Sunteți pe pagina 1din 6

O carter universal das personagens em Dostoivski

Andreia A Pantano Mestre em Filosofia - UNESP Professora da Universidade Paulista

Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar como o escritor russo Dostoivski abusa da liberdade e da universalidade ao construir suas personagens em Memrias do Subsolo (1864) e Bobk (1873). A personagem em Dostoivski tem em si certa independncia em relao ao criador, no entanto, como lembra Bakhtin, isto no significa que ela escapa do plano do autor. Nossa inteno destacar como ao compor suas personagens especificamente nessas obras, Dostoivski o fez de forma inovadora no cenrio europeu do sculo XIX, uma vez que suas personagens no so totalmente descritas, no esto fechadas, pois o seu heri aquele que est construindo seu dilogo. Embora esta pesquisa ainda esteja em desenvolvimento possvel dizer que o carter aberto da personalidade de suas personagens, revela que este homem est por fazer-se. Palavras-chave: Criao; Personagem; Liberdade.

Na terra impossvel viver e no mentir, pois vida e mentira so sinnimos; mas, com o intuito de rir, aqui no vamos mentir.

(Dostoivski)

Este trabalho pretende analisar o processo de composio de algumas personagens do escritor russo Dostoivski. Para tanto, escolhemos as seguintes obras: Memrias do Subsolo (1864) e Bobk (1873), pois a anlise dos heris destas obras pode ser muito frutfera para compreendermos seu processo de criao estruturado nas inmeras vozes de suas personagens.

Em Memrias do subsolo Dostoivski descreve um homem preocupado com o olhar do outro, uma preocupao constante nesta histria. O heri da novela demonstra certo incmodo com o que iro dizer ou pensar sobre si, inquietao que reflete a angstia da personagem que se v s e miservel. Miservel em termos econmicos, mas que tem a grandeza de seu intelecto antecipada em vrios momentos. Trata-se de uma personagem nobre e diablica, caractersticas que tornam perceptvel certa dubiedade na ndole desta personagem annima, o autor no criou um nome para ela. O carter annimo demonstra a universalidade do autor, pois esse homem no um ser especfico determinado, mas podese pensar em vrios homens, isto , no universal. Porm, mister salientar que as personagens de Dostoivski no apresentam caractersticas fixas ou especficas, como lembra Bakhtin:

A personagem no interessa a Dostoivski como um fenmeno da realidade, dotado de traos tpico-sociais e caracterolgico-individuais definidos e rgidos, como imagem determinada, formada de traos monossignificativos e objetivos que, no seu conjunto, respondem pergunta: quem ele? A personagem interessa a Dostoivski enquanto ponto de vista especfico sobre o mundo e sobre si mesma, enquanto posio racional e valorativa do homem em relao a si mesmo e realidade circundante. O importante para Dostoivski no o que sua personagem no mundo, mas acima de tudo, o que o mundo para a personagem e o que ela para si mesma (BAKHTIN, 1981, p 39).

Novela publicada em 1864, com traos estilsticos confessionais, que um dos procedimentos do autor na sua composio, pois assim que declarada a verdade interna deste homem. A autoconscincia presente em seus personagens e a tragicidade que percorre a histria de cada um de seus heris revelam a preocupao do autor com a alma humana. Tal preocupao consiste em criar uma narrativa que abarque o universo humano, ou melhor, a psique humana. De acordo com a presente leitura, Dostoivski no s inovou no estilo literrio e no modelo artstico ao criar o romance polifnico como descrito por Bakhtin, mas retratou dialeticamente a personalidade humana.

Se Dostoivski considerado geralmente como romancista-filsofo por excelncia, Memrias do subsolo o escrito em que isto se manifesta de modo particularmente intenso. Toda a dramaticidade e fora emocional do texto, toda a introspeco verrumante de seu personagem, esto intimamente ligados concepo central, como poucas vezes aconteceu em toda a literatura (SCHNAIDERMAN, 2003, p.7).

Este anti-heri muito bem inventado pelo nosso autor coloca e discute questes, interpelando e dialogando sobre aquelas que refletem uma alma no exatamente atormentada, mas uma alma (uma conscincia) que, embora parea indiferente, traz tona as experincias mais instigantes. Tal personagem busca em si o mais inumano possvel para talvez revelar aquilo que h de mais humano no homem, sua baixeza, sua vileza, sua torpeza e principalmente a conscincia da sua prpria condio. Essa conscincia aparece no texto em vrias ocasies, no entanto, o fato de o anti-heri ter conscincia no torna sua vida leve, pelo contrrio. Quanto mais conscincia eu tinha do bem e de tudo o que belo e sublime, tanto mais me afundava em meu lodo, e tanto mais capaz me tornava de imergir nele por completo (DOSTOIVSKI, 2003, p19). Embora a conscincia, essa voz que no se cala, seja um tormento, um martelo sempre a bater em sua alma, segundo o narrador desta memria, ainda assim prefervel t-la. Mesmo com toda angstia que causa, ainda assim o homem no a recusar. A autoconscincia e a liberdade da personagem so traadas de tal forma que revelam o quanto este autor quis fugir de padres estticos composicionais fechados, pois o homem, que apresentado pelo autor, no se encerra em limites, ou seja, possvel ter uma interpretao acerca do que humano. Em seus textos h certo desconforto, ou seja, sua leitura causa uma inquietao no leitor, pois o desenrolar da trama e as prprias personagens carregam em si uma fora, e porque no dizer uma docilidade ou at mesmo tragicidade perturbadora, uma vez que o leitor no est preparado nem pronto para atitudes que escapam, e fogem ao comum. A fim de revelar o quanto a personagem possui conscincia e quanto o homem livre, Dostoivski inventa uma personagem, ou melhor, narra a autoconscincia de um homem extremamente crtico, esse o caso do anti-heri de Memrias do subsolo e de outros escritos. Alm, claro, de possuir uma forma esttica singular que revela essas mesmas questes humanas. Em Dostoivski, a figura do homem apresentada por suas personagens, que no so totalmente descritas, no esto fechadas, pois o seu heri aquele que est construindo seu dilogo, da o carter aberto de sua personalidade, este homem est por fazer-se. Dessa forma, o autor ir aparecer dialogando com o heri. Tal caracterstica em

Dostoivski reflete a forma de composio de sua obra artstica como romance dialgico1. O romance dialgico descrito por Bakhtin como aquele que possibilita uma ligao entre as vrias conscincias. Com um estilo realista, o qual perturbou a crtica da poca justamente por se tratar de uma obra aberta, ou seja, uma criao artstica que no est fadada ao determinismo, Dostoivski no fecha a possibilidade humana de aventurar-se com outras conscincias uma vez que, ao criar suas personagens no as constri de forma fechada, deixando assim a porta aberta para o dilogo entre autor, narrador e personagem. Fiodor Dostoivski abre o campo tanto para o novo em matria de literatura como instiga interpretao, isto , esse autor percebe o homem como um sujeito em construo, um homem que ainda est por fazer, da o carter aberto de sua obra. No conto Bobk (1873), Dostoivski inova no campo esttico. Alm de deliciar seu leitor com uma narrativa que percorre o fantstico, pois ao tratar do real o autor bebe na fonte do fantstico, e, por sua vez, ao relatar tal histria, busca uma forma que reserva a interpretao para o leitor, j que permanece a dvida a respeito do dilogo com os mortos, se realmente aconteceu, ou foi apenas um sonho, como salienta Paulo Bezerra em sua anlise do conto (BEZERRA, 2005). Reconhecido como o criador do autor-narrador, a forma de sua escrita busca marcar o estilo do autor, alm de lanar uma crtica forma literria tradicional da poca. Dostoivski percebeu que sua matria literria requeria uma outra forma de colocao, assim em seus textos matria e forma so tratados com outra substncia, outro olhar, ou seja, no possvel analisar ou interpretar sua obra procurando limites ou o olhar do autor. Quem o autor? Este ir aparecer no texto, no entanto, s vezes escapa, principalmente se seguirmos certos padres estticos tradicionais. Torna-se necessrio entender que esse autor possui um estilo, que foge s regras convencionais estticas da poca. Em Bobk, tambm ir aparecer a preocupao com a verdade, o questionamento sobre ela aparece na fala de uma das personagens. Na terra impossvel viver e no mentir, pois vida e mentira so sinnimos; mas com o intuito de rir, aqui no vamos mentir. (DOSTOIVSKI, 2005, p.35). As personagens em Dostoivski tm em si um carter livre permitindo que se vislumbre uma criao aberta. Nas palavras de Bakhtin: a conscincia do heri dada

Para uma melhor compreenso sobre o romance dialgico conferir o captulo I: O romance polifnico de Dostoivski e seu enfoque na crtica literria da obra: Problemas da Potica de Dostoivski de Mikhail Bakhtin.

como outra, a conscincia do outro, mas ao mesmo tempo no se objetifica, no se fecha, no se torna mero objeto da conscincia do autor (BAKHTIN, 1981, p.3). Suas personagens so livres, assim as criaes artsticas em Dostoivski vo alm da simples colocao do problema, pois a estrutura de seus romances, como por exemplo, O Idiota (1868), revela a individualidade, a qual escapa do habitual, do que seria comum, e dado em suas obras um outro carter que expe suas personagens de forma nua e crua, o que pode causar estranheza ao leitor. A personagem em Dostoivski tem em si uma relativa independncia em relao ao criador, no entanto, como lembra Bakhtin, isto no significa que ela escapa do plano do autor. Dostoivski ao descrever suas personagens questiona valores morais propondo de certa forma sua superao, basta pensar o quanto o Homem do subsolo perturbador, ou ainda, o fracasso e as inquietaes diante da prpria existncia do Homem em Um sonho do homem ridculo (1867) ou ainda Rasklnikov, personagem de Crime e Castigo (1866). Assim como a liberdade e a verdade so temas presentes em seus textos, a autoconscincia do homem narrada na obra de Dostoivski uma caracterstica presente em vrias de suas obras. Ao mesmo tempo em que tal autoconscincia critica o racionalismo, tambm capaz de revelar um homem em construo, um homem profundamente incomodado. Vale ressaltar que tal incmodo em algumas de suas personagens surge como certa indiferena, um genuno niilismo, por exemplo, Kirlov (personagem de Os Demnios, 1872). Sou terrivelmente infeliz porque sinto um terrvel medo. O medo a maldio do homem. Mas proclamo o meu arbtrio e sou obrigado a crer que no creio (DOSTOIVSKI, 2005, p.599). Essa mesma personagem ir proclamar que todo o planeta uma mentira, ou seja, o homem vive acreditando em mentiras. Dostoivski ultrapassou toda a literatura romanesca. Pode-se dizer, ento, que sua obra no s inovou estilisticamente, ao criar o romance polifnico, mas que, como argumenta Bakhtin (...) ele criou uma espcie de novo modelo artstico do mundo (...) (BAKHTIN, 1981, p.1).

Referncias

BAKHTIN, M. Problemas da potica de Dostoivski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Ed.: Forense-Universitria, 1981.

BEZERRA, P. No reino da menipia e do fantstico. In: DOSTOIVSKI. F. M. Bobk. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Editora 34, 2005, p. 109 163. DOSTOIVSKI. F. M. Crime e Castigo. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Editora 34, 2001. ________Memrias do Subsolo. Trad. Boris Schnaiderman. So Paulo: Editora 34, 2000. ________O Idiota. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Editora 34, 2002. ________Bobk. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Editora 34, 2005. ________O sonho de um homem ridculo. So Paulo: Editora 34, 2003. ________Os Irmos Karamzov Trad. Natlia Nunes e Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 1971. _______ Os Demnios. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo. Editora 34,2004. SCHNAIDERMAN, B. Prefcio. In: DOSTOIVSKI. F. M. Memrias do Subsolo. Trad. Boris Schnaiderman. So Paulo: Editora 34, 2000, p. 7 12.

S-ar putea să vă placă și