Sunteți pe pagina 1din 3

MODERNIDADE E IDENTIDADE

Modernidade e identidade, Anthony Giddens, 2002. Traduo Plnio Dentzien. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 233 p. Idioma do livro: portugus. ISBN: 85-7110-669-X.

Snia Regina da Cal Seixas Barbosa Pesquisadora Nepam Unicamp

Giddens um dos socilogos mais profcuos da atualidade, quer seja pela qualidade e temtica de sua obra, quer seja por suas convices polticas. Desde 1996 reitor do London School of Economics and Political Science (LSE). Este livro reafirma sua trajetria intelectual slida e coerente em relao aos temas com os quais vem trabalhando de longa data 1 , contribuindo de forma significativa para pesquisadores das reas de sociologia, antropologia e tambm da psicologia social. Para o autor impossvel dissociar a constituio das sociedades modernas, em sua complexidade atual, sem levar em conta as conseqncias dramticas que a globalizao ou os riscos sociais imprimem tanto ao indivduo qua nto coletividade, contribuindo de forma decisiva para afetar os aspectos mais pessoais de nossa existncia (p. 9). Sua reflexo no est centrada no eu fruto de uma abordagem eminentemente psicolgica, mas na importncia do entendimento dos mecanismos de auto-identidade que so constitudos pelas instituies da modernidade, influindo tambm em sua constituio. Por no ser uma entidade passiva, determinada por influncias externas; ao forjar suas auto- identidades, independente de quo locais os contextos especficos da ao, os indivduos contribuem para as influncias sociais que so globais em suas conseqncias e implicaes (p.9). No primeiro captulo , Giddens procura circunscrever a modernidade considerando tanto as situaes locais quanto as globais. Pinando alguns dos seus exemplos mais significativos, pode-se afirmar que as pessoas que vivem hoje nos pases industrializados
1

Para citar apenas alguns exemplos, reportamos ao leitor trs obras de Anthony Giddens. (1991) As conseqncias da modernidade, editado em So Paulo, pela Editora da Unesp; (1993) As transformaes da Intimidade: sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas, pela mesma editora e (2000) Mundo em descontrole. O que a globalizao est fazendo de ns, editado no Rio de Janeiro, pela Editora Record.

: O Futuro dos Recursos # 1, outubro de 2003

esto sujeitas a situaes que so individuais ou, no mximo, familiares, como doenas crnicas, estresse, violncia e divrcio, que apresentam tenses tanto para o eu como para o conjunto social. Embora relativamente mais protegidos da atuao das foras naturais do que em tempos pr- modernos, esto submetidos a outros riscos, considerando que suas refeies dirias podem estar muito mais acrescidas de ingredientes artificiais, agrotxicos, etc, em detrimento daquelas consideradas mais tradicionais. Os perigos ambientais que ameaam os ecossistemas da Terra so hoje muito mais presentes e disseminados na sociedade global. Esses exemplos ilustram o que ele denomina de dialtica do local e do global (p.27). Nessa dialtica, tanto a cultura quanto a economia e as dimenses sociais tm papel preponderante. No segundo e terceiro captulos, o eu analisado tanto em sua dimenso ontolgica quanto em sua trajetria na modernidade. Nesta trajetria incluem-se os controles do corpo e da mente pela necessidade de constituir um modelo de aceitao, onde os livros de autoterapia tm papel significativo, tanto quanto a busca de padres ideais do corpo (o crescente consumo desse tipo de literatura e as elevadas taxas de anorexia entre as jovens, principalmente, evidenciam essas novas referncias normativas). No quarto, quinto e sexto captulos o autor examina a modernidade frente s dinmicas do risco e da segurana e as conseqncias de todas essas mudanas para o eu. No captulo seis, as tribulaes do eu so, enfim, encaradas a partir de um outro lugar, onde a cultura do narcisismo e o conceito de um eu mnimo perdem espao (conceitos fortemente apontados por Lasch nos anos 80) 2 . Afirmando que o global e a modernidade, enquanto entidade estabelecida, seus riscos e sua complexidade impem aos indivduos perturbaes e ansiedades generalizadas, exigindo a criao de novas formas de identidades para se lidar com essas perspectivas. A tenso sofrida pelo eu e sua busca por novas identidades na alta modernidade encontram espao e referncia no surgimento do que o autor chama de poltica-vida (captulo 7), que pode ser entendida como uma poltica das decises da vida (p. 198) e, nesse sentido, pode-se explorar a idia de que o pessoal poltico e, conseqentemente, admitir como Giddens que as questes da poltica- vida (...) clamam por uma

Lasch, Christopher. The Culture of Narcisism Londres, Abacus, 1980 e The Minimal Self, Londres, , Picador, 1985. Procurou-se manter as referncias como so indicadas na obra revista.

: O Futuro dos Recursos # 1, outubro de 2003

remoralizao da vida social e demandam uma sensibilidade renovada para as questes que as instituies da modernidade sistematicamente dissolvem. Assim, pode-se afirmar que Giddens, com essa obra auxilia- nos a refletir sobre a sociedade contempornea de forma intensa, abrindo espao para considerar o eu e a busca de novas identidades como pontos fundamentais.

: O Futuro dos Recursos # 1, outubro de 2003

S-ar putea să vă placă și