Sunteți pe pagina 1din 7

A Arte de dar estudos bblicos II

O Poder da Palavra
A Bblia um livro vivo e criativo, ela tem poder para transformar vidas. A palavra de Deus trabalha no corao de homens e mulheres. A Bblia nos leva a uma vida perfeita e justa. O Esprito Santo nos inspira quando estudamos a Bblia e opera uma transformao naqueles que ouvem a sua mensagem. Porque a Palavra de Deus viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at ao ponto de dividir alma e esprito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propsito do corao. Hebreus 4:12

O Elemento Humano
Ns desempenhamos uma parte importante em influenciar a pessoa a aceitar ou rejeitar a Palavra de Deus. Deus operar de uma forma poderosa e dinmica por nosso intermdio, a despeito das nossas limitaes. desejo de Deus que os membros de sua igreja participem do emocionante ministrio de dar estudos Bblicos. Evangelismo, 351 Dirigi estudos Bblicos simples e cheios de vida que tenham uma correta influncia sobre as mentes. Somente na eternidade conheceremos os resultados de alguns dos nossos esforos.

O Estudo Bblico
O que um estudo bblico? um estudo da Bblia atravs de perguntas e respostas.

Abrir a Bblia aos outros uma experincia prazerosa. Evangelismo, 351

Como surgiu a idia de se ministrar estudos bblicos?


No final da dcada de 1800, com o Pastor S. N. Haskell. Ele comeou a fazer um estudo bblico com as pessoas, fazendo perguntas e levando-os a buscarem os textos bblicos para as respostas e fazendo comentrios sobre a Escritura. Quando Ellen White ouviu esse relato, endossou o mtodo do Pr. Haskell.

um plano dado por Deus


Ellen White comentou que o estudo por meio de perguntas e respostas um mtodo que Deus repetidamente mostrou-lhe como devendo ser utilizado por nossos membros nas famlias.

O plano de se darem estudos bblicos foi uma idia de origem celeste Servio Cristo, 141

Posteriormente a Sra. White escreveu:


Em vises da noite passaram perante mim representaes de um grande movimento reformatrio entre o povo de Deus. ... Viam-se centenas de milhares visitando famlias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. ... O mundo parecia iluminado pela influncia celestial. Test. Seletos, IX, 345

A estrutura do estudo bblico


Introduo Orao Despertar o interesse Anunciar o tema Cativar a ateno Introduzir o assunto

O estudo
O assunto no deve ser muito longo, nem curto demais. Deve ser lgico e progressivo, do mais simples para o mais complexo. Ter a participao do aluno. Usar ilustraes. Chegar a uma concluso final.

Concluso
Recapitular os pontos principais Fazer um apelo para o aluno aceitar a mensagem aprendida Orar Anunciar o prximo tema Despedir-se

O mensageiro
Se as pessoas no aceitam o mensageiro, no importa quo lgica e verdadeira seja a mensagem, elas no a aceitaro. Mark Finley O mensageiro deve ser atencioso e apresentar a mensagem com simplicidade. Estar preocupado genuinamente em promover o crescimento espiritual do interessado.

As Qualidades do mensageiro
Conhecer a Cristo Conhecer a Bblia e a sua mensagem Consagrao

Amor, f e perseverana. Humildade, cortesia, bondade e amabilidade. Tato, esprito amigvel e simptico. Ser Amigo das crianas Revelar interesse especial pelas pessoas Ser otimista e pontual Orar pelos interessados Gostar de ensinar

A mensagem
A aceitao ou rejeio da verdade pelos interessados depender de como eles se sentem a respeito do mensageiro e com que clareza a mensagem ensinada. Se a mensagem for simples, clara, e a verdade for apresentada de forma lgica e progressiva, produzir efeitos positivos no interessado.

A expectativa do interessado
Os interessados pensam em trs perguntas quando o instrutor comea a falar. Posso confiar em voc? O instrutor se importa comigo? O instrutor sabe do que est ensinando?

Categorias de ensino
Monlogo Manipulador O instrutor descarrega toda a doutrina sobre o indivduo e o fora a aceit-la. como agarrar algum pelo brao e jogar para dentro da igreja. Transmisso de Informao O instrutor s se preocupa em dar informao e partilha a verdade de forma Pegar ou Largar. Dilogo Criativo Amizade Ocorre quando o instrutor manifesta interesse pela pessoa, torna-se amigo, partilha sua experincia espiritual e apresenta Cristo e os ensinos da Bblia.

A Importncia da Amizade
A concluso que chegamos que a amizade e o interesse pela pessoa tm um papel chave na conquista de almas e na preservao destas pessoas na igreja. A amizade rompe preconceitos e barreiras, ela o caminho que Deus usa para conduzir homens e mulheres a Si.

Poderosos mtodos de ensino


Criar atmosfera positiva e amorosa. Manifestar genuno interesse pelo aluno e sua famlia.

Estar preparado e ter um conhecimento completo do assunto a ser ensinado. Envolver e conseguir a participao de todos no estudo bblico. Usar recursos audiovisuais para reforar a aprendizagem. Oferecer literatura sobre o assunto estudado. Dar tempo para o interessado assimilar a mensagem. Unir a informao com a ao, ajudando o interessado a colocar em prtica o que aprendeu.

O ABC para dar estudos bblicos


Princpios fundamentais que nos ajudaro quando ministrarmos estudos bblicos Primeiro apresentar Jesus Apresentar a doutrina de forma lgica e progressiva Fazer apelos a cada estudo apresentado

Apresentar Jesus
O princpio nmero um apresentar Jesus antes da doutrina; devemos levar as pessoas ao Senhor Jesus Cristo antes de levar ao conhecimento das doutrinas. Por que devemos primeiro apresentar a Jesus? Porque Jesus o centro da vida crist e a fonte da f.

O poder de atrair e conquistar de Jesus e no das doutrinas


Sem Jesus as doutrinas no tero muito sentido para as pessoas. Se as pessoas aceitam primeiro a Cristo, aceitam o Seu amor, perdo e poder, ento aceitaro a doutrina porque entregaram-se a Cristo.

Cristo tem poder para tocar os coraes


O maravilhoso amor de Cristo abrandar e subjugar os coraes, quando a simples reiterao de doutrinas nada conseguiria. O Desejado de Todas as Naes, 826 Quando apresentamos a cruz em primeiro lugar As barreiras so derrubadas e podemos ento apresentar as doutrinas: esta a maneira correta de ensinar.

Quando apresentamos as doutrinas


As barreiras no so derrubadas e no conseguiremos apresentar a cruz: esta a maneira errada de ensinarmos.

Apresentar a doutrina de forma lgica e progressiva


O princpio nmero dois dos estudos bblicos apresentar as doutrinas s pessoas, uma de cada vez. Provrbios 4:18 nos mostra um retrato da progresso gradual: Mas a vereda dos justos como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito.

Da mesma forma, as verdades de Deus so mais bem reveladas progressivamente, a fim de no sobrecarregar as pessoas.

Cuidado!
Quando os interessados tem que assimilar muitas idias novas de uma vez isto os deixa confusos. S devemos passar para uma nova doutrina quando tivermos certeza de que a pessoa assimilou totalmente o que ensinamos.

Importante
Outro ponto importante relacionarmos a nova doutrina com algo que a pessoa j acredita. Por este motivo apresentamos primeiro a Jesus e relacionamos Jesus com cada doutrina ensinada. Todas as doutrinas que so novas idias para o interessado podem ser melhor apresentadas se relacionadas com Jesus. Voc ajuda a pessoa a aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. Ento voc mostra que Jesus valorizou e guardou o sbado. Assim, como cremos em Jesus, iremos de forma espontnea amar aquilo que Jesus ama. Desta maneira ser mais fcil para a pessoa aceitar o sbado.

Fazer apelos a cada estudo apresentado


Assim que a pessoa aceita uma doutrina nova devemos apelar para que aceite aquilo que aprendeu e coloque em prtica na sua vida.

Como apelar
Apresentar a doutrina progressivamente e relacionada com Jesus. Responder todas as questes do interessado e deixar o assunto claro para ele. Fazer o apelo para ele aceitar a mensagem como vinda de Deus.

Apelar a cada estudo.


Cinco um erro esperar at o final da srie de estudo bblicos para pedir a pessoa que aceite todo o conjunto de doutrinas de uma vez. Isto uma mudana muito grande para ser feita de uma s vez. So as pequenas decises que conduzem o interessado s grandes decises. Assim, convide o interessado para tomar uma deciso cada doutrina apresentada. passos quando apelamos Apresentar um texto bblico com o apelo. Perguntar se a mensagem est clara e se a pessoa cr que o plano de Deus para ela. Perguntar se confia em Deus e se cr que Ele tem poder para ajud-la na deciso. Perguntar se ela deseja colocar a vida de acordo com a verdade revelada pela Bblia.

Se disser sim, orar com ela agradecendo a Deus pela deciso tomada e pedindo que Ele ajude-a a permanecer firme no que aceitou.

Antes de apresentar o estudo bblico


Ter uma boa aparncia pessoal Se possvel for de dois em dois Antes de sair de casa orar pedindo poder do Esprito Santo Ser pontual Levar consigo um esprito amigvel e simptico. Cultivar a amizade Ajudar a pessoa em suas necessidades

Ao chegar no lar
Lembre-se que sua visita especfica para dar o estudo. Crie um clima agradvel para o estudo. Revele interesse pessoal pelos presentes. Conhea os nomes de cada um. No permita que a conversa desvie o objetivo da visita Escolha o ambiente ideal para o estudo ( mesa ou na sala de visitas) Providencie para que cada aluno tenha Bblia, lio e lpis para responder a lio.

Ao Apresentar o Estudo
Iniciar com uma breve orao Recapitular rapidamente a lio anterior Ensinar de maneira clara, lgica e progressiva Cuidar para que as crianas tenham algum que conte histrias bblicas para elas em outro local Manter-se no assunto do estudo Responder suas perguntas relacionadas com o assunto e dizer que responder numa lio posterior as perguntas sobre outros assuntos No falar demais, ser simples e deixar que a prpria Bblia responda as perguntas Cristo deve ser exaltado como o centro da nossa esperana em cada estudo. Permanecer no assunto e apresentar um de cada vez. Ensinar o assunto com convico. Usar ilustraes. Fazer o interessado pensar Evite perguntas que provoquem uma resposta sim, no, tenha dilogo com o interessado e faa perguntas cujas respostas estejam na Bblia. Ensine todas as doutrinas. Nunca critique sua f, nem critique outras igrejas. O tempo ideal do estudo de 40 minutos.

Ao concluir o estudo
Certificar-se de que o assunto ficou claro na mente do interessado.

Fazer um apelo para que a pessoa aceite a verdade estudada. Solicitar uma deciso, permitindo que o interessado fale o que pensa, o que sente e o que est disposto a fazer. Orar pela deciso tomada.

Depois do Estudo
Confirmar a data, horrio e tema do prximo estudo. Retirar-se No continue conversando para que outros assuntos tirem a impresso deixada pelo estudo. Orar diariamente (3X) pelo interessado Pedir para que o Esprito Santo continue impressionando seu corao.

Uma bno especial


Deus no h de permitir que essa preciosa obra em Seu favor fique sem recompensa. Coroar de xito todo esforo humilde feito em Seu nome.(Obreiros Evanglicos, 192). Autor: Lus Gonalves DSA Diviso Sul-Americana da Igreja Adventista do Stimo Dia

S-ar putea să vă placă și