Sunteți pe pagina 1din 2

Oleaginosas ajudam no controle do acar no sangue

Alm da glicose, elas tambm ajudam na diminuio do colesterol LDL


Por Minha Vida

Comer aproximadamente 75 gramas de oleaginosas por dia, no lugar de carboidratos, pode ser benfico para pessoas com diabetes tipo 2, como mostra estudo realizado pela University of Toronto, no Canad, que ser publicado no peridico Diabetes Care. De acordo com os autores do estudo, isso acontece porque esse alimento diminui os nveis de mau colesterol e aumenta o controle do acar no sangue. O estudo envolveu 117 portadores de diabetes, que foram aleatoriamente divididos em trs grupos. Um deles ingeriu uma mistura de oleaginosas de, aproximadamente, 75 gramas, o segundo, uma verso saudvel de muffin e, o terceiro, metade da quantidade de oleaginosas e muffins. Durante os trs meses de anlise, os pacientes mantiveram as suas medicaes de via oral. O mix de oleaginosas incluiu verses sem sal e, em sua maioria, cruas de amndoas, pistaches, nozes, avels, amendoins, castanhas de caju e macadmias. J o muffin usado na pesquisa foi desenvolvido para ser um alimento saudvel, feito com trigo integral e adoado com concentrado de ma, mas sem adio de acares. Os bolinhos tinham teor de protenas semelhantes s oleaginosas, vindas da adio de clara de ovo e leite em p desnatado receita. As calorias provenientes dos cidos graxos monoinsaturados das oleaginosas foram iguais quelas que vieram do muffin. Segundo os pesquisadores, depois de trs meses, os pacientes cuja dieta incluiu a quantia integral de oleaginosas mostraram melhores resultados, tanto na reduo do LDL (considerado o "mau" colesterol) quanto nos nveis de acar no sangue, quando comparados aos demais participantes. Os estudiosos consideram que as oleaginosas so uma importante arma a favor do controle dos nveis de glicose e lipdios no sangue, podendo ser usadas como um reforo na ingesto de protenas e leos vegetais na dieta. Inclua as oleaginosas em seu cardpio Estudos j comprovaram que o consumo regular desses alimentos diminui a incidncia de doenas cardiovasculares. Veja as qualidades de cada um deles: Castanha-do-par: rica em mega 3, magnsio e selnio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os nveis de colesterol, previne diabetes, Mal de Alzheimer, doenas cardacas e melhora a funo cardiovascular. Consumo dirio: de 2 a 3 unidades.

Saiba Mais

7 mitos e 5 verdades sobre o diabetes Causas da diabetes Oleaginosas amigas do corao

Castanha de caju: fonte de zinco, protenas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produo de glbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantm os nveis do colesterol bom (HDL). Consumo dirio: 3 unidades. Avels: possui grande concentrao de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenas cardacas. Tambm uma excelente fonte de clcio, eficiente na preveno da osteoporose. Consumo dirio: At 10 unidades Amndoas: tm alta concentrao de potssio, fibras, clcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Tambm uma potente fonte de protena. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. Consumo dirio: 10 a 12 unidades. Nozes: a vitamina E um dos maiores destaques. Tambm rica em zinco, magnsio, vitaminas do

complexo B e potssio. Previne contra diversos tipos de cncer, controla a presso arterial e diminui a vontade de comer doce. Consumo dirio: At 5 unidades.

S-ar putea să vă placă și