalismo essa
1

Texto elaborado pelo Professor Rafael Elias de Oliveira como apoio as discusses sobre ideologia feitas em sala.

ideologia impulsiona o pensamento individualista e consumista que impede a criao de uma conscincia de classe e aumenta o lucro uma vez que a vontade de comprar nem sempre tem origem na necessidade. Essa dominao ideolgica passa de forma subliminar e nem sempre percebida, porm, discursos ideolgicos esto presentes dentro de comerciais, anncios de revistas, filmes e at em obras literrias. O comercial da pick-up Frontier da Nissan, a nica com verdadeiros Cavalos de potncia HP e no fofinhos pneis malditos que tem nojinho de lama, aumentou as vendas desse modelo em 81%2. Assim no capitalismo a ideologia ainda mascara a realidade veiculando valores importantes para os capitalistas de forma subliminar e aumentando a eficcia da dominao de uma classe por outra; caracterstica tpica desse modo de produo.

Dominao e ideologia no estado Definido os termos acima, podemos afirmar que o estado um rgo da superestrutura capitalista e por isso atende aos interesses da sua estrutura. Essa atuao sempre construda de forma ideolgica, onde as atitudes do governo aparecem como democrticas e voltadas aos interesses de todos, porm podem privilegiar os interesses daqueles que comandam o sistema economicamente. No livro escrito por Marx juntamente com Engels em 1848 O manifesto do partido comunista, encontramos a definio de estado como um comit para gerenciar os assuntos comuns de toda a burguesia (MARX e ENGELS. 2004), ou seja, embora o estado aparea como uma instituio neutra e voltada aos interesses de todos os indivduos suas aes beneficiam apenas os mais ricos. Para pensarmos em tal constatao basta nos concentrarmos no seguinte exemplo: nos mandatos do presidente Luis Incio Lula da Silva (2003-2010), a populao mais pobre do pas teve uma significante melhora de condio de vida e acesso a bens de consumo como casa prpria, carros e eletrodomsticos variados, sobretudo, pela concesso de crdito e financiamento com juros mais baixos e programas de distribuio de renda como o Bolsa Famlia. Iniciativas como essas tomadas pelo governo so ideologicamente veiculadas como medidas voltadas para melhoria da vida dessa classe, no entanto, contribuem mais com os ganhos da
2

Fonte: http://autossegredos.com.br/?p=15780

classe dominante afinal, o maior poder de compra da classe C e D tm reflexo direto nas empresas que aumentam o volume de produo e consequentemente seus lucros. A crtica marxista ao estado capitalista permite uma compreenso dessa instituio de forma mais vlida, pois busca mostrar como os interesses da burguesia, seja ela de capital industrial ou financeiro, so colocados em primeiro plano pelo governo e muitas vezes, vendidos ideologicamente como medidas para toda a populao.

Referncias: MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. So Paulo. Editora Martin Claret. 2004. JAPIASS, Hilton & MARCONDES, Danilo. Dicionrio Bsico de Filosofia. Rio de Janeiro. Zahar. 2006.

S-ar putea să vă placă și