Sunteți pe pagina 1din 10

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

Consideraes sobre a tica na pesquisa a partir do Cdigo de tica Profissional do Assistente Social 1
Maria Lucia Silva Barroco 2 Breve histrico da Biotica

Como todas as conquistas da humanidade, a trajetria de defesa da tica na pesquisa - aqui tratada como uma conquista no campo dos direitos humanos - percorrida por inmeras situaes de desrespeito e violao dos direitos dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Seu debate - no somente no espao das cincias humanas - mas da cincia, em geral, emerge historicamente no mbito da Biotica, inicialmente no campo da sade, como resposta ao uso da cincia em experimentos com seres humanos. Seu desenvolvimento, porm, evidenciou que os dilemas tico-morais presentes nas diferentes prticas profissionais e cientficas extrapolam as reas mdicas, exigindo a presena das demais reas do conhecimento e a definio de critrios e princpios ticos normatizadores da pesquisa, em geral.

No contexto das declaraes e tratados internacionais de direitos humanos acordados no ps guerra, tendo em vista as denncias sobre os experimentos dos campos de concentrao nazistas durante a segunda guerra mundial, so criadas as bases histricas que legitimam a necessidade de criao de parmetros ticos universais relativos ao uso da pesquisa e das experincias cientficas. O primeiro documento internacional nesta direo o Cdigo de Nuremberg- introduz importantes recomendaes ticas para a pesquisa com seres humanos, dentre elas, a importncia de garantir o consentimento voluntrio do sujeito da pesquisa e seu esclarecimento sobre o processo a que ser submetido (Diniz e Guillem: 2005). A dcada de sessenta, mundialmente conhecida por impulsionar a critica social e poltica, responsvel pelo desenvolvimento tecnolgico e pelas mudanas scio-culturais que atingem a famlia, os valores e os costumes tradicionais em geral, desencadeadoras de lutas por direitos civis e polticos, como as dos movimentos de mulheres e negros. A crtica social rebate nas profisses e na universidade, trazendo questionamentos quanto s implicaes das pesquisas clinicas teraputicas e no teraputicas para os seus sujeitos (Diniz e Guillem: 2005). Produzido pela Associao Mdica Mundial, a Declarao de Helsinque, de 1964, busca enfrentar tais dilemas, passando por diversas revises desde a sua criao3.

Parte deste trabalho foi publicado em Barroco (2005). Este artigo uma verso modificada. Prof.a de tica Profissional, coordenadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas em tica e Direitos Humanos (NEPEDH) e do Comit de tica em Pesquisa do Programa de Estudos Ps- Graduados em Servio Social da PUC-SP, Investigadora do Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social 3 Tokyo (1975); Veneza (1983); Hong Kong (1989); Somerst West (1996); Edinburgh (2000; Washington (2002); Helsinque (2004). (Diniz e Guillem:2005)
2

www.cpihts.com

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

Surge em Seatle, em 1962, o primeiro Comit de Biotica, ao mesmo tempo que ocorre um conjunto de denncias sobre experimentos mdicos antiticos. O Comit foi institudo, a partir de um avano tecnolgico da medicina a criao da hemodilise e do conflito tico gerado a partir da existncia de uma demanda maior do que a capacidade de atendimento, o que poderia resultar na morte dos usurios. A iniciativa foi pioneira porque ampliou o poder decisrio para um Comit composto por pessoas em sua maioria leigas em medicina (Lolas: 2001; Diniz: 2002). Nesse momento, nos EUA, surgem vrias denncias envolvendo prticas antiticas em pesquisas cientficas com seres humanos. Henry Beecher, mdico anestesista que colecionava relatos de pesquisas cientificas publicadas em peridicos internacionais, publica, em 1966, um artigo: tica e investigao clnica, mostrando que de cem trabalhos publicados, doze apresentavam maus tratos ou violaes ticas, evidenciando a discriminao e o desrespeito ao ser humano, deixando clara a relao das prticas com pacientes em condies sociais subalternas. Por exemplo, mostrou que pesquisas realizadas com verbas de instituies pblicas e empresas de medicamentos, em sua maioria desenvolvida em universidades norte americanas, destinavam-se a uma populao alvo tida como sub-humana, tais como presidirios, idosos, pacientes de hospitais psiquitricos, ou seja, indivduos incapazes de assumir uma atitude moralmente ativa diante do pesquisador e do experimento (Diniz; 2002: 35). Denunciada em meados dos anos setenta, a pesquisa realizada no estado do Alabama, pelo Servio de Sade Pblica com quatrocentas pessoas negras portadoras da sfilis que foram deixadas sem tratamento durante vinte e cinco anos (utilizava-se apenas o placebo) com o intuito de avaliar a histria natural da doena, embora a penicilina, que pode bloquear a doena, j tivesse sido descoberta desde a II guerra, ou seja, antes do incio da pesquisa, tornou pblica a forma mais brbara de desrespeito aos direitos humanos das populaes vulnerveis. Os participantes no foram sequer informados de sua participao no experimento; logo no assinaram o termo de consentimento e o argumento dos mdicos, por ocasio das denncias foi o de que eles no saberiam a histria natural da doena se no deixassem as pessoas morrerem. (Idem, 18).

Estes so apenas alguns exemplos da lgica utilitarista que d suporte ideologia que naturaliza a desigualdade social e racial e justifica como vimos no exemplo acima, condutas antiticas e criminosas em nome do avano da cincia. Fundadas na discriminao, as escolhas ticas para tal procedimento so determinadas por juzos de valor que julgam ser natural que extratos subalternos e/ou indivduos tidos como inferiores sirvam como cobaias em experimentos cientficos. A reivindicao da tica na pesquisa mdica surge exatamente porque parte da humanidade no concorda com essa lgica, com essa concepo e com essa prtica. Essas questes, aqui apenas sinalizadas, deixam evidente a multiplicidade de mediaes que envolvem a reflexo sobre a tica na pesquisa. O desenvolvimento da Biotica, como resposta a demandas histricas resultantes de situaes de discriminao e de desrespeito aos direitos humanos, j implicou em sua superao para alm dos limites das cincias biomdicas, possibilitando que os dilemas presentes nas pesquisas com seres humanos e www.cpihts.com 2

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

no humanos possam ser hoje situados de forma multidisciplinar, buscando-se, em suas vertentes mais progressistas, uma articulao entre o conhecimento a tica e a poltica. Isso nos propicia um campo de alternativas criticas para pensar a relao entre tica, pesquisa e Servio Social.

A reflexo tica: pressupostos

Em sua dimenso terica, a tica se distingue do saber cientfico pela sua natureza filosfica, que lhe fornece um carter crtico, dotado de juzos de valor. A reflexo tica nos convida a indagar sobre o que bom, justo, legtimo em relao s aes humanas; no campo da pesquisa, essa pergunta afirma a necessidade de explicitao dos valores e princpios que orientam as normas e deliberaes sobre a pesquisa nos diferentes campos da cincia. Em uma perspectiva de anlise histrica, os valores e princpios adquirem significados diferentes, que variam de acordo com a direo social, tica e poltica objetivadas atravs da ao prtica dos homens, em cada contexto histrico. Sendo assim, as perguntas de valor e suas respostas so produtos histricos de determinadas circunstncias sociais. Um mesmo valor pode ter diferentes significados e direes polticas dependendo da forma como apreendido teoricamente e de acordo com sua funo na vida social. Pode objetivar uma conquista humana e, ao mesmo tempo, ser sua prpria negao. Entendido no processo de desenvolvimento histrico do homem como ser humano-genrico, a autonomia do indivduo, por exemplo, um valor que s se torna possvel na sociedade moderna; porm, ao mesmo tempo em que a autonomia permite a objetivao de conquistas humanas pois recria alternativas aos sujeitos, liberando novas capacidades, ampliando suas capacidades de fruio, entre outras possibilidades, tambm propicia o desenvolvimento do indivduo alienado (Marx:1993), do indivduo que se reproduz como negao de si mesmo. Sendo assim, um mesmo valor e princpio pode estar representando possibilidades de afirmao ou negao de si mesmo. O indivduo burgus, dados os limites da sociabilidade burguesa, s pode se desenvolver universalmente, enquanto totalidade, uma vez superadas tais condies limitadas da sociedade que o engendrou. Assim, a teleologia dos homens, dependendo de seus interesses de classe, de sua ideologia, de seu projeto de sociedade, tambm est orientada para finalidades opostas embora se refiram a um mesmo valor, como o caso da liberdade Se ela teologicamente orientada pelo utilitarismo tico, por exemplo, presente na tica mercantil, sua orientao de valor ser dada pelo critrio da utilidade, isto , ser considerado bom o que for til para determinados interesses inscritos na lgica do mercado capitalista. Se a tica estiver orientada por uma perspectiva emancipatria, sua concepo de liberdade demandar outro modo de fundamentao e outra forma de realizao concreta. A tica se objetiva como reflexo terica e ao prtica. Como reflexo terica, nos chama a indagar filosoficamente sobre o valor das aes; reflete criticamente sobre o significado www.cpihts.com 3

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

histrico do agir humano e sobre os fundamentos objetivos dos valores e princpios que orientam a prtica social dos homens. Trata-se de um saber interessado; portanto, de um conhecimento que nega a neutralidade da cincia, exigindo um posicionamento tico do pesquisador, pois conhecemos objetivando um produto que seja valoroso para determinado projeto que desejamos que se realize com nossa ao. Como ao prtica, a tica a objetivao concreta dos valores, princpios, escolhas, deliberaes e posicionamentos produzidos pela ao consciente dos homens diante de situaes de afirmao/negao da vida, dos direitos e valores. Conceber a tica como uma ao critica de um sujeito histrico que reflete teoricamente, faz escolhas conscientes, se responsabiliza, se compromete socialmente por elas e age praticamente para objetiv-las conceber a tica como componente da prxis. Refletir eticamente sobre a tica na pesquisa em Servio Social supe indagar se ela pode ser considerada uma ao capaz de estabelecer mediaes prticas para a objetivao de escolhas e valores ticos, lembrando que as opes so relativas a condies histricas determinadas socialmente e que nossos parmetros ticos so dados, especialmente, pelo nosso Cdigo de tica Profissional.

O significado histrico da pesquisa para o Servio Social

Convm destacar que o reconhecimento do assistente social como interlocutor qualificado para dialogar com diferentes reas do conhecimento e profissional competente para investigar e produzir conhecimentos sobre suas reas de trabalho parte de um conjunto de conquistas profissionais construdas pelo Servio Social brasileiro a partir dos anos 70. De fato, no processo de ruptura com as suas bases tradicionais que o Servio Social constri e conquista a sua legitimao como profisso qualificada academicamente para a pesquisa e o debate com outras reas de conhecimento, o que implicou na superao do empirismo, do pragmatismo, das concepes positivistas e funcionalistas que marcam a trajetria da profisso. Como mostra Netto (1991), em sua anlise das determinaes do processo de ruptura do Servio Social brasileiro com o conservadorismo profissional, entre outros aspectos, a insero acadmica de assistentes sociais durante a ditadura, tornou possvel a interao intelectual crtica com investigadores de outras reas e a dedicao pesquisa, sem as demandas imediatas do trabalho profissional. nesse contexto, tambm, que comeam a ser criados os cursos de Ps-Graduao e especializao em Servio Social, desempenhando papel fundamental na qualificao profissional para a pesquisa e para a produo de conhecimentos sobre o trabalho profissional. Para isso tambm cumprem importante papel as entidades de representao profissional, especialmente a Associao Brasileira de Ensino em Servio Social (ABESS), responsvel pela reforma curricular de 1982 e pelas revises posteriores4.
4

Tendo como marcos histricos o Novo Currculo (Associao Brasileira de Ensino de Servio Social (ABESS) e as Diretrizes Curriculares (Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS) e os Cdigos de tica (Conselho Federal de Servio Social e Conselhos Regionais de Servio

www.cpihts.com

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

Na dcada de noventa, no Brasil, com a instituio das Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos; a Resoluo 196/1996, criada a Comisso Nacional de tica em Pesquisa (Conep), amplia-se o mbito das reas de conhecimento envolvidas na tica em pesquisa, surgindo uma nova demanda para todos os centros de pesquisa do pas, incluindo hospitais universitrios, universidades, centros de pesquisa, ONGs, no sentido de institurem Comits de tica em Pesquisa (CEPs), para acompanhar todas as pesquisas que envolvam seres humanos5.

A experincia investigativa ou a vivncia em Comits de tica apresentam-se como espaos em que tica se objetiva atravs de mediaes que exigem posicionamentos e respostas profissionais, podendo se constituir em espaos de afirmao ou de negao da tica e dos direitos humanos.

O Servio Social e a tica na pesquisa A resoluo 196/96 coloca aspectos importantes quanto defesa dos direitos humanos dos sujeitos envolvidos na pesquisa, dentre eles, a elaborao do termo de consentimento livre e esclarecido; no caso de crianas e adolescentes opta-se pelo termo de assentimento; o cuidado em relao aos riscos da pesquisa; s formas de recrutamento dos sujeitos; o ressarcimento dos gastos pessoais e indenizao de danos decorrentes de participao dos sujeitos; o estabelecimento de critrios ticos para a quebra de sigilo; a avaliao da relevncia social da pesquisa e da confiabilidade sobre a origem das informaes (Diniz e Guillem:2005). Os parmetros ticos orientadores das decises do Servio Social em relao pesquisa so buscados no Cdigo de tica Profissional (1993), que nos indicam como valores e princpios fundamentais: a liberdade, valor tico central, as demandas polticas a ela inerentes autonomia, emancipao e plena expanso dos indivduos sociais; a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbtrio e do autoritarismo; a defesa e aprofundamento da democracia;o posicionamento em favor da equidade e da justia social (Conselho Federal de Servio Social: 1993). Com base em nosso Cdigo de tica e na concepo tica aqui sumariamente indicada6, podemos apontar algumas questes para articular essa reflexo ao Servio Social. Entendemos que pertinente partir da identificao dos sujeitos de nossas pesquisas, o que j remete sua considerao como sujeitos pertencentes a um universo de vulnerabilidade
Social) e a Lei de Regulamentao da Profisso, implementados a partir das dcadas de oitenta e noventa, o Servio Social incorpora a pesquisa como parte das atribuies profissionais, concebidas como totalidade organicamente articulada por dimenses tcnicas, tericas, prticas, ticas e polticas.
5 6

Segundo dados de Diniz e Guilhem, de 2005, existem no Brasil cerca de 400 CEPs. Consultar Barroco (2001).

www.cpihts.com

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

e/ou excluso social, em outros termos, oriundos de uma condio social determinada por sua insero econmica, poltica e cultural que os torna vulnerveis a determinados riscos que devem ser levados em conta na pesquisa: por exemplo, a falta de informao, a falta de acesso a polticas bsicas de sade, educao, trabalho, habitao, a cultura conservadora que legitima a relao de subalternidade e de poder entre o saber popular e o cientfico, entre outras. Avaliaes sobre pesquisas internacionais com populaes de pases considerados pobres e em desenvolvimento, com a frica, mostram o quanto estas so fragilizadas em relao tica mercantil que determina as pesquisas com medicamentos desencadeadas pelas grandes corporaes, permitindo que estudos considerados inaceitveis em pases desenvolvidos sejam realizados em pases de terceiro mundo, o que se denomina duplo standard em pesquisa (Diniz e Guillem: 2005). Nessa perspectiva, os autores que defendem tal posio, consideram que a desigualdade de renda um dado constitutivo de nossas sociedades, portanto, uma estrutura social anterior pesquisa cientfica. Sob este argumento, o pesquisador deveria considerar como ticos os parmetros socialmente disponveis de tratamento e cuidados em sade e no necessariamente o que exista de melhor dentre as possibilidades cientficas (Idem). Trata-se, assim, da reproduo da desigualdade, no campo da pesquisa em sade pblica, evidenciando a frgil condio das populaes que so alvo de nossa atuao como assistentes sociais. Por tal determinao, um dos valores fundantes da Biotica: a autonomia do sujeito da pesquisa, merece ser tratada historicamente, em seu significado concreto, na vida social. Segundo nosso Cdigo de tica, a autonomia est vinculada liberdade e alteridade, o que supe a negao da discriminao, do preconceito, o respeito aos valores dos sujeitos, aos seus costumes e hbitos, com destaque para a questo do sigilo profissional, nas vrias etapas da pesquisa.Segundo o Cdigo, o assistente social deve se empenhar na eliminao de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito diversidade, participao de grupos socialmente discriminados e discusso das diferenas, sendo vedado ao assistente social, exercer sua autoridade de modo a limitar ou a cercear o direito do usurio de participar e decidir livremente sobre os seus interesses (CFESS:1993; 11). Traduzidos para o mbito da atividade investigativa, a objetivao de tais valores exige a garantia do acesso do sujeito s informaes necessrias sua participao na pesquisa, especialmente quanto ao uso de seus resultados, ao sigilo profissional relativo s vrias etapas da pesquisa; posicionamento e respeito aos seus valores, hbitos e costumes; estabelecimento de relaes democrticas, no discriminatrias, no autoritrias, entre outros. Neste sentido, o cdigo de tica claro quando afirma que o assistente social deve: a) Garantir a plena informao e discusso sobre as possibilidades e conseqncias das situaes apresentadas, respeitando democraticamente as decises dos usurios, mesmo que sejam contrrias aos valores e s crenas individuais dos profissionais, b) Devolver as informaes colhidas nos estudos e pesquisas aos usurios, no sentido de que estes possam us-los para o fortalecimento de sues interesses;

www.cpihts.com

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

c) Informar a populao usuria sobre a utilizao de materiais de registro udio-visual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematizao dos dados obtidos (CFESS: 1993: 15).

A alteridade ou o respeito ao outro exige especial ateno quanto aos resultados da pesquisa; tratando-se de uma problemtica complexa, tendo em vista que raramente a populao alvo tem acesso ao produto da investigao, especialmente quando se trata de pesquisas no campo das cincias humanas. Nessa direo coloca-se outra questo relevante para as cincias humanas e sociais: diz respeito s interpretaes feitas com os dados das entrevistas, muitas vezes sem a preocupao com as necessidades do informante, com imposies que podem estar violando valores e costumes, com distores na interpretao dos dados ou sem assegurar a proteo da populao no sentido do seu anonimato. Muitas vezes tambm observamos uma postura incorreta, do ponto de vista tico, de alunos, ou mesmo profissionais, quando se dirigem aos sujeitos da pesquisa, sem o devido respeito sua privacidade, sua disponibilidade e s suas necessidades. A tica na pesquisa demanda cuidados em todo o processo de formao profissional desde a graduao; com isso estaramos evitando muitos problemas que adensam, cotidianamente, as condies degradantes da educao no Brasil, especialmente fortalecidas com a privatizao do ensino pblico e a fragmentao das polticas sociais em geral, a partir da implementao das polticas neoliberais. Tais problemas revelam-se trabalhos de Iniciao Cientfica, de Concluso de Curso, em Dissertaes de Mestrado e Teses de Doutorado, muitas vezes apresentando problemas de plgio, de utilizao no responsvel de citaes, de citaes de modo tendencioso, retirando-as de um contexto e colocando-as em outro, dando um resultado que adultera as citaes originais, entre outras. Mas, favorecidas pelo uso da tecnologia e pela multiplicao atravs de meios eletrnicos, estes problemas ticos tambm incidem sobre a comunicao cientfica, levando a formas mais sofisticadas de plgio e falta de rigor no tratamento da pesquisa e do conhecimento, em geral. Dbora Diniz (2005), trata as violaes ticas nesse campo a partir da noo de interdito, qualificando sua violao como crime. Para ela, segundo o ethos cientfico, em todas as reas do conhecimento, existem dois tipos de interdito que no podem ser violados: o reconhecimento da autoria e o registro das fontes; quem no reconhece o primeiro comete o crime de plgio; quem no reconhece o segundo comete o crime de falsidade argumentativa. Assim, para a autora, a postura tica exige do pesquisador a obedincia a essas regras mnimas7. Na relao do pesquisador com os sujeitos da pesquisa, nas questes postas pela prpria pesquisa, vo se desvelando dilemas, cujo enfrentamento leva a novas relaes materiais ou
7

Quanto prtica de citar fontes que no foram lidas, como lembra Diniz, uma prtica recorrente, pode levar a srios inconvenientes, pois: Citar uma fonte que no foi lida consider-la a partir de outra fonte, ou seja, confiar que a interpretao de uma fonte sobre outra fonte corresponde aos argumentos originais [...] citar uma fonte que no foi lida falsear argumentos; mentir. Assim como plagiar documentos e idias roubar. No se rouba nem se mente no campo da cincia. Ou pelo menos no se faz isso entre a comunidade de cientistas confiveis (Diniz: 2005).

www.cpihts.com

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

ideais. Sua realizao pode ter como resultado a objetivao de um valor, de uma prtica, de um direito, enfim, de algo valoroso do ponto de vista tico e poltico; mas, tambm pode produzir uma resposta que oculte as contradies reveladas e no objetive valores ticos considerados positivos, constituindo-se em uma prtica viabilizadora de um desvalor ou da negao de um valor ou de um direito. O contexto do capitalismo global, com seu desenvolvimento tecnolgico e seu nvel inusitado de desumanizao coloca grandes questes ticas humanidade. A cincia, com o desenvolvimento da tecnologia, traz novas indagaes a partir da gentica, da clonagem, do genoma humano, do uso dos transgnicos, s para citar alguns deles. A vinculao entre a tica, a pesquisa e os direitos humanos, concebidos historicamente, coloca a defesa de tais valores como uma bandeira de luta dos diversos movimentos que atuam na defesa da vida, em suas mais diversas expresses. o que tem ocorrido, por exemplo, com os movimentos sociais que participam do Frum Social Mundial (FSM), propondo conduzir a cincia a partir dos valores que motivam o FSM, em oposio a uma cincia dirigida pelos interesses do mercado (Lacey: 2002; 123), debatendo criticamente o poder da tecnocincia, no contexto de difuso ideolgica do progresso do conhecimento e de exarcebao do saber instrumental a servio do mercado capitalista (Testart: 2002). A tica na pesquisa, envolvendo relaes humanas valorizadoras da reciprocidade, do respeito, da autonomia e do acesso informao por parte dos seus sujeitos, expressa uma tica que se ope a mercantilizao das relaes humanas; pertence pois a uma concepo de mundo que tem como suporte um projeto societrio emancipador. Neste sentido, seus valores remetem histria social dos direitos humanos, tratados em sua trajetria, na sociedade burguesa, a partir das lutas dos trabalhadores, dos movimentos socialistas, revolucionrios e libertrios, na defesa da liberdade, da justia social, na direo da construo de uma nova sociedade, que propicie a vivncia de novos valores, o que, evidentemente supe a erradicao de todos os processos de explorao, opresso e alienao (CFESS: 1993; 10).

Bibliografia ABEPSS. Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social. Revista Temporalis 02. Braslia, ABEPSS. 2000. Barroco, M. Lucia S. , tica e Servio Social: fundamentos ontolgicos. So Paulo, Cortez, 2001. ____________ tica, pesquisa e Servio Social. Revista Temporalis: 09. associao Brasileira de ensino e Pesquisa em Servio Social (ABEPSS), Brasilia, Ano V, 2005. ____________ A inscrio da tica e dos direitos humanos no projeto tico-politico do Servio Social in Revista Servio Social e Sociedade 79 anos XXV, So Paulo, Cortez, 2004.

www.cpihts.com

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

____________ tica, direitos humanos e diversidade, in Revista Presena tica; 03, GPE, Recife, UFPE, 2003. ____________ tica e Sociedade, Braslia, CFESS, 2000. ____________ Direitos Humanos e Desigualdade in As novas Faces da Barbrie Capitalista; desigualdade se combate com direitos. Conferncias e deliberaes do 31 Encontro Nacional CFESS/CRESS, Braslia, CFESS, 2003. ____________, Os fundamentos scio-histricos da tica in Capacitao em Servio Social e Poltica Social, mdulo 02: Reproduo social, trabalho e Servio Social, Braslia, CFESS/ABEPSS/CEAD, UNB, 1999. ______________ e Brites, Cristina M. Ncleo de Estudos e Pesquisa em tica e Direitos Humanos In Temporalis, Ano III, n 5, janeiro a junho de 2002. Braslia: ABEPSS, 2002. . Bonetti, Dilsea, A et alli (orgs) Servio Social e tica: convite a uma nova prxis. So Paulo, Cortez, CFESS: 1996. ________________________ Projeto de investigao: a formao profissional do assistente social no Brasil. Determinantes histricos e perspectivas, in Revista Servio Social e Sociedade, 14, Cortez, So Paulo, 1984. Brites, Cristina,M. e Sales, Mione A, tica e prxis profissional. Braslia, CFESS, 2000. Conselho Federal de Servio Social - Cdigo de tica Profissional dos Assistentes Sociais. Braslia, CFESS, 1992. Conselho Nacional de Sade (CNS), Comisso de tica em Pesquisa (Conep). Resoluo 196/1996. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos. CNS, 1996. Diniz, Dbora e Guilhem, Dirce. O que biotica, Brasiliense, Coleo Primeiros Passos, So Paulo, 2002. ___________________ A tica na pesquisa no Brasil. In Diniz, D. e Guilhem, D e Schuklenk, U. (Eds). tica na Pesquisa: experincia de treinamento em pases sulafricanos.Braslia, Letras Livres, Editora UNB, 2005. Diniz, Dbora. Biotica: um novo conceito, in A tica nos grupos: contribuio do psicodrama. gora, So Paulo, 2002. ________ A tica e o ethos da comunicao cientfica. In Diniz, D. e Guilhem, D e Schuklenk, U. (Eds). tica na Pesquisa: experincia de treinamento em pases sulafricanos.Braslia, Letras Livres, Editora UNB, 2005. Jacquard, Albert. Pequeno manual de filosofia para no filsofos. Lisboa; Terramar: 1997. www.cpihts.com 9

Centro Portugus de Investigao em Histria e Trabalho Social

Heller, Agnes. O quotidiano e a histria. RJ, Paz e Terra: 1972. _______ Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona, Pennsula: 1977.

Lacey, Hugh. A tecnocincia e os valores do Frum Social Mundial in Loureiro, I. et alli (orgs.) O esprito de Porto Alegre.So Paulo, Paz e Terra, 2002. Lolas, Fernando. Biotica, o que , como se faz. So Paulo, Loyola, 2001. Lukcs, G. As bases ontolgicas da atividade humana in Temas ; 04. SP, Cincias Humanas: 1978. Marx, K. Manuscritos Econmico-Filosficos (1844). Lisboa, Avante: 1993. Netto, Jos P. Razo, ontologia e prxis , in Revista Servio Social e Sociedade; 44. SP,Cortez: 1994. ___________ A construo do projeto tico-poltico do Servio Social frente crise contempornea In Capacitao em Servio Social e Poltica Social: Mdulo 1: Crise Contempornea, Questo Social e Servio Social. Braslia: CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB, 1999. ___________ Ditadura e Servio Social: uma anlise do Servio Social no Brasil ps-64. So Paulo, Cortez, 1991.

Testard, Jacques. Gentica e contrle cidado. In Loureiro, Isabel, et alli (orgs.) O esprito de Porto Alegre.So Paulo, Paz e Terra, 2002.

www.cpihts.com

10

S-ar putea să vă placă și