Sunteți pe pagina 1din 54

ARQUITETURA NEOCLSSICA

IDEIA, MTODO E LINGUAGEM


Arq. Andrea Triana Arq. Evaristo Marcos Silva
Universidade Federal de Santa Catarina PsARQ Programa de Ps Graduao em Arquitetura e Urbanismo Curso de Mestrado - rea de concentrao: Projeto Professora Responsvel: Snia Afonso

TPICOS PRINCIPAIS
1.TERMINOLOGIA 2. CARACTERSTICAS DA ARQUITETURA GREGA 3. CARACTERSTICAS DA ARQUITETURA ROMANA 4. SITUAO GEOGRFICA 5. EVOLUO HISTRICA ANTERIOR AO NEOCLSSICO 6. EVOLUO DO NEOCLSSICO 7. CARACTERSTICAS GERAIS DA ARQUITETURA NEOCLSSICA 8. ARQUITETURA NEOCLSSICA NO BRASIL 9. RESUMO - IDIA, MTODO E LINGUAGEM 10. ARQUITETOS E ARQUITETURA 11. BIBLIOGRAFIA

1. TERMINOLOGA
Classicismo indica, em sentido amplo, todas as tendncias artsticas que tomam como modelo a antigidade grecolatina....Numa acepo mais estrita Neoclassicismo denota o estilo artstico prprio da Europa entre 1770 e 1830 influenciado pela antigidade grega. O termo neoclassicismo, surgiu no incio do sculo XIX, com uma conotao pejorativa, para denominar uma breve etapa de imitao aparentemente fria, para os modelos empregados na Grcia e em Roma, na busca de uma arte assptica e impessoal.

1. TERMINOLOGA

Fig 1. A ARTE NO TEMPO -Cronologia da histria da arte com base numa terminologia clssica. Las claves del arte neoclssico (1991: 76)

2. CARACTERISTICAS DA ARQUITETURA GREGA


Para os gregos a arquitetura possua um valor escultrico. Se d a criao das ordens clssicas: drica, jnica e corintia; As edificaes eram de plantas retangulares; Os templos eram construdos em pedras; O templo era a principal edificao. O tipo mais freqente de templo era um ambiente retangular para a imagem de culto (Naos ou Cela), com prtico de entrada (Pronaus), e por vezes, uma estrutura similar posterior (Opisthdomos), rodeado por uma colunata (Peristilo: galeria de colunas em torno de um edificio ou ptio), tudo isto sobre uma plataforma escalonada (krepidoma); Os gregos aplicaram as correes ticas na arquitetura; O mais conhecido dos templos gregos o Parthenon, na Acrpoles em Atenas; Feito totalmente em mrmore, a mais grandiosa expresso do templo drico.Converteu-se no smbolo maior da cultura grega; Usaram cnon de propores; Unio entre urbanismo, arquitetura e paisagem.

2. CARACTERISTICAS DA ARQUITETURA GREGA

Fig 1. Plantas templos gregos. Fletcher (1967: 109)

Fig 2. Comparativo das ordens greco-romanas. Fletcher (1967: 160)

2. CARACTERISTICAS DA ARQUITETURA GREGA

Fig 1. Detalhamento Parthenon.Atenas. Fletcher (1967: 110)

Fig 2. Parthenon e Acrpole. Atenas. Fletcher (1967: 103)

2. CARACTERISTICAS DA ARQUITETURA GREGA

Fig 1. Partes de um templo grego. Koch (1992). Fig 2. Correes ticas em arquitetura feitas pelos gregos. Fletcher (1967: 95). Fig3. Proporo, mtodo da triangulao. Koch (1994: 202). Fig 4. Proporo seo area. Koch (1994: 201).

3. CARACTERISTICAS DA ARQ. ROMANA


Continuaram com as ordens clssicas, Prtica das formas curvas, arcos e abbadas, com elas superaram as limitaes impostas aos edifcios, Domnio muito importante das relaes entre os espaos internos e externos; Os materiais bsicos usados por eles foram pedra (o mais usado), madeira, cal e argila; Cpulas de traado semi-esfrico apoiadas sobre plantas circulares ou ortogonais; Quanto qualidade do espao, os romanos projetaram e construram ambientes que permitiam o adequado funcionamento das situaes que acolhiam e se preocupo com a manipulao de suas qualidades perceptivas intrnsecas, por ex: nas termas, aquedutos, etc; O nvel tcnico mais alto alcanado pela edificao romana foi na construo do pantheon de Roma. O pantheon compreende uma estrutura circular coberta por uma abbada e um prtico de colunatas;

3. CARACTERISTICAS DA ARQ. ROMANA

Fig1. Pantheon . Roma. Fletcher (1967: 199)

Fig 2. Construo de paredes e arcos romanos. Fletcher (1967: 177)

3. CARACTERISTICAS DA ARQ. ROMANA


O Forum Romano substituiu a gora Grega como espao pblico. O forum de Roma, inicialmente foi feito para abrigar as funes pblicas principais, mais a medida que a cidade foi crescendo se fizeram fora outros edifcios tais como: teatros, anfiteatros e circos, e ento se agruparam no forum, somente os principais edifcios pblicos e se colocaram esttuas comemorativas de vitrias, colunas, templos, baslicas e edificios do estado. Outros imperadores construram mais fruns que eram ao mesmo tempo monumentos a eles mesmos como o caso de Augusto, Vespasiano, Nerva e Trajano.

Fig 1.Frum Romano. Roma. Fletcher (1967: 171).

4.SITUAO GEOGRFICA
Os dois ncleos fundamentais do retorno Arte Clssica so Roma e Paris. Os demais pases logo seguiram a tendncia. Tambm aderiram ao movimento, Espanha, Rssia, Blgica, Inglaterra, Alemanha, e Estados Unidos As cidades mais importantes para este movimento foram: 1.Roma, 2.Paris, 3.Npoles, 4.Milo, 5.Berlim, 6.Londres, 7.Edimburgo, 8.Bruxelas, 9.Dresden, 10.S.Petersburgo, 11.Copenhague, 12.Estocolmo, 13.Washington, 14.Madri, 15.Munique, 16.Boston, 17.Filadlfia, 18.Nova Iorque

Fig 1.Situao Geogrfica. Las claves del arte neoclssico (1991: 5)

5. EVOLUO HISTRICA ANTERIOR AO NEOCLSSICO


Desde o Renascimento, houve uma corrente clssica, inspirada nas regras arquitetnicas da antigidade. Sempre mais perto da arquitetura profana do que da sacra. Em 1760, o Barroco nos sales franceses, era considerado como uma falta de gosto. A arte clssica, adotada pelos racionalistas surge com maior clareza no Renascimento e durante o perodo aproximado de 1770 a 1830, que se designa na Alemanha de Classicismo. As primeiras tentativas srias de reavaliao do perodo clssico da Grcia e de Roma datam os fins do sc. XVII. A construo de igrejas deixa de ser a tarefa mais importante da arquitetura e determinante dos estilos arquitetnicos. A relao entre o homem e a natureza se transformou, aumentou a capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, por meio da tcnica e houve uma mudana nas relaes culturais e sociais; O Sculo XVIII, denominado o Sculo das Luzes, surge o iluminismo;

5. EVOLUO HISTRICA ANTERIOR AO NEOCLSSICO


Se criam vrias academias para a formao de artistas, desprezando mecenatos; as quais elevam a Mitologia e Histria Grega e Romana, o que contribuiu exaltao da Antigidade; Se organizaram expedies para estudar de perto as runas da Antigidade; As escavaes nas cidades de Herculano (1738) e Pompia (1748) foram de grande importncia. Se estudava no s a arquitetura, seno a pintura e objetos clssicos; Foram muito importantes para o desenvolvimento de este perodo as obras de J.J Winckelmann como Histria da Arte Antiga (1764), Leroy e Piranesi. Surgiram os crticos, os quais por meio da anlise da obra mostravam a evoluo de um artista;

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

No perodo considerado Neoclssico se do em geral 3 correntes, baseadas basicamente no ideal clssico, a primeira eram os mais interessados no retorno ao classicismo, um segundo grupo menor pretendiam a racionalizao da forma, arquitetos visionrios e o terceiro grupo de tendncia j romntica atrados pelos mundos oriental e medieval.

ARCO DO TRIUNFO, Paris. Raymond/Chalgrin. Iniciado em 1805 e concludo em 1837.Napoleo encomendou uma srie de projetos arquitetnicos comemorativos das suas vitrias. Las claves del arte neoclssico (1991: 21)

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Na ITLIA a pesar de ter sido o alvo das peregrinaes e pesquisas arqueolgicas persistiu o barroco e o estilo Neopalladiano at o sculo XIX, quando se comea o retorno ao classicismo, principalmente em Milo e Npoles, destacando-se as obras da: Igreja de So Francisco de Paula em Npoles e o Arco de Sempioneem Milo.
Figura 1 Fig1.ARCO DE SEMPIONE (ou Da Paz).Milo. Luigi Cagnola.1807. Lembra a importncia que teve Milo no perodo Neoclssico. Las claves del arte neoclssico (1991: 21) Fig2.IGREJA DE SO FRANCISCO DE PAULA. Npoles. Leopoldo Laperuta e Pietro Bianchi. 1809-1831.Fica evidente influncia do Panteo Romano e da colunata de Bernini em So Pedro, consientemente assumida nos prticos de 44 colunas dricas.Prtico inspirado no Pantheon de Roma. Las claves del arte neoclssico (1991: 19)

Figura 2

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Na ESPANHA, os arquitetos que se destacam so, Ventura Rodrguez, Francisco Cabezas com a Igreja de So Francisco o Grande de Madri , (1761-1784) construda no modelo do Pantheon de Roma, e o italiano F.Sabatini com a Porta de Alcal e o principal representante do movimento neste pas Juan de Villanueva com o Museu do Prado, o Observatrio Astronmicoe o Tanque dos Peixes de Aranjuez. Ele tinha interesse esttico pelas runas e indiferena s propores clssicas, era um artista mais ecltico.

FACHADA DA CATEDRAL DE PAMPLONA.Ventura Rodrguez.1783. Foi um dos responsveis pela introduo do mov. Na Espanha. Aqui trabalhou com a ordem corntia. Las claves del arte neoclssico (1991: 20)

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Na INGLATERRA o Rococ nunca foi totalmente aceito e se queriam redimir dos excessos do Barroco. Predominou a corrente Neopalladiana at final do sculo XVIII e coexistindo na segunda metade do mesmo com a NeoRomana. Destacam-se James Stuart, John Nash, John Soane e George Dance quem s expressou ideais clssicos em algumas de sua obras. Na Gr Bretanha as construes gticas e clssicas coincidiram no tempo e se deu uma verso britnica do Estilo Imprio Napolenico.

Holkham Hall, Norfolk. (1734). William Kent. Em colaborao com Lord Burlington. uma manso representativa do carter Palladiano com um total uso da simetria. A entrada do bloco central adornada com colunas jnicas das quais se acede ao piso principal. Fletcher (1967: 934).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
John Nash (1752-1835), uma figura sobressalente. Desenhou muitas manses, ao igual que esquemas cvicos e algumas igrejas e edifcios pblicos. Ao igual que Nash, Sir John Soane (1753-1837) seguiu as expresses neoclssicas com idiossincrasias muito pessoais. Fez uma coleo famosa de maquetas, desenhos e fragmentos de arquitetura antiga na sua casa em Lincolns Inn Fields, que ele deixou nao como um museu. A gerao de arquitetos que vem depois das guerras Napolenicas, tendeu principalmente ao revivalismo grego e gtico. A fase Neoclssica durou at 1830 na Inglaterra, mas na Esccia perdurou at a metade do sculo.

Soane Museum, London. (18121813). Sir Joh Soane. Fletcher (1967: 947).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Royal Pavilion, Brighton. (1815-21). John Nash. Com decoraes muito ricas, de carter chins misturado com gtico. Nash era conhecido por dar sofisticaes casas de campo e usava nas suas obras tanto o estilo gtico como o italiano. Fletcher (1967: 947).

The National Gallery, Londres. (1834-38). William Wilkins. Ocupa uma posio magnfica em Trafalgar Square, sua fachada sul composta por pavilhes e partes que se subscriben ao prtico central octastilo corintio coroado por um domo, enquanto o piso principal erguido sobre um podium alto o que parece diminuir a altura efetiva. Fletcher (1967: 961).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Fig 1. S. Pancras, Londres. (1819-22). William Inwood e seu pai H.W. Inwood. o melhor exemplo da influncia da arquitetura grega, o seu desenho com um prtico hexstilo baseado no Erecteion de Atenas. Fletcher (1967: 954).

Fig 2. Templo Erecteion, Atenas. Desenhado por Mnesicles. Fica na acrpole ao norte do Parthenon. Sua planta irregular com 3 porches e uma colunata no seu lado oeste. Construdo em 2 nveis. Fletcher (1967: 134).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Na FRANA o abade Cordemoy no seu Novo Tratado de Toda a Arquitetura (1706) substituiu os atributos vitruvianos de Utilidade, Solidez e Beleza por: Ordem, Distribuio e Convenincia. Baseado nestes princpios mais tarde o Arq. Soufflot, vai fazer uma estrutura translcida na Igreja de Sainte Genevive (1755) em Paris. Ele queria criar a arquitetura gtica em termos clssicos.

Fig 1. IGREJA DE SAINT GENEVIVE.Paris. Soufflot. 1764-1782 Edifcio de ousada estrutural, sua fachada constituda por um prtico hexstilo, coroado por um fronto, que descansa sobre 18 colunas corntias. Acima do cruzeiro, ergue-se um tambor, sobre o qual erigiu-se uma cpula arrematada em lanterna. Soufflot considera importante conciliar o edifcio com o entorno urbano, objetivo alcanado por meio de uma rua larga, que se abre numa praa triangular, defronte ao edifcio. Las claves del arte neoclssico (1991: 17).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
J.F. Blondel, integrou a teoria de Cordemoy e Soufflot, na sua escola de arquiteura, convertendo-se no mestre da chamada gerao de Arquitetos Visionrios. Esta Arquitetura Visionria foi uma das correntes da segunda metade do sculo XVIII, e manifestou um importante avano estrutural e compositivo. Poucos projetos de esta escola chegaram a realizar-se, mas influenciaram depois o racionalismo do sculo XX, tanto na Bauhaus como em Le Corbusier. Nas suas principais caractersticas esto: A plena valorizao da forma, os projetos baseiam-se em formas geomtricas puras: a esfera, o cone, o cilindro, a pirmide, despidas de toda decorao....desejo de grandiosidade...foram obras inovadoras, com espaos bem delimitados, a partir de uma valorizao da ordem e da potencialidade geomtrica, e um marcante repdio irregularidade,....perseguira efeitos sublimes nas massas dos corpos e nos contrastes de luminosidade. (Saber ver, pg. 26). Entre os principais arquitetos de esta corrente esto, tiene Louis Boulle, Jacques Gondoin, Pierre Patte, Marie-Joseph Peyre, Jean Baptiste Rondelet, e o mais destacado Claude Nicholas Ledoux.

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Boulle, um dos principais expoentes do movimento estava convencido que o arquiteto podia evocar sentimentos por meio das formas dos corpos. Ele acreditava que as formas curvas agradavam pelos seus contornos suaves, enquanto os ngulos davam a sensao oposta, as formas elevadas transmitiam um sentimento positivo, enquanto as inclinadas ao solo um negativo. Uma de suas obras principais foi o Projeto de Cenotfio de Isaac Newton.
Fig 1. PROJETO DE CENOTFIO para Isaac Newton. Boulle.1785. A presena da luz muito importante neste projeto. Frampton (1997: 7).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Outro arquiteto revolucionrio notvel foi Ledoux. Ele se propus realizao de uma cidade industrial utpica totalmente detalhada em projetos arquitetnicos, onde tinha como centro a fbrica de sal semicircular; este projeto pode ser visto como um dos primeiros experimentos de Arquitetura Industrial. Nele cada elemento desse complexo era representado de acordo ao seu carter. Para Ledoux os projetos deveriam refletir a idia que os causava.
Fig 1. PROJETO DA CIDADE DE CHAUX. Claude Nicolas Ledoux. 1771. Concepo da cidade industrial ideal; no centro ficam os edifcios oficiais ajustados a uma distribuio radial; alm, abandona-se a regularidade e se permite a expanso orgnica das ruas. A formalidade francesa une-se, aqui, a solues abertas, num crescimento natural e solto. Fig 2. BARRIRE DE LA SANT.Ledoux. 1786Percebe-se em suas obras o processo pelo qual o Neoclassicismo foi abandonando as idias arqueolgicas, em prol de uma concepo muito mais avanada.Ele foi destitudo do projeto pela ousadia do mesmo. Las claves del arte neoclssico (1991: 28).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Fig 1. CASA PARA PASTOR. Ledoux. Nesta obra Ledoux acusa a influncia de Boulle, superando-o em audcia.Trabalhou com formas geomtricas, sua esfera est solidamente apoiada no terreno. Estava convencido de que todas as construes deveriam ser tratadas com o mesmo espritu de grandiosidade e magnificncia. At os mais simples projetos deveriam ser elaborados como verdadeiras obras de arte. Fig 2. PROJETO DE PRISO PARA AIX-EN-PROVENCE. Ledoux. 1786. Las claves del arte neoclssico (1991: 29).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Fig 2. Palcio de Versailhes, Versailhes. (1661-1756). Construdo para Louis XIV por Le Vau. A fachada que d ao ptio tem umas pilastras, tico alto e balaustradas, produzindo segundo Fletcher um efeito montono sem rompimento da linha de horizonte. Fletcher (1967: 783).

Fig 1e 3. Museu do Louvre, Paris. (1546-1878). Construdo desde Francisco I at Napoleo III, exibe uma histria completa das etapas progressivas desde o Renascimento francs at o neoclassicismo. Fletcher (1967: 775-793).

Fig 3.

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Fig 1 e 2. Le Petit Trianon, Versailhes. (1762-1768). J.A Gabriel. Encomendado por Louis XV, o melhor exemplo de arquitetura domstica do sculo. Tem um ar gracioso resultado da claridade de suas propores. A frente sul apresenta um suave embasamento, pilastras corntias se erguem atravs de dois estgios entre janelas com alturas diferentes para acentuar o piano nobile. Como a planta quase quadrada, as quatro fachadas so similares, exceto que no h pilastras na frente este e na parte oeste so substitudas por colunas. O prdio est relacionado a um jardim formal por meio de terrazas. O salo tpico do perodo, com suas paredes altas , grandes espelhos, portas duplas e lareira com consola. Las claves del arte neoclssico (1991: 16), Fletcher (1967: 789).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Fig 1. Cmara dos Deputados, Paris. (1807). B. Poyet. Se encontra no sul da Praa da Concrdia e tem um prtico de 12 colunas. Toda a composio baseada em princpios do templo romano. As paredes texturizadas so sem janelas, e o tmpano trabalhado com esculturas em alto relevo. Fletcher (1967: 794).

Fig 2. Igreja da Madeleine, Paris. (1806-42). Vignon. Imita um templo romano perptero octstilo, tem a nave dividida em trs partes. O imponente exterior deve muito deste efeito sua localizao isolada, que ainda mais acentuada pelo podium. As colunas do peristilo so corintias e construidas em tambores esbeltos. Este peristilo suporta um entablamento no qualo tmpano trabalhado com esculturas. Fletcher (1967: 798).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Fig 1. O Pantheon, Paris. (1757-90). Desenvolvido a partir dos desenhos de Soufflout, tem um fino prtico com um arranjo de colunas nico, que levam ao edifcio principal,l que uma cruz grega em planta. Tem quatro peas que suportam o domo central que tem 69 ps de dimetro. O interior deve muito de sua elegncia aos cais esbeltos, as finas colunas corintias e as janelas invisveis externamente. No seu exterior tem um ar de magnificncia, com seu prtico de colunas corintias, contrastando com as paredes sem janelas, cuja nica decorao

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Em nenhum outro lugar, entretanto o classicismo chegou a alcanar um significado to patente e legtimo como na ALEMANHA. A primeira obra desta tendncia a Porta de Brandemburgo de Carl Gotthard Langhan (1793).Outra obra importante o Monumento a Frederico, O Grande de Friedrich Gilly. O sucessor de Gilly foi o arquiteto Karl Friedrich Schinkel de formao italiana, e entre suas obras se encontram, O novo corpo da guarda, O Teatro Real e o Museo Antigo, que seria lembrado por Mies Van Der Rohe, anos depois. Gilly inicialmente buscava o estilo gtico, mas a combinao de idealismo poltico e orgulho militar parece ter exigido um retorno ao clssico. Outro arquiteto importante neste perodo Henri Labrouste (meados do sculo XIX), quem dedicou boa parte de seu tempo na Itlia a estudar os templos gregos em Pesto, sustentando que inicialmente essas estruturas foram coloridas, tambm falava no primado da estrutura e na derivao de todo ornamento da construo, Racionalismo Estrutural.

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO

Fig.1

Fig 2 Fig 1. Porta de Brandemburgo. Berlim,1789-1791.Karl Gothard Langhans. Esta construo de carter helnico imita os Propileus de Atenas (Ver figura 3) . um produto de interpretaes arbitrrias: os propileus atenienses transformam-se em arco de triunfo romano e dotam-se as colunas dricas de embasamento tico. Entretanto, o conjunto reveste-se de beleza helnica. Esta foi a primeira obra inspirada nos Propileus. Las claves del arte. (1991: 23). Fig 3 Fig 2. Museu de Berlim. Berlim, 1822-1826.Karl Friedrich Schinkel. considerado o arquiteto mais representativo do grupo, em que coexistem, tendncias clssicas e romnticas. Seus interesses estticos aproximavam-lo por igual, do mundo medieval e do grego. No museu consegui equilibrar com perfeio a

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Em meados do sculo XIX, a herana neoclssica se divide em 2 linhas: - o Classicismo Estrutural de Labrouste, que d nfase na estrutura, e foi muito apreciado pelos pioneiros do Movimento Moderno. - o Classicismo Romntico de Schinkel, que ressaltava o poder fisionmico da prpria forma (linha de Ledoux, Boulle e Gilly).
Fig 1. ALTES MUSEUM. Schinkel. Berlim. 18231830. (acima) Fig 2. CROWN HALL. Mies Van Der Rohe. Chicago. 1952-1956. Frampton (1997: 287).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
Nos ESTADOS UNIDOS o estilo Neoclssico chegou atravs da Inglaterra e de Frana. Thomas Jefferson levou a Amrica a concepo romana da Maison Carrs de Nimes, aplicada nos projetos dos capitlios. O classicismo foi reivindicado, por vezes, como estilo Nacional Americano. (Saber Ver, pg. 25). Entre as obras de destaque deste perodo se encontram esto, o Palcio do Tesouro de Washington e o Girard College (1833) na Filadlfia, que uma imitao da Igreja da Madeleine em Paris.

Fig 1. CAPITLIO DE WASHINGTON. W.Thornton e CH. Bulfinch. Washington. 1827. Obra romano-classicista, muito imponente, em especial por sua grande cpula sobre o salo circular central, e seu largo frontispcio de colunas corntias no prtico central, ao qual se tem acesso por uma imponente escadaria. Las claves del arte neoclssico (1991: 27).

6. EVOLUA DO NEOCLSSICO
A terceira tendncia, paralela ao neoclssico, representada por demonstrar interesse pelo extico e pelo medieval. Os arquitetos que fazem parte deste movimento, encontram inspirao tanto no mundo clssico como nos monumentos de outras pocas, principalmente no Japo e China.

. Fig 1. TANQUE DOS PEIXES. Juan de Villanueva. Aranjuez. 1790. Influencia oriental evidenciada nesta obra. Las claves del arte neoclssico (1991: 3). Fig 2. CASA CHINESA. Marvuglia. Palermo. 1799-1802. Formas influenciadas pelo mundo oriental. O conjunto o resultado da soma de uma obra fundamentada numa concepo arquitetnica comum e de um desenho em que a fantasia tem plena liberdade. Las claves del arte neoclssico (1991: 31).

7. CARACTERSTICAS GERAIS
- Busca da pureza da Arte Clssica (Grcia e Roma principalmente), baseada em observaes diretas graas s pesquisas arqueolgicas. - As ordens clssicas so usadas e as suas propores padronizadas e aparecem tanto como elementos decorativos nas fachadas como estruturais em prticos. - Os ornamentos eram baseados na mitologia grega e motivos pagos. - A figura humana no era a unidade de escala, nem para as estatuas, nem para as portas de entrada, as quais, aumentavam de acordo com o tamanho do edifcio. - Disps de um iderio de frmulas, ensinamentos, normas e raciocnios lgicos baseado no modelo clssico. - A arquitetura Neoclssica jamais sobrepor ordens. - Tendncia a dar autonomia aos elementos decorativos. - Os projetistas procuravam combinar o ideal da Nobre Simplicidade com a aplicao racional dos elementos clssicos.

7. CARACTERSTICAS GERAIS
- As linhas volumtricas dominantes so as horizontais, a arquitetura tende a ser compacta, desaparecem elementos como campanrios. - Procura-se internacionalizar a arte. - No exterior do edifcio queria-se passar a idia de grandiosidade e fora, enquanto no interior a de comodidade e bem-estar. - Carter poltico nitidamente presente na arquitetura. Autoridade = Grandiosidade. Recuperao da nitidez do contorno. - A tipologia templo, converte-se em tipologia de um movimento. Palcios, teatros, cmaras parlamentares, tem formas exteriores prprias dos templos clssicos. Linhas volumtricas dominantes horizontais, sendo as linhas verticais secundrias. Surge uma arquitetura compacta, para contrapor com o Barroco. - Nas plantas, a revalorizao das formas quadradas, retangulares ou centralizadas. Desaparecem as plantas irregulares e retornam os mdulos compositivos.

7. CARACTERSTICAS GERAIS
Valoriza-se o material em si (sem enganos visuais), tijolo, a pedra, o mrmore branco, a pedra calcria e o granito. - A Arquitetura no deve mais refletir as ambiciosas fantasias dos soberanos, e sim responder as necessidades sociais, e tambm econmicas: o hospital, o manicmio, o crcere. Proposta esttica de minorias. -Carter fortemente tipolgico, em que as formas atendem a uma funo e uma espacialidade racionalmente calculadas. No existe a busca por contrastes cromticos, nem efeitos pictricos. Sua prioridade a nobre simplicidade, a estabilidade, a consistncia dos volumes. - A Arquitetura Neoclssica a Arquitetura da razo, uma arte intelectual, sem subjetivismo. - Objetivo nas escolas de arte, desenhar cpias de obras antigas, para que o artista, no reaja emotivamente ao modelo, mas se prepare para traduzir a resposta emotiva em termos conceituais.

7. CARACTERSTICAS GERAIS
- O carter poltico nitidamente presente. Vrios imperialistas utilizaram desde movimento para mostrar o seu poder: Napoleo, Stalin, Hitler, Musolini junto com - O urbanismo como cincia da cidade. Pretende-se que a cidade tenha uma nica unidade estilstica correspondente ordem social. Necessidade de transformar no apenas a arquitetura, mas tambm as estruturas espaciais, as dimenses, as funes das grandes cidades do imprio: imensas praas, ruas longas e muito largas, ladeadas por grandes edifcios neoclssicos, quase sempre destinados a funes pblicas. Eixos grandiosos e claros, caracterizados pela simetria dos edifcios dominantes. o produto mais bem sucedido da arquitetura Neoclssica, segundo Wilfried Koch. - Fundamental para toda arte neoclssica, a ideao ou projeto da obra. O projeto o desenho, o trao que traduz o dado emprico em fato intelectual. O trao no existe seno na folha onde o artista o traa, uma abstrao tambm da estatua antiga copiada naturalmente. Atribui-se grande valor formao cultural do artista, a qual no se d pelo aprendizado junto a um mestre, e sim em escolas pblicas especiais, a academia.

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL


A origem do Neoclssico no Brasil, geralmente atribuda Misso Francesa, chefiada por Lebreton, que chegou no Rio em 1816 que trouxe entre outros o arquiteto Grandjean de Montigny. O objetivo de D. Joo VI era estabelecer no Brasil uma Escola Real de Cincias, Artes e Ofcios, e em 1826 foi inaugurada a Imperial Academia de Belas Artes. possvel afirmar que a influncia neoclssica se deu no Brasil em dois nveis diferentes; nos centros maiores do litoral, especialmente Rio de Janeiro, Belm e Recife que tinham contato direto com a Europa, desenvolveram um nvel mais complexo de arte e arquitetura e se integrou nos moldes internacionais da sua poca; e nas provncias. Existia preocupao pelo aperfeioamento tcnico, mas se dependia de materiais importados, As residncias das famlias mais abastadas normalmente se localizavam nas chcaras, como se deu tambm no tempo colonial.

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL


As residncias urbanas nas Provncias constituam cpias imperfeitas da arquitetura dos grandes centros do Litoral, pois ainda que seus construtores e proprietrios pretendessem estar realizando obras neoclssicas, na maioria dos exemplos esta vinculao com a temtica e linguagem do neoclssico era muito superficial. As casas rurais obedeciam aos padres da arquitetura residencial urbana mais modesta, era nos interiores que mais se aproximava dos padres da Corte, onde graas cultura do Caf se desenvolvia uma intensa vida social. Mas as transformaes arquitetnicas se limitavam superfcie; papis decorativos importados da Europa, pinturas aplicadas sobre as paredes de terra para assemelhar-se aos interiores europeus, onde muitas vezes se pintavam fingimentos, sugerindo uma ambientao neoclssica jamais realizvel com as tcnicas e matrias disponveis no local

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL

Projetos no executados de Grand Jean de Montigny. Fig 1. Biblioteca Imperial. Souza (1994: 46). Fig 2. Pao do Senado. Souza (1994: 46).

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL

Fig 1. Palcio Imperial. Petrpolis/RJ. 1840 Guillobel. Souza (1994: 48).

Fig 2. Palcio do Itamarati. RJ. Rebelo. 1850. Souza (1994: 48).

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL

Fig. 2 Fig 1. Teatro Santa Isabel, aps sua reconstruo. O partido de Vauthier (eng. Francs muito importante no Recife), foi mantido, mas as propores do edifcio reconstrudo diferem um pouco das do projeto original - j que, por razes funcionais, houve um acrscimo na altura e na profundidade do corpo principal do prdio. Souza (1994: 56). Fig 2. Hospital da Santa Casa.RJ. (1840-1852). Domingos Monteiro e Jacinto Rebelo. Souza (1994: 82).

Fig. 2

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL


Com a Independncia, os senhores de terra e de escravos assumiram as responsabilidades diretas da expanso europia nesta rea. A arquitetura da poca firmou-se em duas verses: o neoclssico oficial, da Corte, quase todo feito de importaes. E a verso provinciana, simplificada, feita por escravos, exteriorizando nos detalhes as ligaes dos proprietrios com o poder central. (Debates, pg. 135) Aps a Independncia e sobretudo no Segundo Imprio os proprietrios rurais passam a constituir o grupo poltico dominante no meio urbano brasileiro e passam a desenvolver um crescente absentesmo no meio rural, o que faz com que muitos deles se transfiram para os grandes centros urbanos, para o Rio de Janeiro e inclusive alguns para Europa. Com uma arquitetura que estava na dependncia de importao de matrias e mo de obra especializada ou que apenas disfarava com aplicaes superficiais a precariedade da mo de obra escrava, o neoclssico no chegou a corresponder a aperfeioamento maior da construo no Brasil, ainda que tenha provocado transformaes de importncia, no plano formal. As inovaes tcnicas seriam introduzidas com o Ecletismo, durante a segunda metade do sculo XIX.... (Debates, pg. 144)

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL

Fig 1. Casa da Moeda. RJ. 1853. Teodoro de Oliveira. Souza (1994: 91).

Fig 2. Palcio Guanabara. RJ. 1853-1865. Souza (1994: 91).

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL

Fig 1. As casas urbanas lembravam as residncias coloniais. Reis Filho (2000: 129).

Fig 2. Interior de uma casa. Reis Filho (2000: 131).

8. ARQ. NEOCLSSICA NO BRASIL

Fig 1. Elementos neoclssicos sobre paredes de terra. Reis Filho (2000: 133).

Fig 2. O neoclssico arquitetura oficial. Reis Filho (2000: 137).

9. IDEIA, MTODO E LINGUAGEM


Como todo ato revolucionrio arquitetnico, o movimento Neoclssico, veio com o objetivo de romper com o antigo movimento, neste caso, o barroco, visto por sua irregularidade e pelo domnio da aristocracia e da igreja. Assim, o Neoclssico traz um Sculo de Luzes para os anos que estavam por vir. Para isto, aproprio-se da antigidade, da arte clssica greco-romana, para dispor de um iderio de frmulas. Todo processo arquitetnico deste movimento, j chega montado, baseado em observaes e idias do movimento clssico. Desta forma o neoclassicismo chega pronto como estilo arquitetnico, somente havendo a necessidade de uma readaptao a utilizao de novas tecnologias e a necessidade do conforto interno das edificaes, exigida pelas classes em ascenso e determinados pases. Frontes, cornijas, colunas, pilastras ressurgem, juntos com o rigor da simetria, da volumetria horizontal, a tipologia dos templos. Nas plantas as formas quadradas, retangulares ou centralizadas do as ordens. O mtodo de projeto se torna claro e evidente, baseado em todos os conceitos clssicos.

9. IDEIA, MTODO E LINGUAGEM


No tocante linguagem, uma caracterstica maior da arquitetura neoclssica, foi a repetio exaustiva de nmeros limitado de frmulas. Uma das mais comuns era a marcao de um prtico com fronto e colunas no eixo da fachada principal; geralmente, este elemento projetava-se, com maior ou menor intensidade, do resto da edificao e continha colunas colossais ou colunas assentadas, acima do pavimento trreo, sobre embasamento em arcada. Bastante difundido foi tambm o partido de se lanar, nas fachadas, segmentos (ou mesmo totalidades), do peristlo do templo greco-latino; forma utilizados tantos segmentos dotados de fronto quanto aqueles destes desprovidos e muitas vezes chegou-se a reproduzir integralmente, ou quase, a configurao externa daquele edifcio. Uma outra soluo freqente foi o emprego da cpula coroando a composio, quase sempre concebida tendo como inspirao a cpula do Pantheon romano ( de perfil exterior pouco pronunciado), ou os modelos renascentistas.

9. IDEIA, MTODO E LINGUAGEM


Sua linguagem vista com maior pureza e sobriedade, impondo a nobreza da simplicidade, sem claro, esquecer, a autoridade e a grandiosidade, refletida principalmente em obras pblicas. Por todo tempo, o Neoclassicismo passeia, apropria-se nitidamente de todos os recursos que o classicismo oferece como arquitetura. Idia, Mtodo e Linguagem so evidentes diante de todo o conhecimento, que possumos da Arte Clssica. Apesar de todo este iderio de formas, o Neoclassicismo, tambm abre ao mundo, uma nova concepo de arquitetura, com experimentos e exerccios de novos produtos estticos, sem compromisso, trazendo a arquitetura visionria, dando incio, e no rompimento, a novos movimentos arquitetnicos, neste caso o Movimento Moderno.

10.BIBLIOGRAFIA
Argan, Giulio Carlo. Arte Moderna / Giulio Carlo Argan: traduo Denise Bottmann e Frederico Carotti So Paulo: Compainha das Letras, 1992. Albernaz, Maria Paula et Lima, Ceclia Modesto. Dicionrio Ilustrado de Arquitetura Volume I e II / Maria Paula Albernaz, Ceclia Modesto Lima So Paulo: Proeditores, 1998. Fletcher, Banister. Sir. A History of architecture on the comparative method / Sir Banister Fletcher London: The Athlone Press University of London, 1967. Kock, Wilfried. Dicionrio dos estilos arquitetnicos / Wilfried Kock; (traduo Neide Luiza e Rezende). So Paulo: Martins Fontes, 1994. Kock, Wilfried. Estilos de Arquitetura II / Wilfried Kock: traduo Maria do Carmo Cary Editorial Presena Ltda, 1982.

10.BIBLIOGRAFIA
Jimenez Martin, Alfonso. Saber ver a arte etrusca e romana / Alfonso Jimenez Martin; (traduo Jamir Martins). So Paulo: Martins Fontes, 1992 (Saber ver a arte). Panofsky, Erwin. Idea: a evoluo do conceito do belo / Erwin Panofsky: (traduo Paulo Neves). So Paulo: Martins Fontes, 1994. (Coleo Tpicos) Pevsner, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental / Nikolaus Pevsner; (traduo Jos Teixeira Coelho Netto e Silvana Garcia). So Paulo Martins Fontes, 1982. Frampton, Kenneth. Histria crtica da arquitetura moderna / Kenneth Frampton; (traduo Jefferson Luiz Camargo) So Paulo: Martins Fontes, 1997.

10.BIBLIOGRAFIA
Souza, Alberto. Arquitetura neoclssica brasileira: um reexame / Alberto Souza So Paulo: Pini, 1994. Summerson, John. A linguagem clssica da arquitetura / Jonh Summerson; (traduo Sylvia Fischer) Terceira edio So Paulo : Martins Fontes, 1994 (Coleo a) Reis Filho, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil / Nestor Goulart reis Filho So Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2000. Ttulo original: Las claves del arte neoclssico Editora Planeta. Saber ver a Arte Neoclssica: Livraria Martins Fontes Editora Ltda. Primeira edio brasileira: junho de 1991. (Coleo saber ver a arte) Ttulo original: Las claves del arte griego Editora Planeta. Saber ver a Arte Neoclssica: Livraria Martins Fontes Editora Ltda. Primeira edio brasileira: junho de 1991. (Coleo saber ver a arte)

S-ar putea să vă placă și