Sunteți pe pagina 1din 1

1

TEMA 1 Antes de mim

Captulo 4

O crebro

O crebro
SISTEMA NERVOSO PERIFRICO
Diviso do sistema nervoso que contm todos os nervos situados na periferia do S.N.C. Transporta informao de e para o S.N.C. ligando atravs de nervos espinais e craniais a medula espinal e o crebro a outras partes do corpo. O S.N.P. recebe informaes e instrues do S.N.C. para executar actividades musculares, glandulares e orgnicas. Liga o S.N.C. ao resto do corpo.

SISTEMA NERVOSO SOMTICO Diviso do sistema nervoso perifrico que controla as funes e movimentos voluntrios do corpo. Envia, mediante os nervos sensoriais, informao dos rgos sensoriais e dos msculos para o S.N.C. e mediante os nervos motores transporta mensagens daquele para os msculos que movem o esqueleto. Esta rede perifrica contituda por grande nmero de nervos (feixes e fibras neuronais), que so de trs tipos: nervos sensoriais ou aferentes, nervos motores ou eferentes e nervos de conexo. Os nervos que entram no encfalo so sensoriais; os que saem do crebro so nervos motores. Os nervos sensoriais ou aferentes so a via de entrada de estmulos e informaes do exterior, transportando-os da periferia para os centros nervosos. So nervos receptores constitudos por neurnios sensoriais. Os nervos motores ou eferentes encaminham as respostas do encfalo at aos msculos (tornando possvel a resposta chamada movimento) e s glndulas (tornando possvel as respostas chamadas secrees). Os nervos de conexo so os que estabelecem a ligao entre os nervos sensoriais e os motores.

SISTEMA NERVOSO SOMTICO Diviso do SNP que regula de forma automtica, contnua e involuntria, o funcionamento dos rgos internos (ritmo cardaco, respiratrio, digesto). Os seus nervos ligam o S.N.C. aos msculos lisos (involuntrios) dos rgos viscerais (rins, fgado, corao, etc.) e a algumas glndulas excrinas e endcrinas. O seu centro de regulao est no hipotlamo, estrutura mediante a qual se articula com o sistema nervoso central. Divide-se em sistema nervoso simptico e sistema nervoso parassimptico. Diz-se autnomo porque, em grande parte, auto-regula a utilizao e conservao dos recursos energticos do organismo. SISTEMA NERVOSO SIMPTICO Diviso do S.N.A. que mobiliza as energias do organismo para responder a situaes de tenso ou de emergncia. Predomina nos momentos de perigo, angstia, medo e tenso, alertando o organismo e preparando-o para responder. A sua actuao produz aumento do ritmo cardaco e respiratrio, diminuio do ritmo do processo digestivo, aumento da secreo de glicose e de adrenalina, entre outros efeitos. Os nervos do sistema simptico entroncam em quase toda a coluna vertebral, estendendo-se da aos rgos viscerais e a algumas glndulas. SISTEMA NERVOSO PARASSIMPTICO Diviso do S.N.A. que actua durante a maior parte do tempo, controlando as operaes normais do organismo. Predomina nos momentos de distenso e, aps momentos de tenso, abranda os processos fisiolgicos de modo que, reequilibrando o organismo, se conserve a energia necessria s nossas tarefas habituais, quotidianas. A sua activao reduz o ritmo cardaco e respiratrio, estimula a digesto, diminui a taxa de adrenalina no sangue e inibe a secreo de glicose, entre outros efeitos. Os nervos do sistema parassimptico tm a sua base nas zonas inferiores do encfalo e da coluna.

PLTANO EDITORA

S-ar putea să vă placă și