Sunteți pe pagina 1din 3

QUESTOES DA UFRJ E ENEM EUA

1. Na realidade, a prudncia recomenda que no se mudem os governos institudos h muito tempo por motivos leves e passageiros; e, assim sendo, toda experincia tem mostrado que os homens esto mais dispostos a sofrer, enquanto os males so suportveis, do que a se desagravar, abolindo as formas a que se acostumaram. Mas quando uma longa srie de abusos e usurpaes, perseguindo invariavelmente o mesmo objeto, indica o desgnio de reduzi-los ao despotismo absoluto, assistem-lhes o direito, bem como o dever, de abolir tais governos e instituir novos Guardas para sua futura segurana.
Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica (4 de julho de 1776)

O fragmento faz meno a medidas de natureza coercitiva impostas pela Inglaterra s Treze Colnias aps a Guerra dos Sete Anos (1756-1763). a) Cite e explique uma destas medidas. b) Identifique e explique um princpio, presente no texto, derivado da mentalidade democrtica e liberal da poca. 2. Comente um problema que a economia norte-americana enfrentou ao longo da dcada de 1920 e que colaborou para a crise de 1929. Identifique duas medidas do New Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os efeitos da crise para os trabalhadores. 3. Em vrios momentos da Histria, arte e poder se encontram. O quadro de Moser Soyer retrata diversos artistas pintando imagens esperanosas e otimistas, associadas ao New Deal , implementado pelo governo Roosevelt. Nesse clima de euforia e com o objetivo de reerguer a economia norte-americana, esse governo adotou como medidas: (A) reduo da produo agrcola e realizao de grandes obras pblicas (B) represso aos movimentos dos trabalhadores urbanos e elevao do poder aquisitivo (C) valorizao da moeda e incentivo ao aumento da produo industrial de bens durveis (D) concesso de emprstimos aos pequenos agricultores e estabelecimento de um modelo econmico de livre-mercado 4. A luta dos negros pela igualdade de direitos contou, nos Estados Unidos, nas dcadas de 1950 e 1960, com a liderana do pacifista Martin Luther King. No Brasil, por meio de sua msica, Gilberto Gil uma das vozes que denunciam as condies precrias de vida de parcela dessa populao. O processo histrico que d eu origem excluso social de parte considervel da populao negra, tanto no caso norte-americano quanto no brasileiro, e uma de suas conseqncias esto relacionados em: (A) oficializao do apartheid acesso a escolas segregadas (B) implantao do escravismo nas colnias desvalorizao do trabalho manual (C) empreendimento de poltica imperialista restrio ocupao de cargos de liderana

(D) existncia de relaes escravistas na frica uso diferenciado de meios de transporte coletivos 5. A bolha especulativa que estourou Nova York comeou a respingar pelo resto do mundo e afetou de maneira especialmente dura a Amrica Latina. Investidores comearam a tirar dinheiro de fundos latino-americanos por averso ao risco da regio.
(Folha de S. Paulo, 18/03/2001)

O sinal mais recente que a crise afetou com intensidade a Amrica Latina veio de um relatrio preparado pelo banco de investimentos Salomon Smith Barney, nos Estados Unidos (...). Embora a fuga dos fundos tenha sido menor na ltima semana, alguns investidores dizem que a regio est sendo vista com mais pessimismo.
(Adaptado de Folha de S. Paulo, 18/03/2001)

A caracterizao do continente latino-americano como regio de risco e o pessimismo dos investidores, apontados nos textos acima, podem ser explicados por: (A) subordinao cultural e isolamento externo (B) especulao financeira e fragilidade industrial (C) desajuste econmico e instabilidade poltica (D) defasagem comercial e saturao do mercado interno 6. O fascismo, como o nacionalismo, perseguia a conexo do passado com o presente, oferecendo aos indivduos a oportunidade de se empenharem num projeto comum para o futuro de sua nao, uma entidade a que eles pertenciam e que os transcendia. Integrando o proletariado comunidade nacional, o fascismo consegue apagar a identificao, efetuada pela democracia, da nao com a burguesia. (...) A nao, como entidade complexa, baseada na ligao com um territrio determinado, passado histrico, valores e culturas comuns, mostrava uma vez mais a fora da conscincia comum de seus habitantes e sua vontade de decidir o destino poltico comum. A nao revela-se o foco primordial da lealdade.
(GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no sculo XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1997.)

Tomando como ponto de referncia o texto, uma das caractersticas do nacionalismo de tipo fascista pode ser identificada na seguinte alternativa: (A) proposio de uma idia de nao acima dos interesses de classe (B) propaganda de smbolos da nao identificados com os valores de classe (C) organizao do proletariado em uma comunidade nica vinculada nao (D) constituio de uma conscincia antinacional oposta idia de uma cultura comum 7. Alan Greenspan, ex-presidente do Banco Central dos Estados Unidos, ao comentar a recente turbulncia econmica que abalou os principais mercados financeiros mundiais no ms de agosto, afirmou que tendemos a pensar que os mesmos fatores regem tanto a expanso quanto a retrao do mercado. A fase de expanso da economia bastante

diferente, e o medo como suporte, como ocorre atualmente, muito mais potente do que a euforia. Euforia e medo so elementos que j se fizeram presentes em outras crises econmicas mundiais, como a Grande Depresso de 1929 e seus desdobramentos na Amrica Latina. Aponte duas caractersticas da conjuntura econmica mundial de 1929 que possibilitaram a Grande Depresso e indique um desdobramento deste processo na Argentina.

S-ar putea să vă placă și