Sunteți pe pagina 1din 8

TIPAGEM SANGUNEA/ AUSCULTA PULMONAR

Guanambi, fevereiro de 2011

Faculdade Guanambi

DENNYS HANS DA MATA LIMA ROBRIO IVO FERNANDES

IV Semestre de Biomedicina BIOAM 2011.1

TIPAGEM SANGUNEA/ AUSCULTA PULMONAR

Relatrio solicitado em sala de aula pela professora Carla

Cristine, da disciplina Fisiologia Humana, como instrumento

avaliativo pertinente ao semestre 2011.1 do curso de Biomedicina.

Guanambi, fevereiro de 2011

INTRODUO Tipagem sangnea Tipagem sangunea um teste realizado por profissionais de sade (geralmente farmacuticos, enfermeiros, biomdicos e mdicos) para estabelecer qual tipo sanguneo e fator Rh (positivo ou negativo) que um indivduo possui. um procedimento largamente utilizado nas transfuses de sangue e centros de hemoterapia.

Ausculta pulmonar Ausculta o mtodo semiolgico bsico no exame fsico dos pulmes realizada com o auxlio de um estetoscpio. A auscultao direta ou imediata, ou seja, colocando-se o ouvido na parede torcica, no se utiliza mais, embora por intermdio dela seja possvel perceber tambm as vibraes da parede. As principais fontes sonoras do trax so o corao e os pulmes. Entretanto, a traqueia, os brnquios, a pleura, o pericrdio, os grossos vasos e o esfago podem gerar sons. O foco de ausculta de um som a regio da pele onde ele ouvido com maior intensidade. Isso significa que entre essa regio e fonte sonora existe um trajeto acstico com atenuao mnima. Para sua realizao exige-se silncio, geralmente com o paciente sentado com o tronco bem vertical. Deve ser feita de maneira comparativa entre as regies de cada lado do pulmo. O estetoscpio deve ser movimentado de um segmento pulmonar a outro em cada hemitrax.

Materiais e Reagentes: Tipagem Sangunea


Materiais: Lamina de Vidro Becker Lanceta Algodo Basto de vidro

Reagentes: gua Destilada Soro Ant-A Soro Ant-B Soro Ant-D Amostra de Sangue

Ausculta pulmonar Estetoscpio lcool Algodo Bandeja

Procedimento:
Tipagem Sangunea Higienizar o dedo mdio com o algodo mido com o lcool. E com o auxilio de uma lanceta furar o dedo. Em uma lamina de vidro pingar duas gotas de sangue separadamente e em uma segunda lamina mais uma gota de sangue. E sobre cada amostra de sangue colocar uma gota de Soro Ant-A e Ant-B respectivamente (como segue o esquema abaixo).

Ausculta pulmonar Iniciar-se a ausculta, com o examinador colocando-se atrs ou lateralmente ao paciente O paciente deve estar com o trax despido para perfeito acoplamento do esttoscpio Deve ser orientado a respirar pausada e profundamente, com a boca entreaberta, sem fazer rudo A ausculta deve ser realizada em linhas horizontais comparando-se os sons de cada hemitrax Evita-se colocar o estetoscpio sobre escpula, salincias sseas ou as mamas Ausculta-se as fossas supra e subclaviculares, onde ouve-se os sons dos pices pulmonares. Cada regio deve ser examinada cuidadosamente

No laboratrio: Dennys (A+) Tamara (O+) Geisa (A+) No teste coloca o corante azul (anti A) se aglutinar ser A No teste coloca o corante amarelo (anti B) se aglutinar ser B No teste coloca o corante branco,no entanto, se aglutinar ser positivo e se no aglutinar ser negativo. Ao colocar o Anti-Rh, Anti B, Anti A e no aglutinar, significa que ele ser do tipo O negativo. Se caso o Anti-Rh aglutine ser O positivo.

Resultados: Resultados Havendo coagulao na amostra contendo o Soro Ant-A sangue tipo A.

Havendo coagulao na amostra contendo o Soro Ant-A sangue tipo A. Havendo coagulao nas duas amostras Sangue tipo AB. Tipo AB.

Haven amostras

Havendo nenhuma coagulao nas duas , Sangue tipo O.

Fator RH: Em uma terceira lamina colocar mais uma gota de sangue e sobre esta colocar uma gota do Soro Anti-Rh, este determinar o fator RH (positivo ou negativo).

Resultado:

Havendo coagulao sangue fator RH positivo e no coagulando fator RH negativo. O tipo B no pode doar para o tipo A porque A tem aglutinognio A e vice-versa. O tipo O doador universal porque ele no tem nenhum aglutinognio.

Concluso:
Conclumos que atravs dos Soros Ant-A; Ant-B e Ant-Rh podemos determinar o tipo sangneo de um individuo, um exame muito importante como podemos ver na Introduo Terica que necessrio para garantir o sucesso das transfuses sangneas, para o estudos de raas e evolues da raa humana e em medicina legal, determinar o tipo sanguneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigao criminal.

BIBLIOGRAFIA

COSTANZO, Linda S.- Fisiologia- Traduo da 3 edio; http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisiologia

S-ar putea să vă placă și