Sunteți pe pagina 1din 2

Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia de Ensino de Geografia 3 ano Professora: Roberta Negro de Arajo

CONTEDO PROGRAMTICO 1. A Geografia tem histria. 1.1 O que e qual seu objeto de estudo. 1.2 As marcas do processo histrico: correntes da Geografia. 2. Objetivos e contedos programticos de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental 2.1 Propostas curriculares para o ensino de Geografia: Parmetros Curriculares Nacionais (anlise crtica), Currculo Bsico para a Escola Pblica do Paran e Orientaes Pedaggicas para os anos iniciais Ensino Fundamental de Nove Anos.

3. Contedos bsicos para o ensino de Geografia/ Anlise crtica do material didtico.


AVALIAO 3 bimestre Produo textual Ilha das Flores (vdeo) (3,0) Atividades Didtica da Geografia (2,0) Prova escrita (5,0)

4 bimestre Miniaulas (5,0) Prova escrita (5,0)

1 A GEOGRAFIA TEM HISTRIA


Uma viagem epistemolgica pela Geografia faz-se necessria para fundamentar a importncia e o objeto de estudo da disciplina. Muitos so os estudos sobre a histria da Geografia, porm, de acordo com Andrade (1987), esta rea do conhecimento est em utilizao desde a Pr-histria, com as ideias geogrficas registradas em pinturas rupestres. Na Antiguidade, tem destaque a contribuio dos romanos e, sobretudo, dos gregos para a evoluo da geografia. Os gregos foram os primeiros a fazer registros sistemticos, pois sua intensa atividade comercial permitia-lhes explorar e conhecer diferentes povos e lugares ao longo da costa do mar Mediterrneo. A prpria origem da palavra grega (geo = terra; grafia = escrita, descrio). Durante a Idade Mdia, apesar do retrocesso dos conhecimentos, as viagens de Marco Plo muito contriburam para a ampliao dos conhecimentos geogrficos. J na Idade Moderna, nas bases do Positivismo, a Geografia ganhou status de cincia. Passou, porm, a seguir a ideologia do Estado, tornando-se assim uma cincia comprometida com os governantes de cada pas em que se criava as Escolas de Geografia.

Todavia, no correto considerar o desenvolvimento da Geografia de um modo linear: houve um corte epistemolgico entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX, que serviu para colocar no esquecimento a Geografia pr universitria, que esteve ligada s preocupaes dos chefes de Estado, dos oficiais e dos homens de negcios. Assim, a Geografia escolar foi imposta no fim do sculo XIX (LACOSTE, 1977). A Geografia universitria foi moldando a Geografia escolar, caindo no enciclopedismo. As transformaes ocorridas no final do sculo XX, suscitadas pela Revoluo Tecno-Cientfica, pela globalizao da economia e pelos problemas ambientais deram aos conhecimentos geogrficos um novo significado, passando de mera cincia descritiva Geografia crtica. A renovao do ensino de Geografia no Brasil comeou na dcada de 1970 e relacionou-se com uma crise mais ampla que atingiu todas as cincias, desde o ps-guerra. Neste processo de redescoberta da Geografia surgiram graves problemas, como: a construo de fundamentos epistmicos necessrios consolidao de sua cientificidade e a definio e clareza do sujeito em relao a esta cincia, capaz de desvelar a organizao espacial e suas relaes. A Geografia crtica, mesmo com vrios problemas, chegou s escolas na dcada de 1980, propondo o fim do saber neutro, da valorizao da paisagem e do ensino conteudstico.
Realidade-Teoria-Realidade, este seria um caminho a ser seguido, a partir das observaes e das reflexes iniciais dos alunos. Na teoria busca-se a fundamentao, o aprofundamento e a generalizao das reflexes iniciais, volta-se ento, realidade, analisando-a, criticando-a luz da teoria, cientificizando-se os conceitos (RUA, 1993, p. 4).

A Geografia, como toda cincia, possui alguns conceitos-chave, capazes de sintetizar a sua objetivao, isto , o ngulo especfico com que a sociedade analisada, ngulo que confere Geografia a sua identidade e a sua autonomia relativa no mbito das cincias sociais. Como cincia social, a Geografia tambm tem como objeto de estudo a sociedade que, no entanto, objetivada via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem ao humana modelando a superfcie terrestre: paisagem, regio, lugar, territrio e espao. Define-se, assim, o objeto de estudo da Geografia: o espao geogrfico que, de acordo com Santos (1996), [...] deve ser considerado como algo que participa igualmente da condio do social e do fsico, um misto, um hbrido. Nesta perspectiva, vivenciamos um novo momento. O autor afirma, chegado o tempo em que uma nova Geografia pode ser criada, porque o homem comea, um pouco em toda parte, a reconhecer no espao trabalhado por ele algumas causas de alguns dos males que o afligem no mundo atual (SANTOS, 2002, p. 262). A produo do espao realizada por meio do processo de trabalho, um ato social que explica o processo de transformao contnua no qual a sociedade constri espaos desiguais de acordo com seu interesse, em diferentes momentos histricos. Logo, a Geografia que deve ser ensinada deriva de uma concepo cientfica que trata da produo e da organizao do espao geogrfico, a partir das relaes sociais de produo, historicamente determinadas. Diante deste contexto, podemos considerar que o objetivo principal da disciplina de Geografia contribuir para a formao de um indivduo tico, conhecedor e autnomo. Desta forma, o ensino de Geografia nas sries iniciais do ensino fundamental deve desvelar a realidade, levando o educando a pensar o espao e nele melhor atuar; analisar as relaes existentes na sociedade, procurando entender o homem na produo do seu espao, levando a desenvolver sua capacidade de observar, interpretar, analisar e pensar criticamente a realidade, tendo em vista a sua transformao. CORRENTES DA GEOGRAFIA

KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didtica da Geografia. Espao Vivido. So Paulo: FTD, 1996.

S-ar putea să vă placă și