Sunteți pe pagina 1din 12

CAPTULO I V

FLEXO PURA
I INTRODUO Seja um elemento linear que apresenta a caracterstica de possuir uma das dimenses (comprimento) muito maior do que as outras duas (dimenses da seo transversal). A linha que une o centro de gravidade de todas as sees transversais constitui-se no eixo longitudinal da pea, e o mesmo est submetido a cargas perpendiculares ao seu eixo. Este elemento desenvolve em suas sees transversais solicitaes de Momento Fletor (M) e Esforo Cortante (Q) , sendo o Fletor responsvel pela flexo e o Esforo Cortante responsvel pelo cisalhamento da viga.

O estudo da flexo dividido da seguinte maneira:

FLEXO PURA - Desprezado o efeito do Esforo Cortante FLEXO SIMPLES - Momento Fletor e Esforo Cortante considerados. Convencionando por x e y os eixos principais centrais de inrcia da seo transversal da viga (temos condies de determinar estes eixos e tambm os momentos de inrcia que eles correspondem). Vamos chamar de Plano de Solicitaes (PS) ao plano onde se desenvolvem as solicitaes, que corresponde ao plano do carregamento. A posio deste plano pode ser a mais diversa possvel, e devemos comparar esta posio com a posio dos eixos principais centrais de inrcia da seo transversal.

Podemos obter as seguintes situaes:

PS contm eixo y

PS contm eixo x

PS no contm nenhum eixo principal central de inrcia da seo De acordo com estas observaes podemos classificar a flexo em: RETA - Ocorre quando o Plano de Solicitaes contm um dos eixos principais centrais de inrcia da seo (x ou y), que est representada nos dois primeiros exemplos. OBLQUA - Ocorre quando o Plano de Solicitaes desviado em relao aos eixos principais centrais de inrcia da seo, representada no terceiro exemplo.

A classificao definitiva para a flexo ficaria:

II. FLEXO PURA RETA o caso mais simples e o mais comum de flexo. Podemos ainda dizer que na flexo o natural o Plano de Solicitaes vertical pois o plano que contm as cargas peso. Vamos iniciar o nosso estudo por um caso simples de uma pea de seo transversal retangular, e sujeita a cargas peso, conf. abaixo: x,y - eixos principais centrais de inrcia da seo retangular z - eixo longitudinal da pea. Isolando o trecho compreendido entre as sees S1 e S2 podemos com a observao tirar diversas concluses que nos levam a conhecer o funcionamento de uma pea sujeita flexo.

Concluses: 1. No exemplo citado as fibras de baixo se alongaram, e isso nos diz que deve haver uma tenso normal de trao capaz de provocar este alongamento. 2. As fibras de cima se encurtaram e o fizeram porque houve uma tenso normal de compresso

que as encurtou.

3. Existe uma linha na seo transversal na altura do eixo longitudinal constituda por fibras que no alongaram e nem encurtaram, nos fazendo concluir que nesta linha no existe tenso normal. Chamamos esta linha de LINHA NEUTRA (LN) e neste exemplo ela coincide com o eixo x , que principal central de inrcia da seo transversal retangular.

Numa flexo reta a LN sempre um dos eixos principais centrais de inrcia da seo: PS contendo eixo y LN coincide com o eixo x PS contendo eixo x LN coincide com o eixo y Numa flexo reta LN e PS so sempre perpendiculares entre si. OBS: A Linha Neutra (LN) representa fisicamente o eixo em torno do qual a seo gira. 4. Quanto mais afastada for a fibra da LN maior ser a sua deformao e conseqentemente maior ser a tenso que lhe corresponde (lei de Hooke).

A. TENSES NORMAIS DESENVOLVIDAS Vamos adotar para a formao da expresso que nos permite calcular as tenses normais desenvolvidas em uma seo transversal, o seguinte exemplo: - Viga de seo retangular (bxh) , onde os eixos principais centrais de inrcia so os eixos de simetria (x,y). - Plano de Solicitaes verticais (cargas peso). notaes e convenes: - Tenses Normais : (+) trao

(-) compresso

Jx - Momento de inrcia da seo em relao ao eixo x, principal central de inrcia (pci). Mx - Momento Fletor atuante na seo transversal devido ao das cargas (+) traciona as fibras da parte de baixo da seo transversal (-) traciona as fibras de cima Eixos Principais Centrais de Inrcia: O sentido convencionado para estes eixos ser contrrio ao dos eixos coordenados: y - ordenada genrica da fibra considerada, ou seja, da fibra para a

qual se quer calcular as tenses normais. sinal: (+) ou (-) , de acordo com a orientao convencionada para o eixo y.

Conhecido o funcionamento da pea e as grandezas que influem em seu funcionamento flexo podemos simplesmente montar uma equao que nos permita calcular a tenso normal desenvolvida nos diversos pontos que constituem a seo em estudo:

y =

Mx .y Jx

Observando esta expresso, podemos notar que a tenso desenvolvida depende diretamente do momento fletor que atua na seo (responsvel pela tendncia de giro), e inversamente proporcional ao momento de inrcia da seo, o que se explica, pois o momento de inrcia representa fisicamente resistncia ao giro. A tenso tambm diretamente proporcional a ordenada y, que representa a distncia da fibra em que se deseja calcular a tenso at a linha neutra, ficando de acordo com a lei de Hooke (proporcionalidade entre tenso e deformao), pois as deformaes crescem com a distancia Linha Neutra . OBS: 1. Esta expresso nos permite calcular a tenso normal desenvolvida devido ao momento fletor em qualquer ponto de qualquer seo da viga considerada. 2. Se tivssemos exemplificado com o Plano de Solicitaes horizontal, as sees girariam em trno do eixo y e a expresso ficaria:

x =

My .x Jy

B. TENSES NORMAIS EXTREMAS (MX. E MN) As mximas tenses de trao e de compresso ocorrem nos pontos mais afastados da Linha Neutra, porque so nestes pontos que a deformaes so mximas(lei de Hooke). Para facilitarmos o clculo das tenses normais mximas, vamos dividir a nossa pea em duas categorias: 1. Peas Simtricas em relao ao eixo x: Ex: Seo Retangular Observe que em peas simtricas a distancia da fibra mais tracionada e da fibra mais comprimida at a Linha Neutra igual metade da altura total da pea (h/2)

mxT =

Mx . ymxT Jx
ento:

mxC =

Mx . ymxC Jx

ymxT = |ymxC | = h/2

mxT = |mxC|

2. Sees no simtricas em relao ao eixo x:

Ex: Seo "T" Nestes casos |ymxc | ymxt ento:

mxT |mxC|

cuidado pois a simples inverso de qualquer sentido ou sinal torna os resultados diferentes dos observados na prtica. C. MDULO DE RESISTNCIA FLEXO (W)

OBS: Nas sees no simtricas as convenes devem ser observadas com

Por definio, mdulo de resistncia flexo a relao entre o momento de inrcia da seo em relao um eixo e a distncia do ponto mais afastado da seo quele eixo. Como estamos exemplificando o caso de cargas verticais em que o eixo de rotao (LN) x, teramos:

Wx =

Jx ymx

Podemos substituir este conceito na expresso que nos d a tenso mxima e teramos:

mx

Mx . ymx Jx

ou

mx

Mx Wx

Note-se que no se faz distino entre ymxt e ymxc , portanto a utilizao prtica desta constante se d no clculo da tenso mxima em peas simtricas, onde eles so iguais. Muitas vezes, em peas comerciais , o valor do mdulo de resistncia flexo tabelado. Se estivssemos tratando do caso de Momento Fletor em torno do eixo y (rotao em torno de y), a expresso ficaria:

Wy =

Jy xmx

mx

My ] Wy

D. SEES E POSIES MAIS CONVENIENTES A melhor forma para a seo transversal de uma viga sujeita flexo aquela que tem grande parte de sua rea em regies o mais afastadas possveis de sua LN. Ex:

Para uma mesma seo, ou seja, para um mesmo material empregado, ns podemos aproveita-lo da melhor forma possvel, ou na melhor posio possvel, fazendo uma simples anlise do seu mdulo de resistncia flexo. Ex 1: Qual a forma mais conveniente para ser utilizada em uma viga sujeita flexo, optando-se entre uma seo quadrada e outra circular, ambas de mesma rea?

Ex 2: Qual a posio mais conveniente de uma seo retangular b x B , para servir como seo transversal de uma viga, sujeita flexo (PS vertical)

III. FLEXO PURA OBLQUA


A. CONCEITO Uma flexo classificada como pura quando o efeito do esforo cortante (Q) desprezado e oblqua quando o Plano de Solicitaes (PS) no contm nenhum eixo principal central de inrcia da seo(epci). Ex:

Numa flexo consideradas

oblqua

existem

algumas

grandezas

que

devem

ser

- ngulo que o PS faz com o eixo y, considerado positivo quando o PS se desloca de y no sentido horrio

o - ngulo que a Linha Neutra faz com o eixo x, considerado


positivo quando se desloca de x no sentido horrio

Vimos na flexo reta que a LN era o eixo em torno do qual a seo girava. Na flexo oblqua ela representa fisicamente a mesma coisa, porm nem o PS e nem a LN so epci. Numa flexo Oblqua LN e PS no precisam ser perpendiculares, e somente o sero quando for igual o. Normalmente uma grandeza conhecida e o uma grandeza que deve ser calculada, o que veremos posteriormente. B. TENSES NORMAIS DESENVOLVIDAS Sabemos que o momento fletor um vetor e que como tal pode ser representado por uma seta contida pela seo transversal (regra da mo direita). Como qualquer vetor em um plano pode ser decomposto segundo duas direes que nos interesse, podemos decompor o vetor M segundo as direes x e y, obtendo, trigonomtricamente: Mx = M . cos My = M . sen My = tg Mx

Podemos ento fazer com que a flexo oblqua recaia no caso da soma de duas flexes retas, j conhecidas:

y =

Mx .y Jx

x =

My .x Jy

CONVENES:

Mx - positivo quando traciona as fibras de baixo My - positivo quando traciona as fibras da esquerda OBS: A Conveno adotada para o momento fletor no tem nada ver com a conveno adotada para os eixos principais centrais de inrcia da seo. Adotando-se o princpio da Superposio de efeitos podemos ento calcular a tenso da resultante M somando-se algbricamente os efeitos de Mx e My.

x,y =

Mx My .y + .x Jy Jx

Equao Geral das Tenses

Esta equao nos permite calcular a tenso no ponto que quisermos da seo em estudo, bastando para isto substituirmos os valores de x e y pelas coordenadas do ponto (no esquecer que estas coordenadas devem ter um sinal, de acordo com a orientao convencionada para os epci). C. ESTUDO DA LINHA NEUTRA Normalmente o nosso objetivo ao projetar ou verificar uma pea est nas tenses mximas. As tenses mximas devem estar nos pontos mais afastados do eixo em torno do qual a seo gira (LN) e portanto para conhecermos estes pontos precisamos estudar a LN.

Por definio a LN a linha de tenses nulas e portanto podemos descreve-la sob a forma de uma equao, igualando a equao das tenses zero. Ento:

x,y = 0

Mx My .y + .x=0 Jy Jx mudando a maneira de escrever esta equao ficamos:


ou y = - tg .
Jx x Jy

Podemos concluir por esta equao que: - A LN uma reta - A LN passa pelo centro de gravidade da seo(G) que o ponto de coordenadas (0;0) - A LN no perpendicular ao PS Conhecidas algumas particularidades da LN podemos definir a sua posio determinando o ngulo o .

tg = tg

Jx Jy

POSIO DA LN
Jx = 1. Jy

OBS: A LN perpendicular ao PS quando = o , ou seja quando Isto acontece nos casos particulares de seo onde Jx = Jy Ex: seo quadrada, circular e coroa circular. D. TENSES MXIMAS

Ocorrem nos pontos mais afastados da LN. Ento determinada a LN podemos determinar a posio destes pontos e calcular nestes pontos as tenses mximas. 1. SEES QUAISQUER(mtodo grfico)

1. Determinamos a posio da LN (o) 2. Desenhamos a seo em escala e posicionamos a LN 3. Traamos paralelas LN e tangentes seo e determinamos os pontos A e B(pontos mais afastados da LN)

4. Determinamos as coordenadas destes pontos com a escala adotada no traado da seo. 5. Calculamos as tenses nestes pontos, que devero ser as mximas. OBS: No desenho acima foi arbitrado ser o ponto B tracionado e o ponto A comprimido, devendo isto ser determinado pelo clculo. O importante que, se em um destes pontos, o resultado para a tenso for positivo (mxt ) no outro obrigatoriamente a tenso ser negativa(mxc ) pois a linha neutra divide a zona tracionada da zona comprimida.

Mx My ( yA ) + ( xA ) Jx Jy

Mx My ( yB ) + ( xB ) Jx Jy

2. SEES SIMTRICAS Para o clculo das tenses mximas nas peas com simetria em relao x e em relao y, qualquer mtodo pode ser utilizado, pois em uma seo simtrica as tenses mximas ocorrem sempre nos vrtices, e em dois vrtices opostos so sempre de mesmo mdulo e sinal contrrio. Devemos lembrar portanto que:

mx t = | mx c |

EXERCCIO:
1. Uma viga de seo retangular 20 x 30 cm suporta um momento fletor positivo de 20 kN.m. A pea construida com material que apresenta T = 18 MPa e C = 32 MPa. Determine o coeficiente de segurana desta viga. R: 2,7

S-ar putea să vă placă și