Sunteți pe pagina 1din 1

O etanol ataca as clulas beta do pncreas, as quais produzem amilase e lpase.

Quando essas clulas so destrudas tais enzimas so liberadas no sangue. por isso que num exa me de sangue buscando a deteco de alcoolismo medida a concentrao dessas enzimas. Num estgio mais avanado de alcoolismo o etilista pode vir a desenvolver diabetes, pois as clulas citadas produzem insulina. A falta desse hormnio inviabiliza o tran sporte de glicose para os tecidos.

A desnutrio se desenvolve como resultado das calorias vazias do lcool, apetite redu zido e m absoro (absoro inadequada de nutrientes pelo trato intestinal). A desnutrio ntribui para a doena heptica. A ingesto de lcool pode interferir na gliconeognese, contribuindo para a desnutrio. E m sua metabolizao h formao de NADH. Uma concentrao alta desta coenzima ativa a enzim esloca a reao catalisada pela lactato desidrogenase no sentido da formao de lactato. Assim, a via no segue seu caminho normal de formao de glicose. Dessa forma, uma pe ssoa que ingeriu muito lcool e com baixa ingesto de alimentos poder atingir um esta do de hipoglicemia e desnutrio. A alta concentrao de lactato interfere na enzima que catalisa a reao de sntese de col eno, aumentando-a e tambm na excreo de cido rico.

Se uma pessoa ingeriu muito etanol, ela pode apresentar o estado de coma. Esse e stado pode se dar por dois motivos diferentes. H o coma por intoxicao, que ocorre s e a pessoa ingeriu uma dose muito alta de etanol e h o coma por hipoglicemia. Ela se d pois o etanol um composto altamente energtico, o que leva a pessoa a ingerir pouco alimento. Mas a energia do etanol no armazenada e, portanto, no utilizada p elo organismo para suas funes metablicas. Assim, o organismo de algum que ingeriu et anol sem a ingesto de alimentos pode se encontrar hipoglicmico e dependendo de seu grau, levar a pessoa ao estado de coma. A administrao de glicose pessoas que ingeriram etanol tem a finalidade de dar uma fonte de energia ao organismo para este realizar suas funes vitais, uma vez que el e no obtm energia a partir de glicose pela ingesto e nem pela via da gliconeognese. A glicose administrada ao paciente no aumenta o metabolismo do etanol no organism o, mas ela ameniza seus efeitos. Esse fato ilustrado pela situao de duas pessoas q ue ingeriram etanol, mas uma delas est sem comer e a outra acabou de realizar uma refeio. Os efeitos do lcool no organismo de cada uma vo ser percebidos em tempos di ferentes. Na pessoa que acabou de comer ir demorar um pouco mais do que naquela q ue est de estmago vazio. A absoro do etanol se d ao longo do tubo digestrio, sendo qu a maior acontece no intestino delgado. H absoro no estmago, mas menor e quando ele est cheio de alimento, ela fica menor ainda. Esse fato mostra o porqu de uma pesso a que acabou de comer demorar mais para sentir os efeitos do etanol em seu organ ismo.

S-ar putea să vă placă și