Sunteți pe pagina 1din 6

DRIVER SIEMENS M-PROT

Nome do arquivo Fabricante Equipamentos Protocolo Verso ltima atualizao Plataforma Dependncias

MPROT.DLL Siemens, Vipa Linhas de PLCs S7-200, S7-300 e S7-400 da Siemens; Speed7 da Vipa e demais equipamentos compatveis com algum protocolo do driver PPI e MPI (Serial); MPI encapsulado em Ethernet e ISO sobre TCP (RFC1006 ou S7-TCP/IP em interface Ethernet) 2.04 DRV 01/04/2008 - DOC 01/04/2008 Win32 IOKit v1.14 ou superior

Apresentao
O driver Siemens multiprotocolo comunica com os PLCs S7-200, S7-300 e S7-400 da Siemens e Speed7 da VIPA usando os protocolos Siemens PPI, MPI, ISOTCP e MPI encapsulado em Ethernet (IBHLink). O protocolo PPI deve ser usado somente para a linha S7-200, usando o cabo conversor RS232-PPI/MPI fornecido pela Siemens. O protocolo MPI pode ser usado para a linha S7-300 atravs de cabo conversor RS232-PPI/MPI fornecido pela Siemens, ou tambm para a linha Speed7 da VIPA na porta MPI, usando um cabo RS232 comum. O protocolo ISOTCP - que tambm pode ser chamado como ISO sobre TCP, RFC1006 ou S7-TCP/IP em diversos materiais dos fabricantes dos hardwares - pode ser usado para a linha S7-300 ou S7-400 da Siemens, atravs do uso de um carto Ethernet CP-3XX ou CP-433, e tambm para a linha Speed7 da VIPA diretamente na porta Ethernet da CPU. Para a linha S7-200, h uma variao especial do protocolo ISOTCP para ser usado em conjunto com a interface CP-243. Este protocolo denominado ISOTCP243. Para os PLCs que no possuem porta Ethernet, uma alternativa pode ser o uso de um conversor Ethernet/MPI IBHLink, fornecido pelas empresas IBH Softec ou Hilscher, que atua no nvel FDL. A vantagem desse conversor que a velocidade nominal ser mais alta, chegando a 187kbps na rede MPI ao passo que pelo conversor serial de 38,4 kbps. O uso desse conversor uma alternativa ao uso das placas CP5611 ou similares. Outra alternativa semelhante o cabo conversor NETLink PRO Eth, da Softing, que converte de ISOTCP para MPI. Este driver no suporta o uso de interfaces CP5611 ou similares para o acesso rede MPI. Para comunicar com estas placas deve ser usado o driver S7Functions ou ainda o SIMATIC.NET da Siemens atravs do servidor OPC j incluso. NOTA: M-Prot um nome criado pela Elipse Software com finalidade de especificar um driver que suporta mltiplos protocolos. No existe relao alguma com nome de equipamentos, protocolos ou padres definidos pelos fabricantes supracitados.

Parmetros de configurao do driver


Os parmetros [P] de configurao do driver no so utilizados. Todas as configuraes so feitas na caixa de dilogo de configuraes do driver, como segue.

Driver Siemens M-Prot

elipsesoftware

Figura 1: Configuraes do driver

Parmetros de configurao
Parmetro Descrio

Default Slave Address Local Address Highest Station Address Application Timeout Network Profibus Speed PPI/MPI Multi Master

Pode ser utilizado como o endereo padro para qualquer tag, bastando deixar o parmetro N1 em 0, que ser substitudo por este endereo padro. Endereo do driver na rede. Pode ser escolhido arbitrariamente. Indica o maior endereo disponvel na rede, para que nos modos PPI e MPI o driver encontre outros possveis Mestres na rede. Devem ser inseridas apenas as opes 15, 31 ou 63. Tempo mximo de comunicao para cada tag, usado principalmente para MPI. Escolha do protocolo: PPI, MPI, ISOTCP, ISOTCP para CPU 243 ou MPI para conversor IBHLink. Velocidade nominal da rede Profibus (Apenas para o protocolo MPI). Informa ao driver que existem outros Mestres na rede.

NOTA: Quando se usa cabos conversores PC - PPI/MPI, tem sido bastante usual a necessidade de configurar o handshaking na aba Serial da janela de dilogo de configuraes do driver - apenas o controle de RTS dever ser configurado em ON. Havendo insucesso de comunicao nos testes iniciais com este driver, convm experimentar esta mudana (RTS Control = ON) e refazer o teste.

Referncia de tags
Endereamento Simblico
A partir da verso 2.0, o E3 permite a configurao de tags por endereamento simblico. Utilize a seguinte sintaxe para cada campo presente no E3: Device: Insira o endereo do equipamento na rede. No caso do protocolo escolhido ser ISOTCP, o endereo composto pelo nmero do rack multiplicado por 100 mais o nmero do slot (rack 100 + slot). O campo Device tambm pode ficar vazio desde que seja inserido no campo Item antes do smbolo de dois pontos.
Driver Siemens M-Prot 2

elipsesoftware

Item: Insira o endereo do ponto e do tipo de dado, opcionalmente o device, como exposto anteriormente. usada a seguinte sintaxe geral, sendo que o que estiver entre colchetes opcional: [Device:]Area NumeroDB. Tipo Endereo [. BIT] ou [Device:]Area [Tipo] Endereo [. BIT] onde: Device o endereo do PLC conforme exposto no item Device, caso no tenha sido informado naquele campo. Area a rea de dados dentro do PLC. A lista a seguir mostra as possibilidades.
rea

S SM AI (Analog Input) AQ (Analog Output) C (Counter) T (Timer) I (Digital Input) Q (Digital Output) M (Memory) V (DB) HC (High Speed Counter)

NumeroDB: Se estiver acessando blocos de dados DB, coloque o nmero do DB. Caso a memria contenha um bloco DB nico ou no especificado, preencher com o valor 1. Tipo: Tipo de Dado a ser lido. A seguinte lista mostra os possveis smbolos para os tipos.
Tipo Significado

DBX DBB DW DBW DD DBD DBF DF DBS DS X B W D F S

Usado quando se quer extrair um bit de um byte em um DB. Usado quando se quer ler ou escrever um byte em um DB. Usado quando se quer ler ou escrever uma word em um DB. Usado quando se quer ler ou escrever uma word em um DB. Usado quando se quer ler ou escrever uma dupla word em um DB. Usado quando se quer ler ou escrever uma dupla word em um DB Usado quando se quer ler ou escrever um float (real 32 bits) em um DB. Usado quando se quer ler ou escrever um float (real 32 bits) em um DB. Usado quando se quer acessar um string num DB. Usado quando se quer acessar um string num DB. Usado quando se quer extrair um bit de um byte. Usado para acessar um nico byte. Word. Dword. Float. String.

Endereo: Endereo numrico a ser lido. BIT: Opcional, informa o bit de uma palavra a ser lido ou escrito (de 0 a 31).

Driver Siemens M-Prot

elipsesoftware

Exemplos: Device: 2 - Item: DB1:DW20 (PLC 2, word comeando no endereo 20 do DB1) Device: Vazio - Item: 2:DB1:DW20 (o mesmo acima, porm Device foi informado no campo Item). Device: Vazio - Item 4:M10.1 (PLC 4, bit 1 da memria do endereo 10) Device: Vazio - Item: 7:DB5:DBX7.2 (PLC 7, DB 5, bit 2 do byte 7).

Endereamento Padro (Parmetros N/B)


Use a seguinte sintaxe padro para todos os tags e blocos.

Parmetros N/B N1/B1: Endereo do PLC. No caso do protocolo escolhido ser ISOTCP, o endereo composto pelo nmero do rack multiplicado por 100 mais o nmero do slot (rack 100 + slot). Se for zero, ser substitudo por Default Slave Address. N2/B2: Tipo de Dado e rea (veja Tabelas 1 e 2). O valor deve ser composto pelo tipo de dado multiplicado por 100 mais a rea (TipoDado 100 + rea). N3/B3: Se a rea escolhida for V (DB), preencher com o nmero do bloco DB. Caso contrrio, deixar em 0. Caso a memria contenha um bloco DB nico ou no especificado, preencher com o valor 1. N4/B4: Endereo na rea ou offset do bloco DB. Para usar tipos de dados que ocupam mais de um byte, devem ser colocados endereos mltiplos de dois para tipos de 2 bytes (16 bits com e sem sinal) e mltiplos de 4 para tipos de 4 bytes (32 bits com e sem sinal, e ponto flutuante de 32 bits).

Tabela 1 - Tipo de dados


Tipo de dados Significado

0 1 2 3 4 5 6 7 8

Padro da rea Booleano Byte (8 bits sem sinal) Word (16 bits sem sinal) Short (16 bits com sinal) DWord (32 bits com sinal) Int (32 bits com sinal) Float (32 bits - IEEE 754) String (ver nota a seguir)

Tabela 2 - reas
rea Significado

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

S SM AI (Analog Input) AQ (Analog Output) C (Counter) T (Timer) I (Digital Input) Q (Digital Output) M (Memory) V (DB) HC (High Speed Counter)

Driver Siemens M-Prot

elipsesoftware

NOTAS: - Para dados tipo String so reservados 32 bytes de espao a partir do offset configurado. Este espao o mximo tamanho que um String poder ter, em quaisquer dos protocolos selecionados; - No protocolo PPI h uma limitao no bloco de comunicao para dados em bytes. Para leitura, o mximo permitido so 224 bytes, e, para escrita so 218 bytes. Isto significa, respectivamente, que para dados de tipo Word (16 bits), o bloco no poder ultrapassar de 112 e 109 elementos; para dados de tipo DWord (32 bits), o bloco no poder ultrapassar de 56 e 54 elementos, e assim por diante.

Driver Siemens M-Prot

elipsesoftware

Verses do driver
Verso Data Autor Comentrios

2.04

01/04/2008

M. Ludwig

2.03

13/09/2007

M. Ludwig

2.02

28/03/2007

M. Ludwig

2.01 2.00

10/07/2006 13/04/2006

M. Ludwig M. Salvador M. Ludwig

1.01 1.00

03/11/2005 01/05/2005

M. Ludwig M. Salvador

- Corrigido problema que ocorria ao enderear entradas e sadas analgicas combinadas com a propriedade EnableReadGrouping em True (case 8927). - Melhoria de consistncias para evitar problema de desconexes do PLC relatado no case 8968 (recebimento de valores aleatrios em variveis de alarme em ISOTCP); - Corrigida a falta de tratamento de erro em recebimento de caracteres NAK em protocolo MPI que ocasionava travamento em recepo de dados (case 8981); - Melhoria de consistncias em recepes do protocolo MPI (case 8981); - Retirado byte desnecessrio no frame que ocasionava problemas em escritas de byte e bit sob protocolo ISOTCP e PLC S7-400 (case 9021); - Corrigida a falha de reconexo automtica em desconexo fsica no ISOTCP (case 9030); - Corrigida a implementao de recepo de um frame longo de ACK em PPI (case 9118); - Implementada a condio de dados indisponveis em PPI. Quando a condio encontrada, retorna-se lista vazia e OK ao invs de falha (case 9232); - Corrigida atribuio errada de Service Access Point em protocolo MPI, que ocasionava falhas de comunicao com adaptadores Tecnatron (case 9238). - Corrigido problema de reconexo com adaptador serial quando h desligamento de PLC (case 8069); - Implementado endereamento a mltiplos escravos no protocolo MPI (case 8625); - Porta Ethernet livremente configurvel (case 8683); - Driver compilado no IOKitLib v1.14, de forma a corrigir erros de leitura e escrita antes da primeira conexo (case 7614); - Documentao atualizada com informaes sobre tamanho de strings, protocolos e equipamentos compatveis (case 8206). - Corrigida a falta de criao de blob que ocasionava erros em tempo de execuo (case 8015); - Corrigido problema de troca de nmeros IP em execuo (case 8026); - Desenvolvido suporte a Windows CE (case 7504); - Adicionado suporte a conversores IBHLink (case 7994); - Corrigido problema de escrita de strings (case 7967). - Correo em parsing de variveis DB (case 7172). - Corrigida falha do protocolo PPI Error : Single DLE in data field (case 6644); - Retirada a checagem de endereos. No importa o tipo de dado, permitida a entrada de qualquer valor para N4 (case 6644); - Corrigido bug de interface de configurao onde se misturavam configuraes do IBHLink com ISOTCP (porta 1099 era forada ao invs de 102, case 6644); - Inserido suporte a SuperBlocos e endereamento simblico (case 6644). Otimizao, padronizao e reviso do cdigo-fonte. Verso original do driver.

Driver Siemens M-Prot

S-ar putea să vă placă și