Sunteți pe pagina 1din 19

CONCURSO PBLICO FUNDAO MUNICIPAL DE SADE - FMS - 2011

CONCURSO CONCURSO PBLICO

RASCUNHO
01 02 03 04
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

Fundao Municipal de Sade - FMS

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Universidade Estadual do Piau

PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO DATA: 11/09/2011 HORRIO: 8h30min s 12h30min (horrio do Piau) LEIA AS INSTRUES:
1. Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 50 questes objetivas sem repetio ou falha; b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos; Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA; Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor preta ou azul; Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio; No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim; Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo; Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas; As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito; Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTORESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta; Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura; O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h; Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu incio; O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5.

6.

7. 8.

9. 10.

11.

12.

13. 14. 15.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N D E I N S C R I O
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I (Para as questes de 01 a 07).

Decifrando cdigos
01 Pessoas que j vivenciaram um terremoto costumam ter lembranas claras dessa 02 experincia: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se 03 rachaduras; e vidros se estilhaam; armrios se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das 04 prateleiras. Esses episdios so lembrados com notvel clareza mesmo anos depois, porque nosso 05 crebro evoluiu para fazer isto: extrair informao de eventos relevantes e tal conhecimento para 06 guiar nossa resposta a situaes semelhantes no futuro. A capacidade de aprender com 07 experincias anteriores permite a todos os animais se adaptar a um mundo que complexo e est 08 em constante mutao. 09 Por dcadas, neurocientistas tentaram descobrir como o crebro produz lembranas. 10 Agora, combinando um conjunto de novos experimentos a anlises matemticas poderosas e 11 capacidade de gravar simultaneamente a atividade de 200 neurnios em camundongos despertos, 12 meus colegas e eu descobrimos o que acreditamos ser o mecanismo bsico usado pelo crebro 13 para extrair informao vital das experincias e transform-las em lembranas. 14 As concluses s quais chegamos se somam a trabalhos cada vez mais numerosos e 15 indicam que o fluxo linear de sinais de neurnio a neurnio no suficiente para explicar como o 16 crebro representa percepes e reminiscncias. Essas representaes demandam atividade 17 coordenada de grandes populaes de neurnios. (...)
(Revista Mente Crebro Duetto Editorial - Nmero 27 Por Joe Z. Tsien, p. 30)

01. Considerando-se as informaes apresentadas no texto, CORRETO afirmar que: a) as ligaes existentes entre os neurnios, por si s, tornam as lembranas possveis no crebro humano; b) os estudiosos, finalmente, acreditam ter desvendado os mecanismos cerebrais responsveis pela formao das lembranas na mente humana; c) a dificuldade encontrada pelos cientistas em relao a descobertas relacionadas s lembranas deve-se constante mutao do mundo; d) em suas pesquisas, os cientistas realizaram clculos matemticos que, por si ss, lhes permitiram extrair as informaes necessrias para que fosse revelada a maneira como se formam as lembranas no crebro humano; e) em suas pesquisas, os cientistas descobriram, somente por meio da observao da atividade de 200 neurnios em camundongos despertos, a maneira como se formam as lembranas na mente humana.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

02.

As ideias apresentadas no texto nos permitem afirmar, CORRETAMENTE, que: a) o interesse dos cientistas em descobrir a maneira como o crebro produz lembranas uma preocupao muito recente; b) os animais adaptam-se ao mundo somente em virtude das experincias vividas anteriormente; c) os cientistas descobriram os mecanismos de formao das lembranas, na mente humana, em virtude da constante evoluo por que passa o nosso crebro; d) as descobertas relativas produo das lembranas no crebro humano s se tornaram possveis em virtude de um conjunto de experimentos conjugados; e) para os cientistas, as experincias vividas pelo homem no contam na formao das lembranas.

03.

Assinale a opo em que, no trecho apresentado, o destaque NO verifica qualquer referncia ideia de tempo. a) Esses episdios so lembrados com notvel clareza mesmo anos depois, (l. 04). b) ... para guiar nossa resposta a situaes semelhantes no futuro. (l. 05-06). c) Por dcadas, neurocientistas tentaram descobrir como o crebro produz lembranas. (l. 09). d) Agora, combinando um conjunto de novos experimentos ... (l. 10). e) ... para explicar como o crebro representa percepes e reminiscncias. (l. 15-16). Considere o trecho a seguir, para responder s questes 04, 05 e 06. Pessoas que j vivenciaram um terremoto costumam ter lembranas claras dessa experincia: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaam; armrios se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras (l. 01 - 04).

04.

Analise as opes abaixo e assinale aquela que contm uma informao INCORRETA, quanto ao emprego de palavras, expresses e estruturas lingusticas. a) b) c) d) Subentende-se a existncia da palavra solo, antes de treme, fica abaulado e se desloca. O sujeito gramatical de estilhaam o mesmo de caem. No segmento abrem-se rachaduras, a forma verbal encontra-se na voz passiva sinttica. Os dois pontos utilizados logo aps a palavra experincia indicam a explicao dos itens que so apresentados a seguir. e) abrem-se (primeira ocorrncia) e caem possuem sujeitos gramaticais distintos.

05.

Quanto ao sentido, textualmente, a palavra bugigangas equivale a: a) b) c) d) e) ornamentos; objetos de estimao; quinquilharias; objetos de decorao; objetos de valor sentimental.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

06.

Assinale a opo em que o termo destacado desempenha a mesma funo sinttica da palavra que, no trecho: Pessoas que j vivenciaram um terremoto costumam ter lembranas claras dessa experincia: .... a) ... nosso crebro evoluiu para fazer isto: (l. 04-05). b) A capacidade de aprender com experincias anteriores permite a todos os animais se adaptar a um mundo que complexo ... (l. 06-07). c) ... como o crebro produz lembranas. (l. 09). d) ... e transform-las em lembranas. (l. 13). e) Essas representaes demandam atividade coordenada de grandes populaes de neurnios. (l. 16-17). Considere o trecho abaixo para responder questo 07. Esses episdios so lembrados com notvel clareza mesmo anos depois, porque nosso crebro evoluiu para fazer isto: extrair informao de eventos relevantes e tal conhecimento para guiar nossa resposta a situaes semelhantes no futuro. (l. 04-07).

07.

Assinale a opo na qual a orao porque nosso crebro evoluiu est reescrita sem que tenha havido alterao de sentido. a) b) c) d) e) embora o nosso crebro tenha evoludo. ainda que o nosso crebro tenha evoludo. conforme o nosso crebro tenha evoludo. se o nosso crebro evoluiu. j que nosso crebro evoluiu.

TEXTO II (Para as questes de 08 a 10).

O lado mais triste da solido


01 Quem pensa que a falta de vnculos sociais e afetivos um drama com repercusses 02 restritas s emoes se engana. A cincia alerta, agora, que a solido pode at mesmo nos 03 provocar doenas e no apenas psquicas. Uma leva de pesquisas recentes mostra que os 04 avessos famlia e aos amigos tm tanta tendncia a ficar enfermos quanto os fumantes ou 05 sedentrios convictos. H indcios tambm de que os solitrios estariam na linha de frente dos 06 problemas de fundo inflamatrio, caso de artrite e doenas cardiovasculares. 07 Segundo um estudo recm-concludo na Universidade da Califrnia, nos Estados

08 Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteo 09 contra vrus. Os sociveis esto naturalmente mais propensos a contrair viroses porque esto em 10 maior contato com outros indivduos, raciocina o psiclogo Steve Cole, que liderou o trabalho. 11 J a turma que vive afastada do mundo, menos exposta a esse tipo de micrbio, acaba 12 apresentando um sistema imune que no tem tanta necessidade de enfrent-lo. Em tudo na vida, 13 porm, h uma compensao. Nessa gente, as defesas passam a se concentrar nas bactrias, o que 14 gera uma reao inflamatria recorrente e nem sempre bem-vinda, j que inflamao demais 15 abre alas a descompassos em diversas reas do corpo. (...)
(Revista Sade Vital Editora Abril - Maio/2011 Nmero 337 Por Mariana Agunzi p. 69)

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

08.

CORRETO afirmar em relao s ideias apresentadas no texto. a) As pessoas mais sociveis dificilmente contraem doenas. b) Todo solitrio contrai doenas mais graves do que as pessoas que vivem rodeadas de gente. c) Os cientistas descobriram que os solitrios esto muito propensos a contrair doenas de fundo emocional, apenas. d) Os cientistas descobriram que os solitrios esto menos propensos a contrair vrus e mais sujeitos s reaes inflamatrias. e) A vida reclusa sempre uma escolha e, por isso, prejudicial sade de qualquer pessoa. Observe o trecho abaixo, para responder s questes 09 e 10. Segundo um estudo recm-concludo na Universidade da Califrnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteo contra vrus. Os sociveis esto naturalmente mais propensos a contrair viroses porque esto em maior contato com outros indivduos, raciocina o psiclogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).

09.

Comparando-se o comportamento dos grupos pesquisados: pessoas que se queixam de uma vida reclusa... e Os sociveis..., CORRETO afirmar que entre eles constata-se uma relao de: a) b) c) d) e) oposio; excluso; incluso; causa e efeito; condio.

10.

Observe o trecho: ... pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteo contra vrus. Os sociveis esto naturalmente mais propensos a contrair viroses .... Alterando-se a forma verbal queixam para queixassem, a correo gramatical estar mantida se alterarmos, tambm, as formas verbais possuem e esto. Assinale a alternativa em que a alterao dessas formas verbais garante essa correo. a) b) c) d) e) possuam estavam; possuiriam estavam; possuiriam estariam; possuram estiveram; possuram estariam.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

QUESTES DE NOES DE INFORMTICA

11.

Analise os seguintes itens referentes a conceitos bsicos sobre computadores: I. USB a sigla para Universal Serial Bus. um tipo de conexo que permite conectar de forma prtica e rpida, diversos tipos de perifricos, sem a necessidade de desligar ou reiniciar o computador. II. Os monitores que recebem comandos do usurio atravs de uma tela sensvel ao toque constituem dispositivos de entrada e sada, e so chamados de Touch Pad. III. A caracterstica mais importante da memria RAM ser uma memria virtual. IV. Dial-up o tipo de conexo mais comum Internet, utiliza a linha telefnica e considerada banda larga, podendo chegar velocidade de 8Mbps. V. A Internet baseada em uma arquitetura cliente-servidor e utiliza o protocolo HTTP para o acesso a pginas web. A alternativa que indica os itens CORRETOS : a) b) c) d) e) I, II, III. I, III, IV. III, V. I, V II, III, IV.

12.

Sobre o Windows XP, configurao padro, assinale a alternativa INCORRETA: a) O recurso Troca Rpida de Usurio uma maneira de trocar de usurio em um computador sem ter que fechar os programas e arquivos do usurio que estava usando o computador. b) O recurso de Restaurao do Sistema usado para fazer o computador voltar a um estado anterior, se houver uma falha no sistema ou outros problemas mais srios, excluindo todas as alteraes e documentos. c) O recurso Mapear Unidade de Rede conecta o computador a uma pasta ou drive da rede, atribuindo-lhe uma nova letra, facilitando assim seu acesso. d) A Barra de Inicializao Rpida torna mais fcil acessar programas usados frequentemente com apenas um clique do mouse. e) A Lente de Aumento uma das ferramentas de acessibilidade presentes no Windows XP.

13.

Observe a figura, referente ao Windows 7:

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

Nova categoria de mini-aplicativos criada para proporcionar informaes e dados teis, ou para melhorar uma aplicao ou um servio. Introduz informao e diverso rea de trabalho do Windows 7. Recebe o nome de: a) b) c) d) e) 14. Barra de tarefas; Wallpapers; cones; Gadgets; RSS.

Analise as informaes sobre o MS-Word 2007, em sua configurao padro.

I. Se clicarmos no cone, , da guia Inserir, estaremos inserindo uma quebra de pgina. II. Existem dois tipos de senhas no Word 2007. A senha de proteo e a senha de gravao.
Elas possuem funcionalidades diferentes, sendo possvel inseri os dois tipos no mesmo documento do Word. III. Para selecionar um texto completo, podemos utilizar as teclas de atalho CTRL+A.

IV. O cone utilizado para revises ortogrficas. V. possvel selecionar vrias palavras ao mesmo tempo, em posies diversas, dentro de um
texto do Word. A alternativa que indica os itens CORRETOS : a) b) c) d) e) 15. I, II, V. I, III, IV. III, IV, V. I, II II, III, IV.

Observe a figura referente ao MS-Word 2007.

SITUAO I

SITUAO II

Na SITUAO I, temos uma tabela que ficou "quebrada" devido mudana de pgina. Para que os ttulos das colunas apaream tambm na pgina seguinte (SITUAO II), qual recurso do Word 2007 devemos utilizar? a) No existe recurso para isso no Word 2007. Devemos apenas digitar os ttulos das colunas novamente. b) Na janela Propriedades da Tabela, na guia Linha, marcar a opo que indica a repetio do cabealho no incio de cada pgina. c) Inserir uma Quebra de Pgina. d) Na janela Propriedades da Tabela, na guia Coluna, marcar a opo que indica a repetio do cabealho no incio de cada pgina. e) Na janela Propriedades da Tabela, na guia Tabela, marcar a opo de Quebra automtica do texto.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

16.

Podemos afirmar sobre os tipos de grficos disponveis no MS-Excel 2007, EXCETO: a) Os grficos de colunas so usados para comparar valores em diversas categorias. b) Os grficos de disperso mostram as relaes entre os valores numricos em vrias sequncias de dados ou plotam dois grupos de nmeros como uma sequncia de coordenadas XY. c) Os grficos de pizza enfatizam as diferenas entre vrios conjuntos de dados ao longo de um perodo de tempo. d) Um grfico de aes usado mais frequentemente para ilustrar a flutuao de preos de aes. No entanto, esse grfico tambm pode ser usado para fins cientficos, como, por exemplo, para indicar a flutuao de temperaturas dirias ou anuais. e) Os grficos de linhas so usados para exibir tendncias ao longo do tempo.

17.

Observe a seguinte planilha do MS-Excel 2007 e analise os itens, abaixo.

I.

Para que os nmeros fiquem com uma casa decimal, basta selecion-los e clicar uma vez no boto , na guia Incio.

II. Uma das maneiras de se obter o resultado da clula E2 utilizando a frmula =Mdia (B2:D2). III. Para colocar o nome dos alunos em ordem alfabtica, basta selecionar a tabela e clicar no
boto , na guia Dados.

IV. Para a coluna F ser preenchida automaticamente, de acordo com o resultado da coluna E
(supondo mdia 7,0 ou maior como aprovativa), basta digitar, na clula E2, a frmula =CONT.SE(E2>=7;"Aprovado";"Reprovado"). Aps isso, usar a ala de preenchimento para o restante da coluna F. A alternativa que indica os itens CORRETOS : a) b) c) d) e) 18. I, II, III, IV. I, II, III. II, III, IV. I, IV. II, III.

Sobre o MS - Power Point 2007, assinale a alternativa INCORRETA: a) O boto b) O boto , na guia Incio, adiciona um novo slide apresentao. , na guia Reviso, traduz o texto selecionado para outro idioma.

c) Um slide pode conter textos, imagens, grficos, vdeos e sons. d) O boto , na guia Exibio, abre o modo de exibio de slide mestre, para alterar o layout e

o design do slide mestre. e) Caso o slide mestre tenha sido definido, no possvel modificar o design de um nico slide.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

19.

Analise a imagem a seguir, referente ao Internet Explorer 8 (IE8), e assinale a opo CORRETA.

a) O boto serve para indicar se o IE8 localizou alguma rede sem fio ao alcance, ficando colorido caso obtenha acesso. b) No IE8, para aumentar a visualizao da pgina, sem utilizar a barra de ferramentas, basta utilizar as teclas Ctrl e >. mostra sites criados para navegadores mais antigos, da maneira que foram c) O boto projetados para exibio, corrigindo a aparncia do site, como menus e textos fora do lugar. d) A opo de Navegao InPrivate do IE8 uma das ferramentas de segurana deste navegador. Ela apaga o histrico, arquivos temporrios e qualquer informao armazenada de sites visitados anteriormente. e) O boto oferece acesso pgina inicial do site que est sendo visitado, tambm conhecida como homepage. 20. De acordo com os conceitos de Segurana da Informao, assinale a alternativa INCORRETA: a) A diferena entre os tipos de backup realizados est, principalmente, no tipo de mdia utilizado. b) Devemos verificar se o endereo de alguns sites comea com https, indicando uma conexo segura. Instituies bancrias e de comrcio eletrnico so exemplos de uso. c) Criptografia um mtodo de codificao de dados que visa garantir o sigilo de informaes. d) Cavalo de tria um tipo de software que vem embutido em um arquivo recebido por e-mail ou baixado da rede. Ao executar o arquivo, o usurio permite a abertura de portas, possibilitando a obteno de informaes no autorizadas. e) Um dos princpios de Segurana da Informao a Disponibilidade, propriedade que garante que a informao esteja sempre disponvel, no momento em que a mesma seja necessria.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

10

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS

21.

Existem diferentes formas de administrao de um medicamento. Vrios frmacos podem ser administrados por via oral quando apresentam caractersticas que favoream a sua absoro. Das alternativas a seguir, assinale aquela que contenha uma sentena CORRETA sobre a utilizao de um medicamento por via oral. a) Para os frmacos administrados em preparaes slidas como os comprimidos, a taxa de dissoluo pode ser um fator limitante da absoro. Essa absoro favorecida quando existe uma elevada dissoluo do produto e o princpio ativo se encontra em estado ionizado e o mais hidroflico possvel para facilitar a dissoluo. b) O epitlio estomacal apresenta-se revestido por uma camada de muco e possui uma elevada superfcie de absoro. Dessa forma, os medicamentos administrados por via oral podem ser facilmente absorvidos no estmago principalmente se forem drogas de natureza bsica que nesse ambiente normalmente encontram-se no ionizadas. c) A superfcie intestinal elevada, cerca de 200 m2. Isso favorece a absoro nos segmentos intestinais iniciais. A taxa de absoro de um frmaco pelo intestino maior que a taxa de absoro gstrica mesmo que o frmaco esteja predominantemente na sua forma ionizado no intestino. d) Qualquer aumento na taxa de esvaziamento gstrico dificulta muito a absoro de uma droga no intestino. Isso acontece porque todas as substncias precisam passar determinado tempo no estmago para que ocorra completa ionizao e aumente assim a dissoluo nos lquidos intestinais favorecendo a absoro. e) A natureza qumica de uma droga normalmente influencia no processo de absoro de um produto administrado por via oral. Geralmente substncias alcalinas e principalmente de natureza protica ou peptdica so mais bem absorvidas por via oral, pois, apresentam maior dissoluo e assim maior absoro.

22.

A absoro dos frmacos pode ocorrer atravs da pele e isso normalmente depende da superfcie na qual so aplicados e das caractersticas qumicas da droga. Existem vrios fatores que favorecem este processo. Das alternativas abaixo, assinale a que contm uma condio que NO favorea a absoro atravs da pele. a) Ocorrncia de processo inflamatrio na pele. b) Suspenso do frmaco em um veculo oleoso e frico da preparao resultante na pele. c) Hidratao da pele atravs de um curativo oclusivo. d) Aplicao de droga muito lipossolvel administrada associada com solvente orgnico. e) Aplicao de droga hidrossolvel, pois, isso favorece sua dissoluo na pele e assim uma melhor absoro.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

11

23.

Existem muitas situaes onde a droga deve ser administrada por via intravenosa. A utilizao dessa via permite o controle da administrao da droga de acordo com a necessidade e resposta do paciente. Sobre a administrao de medicamento por via intravenosa, assinale a alternativa que apresenta uma sentena CORRETA. a) A via intravenosa considerada uma das vias mais seguras, pois podemos monitorar a quantidade exata da droga que chega a corrente sangunea e dessa forma controlar sua biodisponibilidade e eficcia . b) A administrao por essa via propicia a obteno de nveis plasmticos previsveis. A

biodisponibilidade 100%. indicada ainda quando substncias irritantes para outras vias precisam ser administradas. c) Os tratamentos institudos por essa via sempre apresentam efeito imediato e manifestam cura mais rpida. No entanto, existem riscos como o extravasamento da soluo a ser injetada e o desenvolvimento de infeces locais. d) As solues administradas por via intravenosa atravs de infuso contnua devem ser injetadas rapidamente. Dessa forma, nveis plasmticos mais elevados so alcanados rapidamente assim como os efeitos desejveis. e) Os segmentos venosos utilizados para infuso intravenosa podem ser perifricos ou centrais. Como exemplo desse ltimo tipo de acesso, temos a veia subclvia ou jugular onde somente pequenos volumes so administrados, pois, a biodisponibilidade maior e mais rpida. 24. Algumas substncias como a insulina necessariamente precisam ser administradas por via parenteral devido suas propriedades qumicas. A administrao da insulina por via oral invivel e no apresenta efeito farmacolgico. Isso acontece normalmente com a insulina que de natureza protica por que:

a) a insulina apresenta elevado peso molecular e dessa forma ao chegar ao intestino delgado no apresenta condies de atravessar as membranas no sendo assim absorvida; b) a insulina de natureza bsica e ao chegar ao estmago ioniza-se ficando polar e dessa forma pouco absorvida; c) a insulina de natureza protica e dessa forma sofre intensa ao proteoltica no tubo digestivo sendo ento degradada e no absorvida; d) a insulina insolvel em gua devido ser um hormnio esteride e dessa forma no apresenta condies de absoro, pois, no solubiliza em meio aquoso e lquidos intestinais; e) drogas como a insulina apresentam elevado pKa e dessa forma no podem ser absorvidas por via oral, pois se encontra em estado apolar e, portanto no absorvvel.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

12

25.

Em 1928, Alexander Fleming detectou que o mofo que contaminara uma de suas culturas tinha atividade antibacteriana. Iniciava-se assim a descoberta de um dos mais importantes grupos de antimicrobianos: as penicilinas. O primeiro representante do grupo utilizado clinicamente foi a penicilina G, uma das penicilinas naturais. As penicilinas so ativas contra vrias espcies bacterianas que apresentam parede celular. Sobre o mecanismo de ao dessas substncias, assinale a sentena CORRETA. a) A penicilina leva a formao de um falso substrato para o bactoprenol, impedindo subsequentemente o transporte de aminocidos utilizados para a formao de polmeros que vo formar a sntese da parede bacteriana. b) O anel -lactmico substitui o peptdeo Park, dessa forma impede a agregao dos aminocidos utilizados para a formao da parede celular da bactria. Normalmente esse processo mais efetivo em bactrias gram negativas, principal grupo de atuao das penicilinas. c) As penicilinas impedem por acilao a enzima D-alanil-D-alanina transpeptidase interrompendo a sntese e consequentemente a formao adequada da parece bacteriana. d) As penicilinas ligam-se com as PLPs ou protenas ligadoras de penicilinas e dessa forma impedem a sntese de protenas essenciais a formao da parede bacteriana. A parede mal formada ocasiona a lise da bactria e assim a sua morte (ao bactericida). e) As penicilinas induzem a formao de peptideoglicano que por sua vez leva a formao de polmeros ativadores de autolisinas, ocasionando a lise da bactria e assim a ruptura de sua parede e o efeito bactericida.

26.

Existem algumas associaes de antimicrobianos que levam a um aumento da eficcia no tratamento de algumas infeces como, por exemplo, o uso conjunto de drogas do grupo das penicilinas e aminoglicosdios. A justificativa para essa utilizao conjunta : a) os dois grupos de droga apresentam a capacidade de inibio da parede celular e dessa forma h um sinergismo entre ambos. Essa associao importante para o tratamento de infeces por anaerbios, ao potencializada pelo aminoglicosdio, um grupo potente como anaerobicida; b) os grupos inibem a sntese protica bacteriana e dessa forma levam a um efeito sinrgico. Essa associao importante no s porque aumenta o espectro de ao, mas ainda pode diminuir o risco de nefrotoxicidade e ototoxicidade; c) a associao entre esses dois grupos leva a um aumento do espectro, pois, as duas drogas associadas provocam uma inibio da replicao do DNA bacteriano e dessa forma levam a morte do microorganismo; d) a associao entre esses dois grupos leva a um aumento da concentrao plasmtica do aminoglicosdio e dessa forma h uma maior inibio da sntese protica aumentando o efeito bactericida; e) a explicao mais aceita para o sinergismo entre esses dois grupos de antimicrobianos que a inibio da sntese da parede celular aumenta a entrada dos aminoglicosdios nas bactrias.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

13

27.

Atualmente o grupo das quinolonas e fluoroquinolonas compreende importantes antimicrobianos. So drogas teis no tratamento de infeces urogenitais, respiratrias e gastrintestinais. So drogas bactericidas que atuam por: a) inibio de sntese protica pela inibio da subunidade 30 S. Devido a esse efeito promovem a morte do microrganismo; b) atuam atravs da ativao da topisomerase II e assim em concentraes teraputicas leva a um efeito bacteriosttico. Em doses elevadas, semelhantes a doses txicas, esse grupo apresenta ao bactericida; c) promovem a inibio da DNA-girase ou topoisomerase II e da topoisomerase IV. A DNA-girase primariamente inibida em microrganismos gram-negativos e a topoisomerase IV nos microrganismos gram-positivos; d) atuam por inibio da fosfodiesterase bacteriana e a um aumento da ativao de autolisinas que promovem a inibio das topoisomerases levando a uma inibio da transcrio gnica e a morte da bactria; e) as quinolonas e fluoroquinolonas apresentam capacidade de diminuir a sntese de protenas pela inibio da subunidade 50S do ribossomo levando a inibio do crescimento bacteriano, ou seja, ao efeito bactericida.

28.

Os fungos so microrganismos de vida livre e eucariticos que em determinadas condies podem levar ao desenvolvimento de infeces principalmente em pacientes suscetveis, como aqueles imunocomprometidos, aps cirurgias, ou em pacientes em unidade de terapia intensiva. Existem vrias drogas que podem combater essas infeces e entre essas substncias esto os derivados azlicos, como por exemplo, o cetoconazol e fluconazol. Essas substncias apresentam como mecanismo de ao: a) Apresentam a capacidade de inibio da sntese da parede fngica atravs da inibio da esqualeno epoxidase levando a uma fragilidade da membrana e assim a morte do fungo; b) Provoca a inibio da 14-esterol desmetilase, uma enzima do citocromo P450 que converte o lanosterol em ergosterol. A consequncia a disfuno da membrana fngica e a morte celular; c) Os derivados azlicos impedem a sntese de colesterol na membrana citoplasmtica do fungo e isso leva a um aumento da permeabilidade e seletividade da membrana fazendo com que o fungo no sobreviva, ou seja, isso leva a um efeito fungicida; d) Os derivados azlicos interferem com a formao da estrutura protica da membrana citoplasmtica do fungo e isso leva a um aumento da permeabilidade e perda da seletividade da membrana e morte da clula fngica; e) Os derivados azlicos impedem a sntese protica nos ribossomos da clula fngica e assim impedem seu crescimento. Dessa maneira apresentam efeito fungisttico.

29.

Algumas substncias antimicrobianas atuam interferindo na etapa de translocao da sntese protica ao atuar sobre o alvo do rRNA 23 S da subunidade 50 S. Como consequncia h um bloqueio da sada de peptdeos nascentes. As drogas desse grupo normalmente induzem resistncia que codificada principalmente por plasmdio. Um representante desse grupo apresenta eficcia e faz parte do esquema de tratamento contra H. pyllory. O grupo de drogas antimicrobianas no qual o texto se refere : a) b) c) d) e) fluoroquinolonas; antifngicos azlicos; aminoglicosdios; macroldios; anfenicois.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

14

30.

Drogas antimicrobianas do grupo dos carbapenmicos como imipenem possuem espectro e proporcionam uma cobertura contra a maioria dos microrganismos gram-positivos, gram-negativos e anaerbios. So drogas normalmente reservadas para pacientes com infeces graves ou provocadas por microrganismos multiresistentes. Das alternativas abaixo, assinale a que contm o mecanismo de ao desse grupo de antimicrobianos. a) Os carbapenmicos tm como alvo a subunidade ribossmica 30S e impedem a terminao da sntese de peptdio. b) Os carbapenmicos tm como alvo a subunidade ribossmica 50S e bloqueiam a translocao da cadeia peptdica em crescimento. c) Por serem beta lactmicos, os carbapenmicos promovem a inibio da ligao cruzada dos polmeros de murena. d) Promovem a inibio da topoisomerase II e dessa forma impedem a duplicao do material gentico da bactria. e) Os carbapenmicos levam a formao de poros na membrana externa e inibem a ligao de cadeias de hidrocarbonetos saturados na parede celular levando a sua destruio.

31.

Dentre as vias de administrao de medicamentos, qual a que tem maior possibilidade de se submeter a um efeito de primeira passagem? a) b) c) d) e) Sublingual. Oral e retal. Intramuscular. Endovenosa. Subcutnea.

32.

O clorafenicol um excelente antibitico com amplo espectro de ao, no entanto, uma droga com potencial para causar: a) b) c) d) e) ototoxicidade. hepatotoxicidade. dermatite de contato. anemia aplstica. trombocitose.

33.

Entre as atribuies do Farmacutico temos a identificao, avaliao e monitoramento dos efeitos do uso, agudo e crnico, dos tratamentos farmacolgicos no conjunto da populao ou em subgrupos de pacientes expostos a tratamentos especficos e notificao de reaes adversas. O conjunto destas atribuies caracteriza a: a) b) c) d) e) farmacoepidemiologia; vigilncia epidemiolgica; farmacoeconomia; farmacologia clnica; farmacovigilncia.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

15

34.

Paciente do sexo masculino, 35 anos, apresenta queixa de dor abdominal e fadiga h mais de seis meses. Seus exames apresentam os seguintes resultados: ALT= 120 UI/l, AST=98 UI/l, HBsAg= positivo, Anti-HBc-IgG= positivo, Anti-HBc-IgM= negativo, HVA-IgG= negativo, HVA-IgM= negativo, Anti-HBsAg= negativo, Anti-HCV= negativo, HBeAg= positivo, Anti-HBeAg= negativo. Com base neste resultado o provvel diagnstico : a) b) c) d) e) hepatite B aguda; hepatite A; hepatite B crnica; hepatite B crnica com baixa infectividade; hepatite B crnica com alta infectividade.

35.

Paciente de sexo feminino, 28 anos, apresenta anemia grave de instalao rpida, acompanhada de ictercia e hepatoesplenomegalia. Seu mdico suspeita de anemia hemoltica autoimune e encaminhada ao laboratrio. Qual dos exames abaixo poderia ser solicitado para uma avaliao deste tipo de patologia? a) b) c) d) e) Coombs indireto. Eletroforese de hemoglobina. Tempo de sangramento com contagem de plaquetas. Leucograma. Coombs direto.

36.

A hemossedimentao mede a estabilidade da suspenso das hemcias no plasma. Quais dos fatores abaixo retardam a velocidade deste exame laboratorial? a) b) c) d) e) Hipofibrinogenemia. Anemias. Infarto. Doenas reumticas. Leucemias.

37.

Mulher de 25 anos acaba de dar a luz a uma criana. Ao avaliar os exames de laboratrio solicitados seu mdico evidencia que a me portadora de sfilis. Qual dos testes abaixo melhor indicado para diagnosticar a sfilis congnita no recm nascido? a) b) c) d) e) VDRL. Microscopia de campo escuro. Nitrato de prata. FTA-ABs-IgM. Reao de hemaglutinao indireta.

38.

Um Farmacutico ao analisar um hemograma evidencia leucocitose acentuada, plaquetopenia e grande nmero de blastos. Estes dados permitem uma suspeita clnica de: a) b) c) d) e) leucemia linfoide crnica; leucemia mielide aguda; leucemia linfoide aguda; leucemia mielide crnica; doena mieloproliferativa crnica.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

16

39.

Um Farmacutico ao analisar uma lmina hematolgica evidencia a presena de 60 eritroblastos em 100 leuccitos contadas. Considerando que a contagem global de leuccitos de 22.000 cl/mm3 e necessria a correo deste valor. Qual dos valores abaixo representa esta correo? a) b) c) d) e) 11.000 22.060 13.200 13.750 21.940

40.

Paciente do sexo masculino 50 anos, aps uma semana no leito de uma unidade de terapia intensiva, seu mdico suspeita de uma septicemia. Na cultura, o microrganismo isolado foi Klebsiella pneumoniae produtora de ESBL. Quais dos antimicrobianos abaixo seriam reportados a resistncia? a) b) c) d) e) Meropenem, imipenem e ertapenem. Penicilina, cefalosporina e monobactan. Carbapenens e imipenen. Meropenen e penicilina. Penicilina, amicacina.

41.

Paciente soropositivo para HIV-1, aps 6 anos convivendo com o vrus, sem uso de antirretrovirais, comeou a apresentar perda excessiva de peso, graves infeces oportunistas na pele, tuberculose e meningite por Criptococcus neoformans. Seu mdico solicita a quantificao de linfcitos e carga viral do HIV-1. Verifique dentre os dados abaixo, aquele mais compatvel com o quadro clnico do paciente. a) b) c) d) e) CD4= 600 cel/mm3, CD8=1.200 cel/mm3 e Carga Viral= <10.000 cpias. CD4= 400 cel/mm3, CD8=1.000 cel/mm3 e Carga Viral= 50.000 cpias. CD4= 200 cel/mm3, CD8=600 cel/mm3 e Carga Viral= >100.000 cpias. CD4= 200 cel/mm3, CD8=1.000 cel/mm3 e Carga Viral= <10.000 cpias. CD4= 1.000 cel/mm3, CD8=200 cel/mm3 e Carga Viral= >100.000 cpias.

42.

A dengue uma doena infeciosa que possui 4 sorotipos de vrus e h vrios anos percebemos a introduo destes sorotipos em nosso meio, sendo que cada vez mais os riscos da febre do dengue hemorrgica se faz presente. Os efeitos da replicao do vrus em rgos e sistemas, juntamente com a imunoamplificao da resposta imune, conduzem o indivduo a quadro clnico preocupante a avassalador. Assinale a resposta que mais caracteriza os achados laboratoriais. a) b) c) d) e) Leucocitose com neutrofilia e desvio a esquerda. Leucopenia, trombocitose e hemoconcetrao. Leucopenia, trombocitose e hemossedimentao aumentada. Leucopenia, plaquetopenia, linfocitose e hemoconcentrao. Leucocitose, neutrofilia e hemossedimentao aumentada.

43.

Um farmacutico, ao realizar uma cultura de secrees, isolou uma colnia de estafilococo, considerando que a prxima etapa a identificao se a cepa ou no S. aureus. A prova bioqumica de identificao presuntiva desta espcie : a) b) c) d) e) catalase; coagulase; bacitracina; novobiocina; penicilinase.
Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

17

44.

Mtodos alternativos de dosagem de creatinina, foram desenvolvidos com medida na velocidade da reao entre a creatinina e o cido pcrico, tais mtodos ainda so bastante utilizados devido ao baixo custo e fcil execuo. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao nome do mtodo. a) b) c) d) e) Jaff/cintico. Picrato/colorimtrico. Picrato/enzimtico. Renina/enzimtico. Clearence/volumtrico.

45.

Faa a correlao das afirmativas abaixo: (1) (2) (3) (4) (5) Basto de Auer. Maior prevalncia na infncia. Maior prevalncia em idosos. Cromossoma Philadelphia. Leuccitos <50.000/mm3. ( ( ( ( ( ) Leucemia Linfide Crnica. ) Leucemia Mielide Crnica. ) Reao leucemide. ) Leucemia Mielide Aguda. ) Leucemia Linfide Aguada.

A ordem CORRETA das respostas : a) b) c) d) e) 46. 3, 4, 5, 1, 2. 2, 4, 1, 3, 5. 4, 1, 2, 3, 5. 3, 1, 5, 4, 2. 4, 2, 3, 1, 5.

De acordo com a Resoluo CFF n 461, de 2007, que dispe sobre as infraes e sanes ticas e disciplinares aplicveis aos farmacuticos, a infrao violar o sigilo profissional de fatos que tenha tomado conhecimento no exerccio da profisso, com exceo daqueles presentes em lei que exigem comunicao, denncia ou relato a quem de direito, tem como pena: a) b) c) d) e) multa; suspenso de 3 (trs) meses; suspenso de 3 (trs) a 12 (doze) meses; multa ou suspenso de 3 (trs) meses; multa ou suspenso de 3 (trs) a 12 (doze) meses.

47.

De acordo com o anexo I, da Norma Regulamentadora n 32, do Ministrio do Trabalho e Emprego, que dispe sobre segurana e sade no trabalho em servios de sade, os agentes biolgicos que tragam risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminao para a coletividade, podendo causar doenas e infeces graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento, pertencem classe de risco: a) b) c) d) e) 1 (um). 2 (dois). 3 (trs). 4 (quatro). 5 (cinco).

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

18

48.

De acordo com a Norma Regulamentadora n 23, do Ministrio do Trabalho e Emprego, que dispe sobre proteo contra incndios, os extintores portteis tipo espuma devero ser utilizados nos fogos de classe: a) b) c) d) e) A e B. B e C. A, B e C. B, C e D. A, B e D.

49.

De acordo com a RDC ANVISA n 50, de 2002, que aprova o regulamento tcnico destinado ao planejamento, programao, elaborao, avaliao e aprovao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade, consistem em atividade da atribuio apoio logstico, EXCETO: a) b) c) d) e) proporcionar condies de esterilizao de material laboratorial; proporcionar condies de lavagem de roupas usadas; executar servios de armazenagem de equipamentos; proporcionar condies de segurana e vigilncia do edifcio; proporcionar condies de infra-estrutura predial.

50.

De acordo com a RDC ANVISA n 302, de 2005, que dispe sobre regulamento tcnico para funcionamento de laboratrios clnicos, os programas de controle interno da qualidade e controle externo da qualidade devem ser documentados contemplando os seguintes itens, EXCETO: a) Lista de analitos; b) Forma de controle e frequncia de utilizao; c) Limites e critrios de aceitabilidade para os resultados dos controles; d) Avaliao e registro dos resultados dos controles; e) Lista de profissionais habilitados.

Concurso Pblico Fundao Municipal de Sade CARGO: FARMACUTICO BIOQUMICO

19

S-ar putea să vă placă și