Sunteți pe pagina 1din 29

50 questes bsicas sobre Construtivismo

Revista NOVA ESCOLA Maro de 1995

1 O que o construtivismo? o nome pelo qual se tomou conhecida uma nova linha pedaggica que vem ganhando terreno nas salas de aula h pouco mais de uma dcada. As maiores autoridades do construtivismo, contudo, no costumam admitir que se trate de uma pedagogia ou mtodo de ensino, por ser um campo de estudo ainda recente, cujas prticas, salvo no caso da alfabetizao, ainda requerem tempo para amadurecimento e sistematizao. 2- Em que se distingue a pedagogia construtivista, em linhas gerais? O construtivismo prope que o aluno participe ativamente do prprio aprendizado, mediante a experimentao, a pesquisa em grupo, o estmulo dvida e o desenvolvimento do raciocnio, entre outros procedimentos. Rejeita a apresentao de conhecimentos prontos ao estudante, como um prato feito, e utiliza de modo inovador tcnicas tradicionais como, por exemplo, a memorizao. Da o termo "construtivismo", pelo qual se procura indicar que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construo do conhecimento que adquire. O construtivismo enfatiza a importncia do erro no como um tropeo, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. O construtivismo condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliaes padronizadas e a utilizao de material didtico demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno. 3 Com base em que o construtivismo adota tais praticas? Com base nos estudos do psiclogo suo Jean Piaget (1896-1980),. a maior autoridade do sculo sobre o processo de funcionamento da inteligncia e de aquisio do conhecimento. Piaget demonstrou que a criana raciocina segundo estruturas lgicas prprias. que evoluem conforme faixas etrias definidas, e so diferentes da lgica madura do adulto. Por exemplo: se uma criana de 4 ou 5 anos transforma uma bolinha de massa em salsicha. ela conclui que a salsicha. por ser comprida, contm mais massa do que a bolinha. No se trata de um erro, como se julgava antes de Piaget, mas de um raciocnio apropriado a essa faixa etria. O construtivismo procura desenvolver prticas pedaggicas sob medida para cada degrau de amadurecimento intelectual da criana. 4 Piaget criou o construtivismo? Nada mais falso. Ao contrrio do que muitos imaginam, ele nunca se preocupou em formular uma pedagogia: dedicou a vida a investigar os processos da inteligncia. Outros especialistas que se valeram das suas descobertas para desenvolver propostas pedaggicas inovadoras.

5 De onde vem, ento, o construtivismo? Quem adotou e tornou conhecida a expresso foi uma aluna e colaboradora de Piaget. a psicloga Emilia Ferreiro. nascida na Argentina em 1936 e que atualmente mora no Mxico. Partindo da teoria do mestre, ela pesquisou a fundo, e especificamente. o processo intelectual pelo qual as crianas aprendem a ler e a escrever, batizando de construtivismo sua prpria teoria. 6 Ento ela a autora da pedagogia construtivista? No. A exemplo de Piaget, Emilia se limitou a desenvolver uma teoria cientfica. Outros especialistas que vm utilizando suas descobertas, assim como as de Piaget. para formular novas propostas pedaggicas. No comeo, o nome construtivismo se aplicava s teoria de Emilia. Com o tempo, passaram a ser chamadas de construtivistas as novas propostas pedaggicas inspiradas em sua teoria, a prpria teoria de Piaget e ate mesmo pedagogias anteriores, porem compatveis, como a do educador sovitico Lev Vvgotsky (1896-1934). 7 O que a teoria de Emilia Ferreiro sustenta? A pesquisadora aplicou a teoria mais geral de Piaget na investigao dos processos de aprendizado da leitura e da escrita entre crianas na faixa de 4 a 6 anos. Constatou que a criana aprende segundo sua prpria lgica e segue essa lgica at mesmo quando ela se choca com a lgica do mtodo de alfabetizao. Em resumo, as crianas no aprendem do jeito que so ensinadas. A teoria de Emilia abriu aos educadores a base cientfica para a formulao de novas propostas pedaggicas de alfabetizao sob medida para a lgica infantil. 8 Qual a lgica infantil na alfabetizao, segundo Emilia Ferreiro? A pesquisadora constatou uma sequncia lgica bsica na faixa de 4 a 6 anos. Na primeira fase, a pr-silbica. a criana no consegue relacionar as letras com os sons da lngua falada e se agarra a uma letra mais simptica para "escrever". Por exemplo, pode escrever Marcelo como MMMMM ou AAAAAA. Na fase seguinte, a silbica, j interpreta a letra sua maneira, atribuindo valor silbico a cada uma (para ela. MCO pode ser a grafia de Mar-ce-lo. em que M=mar, C=ce e 0=l0). Um degrau acima, j na fase silbico-alfabtica, mistura a lgica da fase anterior com a identificao de algumas slabas propriamente ditas. Por fim, na ltima fase, a alfabtica, passa a dominar plenamente o valor das letras e silabas. 9 O construtivismo se aplica somente alfabetizao infantil? No. Ainda se encontra muito vinculado alfabetizao, porque foi por essa rea que comeou a ser desenvolvido, a partir da base terica proporcionada por Emilia Ferreiro. Contudo, prticas construtivistas, devidamente adaptadas, j esto bastante difundidas at a quarta srie do primeiro grau. A partir da quinta srie, porm, quando cada disciplina passa a ser ministrada por um professor especializado, tais prticas so menos utilizadas, at pela relativa escassez ainda registrada de pesquisas tericas equivalentes s de Emilia.

10 Por que o construtivismo faz restries "prontido" na alfabetizao infantil? Com base nas teorias de Piaget e Emilia Ferreiro, os construtivistas consideram intil a prontido, ou seja, o treinamento motor que habitualmente se aplica s crianas como preparao do aprendizado da escrita. Para eles, aprender a ler e escrever algo mais amplo e complexo do que adquirir destreza com o lpis. 11 O aluno formado pelo construtivismo fica bom de raciocnio, com mais senso crtico, porm mais fraco de conhecimentos? No bem assim. Os construtivistas insistem em que, embora o construtivismo enfatize o processo de aprendizagem, este no ocorre desligado do contedo: simplesmente no h como formar um indivduo crtico no vazio. Portanto, a aquisio de informaes fundamental. 12 Como o construtivismo transmite o conhecimento no passvel de ser "construdo" pelo aluno, como nomes de cidades ou de presidentes? O construtivismo estimula a descoberta do conhecimento pelo aluno. Evita afog-lo com informaes prontas e acabadas, mas quando necessrio no hesita em valer-se da memorizao. Neste caso, a professora deve escolher o momento oportuno e criar situaes interessantes para transmitir esses conhecimentos, fugindo assim da rigidez da prtica tradicional. 13 O construtivismo requer mais ateno individual ao aluno do que outras linhas de ensino? Sim, mas no com a obsesso que s vezes se imagina. Se o construtivismo admite que cada aluno tem o seu processo particular de aprendizagem, a professora deve conheclo, acompanh-lo e fazer as intervenes adequadas. Mas isso no quer dizer centralizao total, ao contrrio. O construtivismo valoriza muito o intercmbio entre os alunos e o trabalho de grupo, em que a professora tem uma presena motivadora e menos impositiva. 14 Como a professora pode dar ateno individualizada em classes de 30 ou 40 alunos? O ideal que as classes no sejam to numerosas. Mas, de qualquer modo, vale a alternativa de trabalhar com duplas ou trios, agrupando as crianas por habilidades parecidas ou opostas, a critrio da professora. No construtivismo, a professora aproveita a individualidade de cada aluno para o enriquecimento do grupo. 15 Por que o construtivismo contesta o ensino dirigido? No bem isso. O construtivismo considera a sistematizao do ensino necessria, mas aplicada com bom senso e flexibilidade. Contesta, sim, que o currculo seja uma imposio unilateral, uma camisa-de-fora, com etapas rgidas, sucessivas e inalterveis. No se aprende por pedacinhos, mas por mergulhos em conjuntos de problemas que envolvem vrios conceitos ao mesmo tempo, afirmam os construtivistas.

16 Por que a alfabetizao construtivista rejeita o uso da cartilha? Primeiro, porque a cartilha prev etapas rgidas de aprendizagem, coisa que o construtivismo descarta. Segundo. porque os construtivistas acham que a linguagem geralmente usada nas cartilhas ("B-b-bi". "Ivo viu a uva" etc.) padronizada, artificial, distante do mundo conhecido pela criana. 17 Por que o construtivismo faz restries aos livros didticos? Pelo fato de a maioria deles apresentar o conhecimento em sequncia rgida, prevendo uma aprendizagem de conceitos baseada na memorizao. 18 E ao ensino da tabuada? O caso diferente. A memorizao essencial para agilizar o clculo mental, mas isso deve ocorrer aps o aluno compreender o significado das operaes aritmticas, como a multiplicao. O que os construtivistas no aceitam a memorizao puramente mecnica. conhecida como "decoreba". 19 E a restrio ao ensino de regras gramaticais? O construtivismo contesta que o ensino da gramtica seja o meio para se levar o aluno a entender e dominar o processo de escrever corretamente. Isso se adquire praticando a escrita, mesmo com erros gramaticais. A medida que o aluno vai dominando a escrita que se passa a ensinar-lhe a gramtica. As regras identificam certas regularidades da lngua, mas para entend-las preciso t-las percebido na prtica. 20 Por que o construtivismo, em geral, no aceita o uso de frmulas, como as de matemtica e as de sintaxe? No que no aceite. A restrio ao ensino de frmulas como se fossem os contedos, pois elas no passam de esquemas sintticos muito mais abstratos. A frmula, em si mesma, no o ncleo do conhecimento, mas aquilo que o sustenta. 21 Qual o papel da professora no construtivismo e em que difere do ensino tradicional? Em vez de dar a matria, numa aula meramente expositiva, a professora organiza o trabalho didtico-pedaggico de modo que o aluno seja o co-piloto de sua prpria aprendizagem. A professora fica na posio de mediadora ou facilitadora desse processo. 22 O que necessrio para ser uma boa professora construtivista? Mentalidade aberta, atitude investigativa. desprendimento intelectual, senso crtico, sensibilidade s mudanas do mundo combinada com iniciativa para torn-las significativas aos olhos dos alunos e flexibilidade para aceitar a si mesma em processo de mudana contnua. Ela precisa dar mais de si e precisa estar o tempo todo se renovando, para sustentar uma relao com os alunos que no se baseia na autoridade. mas na qualidade.

23 A professora construtivista precisa de uma orientadora pedaggica? Sim. A orientadora importante, no para tutelar a professora, mas para servir de interlocutora com quem ela possa refletir sobre sua prtica. 24 possvel ser construtivista em uma escola tradicional? Em geral, o projeto pedaggico de uma escola tradicional no favorece nem leva em conta o trabalho de uma professora que resolva tocar em outro tom. Embora seja difcil manter uma proposta individual num ambiente alheio a mudanas, h muitos casos assim. Alm disso, deve-se considerar o fato de que difcil uma escola passar a ser construtivista num s golpe. Isso ocorre de maneira paulatina, at porque o construtivismo, do mesmo modo que respeita os processos de transformao por que passam os alunos, tambm deve respeitar o das prprias professoras. 25 Existem manuais que ensinem a ser construtivista? Manuais, com tudo mastigado, no. Mas no falta material de apoio para que a professora comece a olhar seu trabalho de outro modo (leia bibliografia ao final deste texto). O fundamental, de qualquer maneira. a prtica. Calcula-se que so necessrios ao menos dois anos de prtica em classe, reforados por reunies semanais com outros colegas, para tornar-se uma boa professora construtivista. 26 Existem cursos que ensinem a ser construtivlsta? Algumas instituies promovem cursos de extenso ou especializao, seminrios, palestras e reunies de estudo com essa finalidade. Mas ateno: nesses cursos no se ensina a ser construtivista. Neles se discute a prtica da professora, de modo que ela ganhe elementos para encontrar seu prprio caminho, mais ou menos como depois ir fazer em relao ao aluno. 27 Quais as vantagens do construtivismo sobre outras linhas de ensino? Procura formar pessoas de esprito inquisitivo, participativo e cooperativo, com mais desembarao na elaborao do prprio conhecimento. Alm disso, o Construtivismo cria condies para um contato mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e da escrita. 28 Quais as desvantagens do construtivismo em relao a outras linhas de ensino? Sendo uma concepo pedaggica nova e flexvel, no oferece professora instrumentos to seguros e precisos com respeito ao seu trabalho dirio. Ainda h muito por sistematizar, admitem os construtivistas. 29 As outras linhas de ensino no podem formar alunos to bem ou mesmo melhor que o construtivismo? Em termos de quantidade de conhecimento, sim. Quanto qualidade do conhecimento, dificilmente, pois o construtivismo desperta no aluno um senso de autonomia e

participao que no comum em outras linhas pedaggicas, sustentam os construtivistas. 30 O construtivismo forma o estudante com mais ou menos rapidez que outras linhas de ensino? O construtivismo no d exagerada importncia a prazos rgidos. Na alfabetizao construtivista, estima-se que um aluno do meio rural, que nunca viu nada escrito, precisa de dois a trs anos para chegar a ler e escrever com eficincia. J no meio urbano, um aluno de 7 anos, que convive intensamente com a escrita, leva algo em tomo de um ano e meio. Comparativamente, no ensino convencional, a maioria das crianas capaz de soletrar e formar palavras em um ano - o que os construtivistas, contudo, no consideram alfabetizao. 31 Como a escola construtivista lida com a ansiedade de pais que percebem seus filhos atrasados em relao a crianas de outras escolas? Aproximando os pais da escola, tenta-se demonstrar a eles quais as diferenas desta nova concepo de trabalho, comparando-a com o ensino tradicional. Pode no se tratar propriamente de um atraso, no sentido de deficincia no aproveitamento, mas de um outro ritmo de aprendizado que, ao final do ano, vai resultar numa vantagem qualitativa. 32-Um aluno formado exclusivamente dentro dos moldes construtivistas pode competir em igualdade de condies em vestibulares e concursos pblicos? A resposta arriscada, pois ainda h muito poucos alunos formados exclusivamente pelo construtivismo em idade de vestibular e no h pesquisas conhecidas a respeito. 33 O construtivismo permite que os pais ajudem os filhos nas tarefas de casa? Ponto polmico. Alguns admitem que sim: se o jeito de ensinar dos pais for diferente do da escola, a criana tem a vantagem de dispor de outra forma de aprender. Outros, contudo, sustentam que a tarefa de casa para ser realizada pelo aluno. A vantagem, a, seria ele ter chance de experimentar uma situao rara para ele na escola, uma vez que a maioria das atividades em classe realizada em grupo. 34 Como a avaliao do aluno no construtivismo? O aluno permanentemente acompanhado, pois a avaliao entendida como um processo contnuo, diferente do sistema de provas peridicas do ensino convencional. Segundo os construtivistas, a avaliao tem carter de diagnstico - e no de punio, de certo ou errado, de excluso. Alm disso, a prpria professora tambm se auto-avalia e modifica seus rumos. 35 Em que difere a prova construtivista? Ela tem peso menor que no ensino tradicional. No o nico indicador do rendimento do aluno, que tambm avaliado pelo desempenho rotineiro em classe. Alm do mais, a prova no uma pea estranha ao grupo, elaborada fora da sala de aula, por um

especialista (geralmente um coordenador). Tal responsabilidade cabe prpria professora, que leva em conta aquilo que j foi efetivamente trabalhado na sala de aula. 36O que significa o erro do aluno? tomado como um valioso indicador dos caminhos percorridos por ele para chegar at ali. A professora no est to preocupada com o acerto da resposta apresentada pelo aluno, mas sobretudo com o caminho usado para chegar a ela. Em vez de ser um mero tropeo, o erro passa a ter um carter construtivo, isto , serve como propulsor para se buscar a concluso correta. 37 O construtivismo no corrige o erro do aluno? Corrige, mas sempre tomando o cuidado de que a correo se transforme numa situao de aprendizagem, e no de censura. Por exemplo, no incio do ano a professora pede aos alunos que escrevam um texto e guardem o material corrigido. No fim do ano, pede uma nova redao sobre o mesmo tema. Ento, junto com os alunos. compara os dois trabalhos, ressaltando os progressos ocorridos. No ensino tradicional, o erro deixa menos vestgios no caderno do aluno, pois corrigido, apagado, medida que aparece. 38O construtivismo reprova? Sim, quando o aluno se encontra em tal atraso em relao ao resto da turma, que faz-lo passar de ano seria lan-lo numa situao muito desagradvel. De qualquer modo, tenta-se evitar que a criana viva a reprovao como um atestado de sua incapacidade ou como castigo por no ter aprendido. 39 Os alunos transferidos de uma escola construtivista para outra, noconstrutivista, acompanham mal a nova turma? Os construtivistas no reconhecem a existncia deste fenmeno, mas especulam que poderia tratar-se de uma pura e simples questo de adaptao, e no de despreparo. Os alunos podem achar a nova escola desinteressante, no gostar da postura da professora ou estranhar os mtodos de avaliao. 40 O aluno educado no construtivismo mais sujeito a cometer erros do portugus? No inicio do construtivismo isso ocorria com freqncia. porque os professores se preocupavam mais com o contedo do texto do que com a ortografia - falha que passaram a corrigir nos ltimos cinco anos. 41 Por falta do treinamento motor (prontido), as crianas alfabetizadas no construtivismo acabam fracas de caligrafia? O construtivismo sustenta que no, pois o treinamento delas se faz medida que vo escrevendo. Algumas escolas chegam ainda a lanar mo do velho caderno de caligrafia, como no ensino tradicional, quando a criana tem letra ruim. 42 O construtivismo desestimula a competio entre os alunos?

Sim, pois uma de suas linhas mestras repousa justamente na cooperao entre eles. No entanto, mesmo pondo de lado a competio, o construtivismo investe no desafio pessoal, como motivao para a criana ir sempre avante nas trilhas do conhecimento 43 A sala de aula numa escola construtivista mais barulhenta e agitada do que na tradiconal? Em termos. O que ocorre que as crianas no so passivas. mas sim estimuladas a participar, dizem os construtivistas 44 As crianas no tendem a ficar indisciplinadas, malcriadas e incapazes de ouvir o outro, em consequncia de uma educao construtivista? Caso elas tendam indisciplina e ao desrespeito a outra pessoa, seja colega ou professor, ter falhado um dos pilares do construtivismo, argumentam seus praticantes, pois o que se enfatiza justamente a reciprocidade na fixao de regras, no escutar e no ouvir, nos direitos e deveres, nos princpios bsicos da cidadania e da democracia. 45 O professor construtivista deixa os alunos fazerem o que bem entendem em classe? No. A sala de aula um espao com regras de funcionamento e de convivncia. O superliberalismo pedaggico destoa das concepes do construtivismo. 46 O construtivismo pune alunos indisciplinados? Sim, porm o carter dessa punio, dentro do possvel, deve ser, digamos, "construtivo" - deve buscar a reciprocidade e a reparao. Por exemplo, se uma criana rasga um livro, deve consert-lo. De todo modo. em casos mais graves, admite-se at a tradicional suspenso. 47 Como o construtivismo se espalhou? As bases tericas foram estruturadas na primeira metade deste sculo, com Piaget e os psiclogos soviticos, entre os quais Lev Vygotsky o mais divulgado no Brasil. As pontes para a prtica pedaggica se consolidaram com Emilia Ferreiro e seus colaboradores, a partir do final da dcada de 1970. Na dcada seguinte, o construtivismo se disseminou na Amrica Latina, principalmente na Argentina e no Brasil. As experincias brasileiras mais expressivas foram registradas nas redes municipais de Porto Alegre e de So Paulo, assim como no ciclo bsico (as duas primeiras sries) da rede estadual paulista. 48 O construtivismo passou por mudanas desde que comeou a ser adotado no Brasil? Sim. A fase inicial, em que o aluno era deixado muito solto, como se a professora no estivesse na sala de aula (prtica espontanesta). est superada. Hoje se quer do professor uma atuao firme e planejada (prtica intervencionista). No geral, contudo, o ncleo pedaggico do construtivismo permanece inalterado.

49 A interdisciplinaridade tem alguma relao com o construtivismo? Sim, embora a interdisciplinaridade seja uma prtica pedaggica autnoma e anterior ao construtivismo. Como nenhum professor, por mais ampla que seja a sua formao, pode dominar todos os conhecimentos envolvidos na tarefa de lecionar, o trabalho interdisciplinar recomendado para todo e qualquer nvel. 50 feio no ser construtivista? No, absolutamente. Feio no ser autntica e no se preocupar em dar o melhor aos alunos, seja de si mesma. seja das mltiplas reas do conhecimento. Feio, enfim, ser m professora.

BIBLIOGRAFIA
Psicognese da lngua Escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Ed. Artes Mdicas, Av. Jernimo Ornellas. 670. CEP 90040-340. Porto Alegre. RS. Tel: (051) 330-3444/3302183 A Escrita e a Escola, de Ana Maria Kaufman. Ed. Artes Mdicas. Alfabetizao em Processo, de Emilia Ferreiro. Ed. Cortez. R. Bartira. 387. CEP 05009-000. So Paulo. SP. Tel: (011) 864-0111. Ensaios Construtivistas, de Lino de Macedo. Ed. Casa do Psiclogo. R. Alves Guimares, 436, CEP 05410-000. So Paulo, SP, Tel: (011) 852-4633. Aprendendo a Escrever: Perspectivas Psicolgicas e Implicaes Educacionais, de Ana Teberosky. Ed. tica. R. Baro de Iguape. 110. CEP: 01507-900, caixa postal 8656, So Paulo, SP. Tel: (011) 278-9322.

O construtivismo no um mtodo de ensino. Construtivismo uma teoria a respeito do aprendizado. Quem adotou e tornou conhecida a expresso foi uma aluna de Jean Piaget, a psicloga Emlia Ferreiro, nascida na Argentina em 1936. Partindo da teoria do seu mestre, ela pesquisou o processo mental pelo qual as crianas aprendem a ler e a escrever, colocando o nome de construtivismo na sua teoria. Emilia Ferreiro se restringiu a desenvolver uma teoria cientfica. No Brasil, a partir da dcada de 80, escolas comearam a utilizar o construtivismo em sala de aula, e mudaram a forma de alfabetizar as crianas. No Brasil, o construtivismo comeou a ser aplicado metodicamente na primeira Escola Novo Horizonte e depois na Escola da Vila, em So Paulo. No construtivismo existe um sujeito que conhece e o conhecimento se constri pela ao desse sujeito, sendo que, o ambiente tem um papel muito intenso nessa atuao de construo de ocorrncias de aprendizagem dentro das quais o educando vai produzir seu saber. No princpio, o nome construtivismo se aplicava s teoria de Emilia Ferreiro. Essa teoria priorizou aos educadores a base cientfica para a formulao de novas propostas pedaggicas de alfabetizao sob o prisma da lgica infantil.Em sntese, as crianas no aprendem do jeito que so ensinadas. Conhecer e construir so aes que necessitam de projetos de assimilao e acomodao, num procedimento estvel de reorganizao, que fruto da presteza daquele que interage com o mundo.Analisada por esse ngulo, uma ao docente construtivistase basearnas condies concretas do aluno, no conhecimento dos

momentos de seu desenvolvimento em afinidade aos esquemas de elaborao mental, respeitando os seus pontos de partida e a sua individualidade dentro do contexto coletivo em que est inserido. Destacamos que o Construtivismo uma das correntes tericas compelidas em explicar como a inteligncia humana se desenvolve tendo como subsdio o desenvolvimento da inteligncia alicerado pelas interaes entre o ser humano e o meio, incluindo as idias de descobrir, inventar, redescobrir, criar. No Construtivismo a importncia do que se faz igual ao como e porque fazer, buscando delinear os diversos estgios por que passam os indivduos na ao de aquisio dos conhecimentos, de como se desenvolve a inteligncia humana e de como o indivduo se torna autnomo. O Construtivismo parte da idia de que nada, est pronto e acabado, e o conhecimento no algo terminado, destacando o papel ativo da criana no aprendizado, onde os conhecimentos so construdos pelos alunos mediante o estmulo ao desafio, ao desenvolvimento do raciocnio, experimentao, pesquisa e ao trabalho coletivo. Porm, existe uma polmica entre Telma Weisz (construtivismo) e Fernando Capovilla (mtodo fnico). O mtodo fnico baseia-se no aprendizado da associao entre sons e letras e usa textos produzidos designadamente para a alfabetizao. O construtivismo no prioriza essa associao e trabalha com textos que j faam parte do mundo infantil. O que sabemos que embate entre os dois mtodos de alfabetizao est intenso. Nossa opinio que qualquer que for o procedimento pedaggico, o que interessa que a metodologia possa interagir com as reais necessidades de conhecimento dos alunos em cada momento do seu aprendizado.

Os livros de Emilia Ferreiro chegaram aqui nos anos 80 e logo alcanaram grande repercusso

Frases Quem tem muito pouco,

de ou quase nada, merece

Emilia que a escola lhe abra

Ferreiro: horizontes

Um dos maiores danos que se pode causar a uma criana lev-la a perder a confiana na sua prpria capacidade de pensar

Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientao do bilogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia gentica (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criana) ela continuou, estudando um campo que o mestre no havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma srie de experimentos com crianas que deu origem s concluses apresentadas em Psicognese da Lngua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979. Emilia hoje professora titular do Centro de Investigao e Estudos Avanados do Instituto Politcnico Nacional, da Cidade do Mxico, onde mora. Alm da atividade de professora que exerce tambm viajando pelo mundo, incluindo freqentes visitas ao Brasil , a psicolingista est frente do site

www.chicosyescritores.org, em que estudantes escrevem em parceria com autores consagrados e publicam os prprios textos.

Nenhum nome teve mais influncia sobre a educao brasileira nos ltimos 20 anos do que o da psicolingista argentina Emilia Ferreiro. A divulgao de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepo que se tinha do processo de alfabetizao, influenciando as prprias normas do governo para a rea, expressas nos Parmetros Curriculares

Nacionais. As obras de Emilia Psicognese da Lngua Escrita a mais importante no apresentam nenhum mtodo pedaggico, mas revelam os processos de aprendizado das crianas, levando a concluses que puseram em questo os mtodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. A histria da alfabetizao pode ser dividida em antes e depois de Emilia Ferreiro, diz a educadora Telma Weisz, que foi aluna da psicolingista.

Emilia Ferreiro se tornou uma espcie de referncia para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o bilogo suo Jean Piaget (1896-1980) na investigao dos processos de aquisio e elaborao de conhecimento pela criana ou seja, de que modo ela aprende. As pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados leitura e escrita. De maneira equivocada, muitos consideram o construtivismo um mtodo.

Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levam concluso de que as crianas tm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o prprio conhecimento da a palavra construtivismo. A principal implicao dessa concluso para a prtica escolar transferir o foco da escola e da alfabetizao em particular do contedo ensinado para o sujeito que aprende, ou seja, o aluno. At ento, os educadores s se preocupavam com a aprendizagem quando a criana parecia no aprender, diz Telma Weisz. Emilia Ferreiro inverteu essa tica com resultados surpreendentes.

Idias que o Brasil adotou


As pesquisas de Emilia Ferreiro e o termo construtivismo comearam a ser divulgados no Brasil no incio da dcada de 1980. As informaes chegaram primeiro ao ambiente de congressos e simpsios de educadores. O livro-chave de Emilia, Psicognese da Lngua Escrita, saiu em edio brasileira em 1984. As descobertas que ele apresenta tornaram-se assunto obrigatrio nos meios pedaggicos e se espalharam pelo Brasil com rapidez, a ponto de a prpria autora manifestar sua preocupao quanto forma como o construtivismo estava sendo encarado e transposto para a sala de aula. Mas o construtivismo mostrou sua influncia duradoura ao ser adotado pelas polticas oficiais de vrios estados brasileiros. Uma das experincias mais abrangentes se deu no Rio Grande do Sul, onde a Secretaria Estadual de Educao criou um Laboratrio de Alfabetizao inspirado nas descobertas de Emilia Ferreiro. Hoje, o construtivismo a fonte da qual derivam vrias das diretrizes oficiais do Ministrio da Educao. Segundo afirma a educadora Telma Weisz na apresentao de uma das reedies de Psicognese da Lngua Escrita, "a mudana da compreenso do processo pelo qual se aprende a ler e a escrever afetou todo o ensino da lngua", produzindo "experimentao pedaggica suficiente para construir, a partir dela, uma didtica".

Emlia Ferreiro e o saber da criana Glennda Paiva Considerar a lngua escrita como objeto vivo romper fronteiras entre a escola e o mundo (Ferreiro)

Resumo: A psicognese de Ferreiro revolucionou a concepo de como as crianas aprendem escrita, entretanto, a sua transposio para as salas de aula deu-se de maneira equivocada e redutora, permitindo que hoje as avaliaes nacionais de educao sejam usadas como argumentos para defensores do mtodo fnico contra a influncia do construtivismo de Ferreiro. Palavras Chaves: Escrita. Ensino. Alfabetizao

I. A revoluo conceitual

Quando pensamos em alfabetizao e pretendemos traar um panorama das idias que afetam a educao brasileira no podemos deixar de lado os pressupostos apresentados por Emlia Ferreiro e seus colaboradores na dcada de 80. Foi ela quem produziu uma verdadeira revoluo conceitual na alfabetizao, desmontando explicaes que havamos construdo ao longo de dcadas para justificar o fracasso escolar de crianas brasileiras na fase inicial da alfabetizao.

Seu trabalho acadmico divulgou-se to rpido entre os educadores brasileiros e com to grande nfase, que o foco de ateno, antes, centrado no professor que ensina, passou a ser no aluno que aprende. Do ponto de vista terico, suas idias mudaram radicalmente as perguntas que orientavam os estudos sobre a aquisio da leitura e da escrita na alfabetizao. Resgatando a compreenso do sujeito cognitivo de Piaget, os estudos de Emlia Ferreiro, colocam a criana como ser capaz, mesmo muito pequena, de criar hipteses, de test-las e de criar sistemas interpretativos na busca de compreender o universo que a cerca.

Se antes as estatsticas educacionais apontavam que metade das crianas matriculadas nas escolas brasileiras reprovavam na passagem da 1 srie para a 2 srie porque apresentavam problemas de aprendizagem que se justificavam ora em funo de carncia nutricional, ora de falta de estmulo intelectual, de carncia cultural, de problemas psiconeurolgicos ou ento deficincia lingstica. Emlia Ferreiro aparece e afirma por meio de sua pesquisa (Psicognese da lngua escrita, em 1986 - uma descrio do processo atravs do qual a escrita se constitui objeto de conhecimento para a criana) que os problemas no so todos dos alunos e que preciso repensar o papel da escola e do ensino oferecido s crianas, pois existem deficincias que se escondem atrs dos escabrosos nmeros de nossas estatsticas que esto diretamente relacionadas com o papel da escola e do ensino na vida dos educandos.

Partindo da hiptese de que a aprendizagem da leitura e da escrita no se limita sala de aula e de que a criana inicia o seu processo de alfabetizao muito antes de entrar para a escola, Emlia Ferreiro e seus colaboradores inovam ao assumir a alfabetizao em uma abordagem mais ampla: deixando de ser uma questo exclusivamente pedaggica, que requer a utilizao de um mtodo preconcebido e atividades mecanicistas de treinos e memorizao, a alfabetizao se explica tambm pelas variveis sociais, culturais, polticas e psicolingsticas.

E considerando essas variveis que se trava o processo de construo da lngua escrita. Um processo marcado externamente pelas interaes sociais e pelas experincias do sujeito aprendiz com as prticas do ler e escrever, internamente, pelos conceitos construdos, subsidiados pela sucesso de contradies e conflitos cognitivos.

Assim, se durante muitos anos, a lngua escrita foi compreendida como um cdigo cujo funcionamento se explicava pela associao de fonemas e grafemas na formao de slabas, palavras e frases, o que tornava possvel a transposio da fala para o papel. E que bastava dominar a grafia das letras (pelo amadurecimento da coordenao motora fina), de associ-las aos seus respectivos sons (pela capacidade de ateno, concentrao, memorizao), e, ainda de ajustar a combinao de letras e palavras s regras da ortografia e de gramtica (pelo exerccio repetitivo das normas lingsticas), para a escrita est definitivamente conquistada. Superando a esfera do cdigo, Emlia ferreiro, apoiada nos estudos lingsticos, chama a ateno para a complexidade da escrita entendida como sistema de representao.

Sistema esse que nos obriga a admitir que no o simples domnio do sistema que ir tornar o sujeito um escritor competente, porque, alm disso preciso que ele amplie a sua experincia e seus conhecimentos a ponto de reconhecer a escrita na sua especificidade . Ao lado dos princpios normativos que organizam o seu funcionamento (como a alfabeticidade e a ortografia), h uma vasta possibilidade de configuraes e funes inerentes ao uso da lngua que merece ser considerada nas mais diversas situaes sociais de uso da escrita. Assim, longe de simplesmente colocar em prtica os

princpios de um cdigo, o aprendiz acaba se envolvendo em processos de reflexo e recriao lingstica transformadores da prpria linguagem: o que escrever, para que escrever, o gnero e a estrutura da escrita, seus destinatrios e sua funo social.

no caso da codificao, tanto os elementos como as relaes j esto predeterminados (...) No caso da criao de uma representao, nem os elementos nem as relaes esto predeterminados (...) a inveno da escrita foi um processo histrico de construo de um sistema de representao, no um processo de codificao. Uma vez construdo, pode-se-ia pensar que o sistema de

representao aprendido pelos novos usurios como sistema de codificao. Entretanto no assim (...) as dificuldades que as crianas enfrentam so dificuldades conceituais semelhantes s da construo do sistema e por isso pode-se dizer que, em ambos os casos (sistema numrico e sistema lingstico) que a criana reinventa esses sistemas (Ferreiro em Reflexes sobre

alfabetizao-1997).

A confiana no sujeito aprendiz, que se lana ativamente na construo do saber, o entendimento da escrita como sistema de representao e da alfabetizao como um amplo processo reflexivo que se configura pela re-construo da lngua escrita redimensionam a compreenso que se tinha sobre a pedagogia da alfabetizao at o incio dos anos 80. Pela primeira vez na escola, os mtodos de ensino e as prticas tradicionais preconizadas pelas cartilhas deixam de ser o foco das perspectivas de inovao ou das promessas de superao do fracasso escolar.

O que h de fundamental na contribuio terica trazida por Emlia Ferreiro e colaboradores a transferncia do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende; do mtodo preconcebido para a construo do saber; do projeto de ensino controlado em etapas para a prtica pedaggica construda no dia-a-dia com os conflitos cognitivos emergentes em sala de aula; da progresso previsvel e justificada para a flexibilidade capaz de respeitar o tempo do aluno, valorizando o seu ritmo de aprendizagem e o contexto no qual est inserido.

II. Conhecendo a pesquisadora revolucionria...

Ao contrrio de grandes pensadores influentes na educao como Piaget, Vygotsky, Montessori e Paulo Freire, todos mortos, Emilia Ferreiro est viva e continua trabalhando regularmente. Nasceu na Argentina em 1937 e tem atualmente 68 anos, vive no Mxico onde trabalha no Departamento de Investigaes educativas (DIE) do Centro de Investigaes e Estudos avanados (Cinvestav) do Instituto Politcnico Nacional do Mxico.

Fez seu doutorado sob a orientao de Piaget na Universidade de Genebra, no final dos anos 60, dentro da linha de pesquisa inaugurada por Hermine Sinclair, que Piaget chamou de psicolingstica gentica. Voltou em 1971, Universidade de Buenos Aires, onde constituiu um grupo de pesquisa sobre alfabetizao do qual faziam parte Ana Teberosky, Alicia Lenzi, Suzana Fernandez, Ana Maria Kaufman e Llian Tolchinsk.

No ano de 1974, Ferreiro acabou afastada de suas funes docentes na universidade (a situao poltica na Argentina ia se deteriorando progressivamente) , mas mesmo sob to difceis condies o grupo se manteve e as pesquisas continuaram durante os anos de 1975 e 1976.

Em 1977, aps o golpe de estado na Argentina foi abrigada a se exilar, e leva na bagagem os dados das entrevistas que ela e sua equipe haviam realizado cuja anlise est na origem da psicognese da lngua escrita. Passa a viver na Sua em condio de exilada e a lecionar na universidade de Genebra, onde inicia uma pesquisa com a ajuda de Margarida Gmez Palacio sobre as dificuldades de aprendizagem das crianas de Monterrey (Mxico).

Em 1979, muda-se para o Mxico com o marido o fsico e epistemlogo Rolando Garca, com quem teve dois filhos. Publica o livro Los sistemas de escritura em el desarrollo del nin em co-autoria com Ana Teberosky quem ajudou na anlise

exaustiva dos dados obtidos em Buenos Aires numa ponte entre Genebra onde se encontrava Ferreirro e Barcelona onde se encontrava Teberosky, pois o duro exlio se estendeu por alguns anos, at mesmo para a maioria das pesquisadoras desse grupo que foram obrigadas a espalhar-se pelo mundo.

Em 1982 publica com Margarida Gmez Palcio o livro Nuevas perspectivas sobre los proceesos de lectura y escritura, fruto de pesquisa com mais de mil crianas em que distingue oito nveis de conceitualizao da escrita. Nos anos de 1985, 1986 e 1989 publica obras que renem idias e experincias inovadoras na rea de alfabetizao realizadas na Argentina, no Brasil, no Mxico e na Venezuela: la alfabetizacin em proceso; Psicognese da lngua escrita, Los hijos del analfabetismo (propuestas para la alfabetizacon escolar em Amrica Latina.

Em 1992 recebe o ttulo de doutor Honoris causa da Universidade de Buenos Aires,em 1999, pela Universidade Nacional de Crdoba (Argentina), em 2000 pela Universidade nacional de Rosrio (Argentina) em 2003 novamente homenageada com o ttulo pela universidade de Comahue (Argentina) e Atenas (Grcia).

No Brasil, em 1994, recebe da Assemblia Legislativa da Bahia a medalha "libertador da Humanidade" que anteriormente fora atribuda ao lder sul-africano Nelson Mandela e ao educador brasileiro Paulo Freire. Em 1995 foi novamente homenageada com o ttulo de doutor Honoris causa atribudo pela Universidade estadual do Rio de Janeiro (Uerj). E em 2001 recebe do governo brasileiro a Ordem Nacional do Mrito educativo.

Hoje, desenvolve projetos de pesquisa, orienta teses e participa de reunies acadmicas no mundo todo. Estamos falando de uma personalidade que dentro do contexto significativo da educao, aparece no s como uma pesquisadora revolucionria, que apresenta novas convices para recriar a realidade a partir de uma reviso crtica do conhecimento, mas que pelo mrito de sua iniciativa e magnitude de sua obra merece ser considerada como verdadeira educadora da humanidade.

Preocupada com as minorias, com a diversidade cultural, com o direito palavra, com o impacto de suas descobertas, capaz de no s ousar no plano terico, mas de assumir com humildade o dilogo com os educadores.

III. A construo da escrita e o papel da escola

A crena de que a alfabetizao comeava e acabava entre as quatro paredes da sala de aula e que a aplicao correta de um mtodo garantiria ao professor o controle do processo de alfabetizao dos alunos, baseava-se tradicionalmente no enfoque de como se deve ensinar a ler e a escrever.

Emlia Ferreiro desviou o enfoque do "como se ensina" para o "como se aprende", colocando assim a escrita no seu devido lugar como objeto scio-cultural de conhecimento. Tirando da escola o monoplio da alfabetizao e colocando no centro dessa questo o sujeito ativo e inteligente que Piaget descreveu. A idia de que o aprendiz precisa pensar sobre a escrita para se alfabetizar era revolucionria.

At ento, acreditava-se no papel da escola que determinava os pr-requisitos necessrios para a alfabetizao, como um conjunto de habilidades de prontido que as crianas deveriam ter para serem alfabetizadas e para verificar se essas habilidades estavam desenvolvidas a escola aplicava uma srie de testes ou exerccios a fim de perceber a maturidade da criana.

Cabia ao professor ensinar essa tarefa estritamente escolar e as crianas s aprendiam aquilo o que o professor lhes ensinasse. Assim, primeiro o professor ensinava as letras e/ou slabas escritas e seus respectivos sons e quando essas correspondncias estivessem memorizadas as crianas seriam capazes de ler e escrever. Quando a criana no aprendia, ela que tinha problemas de aprendizagem e precisava de tratamento clnico, psicolgico ou psicopedaggico.

Mas como foi que essa crena, aparentemente to estabelecida comeou a ruir?

Com as investigaes de Emlia Ferreiro e colaboradores que demonstraram que ao contrrio do que se pensava a questo crucial da alfabetizao no era de natureza perceptual, mas conceitual. Ou seja, por trs da mo que segura o lpis e escreve e de um olho que l, est um sujeito que pensa sobre a escrita. E que essa existe em seu meio social, no apenas entre as quatro paredes da sala de aula e com a qual ele toma contato por atos que envolvem sua participao em prticas

sociais de leitura e escrita.

Pode-se falar de uma evoluo da escrita na criana, evoluo influenciada, mas no totalmente determinada pela ao das instituies educativas, mais ainda, pode-se descrever uma psicognese nesse domnio (isto , pode-se no somente distinguir etapas sucessivas, mas tambm interlig-las em termos de mecanismos constitutivos que justificam a seqncia dos nveis sucessivos). (A escrita... antes das letras 1990)

Desmoronou porque a mudana no foco das pesquisas mostrou um elemento novo: as crianas tinham idia sobre a escrita muito antes de serem autorizadas pela escola a aprender. Essas idias assumiam formas inesperadas e ao invs das crianas irem acumulando as informaes oferecidas pela escola, elas pareciam inventar formas surpreendentes de escrever que apareciam dentro de uma ordem precisa.

No pretendemos neste artigo fazer uma descrio exaustiva da evoluo das hipteses infantis sobre a escrita. Mas nos deter no impacto que essas idias tiveram na educao o que definiu uma espcie de marco divisor: um antes e um depois na histria da alfabetizao brasileira.

Com o objetivo de ampliar a compreenso dos educadores sobre os dilemas cognitivos enfrentados pela criana na construo da escrita, a publicao de Psicognese da lngua escrita, no incio dos anos 80, teve o mrito de trazer a temtica para uma abordagem mais ampla: dos aspectos formais (como o reconhecimento das letras e o estabelecimento das relaes entre elas e outras marcas de representao como a pontuao, os nmeros e os desenhos) aos modos de produo e interpretao a partir de fatores como a escolaridade, o dialeto e a ideologia. Nos anos seguintes, outros estudos foram realizados sempre com a preocupao de compreender as regularidades observadas na construo da escrita e os processos psicolgicos inerentes aprendizagem.

Entretanto, a psicognese em sala de aula, acabou configurando-se sob a forma de prticas reducionistas e equivocadas. Os professores ansiosos por encontrar alternativas para os dramticos ndices de reprovao e fracasso escolar, acabaram fazendo uma transposio das situaes de pesquisa para a escola como mais uma metodologia de trabalho do que propriamente como um estmulo reflexo, ao estudo e ao planejamento de prticas compromissadas com os educandos. Muitos educadores lanaram-se psicogentica como se ela fosse a soluo para todos os problemas enfrentados em sala de aula.

E assim, uma srie de modismos pedaggicos foram surgindo, criados pela m interpretao dos princpios psicogenticos. O mais grave deles evidenciava uma posio espontanesta em relao ao ensino das crianas, como podemos notar entre as prticas equivocadas que invadiram as salas de aula:

Ausncia de intervenes pedaggicas para no "atrapalhar" o processo de aprendizagem, sem a preocupao de propor experincias favorveis construo do conhecimento;

Desconsiderao do planejamento;

Aceitao de qualquer tipo de erro sem esforo interpretativo para entender a sua lgica ou para transform-lo em recurso para a superao das dificuldades;

Pretenso de hierarquizar a aprendizagem em etapas induzindo a progresso do conhecimento a partir de sucesses dos nveis descritos;

Deixar a criana escrever livremente, sem interferncias e sem propsitos ou destinatrios; trabalhar s com textos em detrimento de uma reflexo mais sistemtica sobre o funcionamento do sistema;

Evitar a correo ou qualquer forma de reviso textual.

Composio de livros didticos que, pretendendo substituir as cartilhas, agrupam diferentes tipos textuais, mas no asseguram as especificidades do portador nem as reais situaes de uso.

Entre tantas outras prticas reducionistas que seja pela resistncia das prticas tradicionais, seja pelos equvocos da transposio das idias de Ferreiro para sala de aula, os anos 80 e 90 foram marcados por expectativas frustradas no que se refere alfabetizao. O que prevaleceu foi um enorme contingente de alunos que passam anos sem escrever alfabeticamente ou daqueles que mesmo tendo atingido esse estgio no se constituem em efetivos usurios da escrita.

Junte-se a esse quadro professores desassistidos pelas iniciativas de capacitao com uma rotina profissional de incertezas, frustrados e incapazes para mudar prticas quando ainda no foram mudados os paradigmas que as subsidiam.

Considerar a alfabetizao como construo de conhecimento em lugar de simples acmulo de informaes no significa assumir uma posio espontanesta no que se refere ao ensino. Muito pelo contrrio, uma abordagem psicogentica da alfabetizao aumenta a responsabilidade da escola, em vez de diminu-la. Nem significa que as crianas no precisem aprender o valor das letras. O que a psicognese da lngua escrita permitiu compreender que esse saber no suficiente para aprender a ler e a escrever. Mas insuficiente no significa desnecessrio.

A complexidade da construo da escrita apresentada por Ferreiro e colaboradores, sugere a necessidade de iniciativas que, tanto do ponto de vista poltico quanto no plano pedaggico, possam estimular a continuidade de pesquisas bsicas e aplicadas, ampliar o debate e a troca de experincias dos educadores, aproximar a universidade da escola bsica, valorizar a educao, incidir sobre a formao inicial e continuada dos professores, favorecer a desburocratizao escolar, a autonomia das instituies de ensino e o aprimoramento das condies de trabalho.

IV. A guerra dos mtodos

No h dvidas de que as concepes de Emlia Ferreiro deixaram marcas no discurso escolar brasileiro. So evidentes essas marcas nos documentos oficiais do pas, nos cursos acadmicos, nos livros didticos, nos programas de escolas pblicas e particulares. J na dcada de 80, fase em que tais concepes comeavam a circular no pas, vimos que a proposta revolucionria de ensino da escrita acaba figurando dentro da famosa "guerra dos mtodos" (sinttico versus analtico).

Hoje, as avaliaes nacionais de educao vm sendo usadas como argumentos para as investidas de defensores do mtodo sinttico contra a influncia do construtivismo de Ferreiro. As concepes de Ferreiro encontram como opositores mais frontais o chamado mtodo fnico, que sempre foi e ainda reforado pela inrcia escolar (mtodo tradicional de ensino) ou por "provas cientficas" que afirmam que a conscincia fonolgica o preditor nmero um na aprendizagem da leitura.

Nesse contexto de embates discursivos, vale a pena rever alguns pontos importantes no confronto epistmico sobre as produes tericas de Ferreiro.

Se na dcada de 80 os dados ruins oriundos das avaliaes nacionais eram usados para desqualificar os mtodos tradicionais e propagar o construtivismo a um topo discursivo, hoje, o que temos o contrrio disso. Os dados obtidos nas avaliaes brasileiras vm sendo usados como fortes argumentos contra o construtivismo, como revela as avaliao do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb/2003) em que 55,4% das crianas brasileiras , depois de quatro anos sucessivos de escolarizao, so consideradas em situao crtica quando se analisam suas habilidades de leitura e escrita (dessas 18,7% foram classificadas no nvel " muito crtico"; os 36,7% restantes compem-se de alunos que ainda no possuem as habilidades exigveis ao trmino da 4 srie do ensino fundamental.

O porqu dessa mudana? Sabemos que o confronto terico e cientfico faz parte da dialtica do conhecimento e pe em relevo a importncia da contraposio de idias e de hipteses explicativas. Entretanto, o que nos preocupa a entrada de idias abruptas, que quase sempre so vista, sobre tudo por polticos e intelectuais do mundo acadmico, como solues revolucionrias para antigos problemas do sistema educacional.

A idia agora, que a entrada do mtodo certo e a remoo do errado (no caso, o velho agora o construtivismo e as idias de Ferreiro), resolveria o problema do fracasso escolar. Como afirma Belintane sobre os especialistas internacionais e convidados estrangeiros que fazem parte de um grupo de trabalho criado no Brasil, em 2003, pela Comisso de Educao

da Cmara Federal dos Deputados para apresentar ao Brasil uma viso atualizada sobre as teorias e prticas de alfabetizao com base em uma anlise da situao brasileira:

Os eminentes especialistas no vieram aqui sob os auspcios da neutralidade cientfica para evidenciar

criteriosamente as causas do mau desempenho do ensino brasileiro e oferecer sugestes neutras e eficientes ao Estado brasileiro. Vieram, sim, como defensores do

"mtodo fnico", com claro objetivo de dasalojar a influncia construtivista dos documentos oficiais e de alguma possvel estratgia na realidade brasileira. (VIVER MENTE E CREBRO.So Paulo, edio especial n 5, 2005. p.64)

O mesmo autor ainda afirma em artigo publicado para a revista viver mente e crebro que:

O mesmo fenmeno vem acontecendo nos EUA, na Frana e na Inglaterra alis, por estranha coincidncia, os especialistas so organizadores do movimento fnico nesses pases, onde erigiam e aparelharam organizaes especficas com o objetivo de influenciar politicamente e intervir nos ministrios da educao de seus pases. (op.cit, p.64).

Dessa forma, nesse relatrio encomendado pela Cmara Federal, a concepo de Emlia Ferreiro, juntamente com as de Goodman e Smith (o chamado mtodo global), questionada em seus pressupostos tericos e rotulada como responsvel pelo fracasso escolar no Brasil.

O que nos chama a ateno nessa contenda a viso simplista de que a remoo do mtodo errado pelo certo prevalea ainda revelia da histria e dos contextos, o que nos confirma o desejo de muitos de que a complexidade no campo educacional ceda aos apelos desta ou daquela panacia.

No difcil perceber que hoje o mtodo fnico seduz justamente pelos desvos e limites encontrados pelos professores no trabalho com o construtivismo de Ferreiro e deve-se a isso o fato de em sala de aula a pesquisa de Emlia Ferreiro ser transportada de maneira equivocada como mais um mtodo a ser utilizado pelos educadores no processo de ensino. Gostaramos de enfatizar que esse no o e nunca foi o principal objetivo da pesquisadora revolucionria: O de criar mais um mtodo.

E sim apresentar elementos importantes para a educao brasileira, entre os quais podemos enumerar: a nfase nos processos de aprendizagem, que de alguma forma ps em relevo a cognio e a cultura da infncia; uma aproximao maior entre a educao e a pesquisa; que ps em questo a supremacia dos manuais didticos que se punham acima dos contextos e das diferenas; busca de estratgias interdisciplinares que tentam dar mais sentido ao conhecimento escolar.

Acreditamos que tais descobertas cientficas, no podem ser transpostas e assumidas como uma pequena parte que vale pelo todo. O todo do ensino bem mais complexo e exige estudos (pesquisas em educao no Brasil mais contextualizadas); valorizao profissional e capacitao docente; reorganizao do espao escolar; planejamento curricular e de polticas educacionais que no queiram jogar um "mtodo novo" nas mos dos professores e depois dar s costas s outras dimenses do ensino.

V. Consideraes Finais

Assim, no d para aceitar que a culpa pelos desarranjos estruturais da educao brasileira, seja atribuda a uma pesquisadora sria como Emlia Ferreiro. Se o sistema escolar estivesse bem estruturado e organizado, as idias novas no seriam vistas como "a salvao" o que envolveu as pesquisas de Ferreiro. Se h um contingente de crianas que ainda no sabem ler, mesmo aps quatro anos de escolarizao, com certeza isso no se deve s influncias do construtivismo ou das

idias de Ferreiro, mas muito provavelmente polticas educacionais e administrativas que com medidas econmicas reforam os vcios e a burocratizao do ensino pblico: corporativismo, formao de professores insuficiente e inadequada; centralizao administrativa; medidas educacionais tomadas com o objetivo de maquiar estticas e agilizar o fluxo escolar; entre tantas outras mazelas que fazem o ensino emperrar com quaisquer mtodos.

Portanto, resta-nos afirmamos em s conscincia que as concepes de Emlia Ferreiro e colaboradores figuram entre as grandes e boas pesquisas que contriburam e ainda contribuem para o como de educao; mas que para que no seja interpretada de maneira equivocada na guerra dos mtodos preciso considerar os seus limites e as dificuldades que a poltica brasileira impe ao ensino.

Para conhecer mais*

A escrita... antes das letras. E. Ferreiro, em A produo de noes na

criana: linguagem, nmero, ritmos e melodias, H. Sinclair ( org.) . Cortez, 1990. Cultura escrita e educao. E. Ferreiro. Artemed, 2001. Coleo memria da pedagogia, n 5: Emlia Ferreiro: a construo do conhecimento. So Paulo: Segmento Duetto 2005. Guerra dos Mtodos. BELINTANE. Claudemir. In: MENTE E CLEBRO. So Paulo: Edio especial n 5, p.64. Psicognese da lngua do escrita. E. Ferreiro Inep,junho e de Teberosky. (verso

Artemed,1999.Resultados

Saeb/2003.

2004

preliminar) http://www.inep.gov.br/bsica/saeb/default.asp
15 de Janeiro de 2010 s 13h 00m Gabriel Arquivado sob Geral

A psicolingista argentina desvendou os mecanismos pelos quais as crianas aprendem a ler e escrever, o que levou os educadores a rever radicalmente seus mtodos.
Mrcio Ferrari

Nenhum nome teve mais influncia sobre a educao brasileira nos ltimos 20 anos do que o da psicolingista argentina Emilia Ferreiro. A divulgao de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepo que se tinha do processo de alfabetizao, influenciando as prprias normas do governo

para a rea, expressas nos Parmetros Curriculares Nacionais. As obras de Emilia Psicognese da Lngua Escrita a mais importante no apresentam nenhum mtodo pedaggico, mas revelam os processos de aprendizado das crianas, levando a concluses que puseram em questo os mtodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. "A histria da alfabetizao pode ser dividida em antes e depois de Emilia Ferreiro", diz a educadora Telma Weisz, que foi aluna da psicolingista. Emilia Ferreiro se tornou uma espcie de referncia para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o bilogo suo Jean Piaget (1896-1980) na investigao dos processos de aquisio e elaborao de conhecimento pela criana ou seja, de que modo ela aprende. As pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados leitura e escrita. De maneira equivocada, muitos consideram o construtivismo um mtodo. Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levam concluso de que as crianas tm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o prprio conhecimento da a palavra construtivismo. A principal implicao dessa concluso para a prtica escolar transferir o foco da escola e da alfabetizao em particular do contedo ensinado para o sujeito que aprende, ou seja, o aluno. "At ento, os educadores s se preocupavam com a aprendizagem quando a criana parecia no aprender", diz Telma Weisz. "Emilia Ferreiro inverteu essa tica com resultados surpreendentes." Biografia Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientao do bilogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia gentica (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criana) ela continuou, estudando um campo que o mestre no havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma srie de experimentos com crianas que deu origem s concluses apresentadas em Psicognese da Lngua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979. Emilia hoje professora titular do Centro de Investigao e Estudos Avanados do Instituto Politcnico Nacional, da Cidade do Mxico, onde mora. Alm da atividade de professora que exerce tambm viajando pelo mundo, incluindo freqentes visitas ao Brasil , a psicolingista est frente do site www.chicosyescritores.org, em que estudantes escrevem em parceria com autores consagrados e publicam os prprios textos. Idias que o Brasil adotou

Ambiente alfabetizador gacha nos anos 1980: inspira polticas oficiais.


As pesquisas de Emilia

em Emilia

escola Ferreiro

Ferreiro

termo

construtivismo comearam a ser divulgados no Brasil no incio da dcada de 1980. As informaes chegaram primeiro ao ambiente de congressos e simpsios de

educadores. O livro-chave de Emilia, Psicognese da Lngua Escrita, saiu em edio brasileira em 1984. As descobertas que ele apresenta tornaram-se assunto obrigatrio nos meios pedaggicos e se espalharam pelo Brasil com rapidez, a ponto de a prpria autora manifestar sua preocupao quanto forma como o construtivismo estava sendo encarado e transposto para a sala de aula. Mas o construtivismo mostrou sua influncia duradoura ao ser adotado pelas polticas oficiais de vrios estados brasileiros. Uma das experincias mais abrangentes se deu no Rio Grande do Sul, onde a Secretaria Estadual de Educao criou um Laboratrio de Alfabetizao inspirado nas descobertas de Emilia Ferreiro. Hoje o construtivismo a fonte da qual derivam vrias das diretrizes oficiais do Ministrio da Educao. Segundo afirma a educadora Telma Weisz na apresentao de uma das reedies de Psicognese da Lngua Escrita, "a mudana da compreenso do processo pelo qual se aprende a ler e a escrever afetou todo o ensino da lngua", produzindo "experimentao pedaggica suficiente para construir, a partir dela, uma didtica". O princpio de que o processo de conhecimento por parte da criana deve ser gradual corresponde aos mecanismos deduzidos por Piaget, segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilao e de uma reacomodao dos esquemas internos, que necessariamente levam tempo. por utilizar esses esquemas internos, e no simplesmente repetir o que ouvem, que as crianas interpretam o ensino recebido. No caso da alfabetizao isso implica uma transformao da escrita convencional dos adultos (leia mais sobre as hipteses elaboradas pelas crianas na tentativa de explicar o funcionamento da escrita). Para o construtivismo, nada mais revelador do funcionamento da mente de um aluno do que seus supostos erros, porque evidenciam como ele "releu" o contedo aprendido. O que as crianas aprendem no coincide com aquilo que lhes foi ensinado. Compreenso do contedo Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetizao tradicional, porque julga a prontido das crianas para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliaes de percepo (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenao, orientao espacial etc.). Dessa forma, d-se peso excessivo para um aspecto exterior da escrita (saber desenhar as letras) e deixa-se de lado suas caractersticas conceituais, ou seja, a compreenso da natureza da escrita e sua organizao. Para os construtivistas, o aprendizado da alfabetizao no ocorre desligado do contedo da escrita. Sala de aula vira ambiente alfabetizador Uma das principais conseqncias da absoro da obra de Emilia Ferreiro na alfabetizao a recusa ao uso das cartilhas, uma espcie de bandeira que a psicolingista argentina ergue. Segundo ela, a compreenso da funo social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histrias, jornais, revistas. Para a psicolingista, as cartilhas, ao contrrio, oferecem um universo artificial e desinteressante. Em compensao, numa proposta construtivista de ensino, a sala de aula se transforma totalmente, criandose o que se chama de ambiente alfabetizador. por no levar em conta o ponto mais importante da alfabetizao que os mtodos tradicionais insistem em introduzir os alunos leitura com palavras aparentemente simples

e sonoras (como bab, beb, papa), mas que, do ponto de vista da assimilao das crianas, simplesmente no se ligam a nada. Segundo o mesmo raciocnio equivocado, o contato da criana com a organizao da escrita adiado para quando ela j for capaz de ler as palavras isoladas, embora as relaes que ela estabelece com os textos inteiros sejam enriquecedoras desde o incio. Segundo Emilia Ferreiro, a alfabetizao tambm uma forma de se apropriar das funes sociais da escrita. De acordo com suas concluses, desempenhos dspares apresentados por crianas de classes sociais diferentes na alfabetizao no revelam capacidades desiguais, mas o acesso maior ou menor a textos lidos e escritos desde os primeiros anos de vida.

ANA LCIA

HOME PAGE

TEORIAS METODOLOGIAS

Emilia Ferreiro Psicolingista Argentina, doutorou-se pela Universidade de Genebra, orientada por Jean Piaget. Inovou ao utilizar a teoria do mestre para investigar um campo que no tinha sido objeto de estudo piagetiano. Aos 62 anos, pesquisadora do Instituto Politcnico Nacional,

no Mxico. O que ficou As crianas chegam escola sabendo vrias coisas sobre a lngua. preciso avali-las para determinar estratgias para sua alfabetizao. Um alerta Apesar de a criana construir seu prprio conhecimento, no que se refere alfabetizao, cabe a voc, professor, organizar atividades que favoream a reflexo sobre a escrita. Processo da leitura e da escrita Diagnosticar quanto os alunos j sabem antes de iniciar o processo de alfabetizao um preceito bsico do livro Psicognese da Lngua Escrita, que Emilia escreveu com Ana Teberosky em 1979. A obra, um marco na rea, mostra que as crianas no chegam escolas vazias, sem saber nada sobre a lngua. De acordo com a teoria, toda criana passa por quatro fases at que esteja alfabetizada: Pr-silbica: Silbica:
no consegue relacionar as letras com os sons da lngua falada; interpreta a letra sua maneira, atribuindo valor de slaba a cada letra;

Silbico-alfabtica:

mistura a lgica da anterior com a identificao de algumas slabas;

fase

Alfabtica: domina, enfim, o valor das letras e


slabas.

O fcil e o difcil - Para melhor exemplificar sua proposta de mudana conceitual da prtica pedaggica, Emilia lembrou como a escola tradicional concebe a lngua escrita: Na escola tradicional, o sujeito que aprende praticamente desaparece, porque o reduzem a um conjunto de habilidades. Habilidades perceptivas, motrizes, perceptiva-motriz, de discriminao perceptiva, auditiva e visual. a cpia de um modelo dado, uma cpia na qual proibida qualquer distoro. O objeto da lngua escrita se apresenta de tal maneira que a criana o percebe como algo imutvel, que deve ser apenas recebido, nunca transformado. Por isso que se exige da criana uma atitude de respeito cego. A lio tradicional dada elemento por elemento, supondo que a soma linear dos elementos leve totalidade. Assim se avana, letra por letra, slaba por slaba, palavra por palavra, imaginando-se que basta juntar mais letras, slabas ou palavras s precedentes. Nesta concepo, o fcil e o difcil so "determinados de fora: o que ao adulto j alfabetizado parece fcil ou difcil, sem suspeitar sequer que a definio de fcil e difcil tambm pode ser dada pela criana. E nem sempre o que parece fcil ao sujeito j alfabetizado fcil para quem no est alfabetizado. Todos ns tivemos esta viso alguma vez, mas j no somos capazes de recuper-la".

Cruzada - Com base em suas pesquisas e nas contribuies de investigadores de vrias partes do mundo, Emilia Ferreiro conclamou os educadores da Amrica Latina a se integrarem numa cruzada pela mudana desta viso de alfabetizao: " possvel fazer uma mudana muito profunda, uma mudana que uma revoluo conceitual. No se trata de acrescentar novas atividades, novos livros ou novas propostas s velhas, mas sim de uma mudana total na concepo do objetivo da aprendizagem, do processo da aprendizagem, do sujeito que aprende e, forosamente, tambm do professor". Preocupao - Preocupada com o impacto de suas idias na ao dos alfabetizadores habituados com mtodos tradicionais, Emilia Ferreiro esclareceu: "No se trata, de modo algum, de dizer que as crianas se alfabetizam sozinhas. Trata-se, isto sim, de compreender o processo que elas esto vivendo, a cada momento, para poder intervir mais eficazmente, ajudando para que o dilogo entre professor e aluno no seja destrudo. A partir do conhecimento de uma srie de fatos que esto vinculados evoluo psicolgica, preciso pensar em outros termos na interveno pedaggica e em todas as coisas que esto em redor desta interveno". Processo Evolutivo - Entre as intervenes pedaggicas que devem ser reavaliadas, Emilia Ferreiro citou o uso de cartilhas, os modos de

avaliao e promoo de alunos e, especialmente, os testes de prontido e provas de avaliao posteriores. Para ela, o importante compreender o desenvolvimento das idias da criana sobre a escrita como um processo evolutivo: "Na lio tradicional, a criana sabe ou no sabe, pode ou no pode, se equivoca ou acerta. Isto torna muito difcil compreender que a criana est apresentando uma evoluo e que certas coisas so normais dentro da evoluo, ainda que ela cometa erros em relao escrita adulta. O professor deve sempre interpretar a produo grfica das crianas de maneira positiva". Fundamentos - Para fundamentar o que dizia, Emilia Ferreiro exps, durante o encontro com os professores, desenhos e garatujas infantis, aparentemente sem grande significado. E explicou: "Quando uma professora aprende a interpretar estas produes, aprende tambm a respeitar este produtor. Aprende a respeitar esta criana que lhe est mostrando, atravs destas produes, os esforos que est fazendo para compreender o sistema alfabtico da escrita. E que, na verdade, no tem nada de simples, nem de evidente". Pouco tempo - O caminho da alfabetizao, segundo Emilia Ferreiro, passa necessariamente por etapas em que a criana constri o seu conhecimento, independentemente da camada social a que pertena. As etapas so iguais, podendo variar

apenas de acordo com a idade da criana, nunca de sua condio social. "As crianas que esto crescendo em ambiente onde a lngua escrita existe - onde se l e se escreve no apenas como atos muito especiais, mas como parte da vida diria -, onde so estimuladas a manusear livros, onde se permite a elas escrever e desenhar. Estas crianas adquirem muitas informaes sobre a lngua escrita. Geralmente faz por conta prpria uma boa parte do caminho da alfabetizao. Se, ao contrrio, a criana no tem contato com a lngua escrita, se em redor dela no h pessoas que possam ler e escrever, muito difcil que chegue escola sabendo o que quer dizer LER e entendendo o que quer dizer ESCREVER. Recomendao - Uma das principais recomendaes de Emilia Ferreiro aos alfabetizadores que nunca desprezem a bagagem de conhecimentos sobre a escrita que a maioria das crianas leva para a escola: "O que sabemos que nenhuma criana urbana chega totalmente ignorante escola primria. Ns, adultos, que temos a tendncia bem marcada de confundir os saberes diferentes dos nossos alunos pobres com ignorncia. Por isso, os discriminamos e rechaamos. Sabemos tambm que a possibilidade de uma criana conseguir alfabetizar-se em um ano escolar, que muito pouco tempo, depende do seu nvel de contextualizao. Como a escola no faz avaliaes do nvel inicial, no se d conta de que algumas crianas chegam

sabendo mais do que outras. E quando digo avaliao no estou pensando em prova especfica, mas simplesmente em atividades que permitam ao professor ver o que a criana pode fazer". Proposta - A proposta de Emilia que os professores, sem qualquer prova inicial de avaliao, criem espaos para que as crianas possam produzir e lhes mostrar o que compreendem sobre a escrita: "Uma das coisas mais reprimidas na escola tradicional tem sido a escrita. Uma das coisas mais proibidas a escrita espontnea. A escola fala em texto livre, mas probe textos livres como representao da escrita da melhor maneira que o sujeito capaz de conseguir em cada momento de sua evoluo". Descobertas - O estmulo aos esteretipos no se limita ao incio da vida escolar, como afirmou Emilia Ferreiro: "Tampouco se permite s crianas produzirem textos livres quando j sabem reproduzir convencionalmente as palavras, porque a comea a funcionar o esteretipo sobre o que uma produo aceitvel, como tambm comea a funcionar este enorme medo ante o erro ortogrfico". As descobertas sobre a evoluo indicam que as crianas vo resolvendo seus problemas numa ordem muito especfica: "O primeiro problema que resolvem a distino entre o que desenho e o que escrita. O segundo a descoberta de que no suficiente escrever

letras para que algo possa ser lido. At crianas de 4 ou 5 anos dizem que no h nada escrito quando a mesma letra se repete muito. O problema seguinte que resolvem como fazer para criar representaes diferentes para unidades lingsticas diferentes. Depois, resolvem a correspondncia entre pedaos de linguagem e entre pedaos de escritas. Em seguida, descobrem os princpios fundamentais de um sistema alfabtico de escrita: ateno preferencial s diferenas sonoras. Nesse momento, ela deixa de lado as diferenas de significado, reconhecendo que quando h semelhanas sonoras deve-se pr as mesmas letras e quando h diferenas deve-se pr diferentes letras. O problema ortogrfico vem depois", detalhou a pesquisadora. Livre expresso - Em sua conferncia, Emilia Ferreiro lembrou ainda que a escrita importante na escola porque importante fora dela, e no o inverso. E que a correo ortogrfica deve ser feita com o maior cuidado: "Uma das coisas que sabemos hoje em dia com a maior clareza que a correo ortogrfica fora de tempo pode inibir a lngua escrita. Eu no estou dizendo que a escola deva ignorar o erro ortogrfico, apenas que deve saber qual o momento certo para faz-lo, sem criar inibies. Porque eu me nego a chamar de alfabetizada uma criana que produz apenas esteretipos, ainda que seu texto no tenha erros ortogrficos".

Proposta Pedaggica - Ela destacou, ento, a proposta pedaggica do tipo construtivista como capaz de proporcionar s crianas que se expressem livremente, com criatividade, mesmo quando o texto produzido apresenta muitos erros de ortografia. "A correo sobre a ortografia no se deve confundir com a avaliao da lngua escrita que est por trs", alertou Emilia, concluindo: "Temos que alfabetizar para dar ao homem do povo sua palavra, para que ele possa escrev-la, para ajud-lo a no destruir seu discurso em troca de um discurso escolar estereotipado. Tambm para que escreva de maneira ortograficamente correta, mas que esta ortografia no limite, no destrua, nem mate a lngua escrita que ele pode produzir".
(transcrito da revista Nova Escola)

Artigos Transcritos da Internet - com a inteno exclusiva de ajuda aos professores.

ana.tessari@bol.com.br

S-ar putea să vă placă și