Sunteți pe pagina 1din 12

LINGSTICA TEXTUAL: RETROSPECTO E PERSPECTIVAS

Ingedore Grunfeld Villaa K O C H

R E S U M O : O objetivo d o presente trabalho apresentar u m a retrospectiva critica do q u e se fez n o c a m p o da Lingstica T e x t u a l nos ltimos t r i n t a anos, b e m c o m o apontar as perspectivas q u e se vm a b r i n d o n a rea para d e s e n v o l v i m e n t o s futuros.

P A L A V R A S - C H A V E : Lingustica T e x t u a l ; t e x t o ; p r i n c i p a i s modelos.

Introduo
Embora freqentemente se diga que a Lingstica Textual ou Teoria do Texto u m ramo recente da Lingstica, esta afirmao vai perdendo a sua validade: a Lingstica do Texto, hoje, atingiu a maturidade, visto que se encontra, atualmente, na faixa dos 30. A origem do termo, alis, remonta a Cosriu (1955), embora ele s tenha sido empregado pela primeira vez, c o m o sentido que possui hoje em dia, por Weinrich (1966, 1967). Desde ento, a Lingstica Textual v e m tendo u m grande desenvolvimento, tendo passado por momentos diferentes e se inspirado em diferentes modelos tericos, o que no deixa de ser bastante natural numa cincia em formao. Pode-se dizer, porm, que a selva terminolgica e a diversidade de abordagens vm se rarefazendo e que, agora, j existem mais convergncias que divergncias. claro que o que se deseja no u m corpo terico monoltico e ortodoxo, mas previsvel que, dentro de mais alguns anos, muitos dos conceitos da L.T. j se encontrem estabelecidos de forma mais ou menos consensual.

1 Departamento de Lingstica do Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp - 13063-070 Campinas - SP.

Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

67

Principais momentos na evoluo da L. T.


Ha mais de vinte anos, Conte (1977) distinguia trs momentos fundamentais na passagem da teoria da frase teoria do texto o da anlise transfrastica, o das gramticas textuais e o da teoria ou lingustica do texto Frisava a autora no se tratar de uma distino de ordem cronolgica, mas, na verdade, de ordem tipolgica Embora aceite, em linhas gerais, a postulao dos trs momentos, sou de opinio, contudo, que ha, sim, uma cronologia envolvida nesta sucesso O que se percebeu, em u m primeiro momento, foi justamente a necessidade de ultrapassar os limites da frase, para dar conta de certos fenmenos como referenciao, seleo do artigo, concordncia de tempos verbais, relao semntica entre frases no ligadas por conectivo, varios fatos de ordem prosdica, e assim por diante Tentou-se, ento, encontrar regras para o encadeamento de sentenas, a partir dos mtodos at ento utilizados na anlise sentenciai, procurando amplia-los para dar conta de pares ou sequncias maiores de frases Passou-se, assim, a observar, no nvel interfrasal - ou transfrstico - uma srie de fatos j estudados no nvel sentenciai - questes relativas, como vimos, correferncia, conexo entre oraes, relao tpico/comentno, entre outros O texto, nesse momento, definido como "sequncia pronominal ininterrupta" (Harweg, 1968) ou "sequncia coerente de enunciados" (Isenberg, 1970, Bellert, 1970) Tanto estudiosos da Unha estruturalista, como da linha gerativista dedicaram-se a pesquisar tais questes As tentativas de desenvolver uma lingustica textual como uma lingustica da frase ampliada ou corrigida mostraram-se, todavia, insatisfatrias, e acabaram sendo abandonadas Cogita-se, ento, elaborar as gramticas textuais, com o objetivo de refletir sobre fenmenos no explicveis por meio da gramtica sentenciai Afirma-se uma descontinuidade entre frase e texto, por haver, entre eles, uma diferena no de ordem quantitativa, mas qualitativa Nesta tarefa, destacam-se, ao lado dos estruturalistas como Wemrich, os seguidores da Gramtica Gerativa ou, pelo menos, estudiosos que se formaram no interior desse paradigma o caso, por exemplo, de Van Dijk, em seus trabalhos do incio da dcada de 1970, de Lang (1971, 1972) e de Petofi (1972, 1974) Abandona-se, pois, o mtodo ascendente - da frase para o texto a partir da unidade mais altamente hierarquizada - o texto - que se pretende chegar, por meio da segmentao, s unidades menores, para, ento, classifica-las Contudo, tem-se claro que a segmentao e 68
Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

a classificao s podero ser realizadas, desde que no se perca a funo textual dos elementos individuais, tendo em vista que o texto no pode ser definido simplesmente como uma sequncia de cadeias significativas. O texto considerado como o signo lingustico primno, atribuindo-se aos seus componentes o estatuto de signos parciais (Hartmann, 1968). Por considerar-se o texto muito mais que uma simples soma de frases, postula-se que a compreenso e a produo de textos depende de uma capacidade especfica dos falantes - a competncia textual que lhes permite, por exemplo, distinguir u m texto coerente de u m aglomerado aleatrio de palavras e/ou sentenas, bem como parafrasear u m texto, perceber se est completo ou no, resumi-lo, atribuirlhe u m ttulo ou produzir u m texto a partir de u m ttulo dado Dentro desta perspectiva, o texto, visto como a unidade lingustica hierarquicamente mais elevada, constitui, portanto, uma entidade do sistema lingustico, cujas estruturas possveis em cada lngua devem ser determinadas pelas regras de uma gramtica textual U m exemplo destas gramticas a postulada por Petfi (1974) Trata-se, segundo o autor, de " uma gramtica textual com uma base fixada de modo no-linear" (textgrammatik mit nicht-linear festgelegter Textbasis), ou seja, em que a base textual consta de uma representao semntica indeterminada com respeito s manifestaes lineares das sequncias textuais, sendo estas manifestaes lineares determinadas pelo componente transformacional do modelo O autor postula ser este modelo de gramtica - em que o lxico, com suas representaes semnticas intencionais, desempenha papel de destaque - apto a tornar possvel: a) a anlise de textos, isto , a atribuio, a uma manifestao linear, de todas as bases textuais possveis, b) a sntese de textos, ou seja, a gerao de todas as possveis bases textuais, c) a comparao de textos, visando, inclusive, ao estabelecimento de tipologias textuais. Com o passar dos anos - e com o declnio da influncia da GGT - foi-se fazendo notar a inviabilidade de se elaborarem "gramticas" do texto, no estilo das gramticas da frase. O projeto revelou-se demasiado ambicioso e - acima de tudo - pouco produtivo- como estabelecer as regras capazes de descrever todos e apenas todos os textos possveis em uma lngua natural L? No haveria sempre a possibilidade de surgirem textos que no se enquadrassem nelas ou que viessem a coloclas em xeque, ou, ainda, novos tipos de textos no previstos pelas regras da gramtica? Estas so apenas algumas das perguntas que acabaram por levar ao abandono da tarefa
Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

69

Chega-se, assim, fase da Teoria do Texto ou da Lingstica Textual propriamente dita, que se prope como tarefa investigar a constituio, o funcionamento, a produo e a compreenso dos textos. Os textos passam a ser estudados dentro de seu contexto pragmtico, isto , o mbito de investigao se estende do texto ao contexto, entendido, de modo geral, como o conjunto de condies - externas ao texto - da produo, recepo e interpretao dos textos.

Principais desenvolvimentos no interior da Lingstica Textual


Dentre os autores que mais influenciaram o desenvolvimento da Lingstica Textual, podemos citar, obedecendo, em linhas gerais, a uma ordem cronolgica:

Roland Harweg
Para Harweg, u m dos pioneiros da Lingstica Textual na Alemanha, o texto "uma sucesso de unidades lingsticas constituda por uma cadeia de pronominalizaes ininterruptas". No interior dessa concepo, portanto, o texto se caracteriza basicamente pelo fenmeno do mltiplo referenciamento, isto , para que uma seqncia de frases venha a constituir u m texto, necessrio que os mesmos referentes sejam retomados em cada uma delas por meio de formas "pronominais" em sentido amplo, ou seja, por meio das diversas formas de substituio, como os vrios tipos de pronomes, as expresses nominais definidas etc. Como se demonstrou posteriormente, contudo, o mltiplo referenciamento no suficiente para dar a u m conjunto de sentenas o estatuto de texto.

Harald Weinrich
Os trabalhos deste autor objetivam a construo de uma macrossintaxe do discurso, com base no tratamento textual de categorias gramaticais como, por exemplo, os artigos e os tempos verbais. Postula como mtodo heurstico o da "partitura textual", que consiste em unir 70
Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

a anlise por tipo de palavras e a estrutura sinttica do texto n u m s modelo, como se se tratasse de "uma partitura musical a duas vozes". Como estruturalista, define o texto como uma seqncia linear de lexemas e morfemas que se condicionam reciprocamente e que, tambm reciprocamente, constituem o contexto. Isto , o texto uma "estrutura determinativa", u m "andaime de determinaes", em que tudo est necessariamente interligado. Assim sendo, para ele, toda lingstica necessariamente lingstica de texto. E m 1993, veio luz sua Textgrammatik der Deutschen Sprache [Gramtica textual da lngua alem), em que o autor pe em prtica a idia acalentada h tantos anos de elaborar uma gramtica textual.

Wunderlich
Wunderlich pertence tambm primeira gerao de lingistas alemes preocupados com estudos textuais. Foi u m dos principais responsveis pela incorporao da pragmtica nas pesquisas sobre o texto, tendo tratado, em suas obras, de questes relativas dixis, aos atos de fala e interao face a face de modo geral (cf. Wunderlich, 1968, 1976, 1985). u m dos autores mais referendados na rea, particularmente na dcada de 1970.

Siegfried J . Schmidt
Para Schmidt (1973, entre outros), o texto qualquer expresso de u m conjunto lingstico em u m ato mais global de comunicao isto , em u m "jogo de atuao comunicativa" - tematicamente orientado e preenchendo uma funo ilocucionria reconhecvel. Para ele, a textualidade o modo de toda e qualquer comunicao transmitida por sinais, inclusive os lingsticos. Esta posio o leva a preferir a denominao Teoria do Texto. O autor dedica-se a u m estudo predominantemente sociolgico - embora tambm lingstico, em sentido amplo do objeto "texto".

Elisabeth Glich
Tambm a partir da dcada de 1970, destacam-se, na Alemanha, os trabalhos de E. Glich, ora individuais (Glich, 1970, 1981), ora em
Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

71

co-autoria com outros autores, como o caso de Glich & Raible (1977), Gulich & Kotschi (1987) e Glich & Quastoff (1986). Entre seus objetos de pesquisa, destacam-se os sinais de articulao do texto (Gliedeiungssignale), os procedimentos de reformulao textual, a narrativa oral (em conjunto com U . Quastoff), bem como a interao face a face de forma geral. Importante aqui ressaltar que, desde os anos 70, na Alemanha e em diversos pases da Europa, a Lingustica Textual, contrariamente ao que muitas vezes se pensa, t e m por objeto de investigao tanto textos escritos, como textos falados, o que acarretou, inclusive, o grande desenvolvimento dos estudos sobre as interaes orais nesses pases Tais estudos, porm, se diferenciam, em parte, daqueles dos etnometodlogos, antroplogos e socilogos empenhados na Anlise da Conversao, que tm seus interesses centrados nos aspectos sociointeracionais propriamente ditos da interao face a face, visto que os linguistas de texto, a partir das pesquisas por aqueles efetuadas, vo dar nfase aos aspectos textuais e discursivos dessa interao. Assim, tomam por objeto de estudo fatos como a estrutura (tpica e argumentativa) da conversao, as atividades de construo do texto falado (antes vistas como descontinuidades da fala, os encadeadores de discurso e/ou marcadores conversacionais, a coerncia na conversao, entre outros temas de relevncia.

Beaugrande & Dressler


Na obra Einfhrung die Textlinguistik, Beaugrande & Dressler (1981) procedem ao levantamento do que denominam critrios ou padres de textualidade, que, segundo eles, seriam: coeso e coerncia (centrados no texto); informatividade, situacionalidade, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade (centrados no usurio). A obra dedicada ao exame de cada u m desses critrios, b e m como ao estudo do processamento cognitivo do texto, tomando por base os pressupostos da semntica procedural. A maioria dos trabalhos posteriores na disciplina incorpora essas questes, inclusive alargando o rol dos fatores de textualidade e dedicando especial ateno questo da coerncia. 72
Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

Ambos os autores j haviam produzido obras importantes na rea, Dressler j na dcada anterior (1972, 1977), Beaugrande, no ano anterior (cf. 1980).

Teun A. van Dijk


Os estudos de Teun A . van Dijk, que pode ser considerado t a m bm u m dos fundadores da disciplina, tm uma trajetria interessante, que acompanha em parte a prpria trajetria da Lingstica Textual. Apegado ao aparato terico da GGT, Van Dijk (1972) procura, a princpio, elaborar uma gramtica textual, projeto que abandona j na segunda metade da dcada de 1970, quando se volta mais para o estudo do que denomina macroestruturas textuais - e, por decorrncia, questo da produo de resumos; e superestruturas ou esquemas textuais - e, em conseqncia, descrio de diversos tipos de texto, como, por exemplo, a narrativa, a notcia de jornal e o relato cientfico (cf. Van Dijk, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, entre outros). J nessa poca, bem como no incio da dcada de 1980, passa a dedicar-se, parcialmente em co-autoria com Walter Kintsch (Van Dijk & Kintsch, 1983), ao estudo das estratgias de processamento textual, buscando construir u m modelo de compreenso do discurso. Visto ser a notcia de jornal u m dos tipos a que dedica especial ateno (Van Dijk, 1985, 1986), seu foco de interesse volta-se, a seguir, para o modo como o preconceito racial e outros tipos de atitudes discriminatrias so veiculados pelos meios de comunicao social, podendo ser detectadas por meio da forma como o texto construdo (Van Dijk, 1987, 1988, 1989, 1993). Insere-se, desta maneira, na linha que se vem autodenominando Anlise Crtica do Discurso, procurando explicar o papel da cognio social e das ideologias na sociedade, bem como, por meio do discurso, se opera a sua reproduo e a legitimao do poder. No se pode falar de Lingstica Textual sem mencionar alguns autores funcionalistas, cujos trabalhos, embora no sejam comumente considerados como fazendo parte dos quadros dessa disciplina, tiveram enorme importncia no seu desenvolvimento. o caso de Halliday & Hasan (1976), cuja obra Cohesion in English define e explicita o conceito de coeso, bsico para os estudos textuais; e dos funcionalistas de Praga (Danes, Firbas, Mathesius, Sgall, entre outros), que descreveAlfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

73

ram a organizao hierrquica da informao em frases e seqncias textuais, a partir da perspectiva funcional, desenvolvendo as noes de tema/rema, dinamismo comunicativo e progresso temtica, que no s se mostraram bastante produtivas para o estudo do texto, como podem ser consideradas como u m de seus pontos de partida.

A Lingstica Textual a partir dos anos 80


Uma das tnicas da dcada de 1980 foram os estudos sobre coeso e coerncia textuais, em que se ampliou de forma significativa o conceito de coerncia anteriormente aceito, passando-se a postular que no se trata de mera propriedade ou qualidade do texto em si, mas de u m fenmeno muito mais amplo: a coerncia se constri, em dada situao de interao, entre o texto e seus usurios, em funo da atuao de uma complexa rede de fatores, de ordem lingstica, sociocognitiva e interacional. Vieram a pblico diversas coletneas sobre o assunto (Charolles, Petfi & Szer, 1983; Neubauer, 1983; Petfi, 1986; Szer, 1985; Conte, Petfi & Szer, 1989, entre vrias outras), alm de artigos e obras individuais. Tambm no Brasil, as pesquisas sobre coeso e coerncia textuais tiveram grande desenvolvimento, frutificando em uma srie de obras sobre o assunto. Podem-se mencionar, entre muitos outros, os trabalhos de Marcuschi (1983), Koch (1987,1989, 1992); Koch & Travaglia (1989, 1990); Favero (1991) e Bastos (1985). H, ainda, tendncias mais recentes que vm tendo reflexos importantes nos estudos textuais. Com o desenvolvimento cada vez maior das investigaes na rea de cognio, as questes relativas ao processamento do texto, em termos de produo e compreenso, representao do conhecimento na memria, aos sistemas de conhecimento postos em ao por ocasio do processamento, s estratgias sociocognitivas e interacionais nele envolvidas, entre muitas outras, vm ocupando o centro dos interesses de diversos estudiosos do campo. A ttulo de exemplo, podem-se citar as obras de Heinemann & Viehweger (1991), de A d a m (1990 e 1993), de Nussbaumer (1991) e, em nosso pas, uma srie de trabalhos desenvolvidos por Marcuschi e por Koch, para citar apenas alguns. Interessante destacar que, nestes ltimos anos, a questo da tipologia textual, que, aps ter sido, no momento da elaborao das gramticas textuais, objeto de grande preocupao, parecia ter cado 74
Alia, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

no esquecimento, volta a ocupar, agora sob outras luzes - isto , sob o enfoque dos gneros textuais - lugar de destaque nas pesquisas sobre o texto, revelando-se u m terreno bastante promissor.

Concluso
O que se pode verificar, a partir da retrospectiva aqui apresentada, que, desde seu aparecimento at hoje, a Lingstica Textual percorreu u m longo caminho, ampliando a cada passo seu espectro de preocupaes. De uma simples anlise transfrstica, logo acompanhada das tentativas de elaborao de gramticas textuais, passou a ter como centro de preocupao no apenas o texto em si, mas t a m bm todo o contexto - no sentido mais amplo do termo (situacional, sociocognitivo e cultural) - e a interferncia deste na constituio, no funcionamento e, de modo especial, no processamento estratgicointeracional dos textos, vistos como a forma bsica de interao por meio da linguagem. Dentro desta perspectiva, pode-se conceituar o texto como uma manifestao verbal constituda de elementos lingsticos selecionados e ordenados pelos falantes, durante a atividade verbal, de modo a permitir aos parceiros, na interao, no apenas a depreenso de contedos semnticos, em decorrncia da ativao de processos e estratgias de ordem cognitiva, como tambm a interao (ou atuao) de acordo com prticas socioculturais (Koch, 1992). Desta forma, a Teoria ou Lingstica do Texto vai intensificando o dilogo que j h muito vinha travando com as demais Cincias do Homem, por exemplo, com a Filosofia da Linguagem, a Psicologia Cognitiva e Social, a Sociologia Interpretativa, a Etnometodologia, a Etnografia da Fala e, mais recentemente, com a Cincia da Cognio e a Neurologia, tornando-se, cada vez mais, u m domnio m u l t i e interdisciplinar, em que se busca explicar como se d a interao social por meio desse objeto multifacetado que o texto - fruto de u m processo extremamente complexo de produo de linguagem, que traz em seu bojo as marcas desse processo e, portanto, as pistas ou chaves para a sua decifrao, no jogo de produo de sentidos.

Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

75

KOCH, I G V Textual Linguistics: retrospective and prospects. Alfa Paulo), v.41, p.67-78, 1977.

(Sao

ABSTRACT: The aim of this study is to make a critical retrospective of the accomplishments in textual linguistics during the last 30 years, as well as to indicate new perspectives for future developments in that field. KEYWORDS: Textual Linguistics; text; main models.

Referncias bibliogrficas
A D A M , J. M . Elements . Les textes: de linguistique textuee. Lige: Mardaga, 1990.

types et prototypes. Lausanne: Nathan, 1993. escolares escritas. Campi-

BASTOS, L . K. X . Coeso e coerncia em narrativas nas: Editora da Unicamp, 1985. BEAUGRANDE, R. Text, Discourse, and Process.

London: Longman, 1980. in die Textlinguistik. Tubin-

BEAUGRANDE, R., DRESSLER, W. U . Einfhrung gen: Niemeyer, 1981.

BELLERT, I . On a condition of the coherence of texts. Semitica, v.2, p.335-63, 1970. CONTE, M . E. La lingistica testuale. Milano: Feltrinelli Econmica, 1977. Connectedness.

CONTE, M . E., PETFI, J., SZER, E. (Ed.) Text and Discourse Hamburgo: A . Survey, 1989.

CHAROLLES, M . , PETFI, J., SZER, E. (Ed.) fiesearch i n Text Connexity and Text Coherence. Hamburgo: A . Survey, 1983.

COSRIU, E. Determinacin y entorno, de los problemas de la lingstica del hablar. ?omani'stiscnes Jahrbuch, v.7, p.29-54, 1955. DRESSLER, W. U . Einfhrung in die Textlinguistik. . Textlinguistik. 1977. FVERO, L . L . Coeso e coerncia textuais. So Paulo: tica, 1991. i m gesprochenen FranzDarmstad: Tbingen: Niemeyer, 1972. Buchgesellschaft,

Wissenschafttliche

GLICH, E. Makrosyntax: Die Gliederungssignale sich. Mnch, W . Fink, 1970.

. Dialogkonstutution i n institutionell geregelter Ko m m u n ik a tio n . I n : SCHRDER, P., STEGER, H . (Ed.) Dialogforschung: Jahrbuch 1980 des Inst i t u t s fr deutsche Sprache. Dsseldorf, 1981. p.418-56. GLICH, E., RABLE, W. Linguistische Textmodelle. Mnch: W. Fink, 1977.

76

Alfa, So Paulo, 41: 67-78, 1997

GULICH, E , QUASTOFF, U Story-telling i n conversation Cognitive and Interactive aspects Poecs, v 15, p 217 4 1 , 1986 GULICH, E , KOTSCHI, T Reformulierungshandlungen als M i t t e l der Textkonsitution I n MTSCH, W ( E d ) Satz, Text, sprachliche Handlung Berlin de Gruyter, 1987 p 199-261 (Studia Grarnmaca, 25) H A L L I D A Y , M A K , H A S A N , H Cohesion 1976 H A R T M A N N , P Z u m Begriff des sprachlichen Zeichens Zertschnft Sprachwissenschaft H A R W E G , R Pronomina und Kommunikationsforschung, und Textkonstitution furPhoneuc, m Enghsh London Longman,

v 21, p 205 22,1968

Mnch W Fink, 1968 Eme Einfhrung Tubin-

H E I N E M A N N , W , VIEHWEGER, D Textlinguistik gen Niemeyer, 1991

ISENBERG, H Der Begriff "Text" m der Sprachtheorie Deutsche Wissenschaften n 8, 1970 zu Berlin, Arbeitsgruppe Strukturelle

Akademie

zur

Grammatik,

Bencht,

KOCH, I G V Dificuldades na leitura/produo de textos os conectores nterfrsticos I n KIRST, M , C L E M E N T E , E Lingstica aplicada ao ensmo do portugus Porto Alegre Mercado A b e r t o , 1987 p 83-98 A coeso textual So Paulo Contexto, 1989 So Paulo Contexto, 1992 So Paulo Cortez, 1989

A mter-ao pela linguagem

KOCH, I G V , T R A V A G L I A , L C Texto e contexto A coerncia textual

So Paulo Contexto, 1990

L A N G , E Uber einige Schwiengkeiten b e i m postulieren einer "Textgrammat i k " I n CONTE, E La lingstica testuale 1971 p 86-120 Quand une "Grammaire de Texte" est-elle plus adquate qu'une Grammaire de Phrase? Langages, v 7, p 75-80, 1972 MARCUSCHI, L A A lingstica do texto 1983 NEUBAUER, F ( E d ) Coherence 1983 NUSSBAUMER, M Was Texte Sind und Wie Sie Sem Sollen meyer, 1991 PETOFI, J Z u einer Grammatischen Theone Sprachlicher Texte Lih, v 5, n 2, p 31 58, 1972 ( E d ) Towards and Empmcally Motivated Grammatical Theory of Verbal Texts I n PETOFI, J , RIESER, H (Ed ) Probleme der modelltheoretischen Interpretation von Texten Hamburgo Buske, 1986 T u b i n g e n Niem Natural Language Texts H a m b u r g o Buske, o que e como se faz Recife UFPE, Milano Feltnnelli Econmica,

Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

77

SCHMIDT, S J Texttheone Probleme einer Linguistik der Sprachlichen K o m m u n i k a t i o n M u n c h W Fink, 1973 SOZER, E (Ed ) Text Connexity, Hamburgo Buske, 1985 V A N DIJK, T A Some Aspects Text and Context Tekstweteschap 1978 Recalling and summarizing complex discourse I n BURGHARDT, W , HOLKER, K (Ed ) Text Processing Macrostructures Berlin de Gruyter, 1979 p 49-118 Text Coherence Aspects, Methods, Results

of Textgrammars

The Hague M o u t o n , 1972

London Longman, 1977 Een Interdisciplinaire Inleidig Utrecht Het Spectrum,

Hillsdale Lawrence Erlbaum, 1980 of Discourse Pans M o u t o n , 1981 and Communication

Studies m the Pragmatics

Structures of news m the press I n Discourse Berlin de Gruyter, 1985 p 69-93

Wntmg

News schemata I n COOPER, C , G R E E N B A U M , S (Ed ) Studying Linguistic Approaches Beverly Hls Sage, 1986 p 155-86 News analysis Case Studies i n International and National N e w s

Hillsdale Lawrence Erlbaum, 1987 News as Discourse Communicating Elite Discourse Hillsdale Lawrence Erlbaum, 1988 L o n d o n Sage, 1989 L o n d o n Sage, 1993 Comprehension N e w York

Racism

and Racism

H N T S C H , W Strategies Academic Press, 1983 WEINRICH, H Linguistik der Luge

of Discourse

Heidelberg Lambert Schneider, 1966

Syntax als Dialetik PoeUca, v 1, p 109-26, 1967 Textgrammatik 1993 WUNDERLICH, D Pragmatik, Sprechsituation, Deixis Linguistik, Studien zur Spechakttheone v 9,1968 der Deutschen Sprache Mannheim Dudenverlag,

Frankfurt Suhrkamp, 1976 und Raum Frankfurt

Raum, Zeit u n d das Lexikon I n Sprache Suhrkamp, 1985 p 66 89

78

Alfa, So Paulo, 4 1 : 67-78, 1997

S-ar putea să vă placă și