Sunteți pe pagina 1din 3

Mata Amritanandamayi Devi (Mãe da Eterna Felicidade)

http://www.ammabrasil.org/praticas/main.htm

Bhajan

"Bhajans são orações na forma de canções, ricos em significado e cheios de conteúdo devocional. Quando a pessoa canta o bhajan com todo coração, ela se esquece completamente

de si mesma e se absorve com apenas anseios para o divino; isto é uma forma meditação. Nesta idade moderna com tantas distrações, meditação tradicional e contemplação não são possíveis para todo mundo, mas qualquer pessoa consegue cantar bhajans. Cantado com concentração e devoção, os bhajans despertam a inocência que está dentro de nós e passamos

a sentir o divino em nossos corações."

"Ao cantar o nome divino, você sempre deveria manter os olhos fechados; caso contrário, os olhos, persuadidos pela mente e tentados pelos objetos, se distrairá. Filhos, enxerguem a luz interna; ela não pode ser vista se você olhar para a luz externa."

"A felicidade de se cantar o nome divino é algo sem igual. É inexplicável. Amma não hesitaria passar por inúmeros nascimentos só para cantar o Nome de Deus. Não há nenhuma dúvida, ganhamos total satisfação cantando o nome de Deus. Isso é por isso que até mesmo aqueles que chegaram ao Estado de Liberação virão para cantar as glórias de Deus com a atitude de um devoto."

"Filhos, para ganhar concentração nesta era da Kali Yuga (era materialista), bhajan é mais fácil que meditação. Cantando alto, outras distrações serão superadas e concentração será alcançada. Bhajan, concentração e meditação, esta é a progressão. Na realidade, recordação constante de Deus é meditação."

"Filhos, bhajans cantados com a meta fixa beneficiarão o cantor, o ouvinte, e também Mãe

Natureza. Tais canções despertarão as mentes dos ouvintes no seu devido tempo. Se o bhajan

é cantado sem concentração, será um desperdício de energia. Bhajan é uma disciplina

espiritual que tem como objetivo concentrar a mente na Deidade Amada da pessoa. Com a meta fixa, a pessoa pode fundir-se ao Divino e experimentar a felicidade do seu verdadeiro

Ser."

"Ao entardecer, a atmosfera está cheia de vibrações impuras. Este é a hora em que o dia e a noite se encontrarem e é o melhor momento para os sadhaks (aspirantes espirituais) meditarem, porque concentração pode ser atingida. Se a sadhana não for feita, pensamentos mundanos aumentarão. Isso é porque cânticos devocionais deveriam ser cantados sempre ao entardecer. Deste modo, a atmosfera será purificada. Filhos, ao entardecer cante bhajans sentando-se em frente a uma lamparina de óleo acesa. A fumaça produzida pelo pavio é um siddha oushadha (medicina perfeita). Nós inalamos a fumaça e a atmosfera também é purificada."

"Somente Deus é eterno. Nossa meta de vida é atingi-Lo. Você não deveria esquecer disto. E cantando o Divino Nome é o melhor modo. A pessoa deveria imaginar que a Deidade Amada está de Pé em todos lugares no recinto. A pessoa deveria rezar, 'Ó Deus, o Senhor não me está vendo? Ó Deus, por favor, leve-me em Seu colo. Eu sou Seu filho. Eu não tenho ninguém senão o Senhor como meu refúgio. Não me abandone, e sempre esteja em meu coração.' Canto devocional é a música espontânea da alma. Ninguém pode resistir às qualidades de tal música que nos inspira e penetra no coração quando é cantada com concentração e devoção."

"Filhos, cante do fundo de seus corações. Deixe o coração derreter em oração. A alegria de cantar o Nome de Deus é única. O bhajan limpa toda a sujeira acumulada de nosso coração. Deixe toda a timidez de lado e abra seu coração a Deus."

Mantra

"Sempre é aconselhável para obter um mantra de um mestre Auto-Realizado. Até então nós podemos usar mantras de nossa deidade amada como 'Om Namah Shivaya, 'Om Namo Bhagavate Vasudevaya, 'Om Namo Narayanaya, 'Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare', 'Hari Om, 'Om Parashaktyai Namaha, 'Om Shivashaktyaikya Rupinyai Namaha' ou até mesmo os nomes de Jesus, Cristo, Alá, Mohamed ou Buda."

Dizeres de Amma sobre a importância do Mantra

Pergunta: "Amma, antigamente, um mestre espiritual poria um discípulo por testes rigorosos antes de lhe dar um mantra. Amma, Você não faz isso. Por que a senhora nos dá o mantra sem primeiro provar nossa competência? " Amma: "Simplesmente porque Amma os ama! Como pode uma mãe não querer ajudar seus próprios filhos! Não importa o quanto incompetente os filhos dela podem ser, uma mãe só pode ser compassiva para eles. Vocês são meus filhos, e Amma quer que todas as suas crianças alcancem a meta absoluta. É por isto que Ela lhe dá um mantra. Você não precisa analisar a razão; apenas faça uso do mantra cantando-o constantemente, e isto o levará ao estado de realização."

"Sempre é aconselhável para obter um mantra de um mestre Auto-Realizado. Até então nós podemos usar mantras de nossa deidade amada como 'Om Namah Shivaya, 'Om Namo Bhagavate Vasudevaya, 'Om Namo Narayanaya, 'Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare', 'Hari Om, 'Om Parashaktyai Namaha, 'Om Shivashaktyaikya Rupinyai Namaha' ou até mesmo os nomes de Jesus, Cristo, Alá, Mohamed ou Buda."

Se torne comprometido a cantar o seu Mantra. "Quando Amma lhe dá um mantra, Ela semeia a semente da espiritualidade dentro de você. Ela transmite uma parte d'Ela em seu coração. Mas você tem que cuidar daquela semente meditando, rezando e cantando seu mantra regularmente, sem falta. Você tem que estar completamente comprometido. O modo natural para fazer iogurte é somar uma colherada de iogurte no leite morno. Depois, você deixa descançar um tempo, e assim, todo o leite é transformado em iogurte. Da mesma maneira, Amma transmitiu parte de Ela em você. Agora você tem que deixar o leite descançar; você tem que atingir um estado de quietude interior, constantemente, repetindo seu mantra e fazendo outras práticas espirituais. Você será transformado inteiramente dessa forma, e você perceberá sua natureza divina".

"Em primeiro lugar, todos nós temos que ter amor e respeito por nosso mantra, o mantra que foi dado a nós pelo nosso mestre. Sempre repita o mantra que foi dado a você onde quer que você esteja, durante qualquer trabalho que você esteja fazendo, independente de hora ou lugar. Sem falar desnecessariamente, cante seu mantra. Tenha amor por seu mantra. Os mantras nos ajudarão a purificar nossa mente e serão veículos para nos elevar ao Supremo."

Escreva seu o mantra diariamente. "É uma boa prática escrever diariamente uma página com seu mantra. Muitas pessoas melhoram concentração escrevendo do que cantando. Também tente inculcar em crianças o hábito de cantar e escrever o mantra nitidamente. Isto ajudará melhorar a letra delas, também. O livro no qual o mantra é escrito não deveria ser jogado ao redor; deveria ser mantido cuidadosamente em nosso quarto ou santuário de meditação.

"O mantra deveria ser recitado com grande atenção. Focalize no som do mantra ou em seu significado; ou você pode visualizar cada sílaba do mantra enquanto o recita. Você também pode visualizar a forma de sua deidade amada enquanto estiver recitando. Decida o número total de vezes que você cantará o mantra cada dia. Isto o ajudará a fazer japa com determinação. Mas não recite impacientemente, só até alcançar um certo número designado. A coisa mais importante é que sua mente esteja focalizada. Usando uma japa-mala (rosário) o ajudará a contar e também manter sua concentração."

"Se você cantar seu mantra sem saber seu significado, tem seu próprio poder. Mas assim, é melhor se seja recitado com shraddha (fé atenciosa) e amor. Concentração também é necessário. Um mantra terá um poder especial se é recebido de um Satguru (mestre verdadeiro), em lugar de escolhê-lo por si mesmo. Uma vez você entra em um ônibus ou trem, ele o levará ao destino mesmo que você não saiba quem é o motorista; ou qual companhia fabricou o ônibus ou trem; ou de onde as peças sobressalentes estão disponíveis. Estes o deixará no mais próximo ponto ou estação, e de lá será uma distância curta até chegar a sua casa. Semelhantemente, um mantra o levará ao limiar da Auto-Realização. De lá você pode alcançar a última meta facilmente."

"Japa-mala"

repetição com a ajuda de um rosário de 108 contas

"Pureza mental virá através da constante repetição do Nome Divino. Esse é o modo mais simples. Estamos tentando cruzar o samsara - oceano de transmigração (o ciclo de nascimento

e morte). O mantra é o remo do barco; é o instrumento que você usa para cruzar o samsara de sua mente inquieta com suas ondas de pensamento intermináveis. O mantra também pode ser comparado a uma escada que você escala para alcançar as alturas da Realização-de- Deus."

"Filhos, não esqueça de sempre repetir seu mantra. No princípio a japa deveria ser feita em voz baixa. Depois pode ser feita movendo ligeiramente os lábios. Finalmente, deveria ser feita mentalmente. Assim, a japa deve ser feita constantemente com cada respiração. Então, a japa irá acontecer sem esforço, até mesmo durante o sono".

"O faze de sadhana é igual a escalar uma montanha alta. Você precisa de muita força e energia. Escaladores de montanha usam uma corda para se levantar. Para você, a única corda

é a japa. Então, crianças, tente repetir seu mantra constantemente. Uma vez você alcança o cume, você pode relaxar e descansar para sempre.

"Decidir recitar o mantra um certo número de vezes diariamente ajudará a nutrir o hábito de fazer japa. Nós sempre deveríamos manter uma mala (rosário) conosco por fazer japa. Um rosário pode ser feito de 18, 27, 54 ou 108 contas de rudraksha, tulasi, cristais, sândalo, pedras preciosas, etc., e uma conta-guru (principal). Nós deveríamos decidir cantar um rosário diariamente. Filhos, nós sempre deveríamos repetir o mantra em nossas mentes enquanto caminhamos, dirigimos ou trabalhamos."

"Filhos, não fique desanimado se você não ver resultados apesar de todos seu esforço. Cada repetição do mantra tem um efeito. Você só não está atento a isto. Até mesmo se você não estiver alcançando concentração absoluta, você ainda se beneficiará meditando em um horário regular. Através de japa constante, desaparecerão as impurezas em sua mente, sem mesmo você estar atento, e com o tempo sua concentração aumentará durante meditação."

"Faça japa com agilidade, nunca mecanicamente. Cada repetição deveria ser como saborear um doce. No final, você chegará a um estado onde até mesmo se você deixar de repetir o mantra, o mantra não deixará você."

O Poder do Mantra-Japa: "Sentar por 10 horas com olhos fechados ou cantar os Nomes

Divinos com concentração durante uma hora é a mesma coisa."