Sunteți pe pagina 1din 14

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Trocas, apropriaes e pilhagens: esttica e cultura de massa


Vera Lcia Follain de Figueiredo
Resumo: A reflexo sobre as transformaes ocorridas no campo da cultura nesses tempos de economia globalizada no pode deixar de considerar que a dicotomia erudito-popular, que balizou o estabelecimento de hierarquias e valores na modernidade, tornou-se incmoda diante do carter fronteirio de parte significativa da produo cultural contempornea. A prpria anlise crtica integrada mercadoria e a auto-referncia deixa de ser exclusividade dos produtos destinados a um pblico restrito, de iniciados, tornando-se um recurso corriqueiro. Neste ensaio, a partir da anlise de uma certa vertente da produo cinematogrfica e literria, procura-se refletir sobre o fenmeno de hibridizao que vm tornando obsoleta a linguagem conceitual herdada da esttica filosfica do passado.

Ao refletir sobre as transformaes ocorridas no campo da cultura nesses tempos de economia globalizada, no se pode deixar de considerar que a dicotomia eruditopopular, que balizou o estabelecimento de hierarquias e valores na modernidade, tornouse incmoda diante do carter fronteirio de parte significativa da produo cultural contempornea. A lgica cultural do capitalismo tardio favorece as hibridizaes que, cada vez mais, pem em xeque as categorias puras, os binarismos de que o pensamento ocidental moderno se serviu na sua determinao de tudo classificar, compartimentalizar. Do ponto de vista das presses do mercado, o campo da cultura tende a indiferenciao, j que, como bens de consumo, todos os produtos esto sujeitos aos padres de marketing, sendo segmentados de acordo com o tipo de pblico a que, em princpio, se destinam. A hibridizao atinge, inclusive, a esfera da crtica, cujas idias vo inspirar certos tipos de produto pop, sendo por eles incorporadas como mais um dispositivo de seduo do pblico. A prpria anlise crtica integrada

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

mercadoria e a auto-referncia deixa de ser exclusividade das obras destinadas a um pblico restrito, de iniciados, tornando-se um recurso corriqueiro. O pensamento filosfico, as teorias, mesmo as mais apocalpticas, enfim, tudo pode ser integrado, reciclado, dando lugar a um novo produto para o mercado de bens culturais. Como observava Edgard Morin1, na longngua dcada de 60, a cultura de massa tende a deslocar-se e a recuperar as correntes desintegradoras. Comprovando essa tendncia, no incio do sculo XXI, o pessimista Jean Baudrillard, em entrevista concedida a um jornal brasileiro2sem deixar de afirmar que considera o ritmo acelerado da circulao de imagens, no mundo ps-moderno, um caminho para catstrofe comenta, bem-humorado, com uma espcie de complacncia resignada a presena de um de seus livros nas telas do cinema, contribuindo para o sucesso de bilheteria do filme Matrix (EUA, 1999), dos irmos Wachowski, e, ao mesmo tempo, para que a obra do crtico seja divulgada num mbito muito mais abrangente do que costuma atingir. Enquanto o artista do filme, Keanu Reeves, cita, em suas entrevistas, o livro de Jean Baudrillard, Simulacros e Simulao, o pensador francs, de sua parte, no deixa de mencionar, docemente constrangido, que foi convidado, mas no aceitou, para prestar assessoria filosfica a Matrix Reloaded e a Matrix Revolutions que continuam a srie, declarando:
Hoje, a cultura pop pode fazer parte da anlise crtica, pode funcionar como a crtica funciona. A anlise pode ser integrada mercadoria, pode ter a mesma essncia de obsolescncia da mercadoria.3

Se um dos critrios de valorao da obra de arte consistia na capacidade de pr em discusso sua prpria condio, ou seja, na sua maior ou menor capacidade de negar-se, este procedimento generalizou-se e no funciona mais como entrave ao deleite imediato da obra. Um filme de grande sucesso de bilheteria pode incorporar uma certa dose de autonegao, sem prejuzo dos mecanismos de repetio que o filiam a um 1 MORIN, Edgar. Cultura de massas no sculo XX: o esprito do tempo. 5 ed. Rio de Janeiro:
Forense-Universitria,1981.

2 Entrevista realizada por Alexandre Werneck, publicada no Jornal do Brasil, de 10 de junho


de 2003.

3 Idem.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

determinado modelo popular de narrativa. Na mesma linha, cabe lembrar, tambm, que estratgias textuais como a metanarratividade, a intertextualidade, a desarticulao da seqncia temporal, h muito deixaram de ser solues estilsticas apenas de vanguarda4 - harmonizadas com um enredo romanesco atrativo, tm sido popularizadas, isto , bem assimiladas por um pblico maior. As comdias da srie Scary Movie5, por exemplo, constroem-se a partir da citao de filmes de terror, tirando partido da exausto a que chegaram as obras do gnero. Trata-se de mais um caso em que a indstria do entretenimento revigora-se com a crtica dos produtos que ela mesma fabrica, porque os espectadores se divertem com a identificao dos filmes satirizados por Scary Movie, isto , o efeito de humor provocado, sobretudo, pelas remisses a outras obras. Em Femme Fatale (EUA,2002), Brian De Palma recorre dissoluo das fronteiras entre sonho e realidade como estratgia para revitalizar uma trama banal, tpica das narrativas de suspense e, atravs do personagem vivido por Antonio Bandeiras um fotgrafo, com veleidades artsticas que obrigado a ganhar a vida como paparazzo - tematiza seu prprio impasse como artista e profissional da indstria cinematogrfica: a dimenso metanarrativa convive, assim, com os clichs dos filmes de ao. Por outro lado, esgotados os procedimentos radicais das vanguardas, a arte tenta marcar o seu lugar dobrando-se sobre o discurso da cultura de massa, mas para institulo como ingenuidade observada, chamando a ateno para sua retrica, desnaturalizando-a. A linguagem da cultura de massa trabalhada como um sistema semiolgico primeiro para o qual a arte se volta, com o propsito de esvaziar o seu sentido ideolgico, transformando-o num mero estilo, numa forma vazia de que a arte se apodera. Segue-se, ento, o caminho apontado por Roland Barthes6, isto , a melhor arma contra o mito seria mitific-lo a ele prprio, produzindo um mito artificial. por 4 A esse respeito ver ECO, Umberto. Ironia textual e nveis de leitura. In: Sobre a literatura.
Rio de Janeiro: Record, 2003.

5 Scary Movie 1 (EUA, 2000) e Scary Movie 2 (EUA, 2001), ambos dirigidos pelos irmos
Keenen Ivory, Shawn e Marlon Wayans. No Brasil, os filmes receberam o ttulo de Todo mundo em pnico 1 e 2.

6 BARTHES, Roland. Mitologias. So Paulo: Difuso Europia do livro, 1972.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

isso que uma vertente significativa da fico contempornea parece encenar um estilo de encenao, representando modos enunciativos e inflexes dos subgneros depreciados pela alta cultura, lanando mo de seus esteretipos temticos e tcnicos. Atravs deste procedimento, a fico narrativa formula, a seu modo, uma pergunta central em nosso tempo, isto , se todo o imaginrio contemporneo est permeado pelos sonhos veiculados pela publicidade, pelas telenovelas, pelos filmes de ao, enfim, pelos mitos criados pela cultura de massa, como a arte, ao enfocar o presente, pode desprezar essa dimenso que constitutiva do tempo em que vivemos? Tal indagao permeia, por exemplo, a literatura de Manuel Puig, construda a partir da reciclagem esttica de materiais depreciados pela cultura erudita, aproveitandose de restos de melodramas cinematogrficos e radiofnicos, de letras de msica e toda sorte de discursos banais. Exemplar tambm, neste sentido, Tia Jlia e o escrevinhador (1977), de Mario Vargas Llosa7, que contrape o sucesso das novelas de rdio criadas pelo personagem Pedro Camacho, incorporadas ao romance, ao fracasso de Varguinhas quando tenta despertar interesse pelos seus contos, escritos nos padres da alta literatura. Ao mesmo tempo, o livro de Vargas Llosa, constituindo-se como um produto hbrido, isto , um misto de autobiografia e fico, e incorporando outros tipos de narrativa, como o melodrama radiofnico, seduz o leitor, tendo, inclusive, como um dos eixos principais do enredo, a histria real, mas novelesca, do caso de amor proibido, que o escritor e sua tia tiveram, nos anos 50, na cidade de Lima. Mais recentemente, no parece ser outro o vis adotado, no cinema, por Pedro Almodvar, o que se evidencia no sentimentalismo kitsch de seus personagens. Tambm no campo cinematogrfico, pode-se citar o filme Adaptao (EUA, 2002), de Spike Jonze que, como o ttulo sugere, gira em torno da dificuldade de se fazer adaptao de textos literrios para o cinema. Adaptao contrape a seriedade da literatura leveza das obras voltadas para o entretenimento. Esta oposio, no nvel do enredo, ser expressa pelo desdobramento da figura do cineasta em dois personagens: um diretor que se atormenta, porque quer que o filme em que est trabalhando tenha a mesma complexidade do romance adaptado, e outro, seu irmo gmeo, que segue, sem 7 LLOSA, Mario Vargas. Tia Jlia e o escrevinhador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

qualquer conflito, os padres da cultura de massa e faz sucesso, lotando as salas de cinema. O filme Adaptao ser a tentativa de ultrapassar essa esquizofrenia, gerada pelo que Andreas Huyssen chamou de a grande diviso, optando por uma composio hbrida: o resultado um filme que, fazendo uso, a partir de determinado momento, ainda que de maneira irnica, dos esteretipos dos filmes de ao, diverte o espectador, ao mesmo tempo em que problematiza a separao entre arte e prazer, atravs da dualidade que atormenta o personagem e o esteriliza como criador. Esse movimento de apropriao distanciada dos mitos criados pela cultura de massa, entretanto, j pode ser encontrado no sculo XIX, guardadas, evidentemente, as diferenas entre cada poca. Ao longo daquele sculo, a tenso entre o plo de produo restrita e o plo de produo ampliada da cultura chegou, muitas vezes, a desestabilizar as fronteiras entre alto e baixo, transformando a luta pela autonomia da arte numa questo de permanente vigilncia, em funo do perigo, sempre iminente, de deslizamento de um campo a outro. Nesse sentido, so muito significativas as seguintes palavras de Flaubert sobre Madame Bovary: todo o valor do meu livro, se que ele o tem, estar em ter sabido andar direito sobre um cabelo, dependurado entre o duplo abismo do lirismo e da vulgaridade (que quero fundir numa anlise narrativa). Cabe lembrar, ainda, que, em plena fase herica de luta pela autonomia da arte, escritores que dependiam de seu ofcio para sobreviver, como Edgar Allan Poe, fizeram concesses ao gosto de um pblico mais amplo, s exigncias dos editores, sem abdicar de um grau de inovao formal e de crtica. Equilibravam-se num fio de cabelo, para usar a metfora de Flaubert, tentando conciliar o que, em certa medida, era inconcilivel atitude que, talvez, seja mais caracterstica da literatura, naquele momento, do que a negatividade radical. A angstia da contaminao - expresso utilizada por Andras Huyssen8 para caracterizar a reao do modernismo a uma cultura de massa crescentemente consumista e opressiva no entanto, estimulou sempre a busca de critrios objetivos para a realizao do inventrio das diferenas entre os produtos da cultura de massa e os da chamada alta cultura. Um desses critrios, largamente utilizado, no sculo XX, 8 Huyssen, Andras. Memrias do modernismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

pelos pensadores da arte e da comunicao de massa, diz respeito maneira como cada um dos dois campos se relaciona com os gneros de discurso preestabelecidos. Costumava-se salientar, por exemplo, que, na cultura de massa, no existia aquela contradio dialtica entre a obra e o seu gnero, caracterstica da arte - ao contrrio, a obra-prima de massa podia ser definida como aquela que melhor se enquadrava nas convenes. Por outro lado, destacava-se que o grande escritor contrapunha-se aos limites impostos pelos gneros, desafiando as suas regras para afirmar a liberdade de criao e o estilo individual. Assim, no ensaio Para que servem as teorias, publicado, em livro, em 1963, Alain Robbe-Grillet, tentava mostrar a importncia das inovaes trazidas pelo nouveau roman, fazendo o elogio daqueles que procuram novas formas de romance e opondo-se ao que considerava uma atitude absurda e prejudicial a repetio sistemtica das formas do passado:
Cada romancista, cada romance deve inventar sua prpria forma. Nenhuma receita pode substituir essa reflexo contnua. S o livro cria suas prprias regras. Na verdade, o movimento do estilo dever fazer com que freqentemente essas regras sejam postas em perigo, em xeque talvez e dever mesmo explodi-las. Longe de respeitar formas imveis, cada novo livro tende a constituir suas leis de funcionamento, ao mesmo tempo em que produz a destruio delas mesmas.9

Se o valor do romance, para Robbe-Grillet, decorria da capacidade inventiva de seu autor, capacidade esta que o levaria a romper continuamente com todas as convenes, hoje, quando as fronteiras entre uma cultura elevada e uma cultura de massa parecem cada vez mais nebulosas, o critrio da submisso ou no s regras genricas vai se tornando obsoleto, se o objetivo estabelecer distines entre arte e entretenimento. A retomada vertiginosa, pela narrativa contempornea, dos subgneros que tiveram sucesso comercial no sculo XIX, como o romance policial, o romance histrico e a autobiografia aponta para a falncia dos esquemas opositivos rgidos entre a esfera de produo de bens culturais restritos e a esfera de produo voltada para atender o pblico mais amplo. O fato que se a cultura de massa sempre se apropriou 9 ROBBE-GRILLET, Alain. Por um novo romance: ensaios sobre uma literatura
do olhar nos tempos de reificao. So Paulo: Documentos, 1969, p.10.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

das inovaes estticas da arte, esta tambm no tem deixado de incorporar formas daquela, num processo de canibalizao recproco, que cria uma espcie de zona de indistino entre as duas esferas de produo. Nesse sentido, a proliferao das narrativas policiais que vem ocorrendo a partir das duas ltimas dcadas deve ser relacionada constituio de uma esttica hbrida que tende a aliviar as tenses entre a cultura culta e a cultura de massa. Ou seja, a fico policial situa-se num lugar privilegiado quando se trata de trabalhar nos limites entre esses dois plos, em desestabilizar a dicotomia alto/baixo, at porque o motivo do crime se constitui num ponto de entrecruzamento de diferentes campos da produo cultural: o literrio, o jornalstico, o dos quadrinhos, o televisivo e o cinematogrfico. Ao retomar a narrativa policial, a literatura contempornea no est interessada em desvi-la de seu destino comercial ou em dissolv-la em meio livre pesquisa esttica. Est interessada na apropriao de uma estrutura de gnero - que, desde o sculo XIX, vem funcionando como um sistema de convenes que circula entre a indstria editorial, o texto e o leitor - com o objetivo de estabelecer uma mediao entre a expectativa de um pblico mais amplo e a dimenso crtica e reflexiva da qual esta literatura de que se est falando no abre mo. Trata-se de um procedimento de negociao utilizado pelo escritor para se adaptar aos novos tempos, pouco afeitos s radicalidades e s rupturas. O gnero funciona, no caso, como dispositivo de seduo, porque facilita o reconhecimento, oferecendo-se como uma chave de leitura - ainda que, ao cabo e ao fim, a porta aberta por essa chave possa no conduzir a nenhum lugar, a nenhuma certeza tranqilizadora. Estamos falando de uma fico que procura se localizar entre aquilo que Jess Martin-Barbero10 chama de narrativa de autor e narrativa de gnero, entendendo o gnero como um lugar exterior obra, de onde o sentido da narrativa produzido e consumido: ou seja, atravs da conveno, a obra se dirigiria para fora de si, acionaria a sua capacidade de comunicar. 10 MARTIN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia.
2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003, p. 195.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

A utilizao da isca do gnero relaciona-se, ento, com a tentativa, por parte da literatura, de romper com a idia, sedimentada com a arte moderna, de que a obra de valor aquela que provoca escndalo e rejeitada pelo grande pblico. Se a sociedade de massa institucionalizou a revolta modernista, o efeito de choque da atitude provocadora neutralizado. A prpria categoria do novo fica sob suspeita, j que a novidade o recurso utilizado pelo mercado para atrair os consumidores, ou seja, a inovao como um valor em si pode ser vista como resultado da presso da sociedade de consumo e se confundir com os ditames da moda. Neste quadro, a repetio, constitutiva da esttica de gneros, j no precisa ser vista como um pecado, como algo que se ope verdadeira arte indissociavelmente ligada criao do novo o que leva, por exemplo, Ricardo Piglia11 a afirmar que a forte presena dos gneros j no polmica e que a alta literatura deixou de ser o espao exclusivo da combinao livre e da criatividade pura. Segundo o escritor, os gneros se definem por serem estereotipados e estruturados, por oferecerem a verso positiva de um procedimento fixo, mas, hoje, se reconheceria a elegncia da repetio de certas frmulas. Na verdade, a literatura e tambm o cinema, para falar apenas de artes da narrativa, tentam tirar partido da estratgia que vem garantindo a vitalidade da cultura de massa, isto , a utilizao de frmulas de sucesso do passado aliadas a algo de novo, evitando o risco de desagradar o pblico, seja pelo excesso de repetio, seja pelo excesso de novidade. Este equilbrio instvel entre inveno e padronizao, intrnseco dinmica da cultura de massa, devido ao seu atrelamento esfera do consumo, vem sendo buscado pela fico contempornea como um caminho para a prpria sobrevivncia, ainda que sob a ameaa de diluir as fronteiras que a delimitavam segundo os princpios de autonomizao da esfera da arte que fundaram a modernidade esttica. A partir do momento em que as vanguardas foram se tornando tradio e, portanto, o que era dissonante transformou-se em algo harmnico, como observou Umberto Eco, a inaceitabilidade da obra deixou de ser critrio soberano para definir o 11 PIGLIA, Ricardo. Letras mestias. Folha de So Paulo, 15 de junho de 2003, MAIS!.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

que arte, uma vez que o inaceitvel estava doravante codificado como agradvel. Diz o autor:
Desconfio que devamos talvez renunciar quela idia subjacente que domina constantemente nossas discusses e segundo a qual o escndalo pblico deveria ser uma prova da validade de um trabalho. A mesma dicotomia entre ordem e desordem, entre obra de consumo e obra de provocao, mesmo no perdendo sua validade, talvez deva ser examinada de outra perspectiva, isto , penso que ser possvel encontrar elementos de ruptura e contestao em obras que, aparentemente, se prestam a um consumo fcil, e perceber que, ao contrrio certas obras que se mostram provocativas e ainda fazem o pblico pular na cadeira no contestam coisa nenhuma.12

A busca desse difcil equilbrio entre agradar o pblico, obtendo sucesso comercial, e preservar a complexidade, a dimenso crtica da obra, vai levar os autores contemporneos a trabalharem com uma multiplicidade de cdigos, que se entrecruzam no texto, permitindo diferentes nveis de leitura, atendendo-se s exigncias de um pblico variado. Preserva-se o enredo, sem preconceito para com aquele leitor que busca divertir-se com a intriga. Por outro lado, oferece-se um mais alm da intriga, uma dimenso metalingstica e reflexiva, reforada por inmeras citaes, que permite a um outro tipo de leitor contemplar de maneira distanciada e tambm nostlgica as estratgias narrativas que criam o fascnio na primeira dimenso. No caso da narrativa policial contempornea, este procedimento fica bem claro, porque enquanto o primeiro tipo de leitor busca a elucidao do enigma no nvel do enredo, o segundo busca decifrar os enigmas da composio da obra a partir do reconhecimento das referncias que se cruzam em seu tecido intertextual. O cinfilo, por exemplo, vai se deliciar com as referncias ao chamado cinema-noir, das dcadas de 40 e 50, feitas pelo filme O homem que no estava l (EUA, 2001), de Joel Coen. Se a obra de arte moderna era, por definio, uma obra difcil de interpretar, despertando um sentimento de estranheza, causando um choque no leitor, a obra ps12 ECO, Umberto. Ps-escrito a O nome da rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1985, p.53.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

moderna quer se fazer passar como algo familiar, cabendo ao pblico mais refinado desconfiar dessa familiaridade e recuperar a sua dimenso complexa, encoberta por esta aparente simplicidade. Para recuperar o desfrutvel, a dimenso do prazer que, de certa forma, fora relegada cultura de massa, a arte moderna vai recorrer s repeties e s semelhanas, caractersticas do jogo, mas tambm trabalhar com sutilezas que deixem espao aberto para o discurso interpretativo que resgatar seus aspectos diferenciais, nem sempre percebidos pelo leitor ingnuo. Evidencia-se, ento, o carter conciliatrio desta arte no se trata, agora, de desafiar as exigncias do mercado de bens culturais, de heroicamente rechaar o sucesso comercial. A partir do que foi dito pode-se entender melhor, por que o gnero policial ganhou tanto vigor na fico contempornea. Seus dois eixos temporais um que remete para o passado onde o crime foi cometido e outro que remete para o presente da investigao abrem espao para uma dupla leitura: pode-se priorizar o passado, considerando que nele que se encontram todas as respostas ou, reconhecendo o abismo existente entre esses dois tempos, priorizar a dimenso do presente, as artimanhas do discurso que se prope a elucidar o mistrio. Neste ltimo caso, o que vai ser destacado o carter construdo de toda a verdade, a astcia do autor, os artifcios do jogo lgico criado, que no remete para nada fora dele mesmo e, sim, para a disposio de peas num tabuleiro e para as regras que precisam ser conhecidas para que se possa mov-las imprimindo um sentido a cada jogada. evidente que a narrativa policial de que se fala a chamada narrativa de enigma, porque, no romance policial de ao h uma concomitncia entre os sucessivos crimes e o tempo da investigao, que abrevia o hiato entre presente e passado, abolindo ou pondo em segundo plano o processo de deduo lgica, enfim, os mecanismos mentais, que levavam soluo do caso no romance policial clssico. Assim, a prpria estrutura da narrativa policial de enigma favorece a indagao sobre o estatuto da verdade, ao mesmo tempo em que nos envolve numa busca incessante que mantm vivo o interesse pela leitura. Nesse tipo de narrativa, que se tece de uma dobra tomando o passado como um pr-texto a ser interpretado o nexo entre

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

os fatos do enredo estabelecido pelo discurso de reconstituio do crime feito pelo narrador e pode, portanto, ser resultado de uma construo arbitrria: em torno desta questo que gira, por exemplo, o romance E do meio do mundo prostituto s amores guardei ao meu charuto, de Rubem Fonseca13. Alguma coisa na narrativa policial parece, ento, girar em falso. No entanto, exatamente este girar em falso e no as verdades que ela constri que seduz o leitor em tempos em que a dimenso da profundidade tende a se perder em meio profuso de imagens e circulao de incessantes relatos que se desmentem uns aos outros. Existe algo de ldico na narrativa policial que imprime um carter artificioso s performances de seus detetives, aspecto acentuado, por exemplo, em alguns filmes recentes, como em Twin Peaks: Fire walk with me (EUA, 1992), de David Linch. Da que, freqentemente, nas fices contemporneas, a figura do investigador se confunda com a do ficcionista ou com a do louco, que v relaes de semelhana onde elas no existem, ou mais especificamente com a do paranico que inventa, numa lgica persecutria, explicaes para tudo, enxergando o mundo sob o signo da conspirao tal o caso do narrador do romance Teatro, de Bernardo Carvalho14. O louco, como diz Foucault, julga a cada instante decifrar signos, de onde vem sua semelhana com o detetive. Quando j no mais se cr na capacidade do homem de conhecer objetivamente a realidade, qual a diferena entre os dois? Quando as prprias regras que presidem vrias dimenses da vida social do a impresso de serem gratuitas, arbitrariamente concebidas por um poder annimo, segundo princpios autnomos, como distinguir o discurso explanatrio de paranico daquele articulado pelo detetive ao explicar como chegou aos resultados da investigao? Por outro lado, toda investigao policial uma busca da identidade de um culpado. S que, hoje, to difcil delimitar culpas como fixar identidades. Assim, na fico de Paul Auster15, aquele que vigia to prisioneiro quanto o que vigiado e o 13 FONSECA, Rubem. E do meio do mundo prostituto s amores guardei ao meu charuto.
So Paulo: Companhia das Letras, 1997.

14 CARVALHO, Bernardo. Teatro. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. 15 AUSTER, Paul. A trilogia de Nova York. So Paulo: Best Seller, s/d.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

investigador no sabe o que investiga: em A trilogia de Nova York o crime um lugar vazio, uma pressuposio, o que abre espao para o jogo de espelhos entre detetive e suspeito. O crime como virtualidade tambm a justificativa para a presena de cmeras nos aeroportos, no metr, nos elevadores, o que significa que todos, em princpio, so considerados suspeitos. Todos sentem-se, em certa medida, culpados e, ao mesmo tempo, potencialmente vtimas de um crime que pode acontecer a qualquer momento - esta indefinio afeta a estrutura da narrativa policial contempornea. Nesse sentido, o mito de dipo atualizado, sendo relido no para que se priorize o drama familiar do personagem, inexoravelmente marcado pela maldio do incesto mas pelo redimensionamento da culpa que a lenda propicia, j que, nela, investigador e culpado se confundem, como se um mesmo homem se desdobrasse em dois homens o inocente e o criminoso. O mesmo desdobramento est presente, por exemplo, em Sobre meninos e lobos, de Clint Easwood (EUA, 2003), isto , diante da violncia maior que permeia a vida urbana, em suas mais diversas esferas, todos os personagens do filme so, ao mesmo tempo, inocentes e culpados pelos crimes cometidos e s no mbito do discurso ideolgico se pode absolver ou condenar algum ou a si prprio. A lei e o crime, a justia e a vingana, o bem e o mal se confundem de tal forma que no h como pensar em nenhum parmetro objetivo de julgamento. No , ento, de estranhar que o gnero policial ganhe fora numa sociedade que, voltada para a conquista da mxima segurana, vive sob o signo da ameaa constante do crime, ainda que este, em determinada dimenso, perca a sua concretude, pairando no ar, como um fantasma evocado pelas mquinas de vigilncia, que criam, assim, as condies propcias para a expanso de um imaginrio do crime - imaginrio que, por outro lado, vem compensar a vida prosaica do cidado comum das grandes cidades, onde a prtica da violncia, tornando-se rotineira, generalizada, j no instiga a decifrao de enigmas, no favorece a criao de um clima de mistrio. Nesse cenrio, so inmeras as iniciativas, no campo editorial, voltadas para as narrativas policiais. Textos clssicos do gnero so republicados, a fico de autores estrangeiros contemporneos traduzida, compondo colees como a da Companhia das Letras - que inclui, dentre outros, P. D. James, Lawrence Block, Dennis Lehane - e a

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Coleo Negra, da Record. Em edio de luxo, lanada, pela Ediouro, a reunio de todos os contos e romances de Arthur Conan Doile, sendo tambm publicadas algumas coletneas como 100 melhores contos de crime e mistrio da literatura universal, tambm da Ediouro, e Crime brasileira, da Francisco Alves, ambas organizadas por Flvio Moreira Costa. Exemplo bem expressivo da esttica hbrida da ps-modernidade a coleo Literatura ou Morte, da Companhia das Letras, composta de textos de autores brasileiros, escritos por encomenda. Literatura ou Morte rene escritores, identificados com a esfera da cultura erudita, que escrevem romances policiais tendo como ponto de partida um grande nome da literatura universal, como Borges, Rimbaud, Marqus de Sade, Molire. Mistura-se, a, o gnero policial, de apelo popular, sugerido pela presena da palavra morte, no ttulo da coleo, e a promessa de um contacto com o cnone literrio, evocada pelos nomes dos autores revisitados - nomes que, na capa dos livros, se entrelaam com o do autor de cada volume. Unem-se, assim, dois plos que, no modernismo, tendiam a se repelir: a literatura sria e a de entretenimento. Escritores contemporneos e reconhecidos como letrados encarregam-se da tarefa de fazer a intermediao que pe em xeque a dicotomia alto/ baixo que marcou a esttica moderna. Por outro lado, ao aceitarem escrever por encomenda, esses escritores esto afirmando o carter profissional de sua atividade e, portanto, contrapondo-se premissa de que a verdadeira arte seria uma atividade desinteressada, incompatvel com a idia de remunerao. Mais que isso, reagem positivamente ao fato de terem de criar seus textos a partir de um molde que lhe foi proposto pelo editor, ou seja, concordam em partir da repetio para engendrar o novo. O editor assume, ento, de forma explcita, o seu papel como instncia de mediao institucional entre o escritor e o mercado mediao externa obra, mas que vai afetar a maneira como o autor se relaciona com a sua escritura. Nesse sentido, o nome da coleo Literatura ou morte bem sugestivo: ao afirmar o carter imprescindvel da literatura como fonte de vida, legitima qualquer esforo para impedir o seu fim e justifica todas as negociaes, inclusive, com os interesses do mercado.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Vera Lcia Follain de Figueiredo

professora Associada do Departamento de

Comunicao Social da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq. Publicaes: Da profecia ao labirinto: imagens da histria na fico latino-americana contempornea, 1994; Mdia e Educao (Org.), 1999; Os crimes do texto:Rubem Fonseca e a fico contempornea, 2003, dentre outras.

S-ar putea să vă placă și